Gente
Marius Borg Hoiby, de 15 anos, postou fotos da família em momentos íntimos e deixou vulnerável o esquema de segurança montado para proteger os parentes reais. As imagens foram tiradas do ar por conter informações do GPS através das quais era possível localizar membros da realeza
Marius Borg Hoiby entre a mãe, a princesa Mette-Marit, e o príncipe Haakon (Ragnar Singsaas/Getty Images)
A atitude foi típica de um garoto de 15 anos, mas o simples ato de postar fotos da família no Instagram colocou o príncipe Marius Borg Hoiby em maus lençóis na Noruega. O adolescente é filho do primeiro casamento da princesa Mette-Marit e causou escândalo no país por ter exposto os parentes reais à possível ação de criminosos simplesmente por ter compartilhado imagens da intimidade da realeza na rede social. "É um escândalo de segurança. Incrível como os agentes da polícia puderam ser tão negligentes", disse Petter Gottschalk, professor da faculdade de administração Handelshoyskolen BI em entrevista è imprensa local.
O alarde se deve à possibilidade de qualquer pessoa poder localizar os membros da realeza através de informações do GPS embutidas nas imagens. De acordo com o site The Huffington Post, as fotos já foram tiradas do ar.
A crítica ao departamento de segurança da Noruega piora a já desgastada imagem dos oficiais no país, culpados por não terem impedido dois ataques terroristas simultâneos em Oslo em 22 de julho. Um deles tinha como alvo o premiê Jens Stoltenberg. O outro ocorreu em um acampamento de jovens na ilha de Utoya, no oeste do município. Anders Behring Breivik atirou e matou 77 pessoas. Ele foi condenado nesta quinta-feira a 21 anos de prisão.
A princesa enviou uma carta ao site Views and News from Norway e criticou a forma espetaculosa como o veículo tem tratado o assunto. "Nós repudiamos a forma como nosso filho vem sendo exposto na imprensa", escreveu a princesa que alegou serem exageradas as preocupações com a segurança da família real por causa das fotos postadas por seu filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário