quinta-feira 23 2015

As principais notícias do planeta Dilma Rousseff


Dilma caiEstou de volta, após ter de resolver um monte de coisas. Eis o resumo das notícias sobre o que Dilma Rousseff e seus comparsas fizeram com o país durante a minha ausência:
1) 240 mil postos de trabalho formais foram fechados neste ano, segundo o IBGE. O desemprego subiu para 6,9%, a maior taxa para junho em cinco anos.
2) 298 mil demissões ocorreram no setor de serviços e comércio em junho, nas seis principais regiões metropolitanas. O maior número desde 2002.
3) “A Votorantim Cimentos, que no ano passado faturou 12,9 bilhões de reais, resolveu fechar temporariamente sua fábrica de cimento em Ribeirão Preto (SP). Com a decisão, mandou embora 128 funcionários”, exemplificou a coluna Radar.
4) A inflação já supera os dois dígitos em Curitiba e no Rio de Janeiro em doze meses. Alta de preços é de 10,73% e 10,04% pelo IPCA-15, as duas maiores do país.
5) O dólar subiu ainda mais e encostou em 3,30 reais após o anúncio do governo sobre a redução da meta fiscal (que prometia não reduzir) e de um novo contingenciamento de gastos. A bolsa de valores fechou em queda de 2,18%, aos 49.806 pontos.
6) Fernando Rodrigues, no UOL: Ministro da Fazenda “Joaquim Levy e equipe cometeram barbeiragem de 58 bilhões de reais”. Este foi o valor do rombo nas previsões das contas públicas neste ano de 2015 entre “receitas a menos” e “despesas a mais”.
7) A agência Austin Rating, maior empresa nacional de classificação de risco, rebaixou a nota de crédito de longo prazo do Brasil em moeda estrangeira de “BBB-” para “BB+”. Com isso, o país perde o grau de investimento pelos parâmetros desta escala. “O rebaixamento do rating está fundamentado na acentuada e contínua piora dos resultados das contas públicas, com destaque para o baixo nível de superávit primário, que é incapaz de reduzir ou neutralizar o avanço do endividamento público”, diz a agência.
8) Relator no TCU (Tribunal de Contas da União) das contas do governo Dilma Rousseff de 2014, incluindo as chamadas “pedaladas fiscais”, o ministro Augusto Nardes foi visitar os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, para “pedir urgência na votação das contas de ex-presidentes”, assim como pediu urgência para a análise dos documentos encaminhados pelo Executivo ao tribunal. A foto do alegre momento da entrega da defesa do governo pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, é tão indecente quanto o que Adams disse em seguida para blindar a chefinha contra o impeachment: “São as contas governamentais. Não cabe responsabilizar Dilma”. Ou seja: Dilma é a presidente-fantasma que não responde nem sobre o seu próprio governo.
TCU
Já ouviu a da mandioca?
A propósito: O Globo descobriu que o escritório de Tiago Cedraz foi contratado por 1,58 milhão de reais(!) para defender a Itaipu Binacional junto a diferentes Cortes, entre as quais o TCU presidido pelo papai de Tiaguinho, Aroldo Cedraz. Junto com o também ministro Raimundo Carreiro, Aroldo fez pressão para que a Itaipu passasse a ser fiscalizada pelo TCU, de modo que a permanência de ambos no tribunal é, também, tão indecente quanto a foto acima.
9) A Folha revelou o conteúdo de uma mensagem de celular enviada pelo dono da UTC, Ricardo Pessoa, ao ex-diretor financeiro da empreiteira, Walmir Pinheiro, em 29 de julho de 2014, que trata da doação à campanha de Dilma:
“Estive com Edinho [Silva]. A pessoa que você tem que ligar é Manoel Araujo [hoje chefe de gabinete do petista]. Acertado 2,5 [milhões de reais, a serem pagos no] dia 5/8 (até) e 2,5 [milhões de reais] até 30/8. Ligue para ele que está esperando. O problema é bem maior. Me de resposta. Edinho já passou os dados. Abs”.
Depois dos pagamentos, Sobrinho acertou com Pessoa o repasse de outros 5 milhões para o caixa eleitoral de Dilma. Pessoa entregou metade do valor pedido e se comprometeu a pagar a parcela restante depois das eleições. Não cumpriu o prometido porque foi preso antes, como VEJA já havia revelado.
10) O Ministério Público Federal pediu a condenação do ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, e do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eles são acusados de recebimento de propina em dois contratos de navios-sonda, sendo 15 milhões de dólares para Cerveró, que já negocia delação premiada e pode complicar ainda mais o PT e o PMDB. No mesmo pedido, o MP recomenda a condenação do executivo Julio Camargo – o mesmo que acusou Eduardo Cunha de ter pedido 5 milhões – e do doleiro Alberto Youssef, mas, como ambos celebraram acordos de delação, devem receber benefícios judiciais.
11) A coluna Painel, da Folha, informa: “Na volta do recesso, a CPI da Petrobras foi instruída a votar todos os requerimentos que estão na gaveta. As convocações dos ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Edinho Silva (Secom) são dadas como certas pela cúpula da comissão. Na mesma leva estão os depoimentos dos ex-ministros Antonio Palocci e José Dirceu. Na avaliação de setores do governo, será uma missão quase impossível barrar a articulação costurada para constranger o Palácio do Planalto e o PT.”
12) O TRF negou mais um pedido de habeas corpus preventivo de José Dirceu. Resta saber se ele vai preso ou ainda solto à CPI.
Já Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, e Marcelo Odebrecht pediram habeas corpus ao STJ. Resta saber se o STJ terá o mínimo de decência como o TRF.
13) As mensagens de Marcelo Odebrecht analisadas pela Polícia Federal citam os nomes de Mercadante (PT-SP) e do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli como contatos políticos da empreiteira nas negociações. Dizia Marcelo:
“Quanto a Petrobras precisamos saber quem é que decide este assunto e a estratégia para influenciá-lo. No que tange a influenciar temos vários caminhos (mais ou menos eficazes), mas precisamos ter cuidado com a reação de Estrela [Guilherme Estrela, ex-diretor da Petrobras] e equipe a esta pressão, pois uma coisa é influenciar na construção de uma solução desde o início, outra é pressão para reverter uma decisão tomada. Junto ao Estrela vejo importante a conversa de vocês (importante saber também feedback conversa Mercadante – me acionem se não conseguir obter do Luiz Elias). Posso também pedir a Mercadante um reforço. Por fim tem o próprio Gabrielli como ultima tentativa, que poderia fazer. Ele não gosta da gente (Suzano, Quattor, sondas), mas a tese é boa e talvez quem sabe?”
14) O juiz Sérgio Moro estendeu até segunda-feira o prazo dado à Odebrecht para que os advogados da construtora expliquem as anotações “perturbadoras” de Marcelo (e possam reinventar o dicionário com verbetes mirabolantes).
15) O Financial Times publicou uma reportagem com o título “Recessão e corrupção: a podridão crescente no Brasil”. O principal diário de economia e finanças da Grã-Bretanha diz, conforme resumo da BBC, que “incompetência, arrogância e corrupção quebraram a magia” do país, que poderá enfrentar “tempos mais difíceis”. O jornal cita também a investigação do Ministério Público sobre a suspeita de tráfico de influência de Lula e o rompimento de Eduardo Cunha com o governo após ter sido citado por um delator na investigação da Petrobras. “Até agora, políticos em Brasília tem preferido que Dilma siga no poder e assuma os problemas do país. Mas este cálculo pode mudar para tentarem salvar a própria pele”, diz o Financial Times.
16) Felipe Miranda, da Empiricus: A “presidente está completamente isolada. Não tem apoio popular, não encontra respaldo na base aliada e muito menos na oposição. Diante disso, só resta um caminho possível à presidente: se agarrar ao único dos lados em que ainda teria algum trânsito. Uma reconciliação com a base aliada e a guinada à esquerda” [conforme este blog disse que lhe seria a última opção]. “Voltar-se novamente aos interesses e à agenda de quem a elegeu, colocando a culpa em Levy e em sua política neoliberal.” Diz Eduardo Giannetti: “Aí, meus caros, apertem os cintos. Vamos enveredar para uma crise financeira logo no inicio do segundo mandato, porque o mercado financeiro vai perceber rapidamente que o Brasil não se sustenta. Eu realmente temo que essa possibilidade aconteça.”
17) A Nasa descobriu um planeta similar ao nosso, em potencial zona habitável. O Kepler-452b, chamado pelos cientistas de “primo distante”, é 60% maior e tem boa chance de ser rochoso. Ele demora 385 dias para dar uma volta completa ao redor de sua estrela, a Kepler-452, que está a 1.400 anos-luz de distância da Terra. Ainda não se sabe se o planeta recém-descoberto já foi aparelhado pelo PT. De qualquer modo, há lugares mais próximos para quem quiser fugir do planeta Dilma Rousseff.
Planetas
Felipe Moura Brasil ⎯ http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil

Desespero: Lula ataca Sergio Moro por meio de Wadih Damous e exige cumplicidade de Paes. Ai de ti, prefeito!

Montagem Lula Moro
Moro e Lula
Escalado por Lula para atacar o juiz Sergio Moro e a Operação Lava Jato, como informou a coluna Radar no início de abril, Wadih Damous, ex-presidente da OAB do Rio de Janeiro, já está cumprindo sua missão.
Veja o que ele falou no patético encontro “Jornada pela Democracia” do último domingo, no qual também acusou os manifestantes anti-Dilma de sonegação de impostos:
Wadih-Damous-2
Wadih Damous
1) “É muito preocupante faixas saudando o juiz Sérgio Moro. Nós não podemos deixar o combate à corrupção ser uma bandeira da direita, até porque é mentira. Aliás, estava lá uma grande maioria de sonegadores.”
(Alô, manifestantes! Que tal um processo contra Damous?)
2) “Está se formando uma República de Curitiba. Esse juiz está agindo em todo o território nacional, se tiver jurisdição para isso. Esses procuradores, a grande maioria não tem nem 30 anos de idade. Agora posam de intocáveis nas primeiras páginas de jornais. E resolveram governar o país. Esse esquema de elementos golpistas, ele é integrado pela mídia, pelo Congresso, mas é integrado também por elementos do Poder Judiciário, comandado pelo ministro Gilmar Mendes.”
Pior: a pedido de Lula, segundo O Globo, o PT do Rio de Janeiro pressiona o prefeito Eduardo Paes a abrigar um deputado do partido em seu secretariado para abrir caminho para Damous, que é suplente na Câmara.
A intenção, claro, é que o deputado possa defender o PT dos escândalos de corrupção.
Ai de ti, prefeito!
Se pressionado é um poeta, como afirmei, desafio-o a vir a público afirmar que não será cúmplice do desespero de Lula e do seu golpe contra a operação que lava a jato a alma do país.

Mordidas de gato podem ser fatais — e não é por causa da raiva


Estudo demonstra que 'Pasterella multocia', bactéria presente na boca de 90% dos felinos, causa doenças graves em humanos

Gato
Especialistas alertam que toda mordida de gato deve ser tratada em um pronto-socorro(Thinkstock/VEJA)
A raiva e a toxoplasmose são enfermidades conhecidas que podem ser transmitidas de gatos a humanos. Mas uma terceira merece atenção: a doença da mordida do gato. Causada pela bactériaPasteurella multocida, encontrada na saliva de quase 90% dos felinos, a infecção precisa ser tratada com antibióticos. Em casos extremos, ela pode ser fatal.
CONHEÇA A PESQUISA
Onde foi divulgada: Journal of Hand Surgery
Quem fez: Nikola Babovic, Cenk Cayci e Brian T. Carlsen
Instituição: Clínica Mayo, nos Estados Unidos
Dados de amostragem: 193 pacientes com mordidas de gatos
Resultado: Mordidas de gato na mão podem levar a infecções sérias, que exigem internação, causadas pela bactéria Pasteurella multocida
Um estudo feito por uma equipe de pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, e publicado na edição de fevereiro do Journal of Hand Surgery (JHS), acompanhou 193 pacientes que chegaram ao pronto-socorro com mordidas de felinos entre 2009 e 2011. Trinta por cento deles foram hospitalizados e permaneceram no hospital por três dias. A outra parte foi tratada com antibióticos. No total, oito desses pacientes tiveram de passar por mais de uma cirurgia na mão. As complicações envolviam problemas de circulação e até perda parcial da mobilidade.
A causa da maior parte das infecções foi a bactéria Pasteurella multocida, normalmente tratada com amoxicilina. "Vermelhidão, inchaço, dor e dificuldades para mover a mão são sinais de que pode existir uma infecção e é preciso buscar tratamento", afirma Brian T. Carlsen, principal autor do estudo e cirurgião na Clínica Mayo. "A mordida de gato penetra facilmente na pele. As bactérias se multiplicam rapidamente e a cirurgia é normalmente necessária".
As mordidas dos bichanos correspondem a cerca de 15% das tratadas em hospitais nos Estados Unidos - e elas carregam mais Pasteurella que a dos cachorros. A bactéria, que faz parte da flora presente na boca de cães e gatos em todo o mundo, não provoca nenhum tipo de doença para eles. E também não causam problemas quando entram em contato com a pele humana por meio das lambidas. Mas, se penetram no corpo humano - com mordidas ou, mais raramente, arranhaduras - podem causar infecções na pele, no tecido subcutâneo e até no músculo. Sem tratamento, pode levar a complicações como necrose da pele, osteomielite (infecção dos ossos), pneumonia ou até septicemia, conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por infecção.
Dentadas fatais - Alexandre Barbosa, professor de infectologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Botucatu), adverte: "Toda mordida de animal, sem exceção, deve ser tratada em um pronto-socorro", diz. "Elas podem causar infecções fatais. Os casos não tratados são graves e podem levar à morte. Mesmo sem sinais claros de infecção é necessário o acompanhamento médico e o tratamento com antibióticos, como a amoxilina", diz o especialista. Barbosa lembra que, além da Pasteurella, é também necessária a prevenção contra raiva (que pode estar presente no organismo de felinos se, eventualmente, ele tiver contato com animais como morcegos) e contra bactérias presentes em nossa pele, que, por meio da mordida, têm acesso ao sangue. "As mordidas são ainda mais agressivas em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido, como idosos ou pessoas tratadas com imunossupressores", afirma.
Arranhões - Além das dentadas, Barbosa alerta para a doença conhecida como da "arranhadura" do gato, causada por bactérias do gênero Bartonella. Ela está presente nas unhas do bichano e pode causar infecção dos gânglios linfáticos. É menos agressiva, pois essas bactérias se multiplicam lentamente, mas pode provocar inchaço e febre. "É comum atendermos casos graves de infecções de pele por negligência. Por isso, é bom ficar atento a arranhões e mordidas de animais e sempre procurar um hospital", diz Barbosa.

Brigitte Bardot denuncia plano de extermínio de gatos na Austrália


O país pretende matar 2 milhões de felinos nos próximos cinco anos para proteger espécies selvagens

A ex-atriz Brigitte Bardot acaricia um gato no abrigo animal "La Mare Auzou" pertencente à sua fundação, na cidade de Saint-Aubain-Le-Guichard, na França
A atriz Brigitte Bardot, conhecida por proteger os animais, escreveu uma carta ao ministro do Meio Ambiente australiano criticando o plano do país de assassinar os gatos(Mehdi Fedouach/AFP)
A atriz francesa Brigitte Bardot enviou uma carta ao governo australiano pedindo que o país desista do plano de matar 2 milhões de gatos nos próximos cinco anos.
Este plano é um "escândalo", escreveu Bardot na mensagem dirigida ao ministro do Meio Ambiente da Austrália, Greg Hunt. "Matar dois milhões de gatos em uma população estimada de 20 milhões é uma vergonha."
Na última semana, Hunt anunciou um plano para exterminar parte dos gatos do país, que são considerados uma ameaça à vida selvagem. De acordo com estudos australianos, das 29 espécies de mamíferos extintas nos últimos 200 anos, 28 desapareceram por causa dos gatos, principalmente os que vivem em bandos na rua.
A atriz propõe que, em vez de matar os gatos, sejam utilizados recursos para uma campanha de esterilização em grande escala. "Os gatos operados defendem seu território, mas não podem se reproduzir", escreveu a atriz francesa.
Predador felino - Segundo números do ministério australiano, os gatos são responsáveis pelo desaparecimento de 10% das espécies registradas na Austrália desde a chegada dos colonos europeus, há dois séculos. As estimativas mostram que os felinos matam 75 milhões de animais silvestres do país todos os dias. Os mais ameaçados pelos pequenos predadores são os pássaros, como periquitos e papagaios.
Os felinos "representam um verdadeiro tsunami de violência e de morte para as espécies da Austrália", declarou recentemente o ministro do Meio Ambiente.
O governo federal vai usar iscas com veneno e criou um aplicativo chamado FeralCatScan, para que os habitantes avisem as autoridades sobre regiões com grande número de gatos.

Francesc miralles

Filho de uma costureira e de uma administração iluminada, nasceu em Barcelona em 27 de agosto de 1968. Depois de passar oito anos em uma escola de padres Ribera -beside Palau ele música-, freqüentou a escola entre ALMI e academia faltando IES MONTSERRAT.
Apesar de sua má ficha tem que se juntar a faculdade de Jornalismo da UAB, raça esquerda após quatro meses. Naquele mesmo ano ele começou a trabalhar como garçom em LES Puces o Bairro Gótico, um taberna Montsio rua onde ele aprendeu a tocar piano.
Autónoma novamente no ano seguinte ele começou a carreira de Inglês, que combinam com empregos precários para professores de línguas. Depois de cinco anos de negligência, ele estagnou no terceiro anos de carreira e voltou a cair fora.
Ele atacou a partir de 17 anos para o viajante febre, decidiu deixar tudo para percorrer o mundo. Um conjunto de coincidências levou-o a viver na Croácia e Eslovénia durante as guerras, vicissitudes que se relacionam muitos anos mais tarde em seu livro CAFÈ Balcanic.
De volta a Barcelona, ​​ele reenganchó à vida acadêmica como um estudante de Estudos Alemães em Central. Ele completou a prova, fez uma editores de pós-graduação. Sua entrada no mundo editorial já tinha começado um ano antes, como um tradutor de livros em alemão e inglês sobre espiritualidade e terapias alternativas.
Imediatamente depois que ele foi contratado como editor de um selo auto-ajuda. Lá, ele levou várias coleções, além de escrever todos os tipos de obras sob um pseudônimo. Eram 13 meses cheio de incidentes que ganhou pelos militares que não tinha, e refletiria mais tarde em Barcelona Blues, seu primeiro romance em castelhano.
Depois de deixar o editor, ele nunca prometeu trabalhar dentro de uma empresa. Ele decidiu tentar a sua sorte com um romance para jovens adultos, um haicai por Alice, que ganhou o prêmio de Grande Angular 2001/02. Desde então, tem, basicamente, virou-se para a escrita, além de exercer conselheiro literário para diferentes editores e agentes.
Dentro do gênero juventude, publicou o mágico QUINTA, contra o pano de fundo de magia sutil, ALISON Blix e AROHA disso CADERNO ao drama teen Retrum, traduzido para oito línguas e conectado com a subseqüente esquecimento trilogia através do pálido uma tribo urbana de inspiração gótica.
Quanto à narrativa dos adultos, no Outono de 2009 recebeu, juntamente com Alex Rovira, o Prêmio Torrevieja por seu romance A resposta final. Este mesmo amigo foi co-autor e publicou O LABIRINTO DA FELICIDADE, um coração cheio de estrelas e Forest of Wisdom, traduzido em mais de 12 idiomas.
Um número semelhante de línguas foi traduzido o romance OS MELHORES DO MUNDO ESTÁ AQUI, escrito com cuidado Santos.
De sua narrativa adulto sozinho, enfatiza a melancolia ESTAVA AQUI DESEJO romance onde o amor e mistério se entrelaçam. Ele inclui experiências com sua banda Hotel Guru e cena artística de Astrolabi l', um bar com concertos ao vivo de Gracia.
AMOR EM PEQUENAS, e traduzido em 20 línguas, este saltará seus então oito anos mais tarde, com Wabi-Sabi, um romance sobre a beleza da imperfeição e do efêmero.
Depois de uma pausa Nikosia com sua banda, que já lançou quatro álbuns, agora combina literatura e jornalismo, escreve mensalmente no País Semanal e Mentesana, entre outros publications- com o seu trabalho como um sherpa literária.

O Sal da Terra-BETO GUEDES



Governo reduz meta fiscal e anuncia corte de R$ 8,6 bilhões

Meta passará de 1,1% para 0,15% do PIB, com aumento da previsão de gastos em 11,4 bilhões de reais este ano

Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, falam sobre a redução da meta de superávit primário deste ano, durante coletiva no ministério da Fazenda - 22/07/2015
Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, falam sobre a redução da meta de superávit primário deste ano, durante coletiva no ministério da Fazenda - 22/07/2015(Charles Sholl/Futura Press/Folhapress)
O governo federal anunciou nesta quarta-feira a realização de um corte adicional de 8,6 bilhões de reais no Orçamento de 2015. O Ministério da Fazenda também confirmou que vai propor ao Congresso uma redução severa da meta de superávit primário, que é a economia feita pelo governo para o pagamento dos juros da dívida, de 1,1% do Produto Interno Bruto (66, 3 bilhões de reais) para 0,15% (8,7 bilhões de reais). A queda da receita, segundo o ministro Joaquim Levy, virá acompanhada de aumento da previsão de gastos de 11,4 bilhões de reais. Daí a necessidade, segundo ele, de redução da meta. No início do ano, o governo anunciou um contingenciamento de despesas de 69 bilhões de reais.
Levy afirmou que a receita tem ficado abaixo do previsto - fato já apontado por economistas desde o segundo trimestre. A receita líquida prevista para 2015 recuou 46,7 bilhões de reais, quase 0,9% do PIB, para 1,11 trilhão de reais, enquanto a previsão de gasto aumentou os 11,4 bilhões anunciados nesta quarta. "O objetivo é diminuir a incerteza da economia. Ao informarmos a meta que nós consideramos alcançável, adequada, segura diante do cenário que vivemos, nós damos uma informação importante para a economia ", disse Levy, ao fazer o anúncio. Ele estava acompanhado do ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, que vem articulando junto ao Congresso a redução da meta fiscal.
Segundo o ministro, os cortes serão feitos em despesas discricionárias, ou seja, não obrigatórias, enquanto o aumento das projeções de gastos se deve, sobretudo, a repasses ao abono salarial, seguro desemprego e seguro defeso. O detalhamento dos cortes será feito até o próximo dia 30, por decreto, e deve atingir investimentos e gastos de custeio de todos os ministérios.
O ministro explicou que a elevação de gastos é decorrente das mudanças feitas pelo Congresso Nacional nas Medidas Provisórias do ajuste fiscal enviadas pelo Executivo no primeiro trimestre. Ao redigir o relatório de programação orçamentária do trimestre passado, o governo considerava que o ajuste seria aprovado tal como previa o texto original. Como foram feitas modificações nesses itens, o ministro explicou que a projeção de gastos teve de ser revista. Também houve elevação nas projeções de despesas com segurança pública e defesa civil.
Levy afirmou ainda que a redução nas projeções de receita ainda não reproduz efeitos do ajuste fiscal. Segundo ele, trata-se de comportamento contracionista da economia (empresas e consumidores). O governo também anunciou redução da meta fiscal de 2016 e 2017 para, respectivamente, 0,7% e 1,3% do PIB. O objetivo anterior para cada um dos próximos dois anos era de 2% do PIB, porcentual que agora só deverá ser alcançado em 2018. Já o PIB deve recuar 1,5% este ano, mas voltará a crescer em 2016, ainda que pouco: 0,5%.
O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que poderá abater da meta fiscal deste ano até 26,4 bilhões de reais - expediente bastante usado no governo anterior para maquiar o cumprimento da meta. Contudo, diz o ministro, as razões são distintas. Ocorre que o governo fez sua projeção de arrecadação levando em conta as novas medidas anunciadas nas últimas semanas para incrementar a entrada de dinheiro nos cofres públicos, como a recuperação de débitos de empresas em atraso e a regularização de ativos no exterior. Contudo, caso as medidas provisórias não sejam aprovadas pelo Congresso, o ministro esclareceu que não pestanejará em abater os valores da meta deste ano. Na prática, se o governo fizer o abatimento, o país terá registrado déficit primário em 2015.
Quadro fiscal - Em 12 meses até maio, último dado disponível, o setor público brasileiro (governo central, Estados, municípios e estatais) acumulou déficit primário equivalente a 0,68% do Produto Interno Bruto (PIB).
O ministro Levy resistiu inicialmente a reduzir a meta por temer que enviaria o sinal errado aos mercados sobre o compromisso do governo com o ajuste fiscal. Levy disse na terça-feira que uma redução da meta não significaria o fim do ajuste. Pela maior parte da década passada o país registrou superávits primários acima de 3% do PIB à medida que controles de gastos mais rígidos e a bonança das commodities enchiam os cofres públicos.
Isso começou a mudar com a crise mundial de 2008/09, e no primeiro mandato da presidente Dilma foram concedidos bilhões de reais em isenções fiscais em uma tentativa fracassada de reanimar a economia estagnada.
Desde sua reeleição em outubro, Dilma adotou políticas mais amigáveis ao mercado e prometeu reequilibrar as contas públicas para evitar que o país perca o cobiçado grau de investimento. No entanto, a forte queda na arrecadação tributária causada pela desaceleração econômica acabou com as esperanças do governo de atingir sua meta original.
A atual expectativa dos economistas semanalmente ouvidos pelo Banco Central na pesquisa Focus é de que o Produto Interno Bruto (PIB) encolha 1,70% neste ano e cresça apenas 0,33% em 2016. Há projeções bem mais pessimistas, como a do Itaú, que vê contração da atividade de 2,2% este ano e de 0,2% no próximo.

The Doors - Touch Me (Live)