quarta-feira 31 2018

7 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade


Chocolate não resolve nada e ainda pode piorar a situação! Saiba o que você pode comer no lugar dele para aliviar uma crise


De repente, você se flagra com aquela sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, mas você não sabe exatamente o que, quando e por quê. Você sente sua respiração mais curta e seu peito apertado, você tem tonturas e pode até sentir náuseas. Pouco tempo depois, você se dá conta do que está acontecendo: uma crise de ansiedade.
Seja porque você está com um problema pessoal ou uma dificuldade no trabalho, a ansiedade não pede licença para atacar – inclusive, ela pode fazer isso sem nenhum motivo aparente. E quem sofre de ansiedade sabe: nessas horas, é comum devorar tudo o que vemos pela frente, principalmente chocolates, frituras e salgadinhos de pacote.
Contudo, esses alimentos não ajudam a combater o nervosismo. Pelo contrário: o açúcar, as gorduras saturadas e os aditivos químicos como os aromatizantes, corantes e conservantes podem até mesmo piorar o quadro.
Por isso, quando bater aquela fome praticamente incontrolável de uma crise de ansiedade, é melhor recorrer a alimentos que ajudam a acalmar os sintomas, como estes 7 listados a seguir:

1. Vegetais de folhas verdes



Além de todas as vitaminas, minerais e fibras que os vegetais de folhas verdes nos oferecem, eles também são alimentos poderosos para combater a ansiedade. A dica é escolher aqueles de folhas verde-escuras, como a couve-manteiga, a rúcula e o agrião, pois eles contêm mais nutrientes benéficos para o nosso sistema nervoso.
A maneira mais comum de consumir esses vegetais é fazer uma bela salada com vários tipos de folhas, mas você também pode escolher um deles para bater no liquidificador com algumas frutas e fazer um delicioso smoothie.

2. Aveia


A aveia é um cereal rico em nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Ela é capaz de aliviar a ansiedade e a irritabilidade, além de aumentar os níveis de energia, nos deixando mais dispostas para enfrentar uma situação estressante. Esse cereal pode ser consumido na forma de mingau ou adicionado a frutas, iogurtes e shakes.

3. Levedura de cerveja


Também conhecido como levedo de cerveja, esse suplemento contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, enxofre, fósforo, magnésio e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A levedura de cerveja pode ser consumida misturada a sucos, iogurtes e outros alimentos, em uma dose recomendada de 1 colher de sopa (10 gramas) ao dia.

4. Manjericão


Esse delicioso tempero superaromático é um supressor natural do sistema nervoso, capaz de acalmar principalmente os sintomas da ansiedade que acometem o estômago, como as dores e a indigestão.
O manjericão pode ser consumido in natura, em molhos ou mesmo adicionado a smoothies ou ao suco verde. Além disso, o óleo essencial feito com essa erva pode ser utilizado para aromatizar o ambiente, dando uma sensação de relaxamento.

5. Nozes


As nozes têm propriedades naturais para combater sintomas da depressão e da ansiedade. Isso acontece porque elas contêm vitaminas do complexo B, que reforçam o sistema nervoso, e também porque elas oferecem ácidos graxos que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar.

6. Banana


A banana é uma fruta rica em carboidratos que fornecem energia, além de oferecer potássio e vitaminas do complexo B, que são elementos benéficos para o sistema nervoso.
Essas frutas são “portáteis” e você pode levá-las para qualquer lugar. Porém, se preferir, você também pode aproveitá-las para consumi-las na forma de smoothies ou até mesmo assadas.

7. Abacate



O abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, minerais e proteínas, o que ajuda nosso organismo a combater qualquer deficiência de nutrientes, permitindo um funcionamento melhor de todos os nossos sistemas, inclusive do sistema nervoso.
Além disso, contém uma grande quantidade gorduras boas, que ajudam a proteger o coração, e também em ômega-3, um ácido graxo que melhora nossas funções cerebrais.
Por fim, o abacate é uma fruta com alto teor de fibras, ou seja, ela confere sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome – e ajudando você a ficar longe do chocolate e de outros lanchinhos calóricos e pouco saudáveis mesmo durante as crises de ansiedade.
Como você pôde ver, não faltam opções de alimentos para nos ajudar a acalmar as tensões sem prejudicar nossa saúde. Porém, em vez de deixá-los apenas para as situações de nervosismo, o melhor a fazer é consumi-los regularmente dentro de uma dieta equilibrada.

Viu o vídeo do 'rato' tomando banho se ensaboando? Saiba o que está por trás


REDAÇÃO - O ESTADO DE S.PAULO

O bichinho é, na verdade, um pacarana - roedor natural da América do Sul
Vídeo de roedor "tomando banho" viralizou na internet. 
Vídeo de roedor "tomando banho" viralizou na internet.  Foto: Cena de vídeo Cutest Rat taking a shower / Rata bañandose ( Full HD )/Youtube


Um vídeo de um rato se ensaboando como se fosse um ser humano fofo viralizou na internet e, agora, explicações sobre a imagem insólita vieram à tona. O bichinho é, na verdade, um pacarna, espécie roedora comum na América do Sul e o que parece ser uma ensaboada é uma tentativa de tirar o shampoo do próprio corpo. 
Especialistas afirmam que os animais roedores não precisam de sabonete porque se limpam com a língua, e o produto pode ser até prejudicial para a saúde do roedor. O pesquisador Tuomas Aivelo, da Universidade de Helsinki, na Finlândia, afirmou ao Gizmodo  que os movimentos do animal são estranhos e que seriam feitos apenas para retirar uma substância do corpo. “Isso [o sabão] deve ter sido um problema para o animal, que queria se livrar do produto", explicou.
E o bichinho do vídeo é diferente de um rato: a cabeça é maior, a posição bipedal lhe é confortável e os membros dianteiros são mais flexíveis. O perfil está sendo associado ao de uma pacarana, animal roedor natural na Amazônia, Colômbia , Equador e Peru, onde o vídeo teria sido filmado. 

sábado 27 2018

5 receitas de chás que vão te ajudar a relaxar e a dormir melhor


O hábito de consumir a bebida antes de ir para a cama pode ser um aliado na luta contra a insônia

Ter uma boa noite de sono é essencial para manter a energia durante o dia, além de ser benéfico para a saúde física e mental, melhorando a qualidade de vida.
Mas deitar na cama e dormir não é uma tarefa assim tão fácil. São muitos pensamentos, às vezes problemas, lembranças, que levam à insônia e, consequentemente, a períodos de sono curtos.
Alguns hábitos podem ajudar nesse momento, como, por exemplo, os chás, que funcionam como remédios naturais quando ingeridos à noite. Veja cinco receitas e faça o teste!

1. Chá de camomila


FOTO: ISTOCK
É um dos chás mais comuns para tratar a insônia. Tem propriedades calmantes que reduzem a ansiedade e o estresse depois de um dia difícil, além de propriedades anti-inflamatórias e digestivas que atuam contra a indigestão.

Ingredientes

  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1/2 colher de sopa de flores secas de camomila (5 g)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Como fazer

Aqueça a água, e assim que ferver, adicione a camomila. Deixe-a na água por 10 minutos e depois adoce com uma colher de mel. Tome cerca de 30 a 40 minutos antes de ir para a cama.

2. Chá de maracujá


FOTO: ISTOCK
O maracujá, também conhecido como flor da paixão (passiflora), tem propriedades que ajudam a acalmar, controlar o estresse e outros desequilíbrios emocionais que podem estar relacionados com distúrbios do sono, além de reduzir a tensão física e mental.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de flores de maracujá secas (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)
  • 1 colher de sopa de mel (25 g)

Como fazer

Adicione as folhas em uma xícara de água fervente, cubra e deixe por 10 minutos. Depois coe e adoce com uma colher de mel. Beba uma xícara antes de ir para a cama.

3. Chá de folhas de limão


FOTO: ISTOCK
O chá de folhas de limão tem sido usado como tratamento para a insônia por ter propriedades ansiolíticas e sedativas, que ajudam a controlar o sistema nervoso e a pegar no sono.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de folhas de de limão (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Ferva um copo de água, adicione as folhas, deixe ficar à temperatura ambiente e beba cerca de 20 a 30 minutos antes de ir para a cama.

4. Chá de lavanda/alfazema


FOTO: ISTOCK
As flores de lavanda são muito usadas na aromaterapia como forma natural de acalmar a ansiedade. Tanto a planta como seus óleos essenciais têm um efeito positivo no sistema nervoso, permitindo que aqueles que normalmente não dormem bem tenham uma boa noite de sono.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de flores de lavanda (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Adicione as flores de lavanda ao copo de água fervente, cubra por 5 minutos. Beba antes de ir para a cama e, se desejar, inspire seu vapor para desfrutar das propriedades aromáticas.

5. Chá de valeriana


FOTO: ISTOCK
Valeriana é uma planta que contém compostos sedativos, ansiolíticos e anti-inflamatórios, que ajudam a relaxar. Por isso, é uma das mais populares para tratar problemas de sono, especialmente os relacionados ao sistema nervoso.

Ingredientes

  • 1/2 colher de sopa de valeriana (5 g)
  • 1 xícara de água (250 ml)

Como fazer

Aqueça um copo de água e, quando ferver, adicione 1/2 colher de sopa de valeriana. Deixe em temperatura ambiente por 5 a 10 minutos. Tome um pouco antes de ir dormir, pois ele provoca sonolência rapidamente.
Além de beber esses chás, outros hábitos também são importantes para uma noite de sono reparadora, como se deitar sempre no mesmo horário e evitar o uso de dispositivos eletrônicos pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

7 alimentos que ajudam a controlar a ansiedade


Chocolate não resolve nada e ainda pode piorar a situação! Saiba o que você pode comer no lugar dele para aliviar uma crise



De repente, você se flagra com aquela sensação de que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, mas você não sabe exatamente o que, quando e por quê. Você sente sua respiração mais curta e seu peito apertado, você tem tonturas e pode até sentir náuseas. Pouco tempo depois, você se dá conta do que está acontecendo: uma crise de ansiedade.
Seja porque você está com um problema pessoal ou uma dificuldade no trabalho, a ansiedade não pede licença para atacar – inclusive, ela pode fazer isso sem nenhum motivo aparente. E quem sofre de ansiedade sabe: nessas horas, é comum devorar tudo o que vemos pela frente, principalmente chocolates, frituras e salgadinhos de pacote.
Contudo, esses alimentos não ajudam a combater o nervosismo. Pelo contrário: o açúcar, as gorduras saturadas e os aditivos químicos como os aromatizantes, corantes e conservantes podem até mesmo piorar o quadro.
Por isso, quando bater aquela fome praticamente incontrolável de uma crise de ansiedade, é melhor recorrer a alimentos que ajudam a acalmar os sintomas, como estes 7 listados a seguir:

1. Vegetais de folhas verdes


Além de todas as vitaminas, minerais e fibras que os vegetais de folhas verdes nos oferecem, eles também são alimentos poderosos para combater a ansiedade. A dica é escolher aqueles de folhas verde-escuras, como a couve-manteiga, a rúcula e o agrião, pois eles contêm mais nutrientes benéficos para o nosso sistema nervoso.
A maneira mais comum de consumir esses vegetais é fazer uma bela salada com vários tipos de folhas, mas você também pode escolher um deles para bater no liquidificador com algumas frutas e fazer um delicioso smoothie.

2. Aveia


A aveia é um cereal rico em nutrientes como fibras, vitaminas, minerais e proteínas. Ela é capaz de aliviar a ansiedade e a irritabilidade, além de aumentar os níveis de energia, nos deixando mais dispostas para enfrentar uma situação estressante. Esse cereal pode ser consumido na forma de mingau ou adicionado a frutas, iogurtes e shakes.

3. Levedura de cerveja


Também conhecido como levedo de cerveja, esse suplemento contém grandes quantidades de vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, enxofre, fósforo, magnésio e zinco, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso.
A levedura de cerveja pode ser consumida misturada a sucos, iogurtes e outros alimentos, em uma dose recomendada de 1 colher de sopa (10 gramas) ao dia.

4. Manjericão


Esse delicioso tempero superaromático é um supressor natural do sistema nervoso, capaz de acalmar principalmente os sintomas da ansiedade que acometem o estômago, como as dores e a indigestão.
O manjericão pode ser consumido in natura, em molhos ou mesmo adicionado a smoothies ou ao suco verde. Além disso, o óleo essencial feito com essa erva pode ser utilizado para aromatizar o ambiente, dando uma sensação de relaxamento.

5. Nozes


As nozes têm propriedades naturais para combater sintomas da depressão e da ansiedade. Isso acontece porque elas contêm vitaminas do complexo B, que reforçam o sistema nervoso, e também porque elas oferecem ácidos graxos que estimulam a produção de serotonina, um neurotransmissor ligado à sensação de bem-estar.

6. Banana


A banana é uma fruta rica em carboidratos que fornecem energia, além de oferecer potássio e vitaminas do complexo B, que são elementos benéficos para o sistema nervoso.
Essas frutas são “portáteis” e você pode levá-las para qualquer lugar. Porém, se preferir, você também pode aproveitá-las para consumi-las na forma de smoothies ou até mesmo assadas.

7. Abacate



O abacate é uma fruta riquíssima em vitaminas, minerais e proteínas, o que ajuda nosso organismo a combater qualquer deficiência de nutrientes, permitindo um funcionamento melhor de todos os nossos sistemas, inclusive do sistema nervoso.
Além disso, contém uma grande quantidade gorduras boas, que ajudam a proteger o coração, e também em ômega-3, um ácido graxo que melhora nossas funções cerebrais.
Por fim, o abacate é uma fruta com alto teor de fibras, ou seja, ela confere sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome – e ajudando você a ficar longe do chocolate e de outros lanchinhos calóricos e pouco saudáveis mesmo durante as crises de ansiedade.
Como você pôde ver, não faltam opções de alimentos para nos ajudar a acalmar as tensões sem prejudicar nossa saúde. Porém, em vez de deixá-los apenas para as situações de nervosismo, o melhor a fazer é consumi-los regularmente dentro de uma dieta equilibrada.

15 Adegas Subterrâneas Inacreditáveis




Se você é apaixonado por vinhos e mora em grandes espaços, que tal investir numa bela adega? Acredite, algumas colocam muitos closets de roupas no chinelo! Outras são verdadeiros bistrôs particulares. E, obviamente, todas elas povoam o imaginário dos enófilos de plantão.
PARAÍSOS SUBTERRÂNEOS
Muitas vezes esse tipo de adega é subterrânea e moldada sob medida para sótãos e garagens. Porém, nada impede que você planeje a sua naquele cômodo improdutivo da casa, que só serve para acumular bagunça.
Infelizmente não tenho espaço disponível para isso, apesar de amar de paixão o meu apezinho aconchegante. Mas nem por isso eu deixo de admirar as adegas maravilhosas com as quais me deparo por aí. Sendo assim, hoje trouxe para vocês 15 viníferas belezinhas:
clasico-bodegaEspaço criado por Ajform Architecture & Interior Design


mediterraneo-bodega
Espaço Criado Por KW Designs 
contemporaneo-bodega
Espaço Criado por Saphire Spaces
clasico-bodega-1
Espaço Criado Por Hill Custom Homes




mediterraneo-bodega-1
Espaço Criado Por Smyth and Smyth
mediterraneo-bodega-4
Espaço Criado Por Eric E Flanders, AIA – Doyle Coffin Architecture
clasico-bodega-5
Espaço Criado Por Abruzzo Kitchen & Bath
clasico-bodega-6
Espaço Criado Por Charles Hilton Architects
mediterraneo-bodega-5
Espaço Criado Por Stockmann Carpentry & Design Corp





rustico-bodega-1
Espaço Criado Por LBGB/LA BELLE GUEULE DE BOIS
mediterraneo-bodega-3
Espaço Criado Por Sesshu Design Associates, Ltd
contemporaneo-bodega-3
Espaço Criado Por Zorzi
industrial-bodega
Espaço Criado Por Michael Wyatt Architect Ltd
clasico-bodega-7
Espaço Criado Por Deborah Leamann 

Um sonho...