MEILI JATENE: "Muita gente está aderindo ao movimento de cultivar temperos, ervas e até frutas em casa. Saiba como fazer e quais os benefícios desse hobby delicioso para as mulheres 5.zero".
Horta em casa: por que você deve ter uma? / Foto: Thinkstock
Por MEILI JATENE
O que há um tempo era uma coisa do campo, de casas grandes, de pessoas "sem tempo", atualmente está virando uma necessidade para quem gosta de ter mais contato com a natureza mesmo morando em cidades como São Paulo: ter uma horta urbana em casa. É absolutamente delicioso poder colher suas ervas na janela ou no quintal. Elas são a estrela principal de qualquer prato, do mais simples ao mais sofisticado. São elas que dão aroma e sabor.
Em pouco espaço e com alguns vasos, você pode construir uma horta e começar a utilizar sua produção em receitas, decorações, chás e até remédios caseiros! E começar é muito fácil: dá pra comprar as mudas, que são vendidas até em supermercados. Depois você vai precisar de terra e das sementes.
O começo da primavera é uma ótima época para começar as plantações. Escolha um lugar com bastante luminosidade na sua casa. O ideal é que bata de quatro a cinco horas de sol por dia. E, para te ajudar de vez, escolhemos as cinco melhores ervas para mulheres. Mãos à obra!
Alecrim
Aroma intenso, marcante e delicioso. Ótimo estimulante mental e fortalecedor da memória. Chá de alecrim é ótimo no combate a gripes e resfriados. Por sua alta ação antioxidante, é excelente na prevenção de doenças relacionadas à idade (o que não é nosso caso, né?).
Sálvia
A sálvia está entre as dez ervas com maior ação antioxidante e ajuda a neutralizar os radicais livres associados ao envelhecimento. Pequenas quantidades são suficientes para ajudar na memória de curto prazo. E o melhor: reduz as ondas de calor na menopausa. Dá-lhe sálvia!
Tomilho
Sabor pra lá de aromático e marcante, adoro! Também está entre as dez ervas mais saudáveis. Fortalece a atividade do Ômega 3 no organismo. Ótimo para desempenho cerebral. Rico em flavonoides, antioxidantes, vitamina C e ferro.
Orégano
Segundo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o orégano tem mais atividade antioxidante do que qualquer outra erva. Dá um baile em frutas como maçã, laranja e blueberries. É também excelente fonte de cálcio, potássio, ferro e magnésio. Ah, ela também pode ajudar a baixar o colesterol ruim. E o aroma? Simplesmente delicioso.
Salsa
Já é conhecida como remédio por ser um antioxidante poderoso. Rico em vitamina C, ferro e potássio. Tem ainda ação anticoagulante. Ótimo para retenção de líquidos. É isso aí... use e abuse dessa e outras ervas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário