sexta-feira 17 2012

Afinal, o que é ter uma oportunidade?

Equilíbrio
Por José Renato Satiro Santiago Jr.

06/08/2012 - Quando éramos mais novos, é possível considerar, que oportunidade era encontrar a pessoa por quem estávamos apaixonados, de forma ainda não declarada, com um lugar vago ao seu lado em um ônibus. A partir desta situação, que decisão tomar?

É possível, por algum temor, fingirmos que não a vimos e sentarmos em outro lugar. Oportunidade perdida. Também podemos parar para pensar nesta situação e outra pessoa passar a nossa frente e sentar no assento. Oportunidade perdida. Se cumprimentarmos a pessoa, ainda assim é possível irmos sentar em outro lugar, uma forma de demonstrar alguma atitude diante da situação. Oportunidade perdida. Sentar ao lado dela e ficar quieto durante todo o trajeto é outra possibilidade. Oportunidade perdida. Agora, se nos acomodarmos ao seu lado e começar a interagir com ela, teremos feito algo. Oportunidade em progresso.

A partir deste momento, aquilo que era possível ser feito, até então, foi feito... E então, o que se pode esperar? Bem, a pessoa pode sair no ponto seguinte. Ou eventualmente, encontrar outro colega e resolver mudar de assento.

Também é possível que a conversa aconteça e ela definitivamente não goste do que ouviu. Três possibilidades que resultam de prático, situações poucos interessantes para nós, muito embora a oportunidade tenha sido aproveitada.

Ao sentarmos ao lado da pessoa e começarmos a falar com ela, duas ações que dependeram de nossa iniciativa foram executadas. E como resultado, há a possibilidade de ser marcar um próximo passo nesta relação.

Isto é, coisas foram feitas, barreiras foram ultrapassadas e tudo que conseguimos foi apenas uma nova oportunidade. Desolador?

Não, mesmo porque o sucesso não dependeria apenas das nossas iniciativas. Uma coisa, no entanto, é fato, a predisposição de ir a busca da oportunidade é o que diferencia uma pessoa e levando ao mundo corporativo, um profissional.

Percentualmente, a possibilidade de sucesso pode ser pequena, algumas vezes, até mesmo ínfima, no entanto, e daí?

Quem busca o sucesso de forma proativa, não tem qualquer garantia que o mesmo chegue, no entanto, sabe que esta é a única maneira de se considerar qualquer possibilidade de alcançá-lo.

Nenhum comentário: