terça-feira 01 2013

Conheça oito óleos funcionais que te dão saúde e ajudam a emagrecer


Eles aceleram o metabolismo, dão saciedade e podem até ser usados como hidratantes para a pele


POR MANUELA PAGAN - PUBLICADO EM 15/02/2012

Os óleos funcionais, como o óleo de coco e o óleo de cártamo, têm vantagens que vão além da perda de peso. Aumentar o metabolismo e a saciedade, manter a pele bonita e atenuar os sintomas do TPM são só algumas das ações comprovadas. "Eles passam por uma prensagem a frio, sem solventes e sem refinamento, garantindo que os ácidos graxos - substâncias antioxidantes responsáveis por melhorar a fluidez do sangue e diminuir o colesterol ruim - não sejam perdidos", explica a nutricionista Larissa Marin, especialista em nutrição funcional de São José do Rio Preto (SP).

Apesar de o preço ser um tanto salgado (a garrafinha com 250 ml varia de 25 a 65 reais), o rendimento é muito bom. "Como a ingestão recomendada varia entre duas colheres de chá ou de sopa por dia, cada garrafa dura em média dois meses", explica a nutricionista. Mas lembre-se sempre de ingeri-los em temperatura ambiente, já que o aquecimento pode eliminar alguns nutrientes. O Minha Vida preparou uma lista com os diferentes tipos de óleos para que você escolha o que melhor se encaixa às suas necessidades.  
Óleo de coco - foto: Getty Images
Óleo de coco 

Apesar de não haver longos estudos realizados com esse óleo, ele tem sido cada vez mais recomendado pelos nutricionistas. Segundo os especialistas, essa versão é rica em antioxidantes que apresentam uma série de benefícios para o organismo: prevenção de doenças cardiovasculares, auxílio no emagrecimento, redução das taxas de colesterol, ação antifúngica (auxiliando no tratamento de candidíase e gastrite bacteriana) e fortalecimento da imunidade. Por ser um alimento termogênico, aumenta o gasto energético do organismo e, em consequência, a perda de peso e de medida na cintura. Também promove mais saciedade, por ser uma gordura que aumenta o tempo com que os alimentos passam do estômago para o intestino.

A nutricionista Thais Souza, da rede de lojas Mundo Verde, explica que a gordura dos óleos funcionais é um tipo especial (triglicerídeos de cadeia média), que não tem colesterol e é rapidamente absorvida e transportada para o fígado. Se consumida na dose certa, portanto, não se acumula como gordura corporal.  
Óleo de cártamo 

Extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius L., o óleo de cártamo é rico em antioxidantes e ácidos graxos (ômega-9 e ômega-6). Por se tratar de uma gordura, ele auxilia na redução do apetite, já que promove saciedade. "Pesquisas também mostram que o óleo de cártamo pode estimular a lipólise (quebra da gordura) e a oxidação de gordura (queima da gordura), favorecendo o emagrecimento", acrescenta a nutricionista Thais Souza.

Vale lembrar que o consumo desse e dos outros óleos deve estar sempre associado à prática regular e orientada de atividade física. Quanto ao consumo desses alimentos em cápsulas, a recomendação é de duas cápsulas antes das principais refeições, mas pode haver variações de acordo com o fabricante.  
Óleo de gergelim

De origem oriental, a planta do gergelim tem sementes minúsculas e cheias de propriedades funcionais. "O óleo, por sua vez, é rico em substâncias antioxidantes que protegem o fígado dos processos oxidativos e evita o acúmulo de toxinas e gorduras", explica Larissa Marin. O produto também contém grandes quantidades de vitamina E - que é anti-inflamatória e alivia os sintomas da TPM.
Óleo de abóbora 

O óleo derivado da abóbora é fonte de ômega-6, ômega-9 e vitamina E. Estudos recentes demonstram que ele pode ser utilizado na prevenção de câncer de mama e próstata, já que é rico em beta sitosterol. Para render mais, a nutricionista Larissa dá a dica: misture o óleo ao azeite convencional - o produto vai durar mais! 
Óleo de Linhaça 

A linhaça é uma semente oleaginosa rica em ácidos graxos, que ajudam na redução de triglicerídeos, na regulação da pressão arterial e no combate à inflamação das células de gordura. O óleo dessa semente ainda possui lignanas em sua composição, que são transformadas em substâncias semelhantes aos hormônios estrógenos e, em consequência, levam à redução do colesterol total e do LDL (colesterol ruim) e à regulação da pressão arterial. Os ácidos graxos do óleo de linhaça também estimulam mais a saciedade do que os outros tipos de óleo.  
Óleo de girassol 

Quando obtido por prensagem a frio, o óleo de girassol vira fonte de ácidos graxos (ômega-6 e ômega-9) e vitamina E, nutriente que auxilia na defesa do organismo contra os radicais livres e evita a formação de placas de aterosclerose (doença inflamatória que afeta os vasos sanguíneos). "O óleo também é rico em triptofano, que é um aminoácido precursor do neurotransmissor serotonina, capaz de atuar no controle do sono e do apetite e na melhora do humor e do inchaço", explica a nutricionista Larissa Marin. 
Óleo de amêndoa 

"Esse óleo  é rico em ômega-9 e ômega 6, que garantem um bom funcionamento do sistema cardiovascular", conta Larissa Marin.  Além disso, ele pode ser usado também para aplicar na pele. Isso mesmo! Ele têm as mesmas (e até mais) propriedades que os óleos e cremes hidratantes de aplicação exclusivamente tópica.  
Óleo de macadâmia 

Ótima opção contra o envelhecimento, o óleo de macadâmia contém grande quantidade de ômega-9 e ômega-7, que fazem parte da composição natural da pele, mas diminuem conforme a idade avança. Esse tipo de óleo repõe essa substância perdida pelo organismo e proporciona um aspecto mais jovial ao rosto, podendo ser aplicado topicamente. Ele também auxilia no controle do triglicérides e da glicemia do sangue.  

Óleos de coco e de cártamo aceleram o seu metabolismo


Enquanto o de coco é um excelente antioxidante, o de cártamo promove a saciedade

POR ESPECIALISTA - PUBLICADO EM 24/02/2011
No mundo das dietas, dois produtos estão se tornando os queridinhos por aficcionados em dietas de emagrecimento. Você, provavelmente, já deve ter ouvido falar no óleo de coco e no óleo de cártamo. Muitas pessoas me procuram para saber qual a diferença entre os dois, já que ambos são prescritos para perda de gordura. Conhecendo o benefício de cada um, você saberá usá-los com mais propriedade a seu favor.

O óleo de coco e o óleo de cártamo contêm ômega-9, que é o ácido graxo oleico - o mesmo encontrado no azeite de oliva e no abacate - e que possui propriedade de metabolização da gordura corporal e também do colesterol. Ou seja, os dois óleos realmente fazem o metabolismo de gordura acelerar e, consequentemente, ajudam na queima de gordura corporal.

O fato de fazer efeito, principalmente na área da cintura, se deve também ao ômega-9, pois estudos mostram que esse ácido graxo diminui a produção de cortisol, um dos hormônios responsáveis pela armazenagem de gordura nessa região. Para queima de gordura, sempre indico tomar o óleo 30 minutos antes e 30 minutos depois do exercício, pois a gordura será melhor metabolizada. Deixando um pouco de lado essa questão de emagrecimento, vamos a outros benefícios: 
Para queima de gordura, sempre indico tomar o óleo 30 minutos antes e 30 minutos depois do exercício, pois a gordura será melhor metabolizada.
Óleo de Cártamo 

Rico em ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, o óleo de cártamo tem a propriedade de promover estímulos de saciedade por aumentar a leptina, hormônio resistente em obesos. Ele contém ômega 6, o ácido linoleico, que protege contra o câncer, formação de placas de colesterol nas artérias e diabetes tipo 2. Além disso, acredita-se que este ácido graxo esteja relacionado às alterações corporais promovendo redução de gordura e aumento de massa muscular, podendo estar ligado à redução do tecido adiposo e aumento da lipólise.

No entanto, o ômega 6 está em excesso na nossa dieta, já que grande parte da população consome fontes alimentares desse nutriente. Ingerimos ômega 6 quando comemos carne vermelha, óleo de soja, peixes e sementes oleaginosas. Para o ômega 6 ter esse efeito maravilhoso sobre o nosso organismo, ele precisa estar em equilíbrio com o ômega 3, do contrário, pode favorecer a inflamação subclínica no organismo, podendo desencadear sérios prejuízos à saúde como resistência insulínica, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e, inclusive, a obesidade, pois todas são consideradas doenças inflamatórias.

Portanto, que fique bem claro! Para o óleo de cártamo funcionar de maneira adequada, o organismo precisa estar equilibrado em relação ao ômega-3 e, para isso, é preciso de ajuda de um profissional qualificado. 
Óleo de Coco 

Além do ômega-9, encontramos também o Triglicerídeo de Cadeia Média (TCM), que não é armazenado como forma de gordura por ser facilmente absorvido pelo intestino e, com isso, obriga o organismo a utilizar a gordura acumulada como fonte de energia. Estudos apontam que o TCM ainda tem a capacidade de reduzir os níveis de LDL, balancear os níveis do bom colesterol no sangue (HDL) por apresentar fácil metabolização e baixa capacidade de oxidação.

O óleo de coco é indicado para atletas, pessoas que queiram diminuir a quantidade de gordura corporal e tratar dislipidemias. Por ser rico em vitamina E, mantém as características de óleo sem sofrer oxidação, se tornando um potente antioxidante para o organismo, exercendo fator protetor.

O óleo de coco contém também ácido láurico, ácido graxo de cadeia média que, no corpo humano, se transforma em monolaurina. Encontrado também no leite materno, ele tem a função de exercer forte ação antibacteriana, antiviral e antiprotozoária, combatendo vários micro-organismos maléficos ao ser humando, como Cândida albicans, Citomegalovirus, Clamídia, Estreptococos, Giárdia, Helicobacter pylori, Herpes.

O ácido láurico também possui efeito termogênico, pois acelera o metabolismo, e aumenta a sensação de saciedade, contribuindo para o menor ganho de peso.

Além disso, o coco contém ácido cáprico, que se transforma no organismo em monocaprina, um composto com propriedades antimicrobianas e antivirais. Resumindo, se você quer perder gordura corporal, diminuir seu colesterol e apresenta várias recorrências de candidíase, infecção urinária e micose na pele, está na hora de usar o óleo de coco. 

Faça hoje sete mudanças que melhoram a saúde pela vida toda



Pequenas mudanças na rotina resultam em grandes benefícios para a sua saúde


POR MINHA VIDA - ATUALIZADO EM 05/04/2013


Cuidar da saúde durante a correria do dia-a-dia não é lá uma das tarefas mais simples. Visitas ao médico, exames, vacinas e cuidados especiais, muita vezes, acabam deixados de lado. É ai que o corpo começa a reclamar, e os problemas passam a surgir acompanhados de dores e cansaço excessivo. Claro que os cuidados essenciais não podem ser deixados de lado. Mas pequenas atitudes preservam a saúde, evitando diversos males. Confira a lista que o Minha Vida preparou para você experimentar um gostinho a mais de jovialidade e disposição.
Cigarro - foto: Getty Images
Comece a usar protetor solar 
Muitas pessoas ainda insistem em sair de casa sem o produto responsável por deixar o câncer de pele bem longe e ainda colaborar com a beleza da derme, evitando o envelhecimento precoce. "O protetor é um produto básico e essencial no dia-a-dia de todas as pessoas que se preocupam com a saúde e com a beleza da pele", diz a dermatologista e especialista do site, Bruna Bravo. 
Pare de fumar 
De acordo com Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes são devido ao câncer de pulmão, 25% por doença coronariana, 85% pela doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Precisa de mais motivos para abandonar o vício? 
Troque seus óculos de sol 
O uso de óculos de sol protege os olhos dos raios ultravioleta. "Mas lentes de má qualidade, em vez de proteger, podem causar lesões na retina e até mesmo levar à catarata, por isso a importância de estar sempre atento a qualidade do óculos que você está usando", alerta o oftalmologista e especialista do MinhaVida Virgilio Centurion. Que tal optar por um modelo novo? Para isso, conte com a ajuda de um especialista e prefira modelos com selos de certificação de qualidade. 
Abaixe o som do mp3 
O fone em volume muito alto, pode levar até mesmo surdez. E de acordo com Mariene Terume Umeoka Hidaka, diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, os sintomas começam com um simples zumbido. "A perda da audição é gradativa. No início pode aparecer um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até a perda auditiva. Para não ter que chegar à perda de audição, o mais indicado é ouvir músicas no nível de pressão sonora considerada adequada pelos especialistas: volume médio que não seja prejudicial à audição" explica. 
Durma bem 
Uma boa noite de sono é sinal de um dia repleto de energia. Se você não está conseguindo dormir bem, é preciso descobrir onde está o problema. Só a cura vai garantir dias longe do cansaço. "A insônia causa, no mínimo, irritação e indisposição. Ela se dá por causa das preocupações diárias, problemas psicológicos ou pelo ronco em função de alguma obstrução da via aérea superior ou apnéia", explica Rogério Silva, biólogo pós-doutorando da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do departamento de Psico-Biologia da Unifesp. 
Guarde o salto alto para ocasiões especiais 
O uso constante de salto sugere problemas para saúde e causa fortes dores nas costas e nas pernas. "As dores na região lombar da coluna e nas pernas, decorrentes do encurtamento da musculatura posterior desta região, são, na grande maioria das vezes, causadas pelo uso excessivo de salto alto. Por isso minha dica é deixá-los apenas para as datas especiais", ensina o fisiologista Pedro Rizzi de Oliveira, da Clínica Luisa Catoiraa Pedro Rizzi. 
Faça exercícios físicos 
Os exercícios físicos garantem uma vida muito mais saudável. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade muito maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente", afirma o clínico Daniel Kopiler, especializado em Medicina do Exercício. E não podemos esquecer que as atividades físicas também deixam seu corpo muito mais bonito e atraente. 

http://msn.minhavida.com.br/saude/galerias/4869-faca-hoje-sete-mudancas-que-melhoram-a-saude-pela-vida-toda

Entenda por que a autoestima interfere tanto na sua vida


Saiba os motivos que tornam o amor próprio uma ferramenta de sobrevivência

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 21/03/2011
Gostar de si mesmo, acreditar no seu potencial e confiar na sua capacidade e se respeitar são elementos básicos da definição de autoestima. Pela lista é possível ter uma pequena noção da importância dela. No entanto, seu poder é ainda maior. Acredite: a autoestima é um dos principais recursos do ser humano para viver bem. Basicamente, ela determina a maneira como as pessoas se relacionam com o mundo, encaram os desafios da rotina diária e se protegem ou se expõem em situações que exigem controle emocional.

De acordo com a psicóloga Doralice Lima, a autoestima desempenha um papel fundamental na convivência familiar, no trabalho, no grupo de amigos e em equipes. "O movimento do mundo acontece porque pessoas que acreditam nelas mesmas compartilham ideias. Esses indivíduos têm autoconfiança, um fator que pode atrair e entusiasmar a sociedade e promover mudanças", explica. 
Entenda por que a autoestima interfere tanto na sua vida
Como desenvolver a autoestima 
A boa notícia é que a autoestima pode ser desenvolvida e aperfeiçoada ao longo da vida. Naturalmente, seu grau pode ser ainda mais elevado se for estimulada desde cedo, ainda na infância. Porém, o fator não é determinante, segundo Doralice. "Para ter e manter a autoestima em alta não basta olhar só para si. A visão do que está em volta da sua realidade, ou seja, da sociedade, é muito importante. Se a visão é negativa e pessimista, certamente a impressão que você terá de si mesmo será ruim. E o ser humano tem capacidade para incorporar esta visão ao longo do tempo", diz a profissional.

Da mesma forma que a autoestima pode ser adquirida aos poucos, a longo prazo, é importante ressaltar que ela é variável e nem sempre anda em compasso. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, conduzidas pela Universidade de Dakota do Norte, ela se alterna em elevada e baixa, dependendo de um contexto ou situação.
Entenda por que a autoestima interfere tanto na sua vida
Uma pessoa bem sucedida e resolvida na profissão, por exemplo, pode ter uma vida pessoal caótica por causa de insegurança.

O levamento norte-americano indica que por causa desta variação, aumentar a autoestima é um processo que precisa ser canalizado de forma coerente. Se o problema está no trabalho, o ser humano deve canalizar o aumento da autoestima para situações daquela realidade e não para a estética, por exemplo.

Melhorar a autoestima requer um mergulho profundo dentro de si mesmo. De acordo com especialistas, fazer uma avaliação do próprio comportamento e convicções, questioná-los e descartar aquilo que não traz harmonia para a vida é o primeiro passo para aumentá-la.
Segundo Doralice, a tarefa não é das mais difíceis, mas exige um trabalho contínuo para modificar e romper padrões comportamentais que, às vezes, foram usados por quase uma vida inteira. "Celebrar as conquistas, fazer exercícios, manter o foco nos aspectos positivos da vida e examinar o passado e perceber os erros e acertos são formas de aumentar a autoestima e dar mais sentido à existência", aponta.

Livros sobre tema não faltam, relembra a psicóloga. De acordo com a profissional, até uma simples leitura nos manuais de autoajuda são positivos, pois sinaliza que o indivíduo está tentando, de alguma forma, ser mais feliz consigo mesmo

Conheça os exames para entrar bem na terceira-idade


Densitometria óssea e colonoscopia são essenciais a partir dos 50 anos


O aumento da população idosa é uma realidade também aqui no Brasil: nos últimos 30 anos a expectativa de vida do brasileiro passou de 62 para 73 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. No Dia do Idoso (01 de outubro), o grande desafio é entender como envelhecer de forma saudável, mantendo corpo e mente ativos. Nesse cenário, é importante estar atento às doenças que têm como um dos principais fatores de risco a idade - e nada melhor do que iniciar os exames de rastreamento na faixa etária recomendada, ou então continuar fazendo aqueles que, se já eram importantes antes, passam a ter atenção redobrada após a meia-idade. Confira essa lista e não se esqueça: na dúvida sobre qualquer alteração no seu corpo ou sintoma diferente, pergunte ao seu médico!

Hemograma

O conhecido exame de sangue ajuda o médico a identificar diversos aspectos da sua saúde ? principalmente os males do coração, que são mais incidentes a partir dos 50 anos de idade. "É com esse exame rápido e simples que o médico consegue avaliar índices importantes como o colesterol (tanto o LDL, o colesterol ruim, quanto o HDL, conhecido como bom colesterol) e o perfil lipídico, que revela se há ou não risco para aterosclerose, AVC ou hipertensão arterial", explica o geriatra Clóvis Cechinel, do laboratório Pasteur, em Brasília.

TSH

 A incidência de hipotireoidismo aumenta com o passar da idade, principalmente nas mulheres. Isso porque na fase da menopausa é muito comum a mulher sofrer da tireoidite de Hashimoto ou tireoidite crônica, doença autoimune em que o corpo produz anticorpos que atacam a tireoide, fazendo deste distúrbio a principal causa do hipotireoidismo. "Durante o climatério, período em que as doenças autoimunes são mais frequentes, é possível que o metabolismo de hormônios, como estrógeno, esteja produzindo fatores desencadeantes para doenças autoimunes, entre as quais a doença de Hashimoto", afirma a geriatra Silvia Prado, da equipe do Lar Sant'Ana. Dessa forma, o exame de TSH é importante para verificar se há alguma alteração significativa no funcionamento da tireoide que precise de tratamento.

Densitometria óssea

O exame de densitometria óssea é usado para medir a densidade de nossos ossos, ou a massa óssea. "Ele usa um aparelho especial de raio-x, e é o melhor exame para controlar a evolução da osteoporose e de seu tratamento", diz o geriatra Clóvis. O controle com o exame geralmente é anual, mas a frequência pode mudar conforme orientação. "A densitometria avalia o grau da osteoporose e acusa a probabilidade de fraturas", lembra. Por isso mesmo que é um exame de extrema importância a partir dos 50 anos, uma vez que nossos ossos crescem somente até os 20 anos e sua densidade aumenta até os 35 anos, começando a perder-se progressivamente a partir disso. 

Colonoscopia

O câncer de cólon e reto tem, entre os principais fatores de risco, a idade. O consumo de álcool, o tabagismo e uma dieta pobre em fibras e rica em gordura são outros fatores de risco para esse tipo de câncer. O exame consegue identificar alterações da mucosa do intestino que podem evoluir para um câncer e o tratamento dessas alterações já reduz o risco da doença. A colonoscopia deve começar a ser feita a partir dos 50 anos de idade para pessoas sem histórico familiar da doença. Aqueles que possuem fatores de risco devem incluir o exame na rotina após os 40 anos ou 10 anos antes da idade do caso mais precoce na família. "A colonoscopia também pode ser indicada em investigação de dores abdominais, alteração do hábito intestinal, hemorragias pelo ânus, diarreias e outras queixas relacionadas", explica a especialista. Se os exames forem normais, devem ser repetidos a cada cinco ou dez anos. Já o resultado alterado deve ser repetido conforme orientação do médico. 

Raio-X de tórax

Essencial para quem é fumante, o raio-x de tórax é importante para avaliar o estado dos pulmões após os 50 anos. "Apesar do câncer de pulmão não ser o mais prevalente, é um tipo de câncer mais agressivo", afirma a pneumologista Sandra Aparecida Ribeiro, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisilogia (SBPT). Por isso, se o indivíduo é ou foi fumante, deve visitar um pneumologista anualmente para detecção desse problema ? após a meia-idade esse exame se torna mais importante, uma vez que quanto mais tempo de exposição ao cigarro, maiores os riscos. A visita ao pneumologista também deve acontecer sempre que a pessoa for vítima de gripes ou resfriados. Sintomas como uma tosse que demora a se curar não podem ser ignorados. "O risco de o problema evoluir para uma pneumonia é maior e pode levar o paciente à morte". Outro cuidado fundamental é tomar as vacinas contra infecções respiratórias (gripe e pneumonia, por exemplo) disponíveis para pessoas de mais idade em postos públicos. 

Eletrocardiograma

O sistema cardiovascular sofre diversas modificações com o decorrer da idade, que culminam com o comprometimento da função cardíaca. "Ocorrem alterações estruturais no coração, nas válvulas cardíacas e nas paredes das artérias", explica a geriatra Silvia. Tais modificações acarretam em diminuição da reserva funcional, limitando o desempenho cardiovascular durante as atividades físicas e em outras situações de grande demanda. Por isso, recomenda-se uma visita anual ao médico a partir dos 40 ou 50 anos, que fará uma análise clínica do paciente, avaliando se ele apresenta fatores de risco como obesidade e gordura abdominal - além de solicitar o ecocardiograma e medir a pressão arterial. O eletrocardiograma é um exame que mede a frequência cardíaca e suas oscilações se a pessoa está em atividade intensa ou repouso. Isso ajuda o médico a encontrar alterações, como insuficiência cardíaca, arritmias e outras cardiopatias. Junto do eletrocardiograma, é importante manter as medidas de pressão arterial uma vez ao ano, mesmo para quem não sofre de hipertensão, ajudando na prevenção e tratamento da doença.

Exame de toque retal e PSA

A partir dos 45 ou 50 anos, todo homem deve marcar uma consulta com um urologista anualmente, pois o risco de um câncer de próstata ser diagnosticado nessa idade aumenta. A investigação correta para a doença é feita com uma história clínica completa, dosagem de PSA, toque retal e ultrassom de próstata por via retal. "O PSA é uma proteína que a próstata normal pode produzir e o tumor de próstata produz em quantidade muito maior", explica o geriatra Clóvis. Esses exames devem ser feitos sempre e em conjunto, pois o toque retal nem sempre pode detectar um câncer que apresenta dosagem de PSA, assim como de 24 a 40% dos tumores não apresentam altas dosagens da proteína PSA, não sendo detectados pelo exame - mas podem ser pelo toque. "O exame de toque retal também nos dá informações adicionais sobre a próstata, mesmo que não relacionado à doença maligna, como a hiperplasia prostática benigna." Além disso, o exame de toque também possibilita encontrar pólipos e fazer retirada de pele para biópsia.

Papanicolau e mamografia

A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama - e as mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas da doença. "Isso porque a exposição ao hormônio estrógeno (principal causador dos tumores) está no auge com a chegada dessa idade", explica a geriatra Silvia. A partir dos 50 anos, particularmente, os riscos entram em uma curva ascendente. Para mulheres que não tem histórico familiar e são assintomáticas, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos. Já para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, a mamografia deve começar a ser feita 10 anos antes do caso mais precoce entre as parentas que tiveram a doença. Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos.

Juntamente com a mamografia, o exame de Papanicolau precisa continuar a ser feito mesmo após os 50 anos - independente da vida da mulher continuar sendo ativa ou não. Segundo os especialistas, esse exame deve fazer parte da lista até os 70 anos. "É preciso ficar claro que algumas infecções independem disso e que esse é um exame importante", ressalta o geriatra Clóvis.

Dosagens de vitamina D, cálcio e PTH

Juntamente com a densitometria óssea, o exame para detectar deficiências de vitamina D (25-hidroxi vitamina D) e cálcio no sangue e ossos é essencial para o acompanhamento do risco de osteoporose a partir da meia-idade. "Quando os níveis de vitamina D estão abaixo do normal, é sinal de que a associação do cálcio nos ossos está ineficiente - já que a vitamina é responsável por essa ligação", afirma o geriatra Clóvis. Além disso, também pode ser pedido um exame de PTH - que indicam as quantidades do hormônio da paratireoide no seu organismo. Isso porque, explica o especialista, o PTH está relacionado com a absorção de cálcio e vitamina D pelo intestino e rins. Dessa forma, altos níveis de PTH no sangue indicam que o cálcio pode não estar sendo utilizado como deveria para o fortalecimento dos ossos, pois não consegue se ligar a eles, e o corpo precisa produzir mais PTH para descartar esses minerais circulantes no sangue. "Exames positivos para deficiência de vitamina D e cálcio, em conjunto alguma alta dosagem de PTH, são bem suspeitos para acompanhamento de uma futura osteoporose e podem indicar a necessidade de suplementação vitamínica", ressalta Clóvis.

Ureia e creatinina

Também é importante que ele possa verificar a creatinina, para averiguar as funções do rim - uma vez que quanto maiores são os níveis de creatinina, menos eficiente está o rim. "A creatinina serve de suporte para fazer o cálculo da taxa de quanto o rim consegue filtrar das impurezas que estão passando ali", conta o geriatra Clóvis. Com o passar da idade esse valor vai subindo gradativamente, e a função renal também vai diminuindo como um reflexo do envelhecimento - resta saber se esses níveis não resultarão em uma insuficiência renal mais grave. Esse acompanhamento é ainda mais importante para pacientes com diabetes e hipertensão, já que essas condições elevam o risco de complicações renais. "A dosagem da creatinina é muito importante, pois ela pode aumentar de forma assintomática, servindo de alerta para a possibilidade de uma doença renal."

Glicemia de jejum

O risco de diabetes tipo 2 aumenta consideravelmente a partir dos 45 anos, principalmente por conta do aumento dos fatores de risco, como obesidade - por isso, pessoas que tem histórico familiar da doença e não fazem esse exame com frequência devem considerar incluir a dosagem na lista de exames anuais a partir desse período. Portadores de diabetes tipo 1 fazem o exame de glicemia de jejum com maior frequência, pois precisam saber os níveis de glicose para ajustar a dose de insulina a ser aplicada - nesse caso o exame é feito em jejum ou então antes da próxima aplicação, usando um aparelho chamado glicosímetro. Portadores de diabetes tipo 2 em uso de medicação oral e eventualmente insulina fazem o exame com uma frequência menor, geralmente durante a consulta médica.  

Exames oftalmológicos

 Após os 50 anos, doenças como a catarata e o glaucoma têm maior incidência, daí a necessidade de uma visita anual ao oftalmologista. "Grande parte das doenças dos olhos são irreversíveis, então identificar o problema precocemente pode eliminar a necessidade de cirurgias", afirma o oftalmologista Marco Antonio Alves, diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. O especialista lembra ainda que é possível identificar outras doenças silenciosas, como o diabetes e a hipertensão, apenas por meio de exames oculares. "E mesmo quem já sabe que é portador dessas doenças pode melhorar o controle clínico delas em uma consulta oftalmológica", complementa. 

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça

Por Redação, Purepeople

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça


Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Eduardo Paes foi um dos primeiros a chegar na cerimônia e cumprimentou a viúva de Claudio Cavalcanti

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Paulo Gracindo Jr e Cassia Kis Magro se emocionam durante velório de Claudio Cavalcanti

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

O ator Jayme Periard conforta a viúva de Cavalcanti durante cerimônia de velório e cremação

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Presidente da Suipa leva animais abandonados para se despediram de Claudio Cavalcanti, que era um protetor dos animais, ao lado da esposa, Maria Lúcia Frota
Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Os atores Paulo Gracindo Jr, Jayme Periard e Cassia Kis Magro estiveram presentes no velório de Claudio Cavalcanti

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Emocionados, Cassia Kis Magro e Paulo Gracindo Jr se confortam durante velório

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Cassia Kis Magro homenageia o amigo Claudio Cavalcanti: 'Estou me sentindo honrada de estar aqui. A maior e mais bonita referência que tenho dele é a ausência de vaidade'

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Paulo Gracindo Jr se emociona durante homenagem ao amigo

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Jayme Periard também chorou durante homenagem a Claudio Cavalcanti

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

'Era uma grande figura, um grande ator, um ser humano especial. A gente da prefeitura perde um super-auxiliar, um supersecretário', disse Eduaro Pes sobre Claudio Cavalcanti no velório do artista

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Coroas de flores foram enviadas por amigos e familiares para o velório de Claudio Cavalcanti

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Claudio Cavalcanti morreu na tarde deste domingo, 29 de setembro de 2013. O último trabalho dele foi na segunda temporada de 'Sessão de Terapia', série do GNT dirigida por Selton Mello

Corpo do ator Claudio Cavalcanti é velado no Rio; cremação será nesta terça - 1 (© AGNews, Léo Marinho)

Claudio Cavalcanti viveu o personagem Jerônimo, na novela 'Irmãos Coragem'

O corpo do ator Claudio Cavalvanti está sendo velado no Cemitério Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, desde o começo da manhã desta terça-feira (1°). Ele, que também era secretário municipal de Defesa dos Animais, morreu na tarde do último domingo (29) devido a complicações cardíacas após se submeter a uma cirurgia na coluna cervical. O corpo do ator será cremado no início da tarde, por volta das 13h.
Cassia Kis Magro esteve presente na cerimônia e prestou homenageou o amigo: 'Estou me sentindo honrada de estar aqui. A maior e mais bonita referência que tenho dele é a ausência de vaidade'. A atriz se ajoelhou e chorou muito ao lado do ator Paulo Gracindo Jr, que esteve ao lado da família durante todo o processo de internação de Claudio Cavalcanti, que começou no dia 16. O ator Jayme Periard também ficou muito emocionado durante as homanagens.
O prefeito Eduardo Paes esteve presente na cerimônia e exaltou a participação de Claudio Cavalcanti na vida da cidade. 'Era uma grande figura, um grande ator, um ser humano especial. A gente da prefeitura perde um super-auxiliar, um supersecretário. O Claudio, sem abandonar a sua dimensão artista, conseguiu caminhar para a vida pública, ser vereador, ser deputado e brigar pelas coisas. É uma perda grande para a cidade, para o Brasil, mas o Claudio vai estar olhando pela gente', afirmou Eduardo Paes. Uma fã do artista levou um galo, chamado Paquito Fred, para o velório, em homanagem ao ator.
A presidente da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa), Isabel Cristina Nascimento, afirmou, durante a cerimônia, que irá levar animais abandonados para se despedirem de Cláudio Cavalcanti.
'Os animais não humanos, os 'irracionais', são considerados objetos de direito. Por isso não podem entrar em determinados lugares públicos. Por que não começar a quebrar paradigmas hoje e trazer animais para se despedirem dele? Vamos trazer alguns cachorros abandonados e colocar perto do caixão. O gerente (do cemitério) deve estar colocando gelo na cabeça de nervoso', disse a presidente do órgão.
Isabel Cristina Nascimento, conhecida como Bebel da Suipa, lamentou a morte do ator: 'O Cláudio saiu de cena muito cedo. Mas a vida nos prega peças. Em compensação, ele fez muitas leis favoráveis aos animais, como a que proíbe o extermínio de animais, a que é contra o uso de animais em pesquisas de laboratório e a do controle populacional, que criou centros cirúrgicos populares, que fazem castrações gratuitas. Ele também brigava para acabar com a escravidão dos cavalos na Ilha de Paquetá'. A viúva de Cavalcanti, Maria Lúcia Frota, comentou a presença dos animais do velório: 'Vocês podem ter certeza que é a melhor homenagem que o Claudio poderia ter. Ele está aqui dentro, rindo.
Claudio estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, desde o último dia 16. Seu último trabalho na TV foi na segunda temporada da série 'Sessão de Terapia', dirigido por Selton Mello, que estreia no próximo dia 7. De acordo com o site do programa, o artista se submeteu a uma cirurgia por conta da falência de uma vértebra na última terça-feira (24). Ele estava sedado desde então e aguardando a estabilização do quadro.
Segundo o cardiologista e genro do artista, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico, que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.
Em recente entrevista ao site do GNT, Claudio Cavalcanti afirmou que interpretar Otavio, em 'Sessão de Terapia' era um sonho realizado. 'Recebo convites, mas nem sempre tenho tempo. Mas esse papel é o sonho de qualquer ator! Eu merecia esse papel. Não posso trair a minha história', vibrou Claudio Cavalcanti, que entre os grandes personagens que viveu estão Jerônimo, da novela 'Irmãos Coragem', e Padre Albano, em 'Roque Santeiro'. 'Se eu dissesse 'não' eu seria louco. E burro!', afirmou o ator.



Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual

Por Kelsey Campbell-Dollaghan, Gizmodo
Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual

Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)
Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)

Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)
Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)

Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)

Explore o mundo pré-histórico através da realidade virtual - 1 (© Reprodução)


Para a maioria dos estudantes de história, “explorar o passado” significa vasculhar montanhas de dados. Mas o arqueólogo digital Marcus Abbott quer que os primórdios da civilização humana sejam facilmente acessíveis para qualquer pessoa com interessa em explorá-la – ao menos, em uma simulação digital dos tempos antigos. E qual foi seu primeiro ambiente de realidade virtual pré-histórica criado? Um local espiritual da Idade do Bronze nos pântanos da Ânglia Oriental.
Abbott é um arqueólogo profissional que vive no Reino Unido, especializado em levar tecnologia contemporânea para explorar as centenas de sítios arqueológicos do país. Como consultor da empresa britânica Arc Heritage, ele usa scanners 3D, LIDAR e modelagem 3D para descobrir novas informações sobre sítios que já foram bastante explorados. Em 2012, ele ajudou na descoberta de novas evidências sobre o Stonehenge usando varredura laser, que revelou desenhos anteriormente desconhecidos gravados sobre a superfície das famosas pedras do local. E um dos trabalhos mais recentes foi em Flag Fen, a tal área religiosa que virou seu primeiro ambiente virtual.
Ele precisou de algumas centenas de horas para recriar o cenário e as instalações ao redor de Flag Fen, que foi povoada há milênios por britânicos que deram um significado espiritual misterioso ao local. Na época, o terreno era mais alagadiço. Por isso, Abbott se baseou em dados de pesquisa paleo-ambientais para modelar uma simulação aproximada. Ele também adicionou casas redondas, plataformas de madeira, trilhas, cercas e outras estruturas, tudo isso a partir de relatos arqueológicos para garantir a precisão histórica.
Então quando poderemos acessar este mundo pré-histórico digitalizado? Este é o próximo desafio. “Atualmente o mundo 3D reside em um disco rígido e está inacessível”, ele explicou ao Gizmodo via email. “Acredito que o próximo passo lógico é encontrar uma forma de tornar essa realidade virtual disponível publicamente e é esse o objetivo geral do projeto.”
Recentemente o arqueólogo iniciou uma campanha no Kickstarter – em busca de uma modesta quantia de £800 – e atingiu o objetivo no começo do mês. Agora, ele vai usar o dinheiro para transformar seu modelo 3G em algo que seja público, gratuito e facilmente acessível – a plataforma exata ainda precisa ser determinada.
Atualmente, Abbott está criando um roteiro para guiar os exploradores virtuais por Flag Fen, mas os visitantes também poderão explorar os pântanos da maneira que desejarem. Ele também está conceituando outros detalhes do produto final, incluindo uma linha do tempo para ajudar usuários a escolherem entre diferentes épocas. O áudio é outro problema. Ele pretende criar um som ambiente arqueologicamente preciso que adicionaria mais uma camada visceral ao cenário.
Se o projeto for bem sucedido, ele vai ser ramificado para outros lugares – e até mesmo permitir que viajemos entre eles para ver as disparidades entre os assentamentos. “Nós temos a arte conceitual para um projeto ao norte de Fenlands”, ele diz. “Se conseguirmos o financiamento para isso, podemos nos mover dos monumentos de madeira de Fens para um cenário onde esses monumentos sejam feitos de pedra, o que seria uma ótima mudança cultural".
É fascinante imaginar a mudança cronológica através desses sítios pré-históricos – nada diz exatamente qual condomínio ou estacionamento ocupa esses cenários atualmente. Por enquanto, aprecie essas renderizações publicadas por Abbott, ou sobrevoe a sua criação neste site: http://www.marcusabbott.org/Marcus_Abbott/Fen_VR.html. 
http://tecnologia.br.msn.com/fotos/explore-o-mundo-pr%C3%A9-hist%C3%B3rico-atrav%C3%A9s-da-realidade-virtual

The Doors - Touch Me (Live)