Ferrovias
Liquidação suspeita de despesa, fiscalização e supervisão deficientes e projeto de engenharia desatualizado são outras irregularidades encontradas
No Lote 12 da Norte-Sul foi confirmado um superfaturamento de R$ 37,3 milhões (Manoel Marques)
Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou uma série de irregularidades na ferrovia Norte-Sul. Entre elas estão: superfaturamento; liquidação suspeita de despesa; fiscalização e supervisão deficientes; e projeto de engenharia desatualizado.
No Lote 12 da Norte-Sul, entre os municípios de Aguiarnópolis e Palmas, em Tocantins, por exemplo, foi confirmado um superfaturamento de 37,3 milhões de reais em obras tocadas pela empreiteira SPA Engenharia. O contrato firmado em 2007 tem valor global de 299,6 milhões de reais. Depois de vários aditivos, foi a 372,7 milhões de reais. O TCU já havia apontado superfaturamento de 69,2 milhões de reais na obra, mas, depois de ouvir os argumentos da SPA, o tribunal revisou as contas.
Como as obras já foram 100% executadas e o valor total foi pago, o TCU determinou que seja instalado um processo especial de tomada de contas para ressarcir os cofres da Valec, estatal responsável pela obra.
Em um segundo processo, o tribunal analisou outros cinco lotes, onde também foram identificados superfaturamentos, com pagamento por serviços não executados e preços excessivos em relação ao mercado. O TCU determinou a instauração de processos por lote para quantificar os débitos e identificar os responsáveis.
Procurada, a SPA informou que não tinha porta-voz disponível para comentar o assunto. Por meio de nota, a Valec afirmou que não foi ainda notificada oficialmente pelo TCU e que os apontamentos "dizem respeito aos gestores antigos da Valec". A estatal também afirmou que as decisões não afetam as obras, "uma vez que já estão concluídas e os trechos, em operação".
Rodovia - Recentemente, a Valec informou que concluiu um primeiro trecho de 855 km de extensão da Norte-Sul, que liga as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO). A operação da malha tem previsão de ser licitada nos próximos meses. Em auditorias realizadas pelo TCU neste traçado, foram identificados erros que elevaram o custo da obra em 430 milhões de reais.
Atualmente, a Norte-Sul só opera no extremo Norte, um traçado de 719 km de extensão que liga Palmas a Açailândia, no Maranhão. A malha é utilizada pela mineradora Vale. Do lado Sul da ferrovia, que vai ligar Anápolis (GO) a Estrela D'Oeste, as empreiteiras aguardam a chegada dos trilhos para tocar as obras.
(com Estadão Conteúdo)
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