sábado 26 2013

Vale poderá ter centro de distribuição na China, diz agência


Mineração

Empreendimento seria construído em um porto no sul do país asiático, onde uma siderúrgica da empresa entrará em operação

Navio Vale Beijing
Navio Valemax: embarcação tem sido alvo de desavenças com armadores chineses Navio Vale Beijing  (EFE)
Vale, segunda maior mineradora do mundo, avalia a instalação de um centro de distribuição de minério de ferro em um porto no sul da China. O local é o mesmo onde a Baosteel, maior produtora de aço do país asiático, está construindo uma siderúrgica com capacidade para 10 milhões de toneladas de aço por ano. A informação foi divulgada pela agência Reuters, citando fontes próximas ao assunto.
Segundo a agência, a Baosteel e o porto de Zhanjiang assinaram um memorando de entendimento com a Vale no início de dezembro durante uma visita à sede da mineradora no Brasil. O Grupo Baosteel espera completar a construção do projeto de siderurgia em Zhanjiang até 2015. "Isso é apenas uma ideia muito inicial. O centro de distribuição, se for construído, poderia atender à demanda de clientes pequenos que podem não ter capacidade de comprar um carregamento inteiro de minério de ferro mas podem comprar um pequeno volume", disse a fonte.
O porta-voz da Vale na China não quis comentar. A Baosteel e o governo de Zhanjiang não estavam disponíveis para falar sobre o assunto.
O centro de distribuição melhoraria o acesso da Vale à China, seu principal mercado, que não tem permitido que os navios gigantes da companhia, os Valemax, atraquem nos portos do país. A Vale construiu os Valemax para reduzir os custos de transporte até a China e competir melhor com as rivais australianas BHP Billiton e Rio Tinto.
Os navios gigantes têm, no entanto, sofrido críticas de influentes armadores chineses que temem que a mineradora use os Valemax para monopolizar tanto o mercado de transporte quanto o de minério, prejudicando a China. A Vale já construiu uma embarcação de estocagem de minério na Ore Fabrica, nas Filipinas, que serve como plataforma para transferir a commodity dos Valemax para navios menores, que levam as cargas para a China e outros destinos asiáticos.
(com agência Reuters)

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