Comportamento animal
Comportamento foi flagrado por câmeras camufladas durante gravação de um documentário da BBC
A toxina utilizada pode ser mortal, mas os animais parecem saber liberá-la na quantidade certa (Chris McGrath/Getty Images)
Câmeras movidas por controle remoto, disfarçadas de tartarugas marinhas ou de peixes, captaram um novo comportamento entre jovens golfinhos: utilizar uma substância liberada por uma espécie de tetraodontídeo (conhecido como baiacu ou peixe-balão) como um tipo de entorpecente. Imagens feitas pelas câmeras mostram os animais passando o peixe uns para os outros, e agindo de forma estranha em seguida.
A toxina liberada por esses peixes pode ser mortal em quantidades elevadas, mas os golfinhos parecem ter descoberto uma forma de fazer a presa liberar apenas a quantidade necessária para produzir o efeito narcótico.
Rob Pilley, zoológo que acompanhava a equipe, disse ao jornal inglês The Sunday Times que, após ingerir a substância, os animais apresentam um comportamento peculiar, flutuando com o bico na superfície da água, como se estivessem fascinados com o próprio reflexo. Esse comportamento foi capturado pelos produtores de um documentário da BBC, Dolphins - Spy in the Pod, que tem a estreia prevista para 2 de janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário