sexta-feira 23 2015

Modelo de seguro-desemprego está 'ultrapassado', diz Levy

Fazenda

Ao Financial Times, ministro da Fazenda reforçou compromisso com ajustes fiscais, e admitiu que medidas podem impactar desenvolvimento econômico

Ao FT, Levy afirmou sua tenção em "se livrar de subsídios e ajustar preços" no país
Ao FT, Levy afirmou sua tenção em "se livrar de subsídios e ajustar preços" no país (Fabio Braga/Folhapress)
O novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou que o atual modelo de seguro-desemprego brasileiro está "completamente ultrapassado". Em entrevista ao jornal Financial Times (FT), ele usou a expressão "out-of-date" (obsoleto, em tradução livre) para definir o sistema de benefícios previdenciários do país. Levy também reforçou sua intenção de "se livrar de subsídios e ajustar preços", como os de energia, e voltou a falar em cortes em "diversas áreas". As declarações foram dadas em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial. 
Ao jornal, Levy também afirmou que o país passa por um período de austeridade e reformas e defendeu mudanças em programas sociais do governo - sem reduzir, no entanto, o Bolsa Família. Ele admitiu que esse período de ajustes pode impactar o desenvolvimento econômico. "Acredito que a economia parada não pode ser descartada como uma possibilidade, embora o PIB no Brasil seja resiliente", afirmou. 
Ainda em relação aos ajustes, Levy acrescentou que "assim que sua equipe colocar a casa em ordem, a reação será positiva", em referência ao compromisso do atual governo em resgatar a credibilidade e a confiança do mercado. 
Ao se referir às mudanças do cenário externo, Levy afirmou que também é hora de o Brasil mudar. Para ele, "políticas anticíclicas têm seus limites, especialmente quando se vê as duas maiores economias do mundo (Estados Unidos e China) mudando de postura”. 
Dilma - O ministro disse que considera a presidente Dilma Rousseff (PT) uma pessoa "muito decidida e que entende suas escolhas". Apontado por ser um "estranho no ninho", por sua postura ortodoxa, Levy disse que não está sozinho no governo e acrescentou que outras reformas estão sendo feitas em outros ministérios, como de Energia e Agricultura.
A entrevista foi dada poucos dias após o governo anunciar um pacote de ajustes fiscais para elevar a arrecadação federal em amis de 20 bilhões de reais neste ano. O pacote inclui a retomada da cobrança da Cide, o imposto sobre combustíveis; a elevação de 9,25% para 11,75% da alíquota do PIS/Cofins para produtos importados; a equiparação do atacadista ao industrial para a cobrança de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre setor de cosméticos e o aumento da faixa para operações de crédito (IOF) de 1,5% para 3%.

Nenhum comentário: