Tendência cada vez maior em todo o mundo, a utilização de contêineres como estruturas já foi motivo para diversas matérias aqui no EcoD. Dessa vez, listamos quatro centros de compras cujas edificações reaproveitam esse tipo de material, que em vias normais estaria abandonado nos portos ou mesmo descartado no meio ambiente.
Uma vez agrupados, os contêineres podem acomodar lojas. No Brasil a franquia Container Ecology Store, por exemplo, já possui mais de 100 lojas em praticamente todos os estados do país e algumas no exterior, como na Espanha.
Veja shoppings de diferentes países feitos desta maneira:
Boxpark - Londres
Considerado o primeiro shopping pop up do mundo, ou seja, um tipo de loja que abre em um lugar e depois vai para outro shopping, o Boxprak está situado atualmente em Shoreditch, Londres, num antigo galpão de estocagem da empresa local de trem, que não era usado há 40 anos. É formado por 60 contêineres e tem lojas de marcas consagradas com Diesel, Puma, Levi’s e Lacoste.
Dordoy Bazaar - Quirguistão
Enquanto o Boxpark tem marcas consagradas, um shopping feito com a mesma ideia volta-se para o público popular de Bisqueque, no Quirguistão (país da Ásia Central, ex-integrante da antiga União Soviética). Esse centro comercial é um dos maiores da Ásia: estima-se que tenha 7 mil contêineres e um quilômetro de extensão. O estabelecimento funciona como principal portão de entrada dos bens de consumo que chegam da China, Cazaquistão, Rússia e Uzbequistão, segundo o Inhabitat.
Cashel Mall
Em Christchurch, na Nova Zelândia, um shopping center foi totalmente construído com contêineres reciclados, colocados lado a lado. O Cashel Mall é um complexo temporário, edificado depois dos terremotos que assolaram a Austrália em 2011. O shopping tem 27 lojas, entre restaurantes, cafés, lojas de roupa ou de presentes. O aspeto exterior é bastante agradável, já que cada contêiner foi pintado com cores diferentes e bem vivas.
Xiangxiangxiang
Este shopping é feito com 35 contêineres reaproveitados, e está localizado na zona turística de Tianxia Duchenghuang, na China. Com espaços exteriores e interiores para trabalhar e relaxar, o espaço integra locais para venda de artesanatos tradicionais e lojas convencionais. O centro comercial é todo inspirado nos incensos e os consumidores podem participar de ritos tradicionais e sentirem uma atmosfera toda perfumada com cheiros de plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário