quarta-feira 14 2012

Diamante 'perfeito' é leiloado por 21 milhões de dólares


Suiça

Pedra de 76 quilates foi arrematada por um comprador anônimo em Genebra

Diamante Archduke Joseph é admirado pela alta qualidade de formato e transparência
Diamante Archduke Joseph é admirado pela alta qualidade de formato e transparência (AFP)
Um dos diamantes mais famosos do mundo foi arrematado por um comprador anônimo nesta terça-feira por 21 milhões de dólares em um leilão da casa Christie’s, em Genebra, na Suiça. Originário das minas Golconda, na Índia, o diamante Archduke Joseph tem 76 quilates e é do tamanho de um morango grande. A peça é admirada por sua estrutura interna imaculada e pela alta qualidade de formato e transparência.

O valor final do leilão ficou bem acima da estimativa inicial para a pedra, cerca de 15 milhões de dólares. Na última venda do diamante, em 1993, ele alcançou o preço de 6,5 milhões de dólares. “A venda nesta noite foi espantosa”, comemorou o diretor do departamento de joias da Christie’s, François Curiel, explicando que o mercado não passa por um bom momento. Foi o valor mais alto que um diamante das minas de Golconda já atingiu em leilão.

Histórico - A pedra, que já pertenceu ao Arquiduque José Augusto da Áustria (1872-1962), um príncipe húngaro da dinastia dos Habsburg, foi vendida para um banco europeu na década de 1930 e passou toda a Segunda Guerra dentro de um cofre. Décadas depois, foi redescoberta e levada a leilão em 1961 e novamente em 1993.

Nenhum comentário: