domingo 18 2015

Exposição trata da amizade entre a Disney e Dalí


Os shows apresentados em San Francisco explora a relação entre dois dos grandes inovadores artísticas do século XX

SAN FRANCISCO, 24 August.- Walt Disney e Salvador Dalí professou admiração mútua e uma amizade que sobreviveu à passagem do tempo e até mesmo um filme não colaboração, como refletido em uma exposição na cidade de San Francisco.
Disney e Dalí: Arquiteto da imaginação  explora a relação entre dois dos grandes inovadores artísticas do século XX em uma série de amostra, até Janeiro do próximo ano, o "Museu Walt Disney Family" em San Francisco.
Suas vidas arrancadas no início do século XX, a Disney em Chicago (EUA), em 5 de Dezembro de 1901, e Dali na cidade catalã Figueres (Espanha) em 11 de maio de 1904.
Ambos eram pais pouco dominantes e expressivos e mães profundamente afetuosos. United, também, inabalável otimismo que sempre empurrado para a frente.
As carreiras de famoso produtor de filmes de animação Disney e pintor espanhol surrealista reuniu-se pela primeira vez no Museu de Arte Moderna (MOMA) em 1936.
Naquele ano, o MOMA hospedado várias obras de Dali na exposição Arte Fantástica, Dada, o Surrealismo, bem como amostras do curta de animação da Disney  Three Little Wolves.
Alguns anos mais tarde, em 1944, ele começou a troca epistolar entre a Disney e Dalí, que se mudou para os EUA nos anos anteriores à eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ambos professam, nas suas cartas, admiração mútua.
O curador da exposição Dalí e Disney: Arquitetos Imaginação, Ted Nicolaou disse que a correspondência é uma janela para a personalidade de ambos os criadores.
"Dalí mostra grande calor em que vivem longe da imagem de pessoa distante ou letras gênio louco expressos sua persona pública", disse Nicolaou, que mencionou, por exemplo caloroso convite que se estende da Disney Dalí para ir à pesca lagostas com ele no rio de Carmel (Califórnia).
"Nós dois crescemos em pequenas cidades, em contato com a natureza e apreciar a vida país", disse Nicolau.

EM UMA ALDEIA DE LA MANCHA ...

Disney família se mudou para uma fazenda em Marceline, uma pequena cidade no estado de Missouri, no coração de os EUA, quando eu tinha cinco anos, enquanto Dalí passou a infância em Figueres.
Dali e Disney finalmente saberia em pessoa em uma festa no filme meca paraHollywood em 1945. Um ano mais tarde começou a colaborar no filme de animação Destino.
A colaboração não foi bem sucedida e terminou oito meses após o início.
"Eles tinham opiniões diferentes sobre como contar uma história", disse o curador da exposição, acrescentando que a Disney sempre convidou seus líderes para desenvolver personagens fortes, personalidade animada respirar criações.
"A Dalí não se preocupam com os personagens. Para ele, as histórias não eram narrativas, que começou no ponto a e continuou por c. Para ele, a história era uma sucessão de imagens como se fossem sonhos", disse Nicolaou.
Dali e Disney abordou a possibilidade de colaborar em uma versão animada deDon Quixote, algo que não aconteceu.
O revés com destino  testado, mas não terminou sua amizade com ela.
Em 1957, anos após o retorno de Dali e sua esposa Gala, para a Espanha; Disney e sua esposa, Lilian, estavam indo para visitar.
O destino  foi lançado em 2003, 58 anos após ter sido concebido pelo sobrinho de Disney, que foi resgatado do esquecimento e terminou o trabalho incompleto.
Caso contrário, espera Nicolaou mostra permitir que os visitantes a descobrir Disney, um pioneiro da animação, ele era muito mais do que o criador de contos de fadas e rato Mickey Mouse.
"Eu espero que você aprecia o lado experimental que teve Disney, que gostava de criar trabalhos experimentais e de vanguarda", disse o comissário.
No que se refere Dali, ele disse que a exposição mostra um artista "séria e disciplinada", que vai muito além do homem engraçado e excêntrico com o qual ele está associado.
A exposição interativa inclui pinturas originais de Dalí, desenhos, filmagens de arquivo, fotografias e suporte de áudio narrado pela atriz Sigourney Weaver, que os visitantes do museu acessar através de um aplicativo que pode baixar para seus celulares.
cmd

Nenhum comentário: