Prêmio Nobel
Escritora é a primeira mulher canadense e a 13ª da história a receber o prêmio
A escritora Alice Munro ( Reuters/Mike Cassese)
A escritora canadense Alice Munro, 82 anos, vencedora do Prêmio Nobel de Literatura nesta quinta-feira, afirmou estar surpresa e feliz com a escolha da Academia Sueca.
“Estou surpresa, grata e particularmente alegre, pois ganhar este prêmio vai deixar muitos canadenses felizes”, disse a autora, em comunicado oficial liberado pela sua editora Penguin Random House e publicado no jornal The New York Times. “Também fico feliz em saber que isso atrairá a atenção do mundo para a literatura canadense.”
Alice é a 13ª mulher a vencer o Nobel e receberá o equivalente a 1,2 milhão de dólares (2,6 milhões de reais). A autora é uma das mais importantes contistas da língua inglesa contemporânea. Sem nenhum proselitismo feminista, sua ficção examina com doses iguais de delicadeza e argúcia a vida angustiada de protagonistas femininas em grotões provincianos.
No Brasil, já lançou os livros de contos O Amor de uma Boa Mulher (2013), Felicidade Demais (2010) e Fugitiva (2006), pela editora Companhia das Letras, e Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento, pela editora Globo. Em 2009, foi a ganhadora do prêmio Man Booker Prize.
Nenhum comentário:
Postar um comentário