quinta-feira 28 2013

Ruivas mapeamento: qual país tem a mais?

Já se perguntou qual o país no topo das paradas de gengibre? E onde você pode encontrar a maior concentração de loiras?


mapa cabelo vermelho
. Figura 1 
dicionário Urban diz: "A cor do cabelo natural raro que inspira reações estranhas e às vezes com medo de os tipos de cabelos coloridos mais comuns." Image: James McInerney, Fonte: idéia
Um par de meses atrás, este mapa fez as rondas. É muito bom né? Isso mostra que, na maioria da Escócia e Irlanda, bem como um patch aleatória na região central da Rússia, 10% das pessoas são do gênero gengibre. Por outro lado, menos de 1 em cada 100 pessoas no sul da Europa tem o cabelo vermelho. O melhor de tudo, ele mostra tudo isso usando uma escala de cores de Auburns outonais e vermelhos. 
A "carta" é, provavelmente, muito mais interessante do que falar de melanocortina 1 receptor (MC1R) - que é o gene que, quando mutante é provável que seja responsável por causar cabelo ruivo. É também o gene susceptível de afectar a susceptibilidade à dor e capacidade de se bronzear. 
Mas vamos voltar para o mapa emocionante - mapas de fato - que pudéssemos reunir toda uma galeria deles. Estes seres são apresentadas a vocês por Eupedia. A única gengibre é bastante semelhante à versão anterior, assim você diria que eles são baseados em um conjunto semelhante de números, embora os próprios números são mais difíceis de encontrar.

gengibre mapa
Figura 2 
Image: Eupedia Fonte: A criança? Com um lápis? E um computador?
fairheads
Figura 3 
Image: Eupedia Fonte: Quem sabe?

Um debate animado entre os blogueiros sobre o Fórum Biodiversidade Humano ainda conjurou um mapa olho-cor, bem como as tendências de cores de cabelo específicos pelos EUA.

olhos claros mapa
. Figura 4 
Image: Anthroscape Fonte: O seu palpite é tão bom como o nosso
cabelo loiro america
. Figura 5 
Image: Anthroscape Fonte: aliança loira nacional dos EUA?

Não temos idéia de quais dados estes mapas são baseados em (se você sabe, ou se você tiver quaisquer fontes mais confiáveis, informe-nos sobre eles nos comentários abaixo). 
É preocupante, a única coisa que podemos encontrar é uma referência a Carleton S. Coon , um antropólogo que parece ter escrito sua obra seminal em, er, 1933.

Nenhum comentário: