EUA
Jornal americano cita alto custo da Copa, economia com lento crescimento, insatisfação popular com o torneio e greve dos metroviários em reportagem
Brasil é manchete no site do New York Times (Reprodução)
O Brasil foi destaque nesta segunda-feira no site do jornal americano New York Times, que colocou em sua manchete uma reportagem em que citava o clima de insatisfação popular com a Copa do Mundo e outros tantos problemas que têm ocorrido no país a três dias do início do Mundial. O diário americano chama a atenção para a greve dos metroviários em São Paulo, cidade-sede da abertura entre Brasil e Croácia, no dia 12, e os confrontos com policiais em algumas estações.
A reportagem cita as manifestações de junho do ano passado como mostra do descontentamento com o governo e questiona o investimento em estádios em Brasília e Manaus, por exemplo, cidades sem grandes clubes no futebol e com média baixa de público nas partidas. Mesmo com as adversidades, o NYT cita os Jogos Pan-Americanos de 2007 e a Jornada Mundial da Juventude como eventos que mostraram a tradição do país em receber bem os estrangeiros.
Segundo a reportagem, o desfecho da competição pode se tornar fator determinante na disputa das eleições em outubro. O alto custo do torneio, que pode chegar a 30 bilhões de reais e é motivo de diversas manifestações, também é citado como um problema que a presidente Dilma Rousseff terá de contornar na tentativa da reeleição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário