Economia
Número será alcançado nove dias de antecedência em relação ao 2011; a expectativa é que some R$ 1,6 trilhão em 2012
Impostômetro, na Rua Boa Vista, no centro de São Paulo (Renato S. Cerqueira/Futurapress)
Na próxima segunda-feira, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingirá a marca de 1,3 trilhão de reais, que é a soma de todos os impostos federais, estaduais e municipais pagos por cidadãos brasileiros desde 1º de janeiro de 2012. A marca será alcançada com nove dias de antecedência em relação ao 2011, que terminou com quase 1,49 trilhão de reais arrecadados. A previsão da ACSP é de que a arrecadação em 2012 some 1,6 trilhão de reais. A marca de 1 trilhão de reais neste ano foi alcançada em 29 de agosto.
De acordo com a página do Impostômetro na internet, que exibe a contagem em tempo real, com o valor atual arrecadado daria para contratar mais de 79 milhões de policiais por um ano; fornecer cestas básicas para a população brasileira (193.946.886 habitantes, segundo última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE) durante 21 meses e construir aproximadamente 93 mil salas de aula equipadas.
"Queremos unificar as mais de 400 associações do estado de São Paulo na busca incansável pela melhoria de vida do cidadão. O Impostômetro deve servir para que todos tenham consciência de que é fundamental lutar por transporte, saúde, educação e segurança pública de qualidade", afirmou o presidente da ACSP, Rogério Amato, em nota distribuída à imprensa.
O Impostômetro foi inaugurado em abril de 2005 e está instalado no viaduto da Rua Boa Vista, na região central da capital paulista. Desde então, calcula-se que os brasileiros pagaram mais de 8,5 trilhões de reais em tributos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário