quinta-feira 27 2013

Acompanhe os protestos pelo país

Fortaleza - Manifestantes entraram em confronto com a polícia em Fortaleza na tarde desta quinta-feira (27), antes da partida entre Espanha e Itália nas proximidades do estádio do Castelão

  1. Com a redução das tarifas de transporte público nas principais cidades do país e a rejeição da Câmara à PEC 37 – proposta que pretendia tirar poderes de investigação do Ministério Público –, os protestos nesta quarta-feira deram sinais de fadiga e não incorporaram novos temas.
    Houve depredações e confrontos em Belo Horizonte, confirmando as previsões da polícia mineira. As manifestações terminaram com 26 detidos e nove pessoas feridas. Apesar das cenas de vandalismo – pelo menos duas concessionárias de carros foram incendiadas -, a polícia conseguiu impedir que um grupo de marginais encapuzados chegasse ao estádio do Mineirão, palco do jogo da seleção brasileira pela Copa das Confederações.
    O cardápio de reivindicações da passeata em Minas Gerais teve dois temas centrais, que predominaram nas ruas do país nesta quarta: o fim da corrupção no país - em Brasília, também houve pedido de prisão aos mensaleiros – e a apuração dos gastos do governo federal com obras de infraestrutura e construção de estádios para a Copa do Mundo de 2014.
    Nas demais capitais, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro,  as passeatas foram esvaziadas e com temas difusos, como a permanência do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e a “importação” de médicos estrangeiros. Em Florianópolis, manifestantes ainda reclamam pela redução do preço das passagens de transportes.
    Em nenhum canto do país, entretanto, foram notados  cartazes, faixas ou pedidos por um plebiscito para promover uma reforma política no Brasil, um dos pilares do pacto nacional apresentado pela presidente Dilma Rousseff para chacoalhar o país.
  2. 21:20 - Brasília - Manifestantes lançaram rojões contra a polícia em frente ao Congresso Nacional, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo, dispersando o protesto.
  3. 21:05 - Belo Horizonte - A polícia consegue dispersar os vândalos que tentavam depredar lojas no centro da capital mineira.
  4. 20:42 – Belo Horizonte – Em entrevista à Rádio Itatiaia, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), fez comentários sobre as manifestações: "Entre 300 e 500 manifestantes agiram agressivamente nesta quarta-feira em Belo Horizonte. Uma coisa é manifestação pacífica, e outra são as cenas de barbárie a que assistimos (...) A PM agiu corretamente para evitar desdobramentos ainda mais negativos. Preservamos os manifestantes pacíficos que estavam no meio”.
  5. 20:40 - Belo Horizonte - De acordo com o Governo de Minas Gerais, aumentou para 26 o número de pessoas detidas por vandalismo durante o protesto desta tarde na capital mineira. Nove pessoas ficaram feridas.
  6. 20:37 – Brasília – PM estima que 5.000 pessoas protestam em frente ao Congresso Nacional na noite desta quarta-feira. Mais cedo, um homem foi preso por estar com um um facão e uma máscara de gás.
  7. Itamaraty tem segurança redobrada: PM e Exército
    VEJANOINSTAGRAM
    ·
    IL Y A UN JOUR
  8. 20:29 – São Paulo – Avenida Paulista e Rua da Consolação são liberadas após manifestação.  A Estrada de Itapecerica da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, tem a pista no sentido centro interrompida por 300 manifestantes.
  9. 19:45 – Belo Horizonte - Segundo o Governo de Minas Gerais, 25 pessoas foram encaminhadas à central de flagrantes por vandalismo durante os protestos. No total, oito pessoas ficaram feridas, de acordo com registros do governo mineiro. Um jovem de 21 anos caiu do viaduto José Alencar e sofreu múltiplos traumas - ele está internado em estado grave no Hospital João XXIII.
  10. 19:54 – Brasília – Quinze refletores do Congresso Nacional foram direcionados para o gramado em frente ao prédio. A ideia da polícia é facilitar a identificação de eventuais vândalos. A Polícia Legislativa da Câmara disponibilizou todo o efetivo de 225 agentes para reforçar a segurança. Por enquanto, nenhuma ocorrência foi registrada.
  11. 19:40 – Vitória – Segundo a Polícia Militar, cerca de 4.000 pessoas tomam as ruas do centro da capital capixaba nesse instante. Os manifestantes se reuniram na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e seguiram para a Assembleia Legislativa. No momento, eles caminham em direção à sede da prefeitura. A principal reivindicação do movimento é anular o pedágio cobrado na ponte que liga Vitória a Vila Velha. Por enquanto, não houve registro de ocorrências.
  12. 19:35 - Rio de Janeiro - O Rio tem protestos isolados nesta quarta-feira. No Centro, o "Ato contra o Estatuto do Nascituro e contra a Cura Gay" reúne cerca de 500 pessoas, segundo a PM. Parte da Avenida Rio Branco foi interditada para a passeata. Em Santa Cruz, na Zona Oeste da capital, a segurança foi reforçada nas estações do BRT Transoeste também em razão de um novo protesto. Há também mobilização em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde cerca de 300 pessoas fazem uma manifestação pacífica. Nenhum incidente foi confirmado até o momento nestes locais.
  13. 19:36 – Brasília – O primeiro morteiro é atirado contra policiais no protesto. Aumenta o número de manifestantes e começam a ser ouvidos gritos contra o excesso de gastos na Copa do Mundo.
  14. 19:24 - São Paulo - A Avenida Paulista está bloqueada da Consolação até a Pamplona no sentido Paraíso por dois grupos de manifestantes. O maior, composto por cerca de 300 pessoas, segue em direção ao Parque do Ibirapuera. Esses manifestantes protestam contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP). O segundo grupo, com cerca de 50 profissionais de saúde, permanece na região da Praça do Ciclista. O clima é pacífico.
  15. 19:23 – Brasília – Bombas de efeito moral comeam a ser disparadas na frente do Congresso Nacional. Depois que parte dos manifestantes deixou o Estádio Nacional Mané Garrincha, o protesto volta a se concentrar na frente do parlamento. No trajeto, um policial foi atingido por um carro e ficou ferido.
  16. 19:16 – Brasília – Manifestantes foram recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e por um grupo de senadores. A reunião ocorreu instantes após o Senado aprovar projeto que transforma o crime de corrupção em hediondo. Eles não apresentaram uma pauta de reivindicações aos parlamentares e devem voltar ao Congresso para novos debates nesta quinta-feira.
  17. 19:12 – Pelotas –Três menores foram apreendidos durante os protestos realizados na região central do município. Segundo a Polícia Militar, eles se desvincularam dos demais manifestantes e quebraram a vidraça de uma loja de eletrodomésticos. Os policiais o capturaram em flagrante e não houve o registro de nenhum saque no local. Cerca de 5.000 pessoas participam da mobilização. 
  18. 19:11 – São Paulo – Um grupo formado por 300 pessoas, segundo a Polícia Militar, bloqueia todas as faixas da Avenida Paulista, sentido Paraíso, na altura da Rua Haddok Lobo. O manifesto contra o deputado Marco Feliciano (PSC) e o projeto apelidado de “cura gay” começou no fim da tarde na Praça do Ciclista. Outro protesto contrário à '"importação" de médicos estrangeiros para o Brasil, composto por cem pessoas, entre elas profissionais da saúde, interdita a Rua da Consolação, sentido bairro, na região central da cidade.  
  19. 19:10 – Brasília – Manifestantes tentam promover um “abraço simbólico” no Estádio Nacional Mané Garrincha e driblar o cerco policial em volta da arena. Pacificamente, as pessoas caminham de mãos dadas ao redor do estádio mais caro da Copa das Confederações.
  20. VEJANOINSTAGRAM
    ·
    IL Y A UN JOUR
  21. Manifestantes rodeiam o estádio em Brasília
    VEJANOINSTAGRAM
    ·
    IL Y A UN JOUR
  22. 18:53 – Brasília – Na frente do Congresso, a polícia usa spray de pimenta para conter manifestantes que discutiam com policiais. Mais cedo, a Polícia Militar prendeu um homem por porte de maconha. Ele foi preso e encaminhado à delegacia.
  23. 18:45 – Recife – Três pessoas foram detidas durante os protestos que acontecem na capital pernambucana. Segundo a Polícia Militar, eles carregavam rojões na mochila e lançaram pedras contra policiais. Os arruaceiros foram encaminhados para a Delegacia de Santo Amaro, próxima ao local, onde cerca de 500 manifestantes se concentram no momento.  
  24. 18:44 – Brasília – Parte dos manifestantes segue em direção ao Estádio Nacional, em Brasília, apontada como a arena mais cara feita para a Copa das Confederações e para a Copa do Mundo. Muitas pessoas protestam com o rosto coberto.
  25. 18:43 - Belo Horizonte - A Polícia Militar informa que apreendeu dois menores por terem ateado fogo nas concessionárias da Kia e da Hyundai. De acordo com a PM, eles também apreenderam uma câmera que contém vídeo dos jovens colocando fogo nas lojas. Na avenida Abrahão Caram, que dá acesso ao estádio Mineirão, um grupo de policiais está escondido em um terreno de uma escola, atirando contra manifestantes.

Nenhum comentário: