terça-feira 06 2013

Turista desastrado quebra escultura de mais de 600 anos em museu de Florença

Cultura

A obra ficou sem um dos dedos, mas os restauradores agiram rapidamente

Imagem da estátua danificada no museu Duomo em Florença
Imagem da estátua danificada no museu Duomo em Florença (Maurizio Degl' Innocenti/EFE)
Um turista americano quebrou sem querer o dedo de uma escultura de mais de 600 anos em exposição no Museu dell'Opera del Duomo, segundo informação do jornal Corrieri Fiorentino, nesta terça. A obra faz parte de uma série de esculturas em mármore de Giovanni d'Ambrogio, importante escultor florentino do fim do século XIV e início do XV.
Um guarda do museu viu que o turista, um homem de 55 anos que estava em viagem pela cidade com a família, se aproximou da escultura e fez um gesto como quem media a mão da estátua, uma espécie de "toca aqui" com a imagem. O guarda interveio imediatamente, mas já era tarde. O dedo rachou com o movimento do visitante. Diretores do museu explicaram que 'os dedos desse grupo de esculturas são a parte mais frágil das obras, desde que elas foram esculpidas'.


Restauradores do museu foram acionados e, depois de algumas horas de trabalho, colocaram o dedo em seu lugar.
Timothy Verdon, diretor do museu, cuja escultura mais importante é aPietá florentina de Michelangelo, afirmou que 'em um mundo globalizado como o nosso, as pessoas precisam se lembrar de uma regra fundamental para visitar museus: não toque nas obras!'. 
(Com agência EFE)

Nenhum comentário: