sexta-feira 27 2013

Rio de Janeiro - Copacabana terá trânsito totalmente fechado a partir das 22 horas do dia 31

Réveillon

Objetivo da interdição é facilitar a circulação de pedestres e evitar caos na região, que terá situação normalizada para veículos às 5 horas do dia 1º de janeiro

Pâmela Oliveira, do Rio de Janeiro
Queima de fogos e shows levarão 2,3 milhões ao réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro
Queima de fogos e shows levarão 2,3 milhões ao réveillon de Copacabana, no Rio de Janeiro (Andre Lobo/EFE)
A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira o esquema de operação dos órgãos públicos para o réveillon de Copacabana. Os que pretendem participar da concorrida passagem de ano e não estiverem dispostos a caminhar até a orla devem se planejar para chegar cedo. As entradas de Copacabana serão fechadas para veículos particulares, inclusive de moradores, a partir das 18 horas. Às 22 horas, o trânsito no bairro será totalmente bloqueado, o que inclui ônibus e táxis.
O objetivo da interdição, que termina às 5 horas do dia 1º de janeiro – uma hora mais tarde do que no réveillon do ano passado -  é facilitar a circulação de pedestres no bairro e impedir um nó no trânsito.
"O maior desafio do réveillon de Copacabana é a saída das pessoas. A estimativa é que o bairro receba 2,3 milhões de pessoas, que chegam ao longo do dia, mas que saem de forma concentrada, em um período de tempo pequeno em relação ao tempo de chegada. Assim como fizemos no ano passado, queremos evitar que pedestres e veículos disputem o mesmo espaço e que o trânsito pare”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.
De acordo com a prefeitura, o ordenamento do trânsito será realizado por 985 agentes, entre guardas municipais e controladores da CET-Rio, 65 viaturas e 90 motocicletas que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários.
Ônibus - Para sair do bairro, entre meia-noite e 5 horas da manhã, será preciso caminhar até um dos três terminais montados nas proximidades da festa: na Enseada de Botafogo, em Ipanema e na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os ônibus com destino ao Centro e aos bairros da Zona Norte da cidade estarão embarcando passageiros na Enseada de Botafogo, onde será montado o maior terminal. Já os que têm como destino os bairros da Zona Oeste estarão concentrados na Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Os moradores do Grajaú, de São Cristóvão e aqueles que irão para a Central do Brasil deverão embarcar no Corte de Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas.
Outra opção é o metrô, que está vendendo bilhetes com horários marcados para a ida – das 19h às 20h, das 20h às 21h, das 21h às 22h, das 22h às 23h, das 23h às 24h - e para a volta, que podem ser usados entre meia-noite e 5 horas. De acordo com o MetrôRio, mais da metade dos 143 mil cartões (104 mil para ida e volta, 26 mil para ida e 13 mil para a volta) já foram vendidos.
Segurança - De acordo com o comandante do 19º Batalhão de Polícia Militar (Copacabana), tenente-coronel Ronal Santana, 1.522 policiais serão responsáveis pelo policiamento de Copacabana desde as primeiras horas do dia 31 até a evacuação do bairro, no dia 1º de janeiro. Cento e cinquenta policiais estarão posicionados em 30 torres e ajudarão a orientar o trabalho dos PMs na orla. Todo o trabalho será supervisionado pelo comandante do batalhão, que estará em um posto avançado na Avenida Princesa Isabel.
Fogos de artifício - Grande atração da festa, o show pirotécnico deste ano terá duração de 16 minutos e será dividido em seis partes, com desenhos lúdicos inspirados no filme Rio 2, que conta a saga da arara azul Blu na cidade maravilhosa. Antes e depois do show pirotécnico, o público acompanhará apresentações de cantores como Lulu Santos, Nando Reis, Carlinhos Brown e Beth Carvalho, que comandarão a festa em três palcos montados ao longo da orla. Mais de trinta torres de som serão espalhadas por toda a praia, que terá também 300 banheiros químicos, seis postos médicos e 56 UTIs móveis. O evento deve ser encerrado por volta das 3h30 do dia 1º de janeiro.

Nenhum comentário: