sexta-feira 05 2012

Dieta do Mediterrâneo previne a depressão, diz estudo


Alimentação

Pesquisadores espanhóis acreditam ter descoberto mais uma vantagem da famosa Dieta do Mediterrâneo: o combate à depressão. Eles concluíram que pessoas adeptas de uma alimentação rica em legumes, frutas e cereais, mas pobre em carne vermelha, são 30% menos propensas a desenvolver a doença. O estudo foi publicado na revista científica Journal of the American Medical Association.
Para o levantamento, foram analisados 10.094 adultos saudáveis pelo período de quatro anos e meio. Depois de responderem a questionários, os participantes foram examinados quanto a sua adesão à dieta, comumente associada e menores riscos cardíacos e de câncer. Os maiores adeptos foram homens, ex-fumantes, casados ou indivíduos mais velhos, disse a equipe da Universidade de Navarra e Las Palmas. Eles também se mostraram mais ativos fisicamente.
Ao final da pesquisa, foram identificados 480 novos casos de depressão - 156 em homens e 324 em mulheres. Os resultados foram considerados significativos por Miguel Martinez-Gonzales, da Universidade de Navarra. "Trinta por cento é uma grande redução no risco e isso pode ser muito importante ao se levar em conta o enorme fardo de doenças apresentadas pela depressão", disse o pesquisador, segundo a rede britânica BBC. Ele ressaltou, contudo, que mais estudos são necessários.

Nenhum comentário: