sábado 05 2013

FAO recomenda insetos para combater a fome

Nutrição

Segundo organização, além de "deliciosos", insetos são abundantes, nutritivos e a produção deles, de baixo custo

Insetos: Para a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, insetos podem ajudar a combater a fome
Insetos: Para a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, insetos podem ajudar a combater a fome(Remy Gabalda/AFP)
A FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, lançou nesta segunda-feira um programa que orienta as pessoas a comer insetos como forma de combater a fome e promover a segurança alimentar. O programa também tem como objetivo incentivar a criação em larga escala de insetos — alimento, segundo a FAO, rico em nutrientes, de baixo custo, ecológico e “delicioso”.
De acordo com a FAO, dois bilhões de pessoas em culturas da África, Ásia e América Latina — quase um terço da população mundial — já consomem insetos, mas o potencial de consumo é muito maior. "Essas pessoas comem insetos pois são deliciosos e nutritivos. Nossa mensagem é: coma insetos, eles são abundantes e uma rica fonte de proteínas e minerais", disse Eva Ursula Müller, diretora do Departamento de Política Econômica Florestal da FAO durante a apresentação do projeto, em Roma.
Os trilhões de insetos, que se reproduzem sem parar na terra, no ar e na água, "apresentam maiores taxas de crescimento e um baixo impacto sobre o meio ambiente durante todo o seu ciclo de vida", disseram os especialistas da FAO. De acordo com seus cálculos, cerca de 900 espécies de insetos são comestíveis.
Segundo a FAO, são necessários 2 quilos de ração para produzir 1 quilo de insetos — muito menos do que o exigido pelo gado, por exemplo, que requer 8 quilos de alimento para produzir apenas 1 quilo de carne. Além disso, a criação de insetos é simples, já pode ser feita a partir de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, e também a partir de compostos e estrume. Outro benefício de comer insetos é que eles "são nutritivos, com um elevado teor de proteínas, gorduras e minerais" e "podem ser consumidos inteiros ou em pó e incorporados em outros alimentos", informou a organização em comunicado.
Para alimentar — Os insetos também são usados para garantir a nutrição dos animais, complementando muitas vezes outros recursos, como soja e farinha de peixe. De acordo com a FAO, "até 2050, mais de nove bilhões de pessoas vão precisar ser alimentadas, assim como os bilhões de animais criados a cada ano" para atender diversas necessidades, em um momento em que "a poluição do solo e da água devido à produção intensiva de animais de pastoreio levam a degradação das florestas". Abaixo uma lista de insetos comestíveis:

Besouro

Os besouros, ou os coleópteros, são os principais insetos comestíveis do mundo.

Borboleta

As borboletas fazem parte da ordem dos lepidópteros, que também inclui mariposas.

Mariposa

Como as borboletas, fazem parte da ordem dos lepidópteros.

Abelha

O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.

Vespa

O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.

Formiga

O inseto faz parte da ordem dos himenópteros, um dos maiores grupos dentre os insetos.

Gafanhoto

O gafanhoto é um ortóptero, assim como o grilo.

Grilo

O grilo também é um ortóptero.

Cupim

Os cupins são isópteros.

Percevejo

O inseto faz parte da ordem dos hemípteros.

Cigarra

As cigarras são insetos homópteros.
Fonte: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)
(Com agência France-Presse)

Ração à base de insetos é alternativa no combate à fome

Inovação

A empresa americana EnviroFlight transforma larvas de mosca em ração para animais que são criados para o consumo humano

Juliana Santos
Black soldier fly: as larvas desta mosca são utilizadas para produzir a chamada "refeição de insetos", que serve de alimento para porcos, peixes e camarões
Black soldier fly: as larvas desta mosca são utilizadas para produzir a chamada "refeição de insetos", que serve de alimento para porcos, peixes e camarões - Divulgação
Insetos são alimentos ricos em proteínas e minerais, de baixo custo, abundantes e — há quem garanta — até mesmo deliciosos. Em agosto deste ano, a Organização das Nações Unidas(ONU) lançou um programa incentivando o consumo e a criação desses animais. Segundo o órgão, esse seria um caminho eficaz de combate à fome. Mas só a ideia de mordiscar um grilo causa repulsa em muita gente, principalmente nos países do Ocidente. Para o engenheiro americano Glen Courtright, no entanto, é possível usar os insetos como arma contra a fome mundial, sem que seja necessário modificar o cardápio alimentar. Courtright é o idealizador de um projeto que produz ração para peixes, camarões e porcos usando larvas de mosca como ingrediente primário — e, de quebra, ainda ajuda a reduzir o volume de sobras industriais.
Para reinventar a utilidade dos insetos, o americano criou a EnviroFlight, uma empresa localizada em Ohio, nos Estados Unidos, que produz e vende o que eles chamam de “insect meal” (“refeição de insetos”, em tradução livre). O produto é feito com larvas desidratadas de uma mosca chamada black soldier flight (algo como “mosca soldado negra”, de nome científicoHermetia illucens). Em linhas gerais, a cadeia de produção é bastante simples: as larvas comem resíduos industriais e, quando “prontas”, viram ração de animais que são criados para o consumo humano — como peixes e porcos.
Reaproveitamento — As moscas black soldiers foram escolhidas para a empreitada porque suas larvas são numerosas, grandes e ricas em gordura e proteína. “Elas também são ótimas para recuperar o que normalmente desperdiçamos ou que valem muito pouco economicamente”, diz Courtright, em entrevista ao site de VEJA. Entre o que é usado para alimentar as larvas estão pequenos pedaços de frango que sobram de indústrias que fazem nuggets, sobras de fábricas de pães e biscoitos, e da produção de etanol — que, no caso dos Estados Unidos, é feito com milho. São utilizadas também sobras do processamento do peixe, como cabeça, rabo, pele e vísceras, e gordura e carboidratos que sobram da produção de cerveja.
Depois de passarem um tempo engordando, as larvas são jogadas em água ou vapor muito quente – para uma morte rápida – e vão para um forno industrial. Quando saem do forno, onde são desidratadas, elas são misturadas com ingredientes como soja, milho, vitaminas e mineiras, e se transformam em ração para animais, principalmente porcos e peixes. Essa “refeição de insetos” substitui alguns alimentos como vísceras de vacas, que costumam ser usados nas rações.  “É mais limpo e tem mais proteínas”, diz Courtright.
Projeto — A proposta da EnviroFlight surgiu de uma preocupação tanto com a quantidade de lixo produzida no mundo quanto com o abastecimento de alimentos. “Dentro de 20 anos, a situação pode estar insustentável. Não que isso fosse acontecer no Brasil ou nos Estados Unidos, porque são dois países com agricultura forte. O problema vai ser maior na África e na Ásia”, afirma Courtright.
Atualmente, a empresa produz cerca de uma tonelada de “refeição de insetos” a cada dois dias. A meta é chegar a 1.000 toneladas por ano, mantendo um preço competitivo com os outros tipos de produtos utilizados para a alimentação de animais, como a farinha de peixe — feita com vísceras, cabeças, espinhas e restos do processamento do peixe.
A Enviroflight está se preparando para produzir em larga escala. Dentre os planos para um futuro, está um projeto de implantação na Europa e outros nos Estados Unidos. Porém, antes disso, é necessária a provação do FDA, órgão americano responsável pelo controle de alimentos e produtos medicinais. Até o momento, o produto só é comercializado com aprovações estaduais, e sob a classificação de “Genericamente reconhecido como seguro”. “O ponto principal é que não estamos usando restos estragados, mas restos de produção de alimentos”, diz Courtright.
Glen Courtright
Presidente da EnviroFlight

Como o senhor teve a ideia de criar a EnviroFlight?
Essa ideia surgiu há cerca de oito anos. Ela evoluiu de um projeto de desenvolver biodiesel. Eu e meus colegas estávamos construindo um sistema de biodiesel em Ohio e percebemos que seria difícil conseguir matéria-prima, os óleos necessários para produzir uma quantidade significativa de combustível sem subsídios do governo. Então cancelamos a iniciativa do biodiesel, demos um passo para trás e tentamos descobrir o que produz óleo na natureza em concentrações maiores por hectare, em comparação com grãos de soja ou canola ou gordura animal, e percebemos que os insetos possuem muito óleo. Então começamos essa venture há cinco anos. Depois de um tempo nisso, percebemos que era mais importante produzir alimento do que combustível. Então mudamos a nossa abordagem para trabalhar com as sobras da produção de alimento. Depois de quatro anos a Enviroflight está com uma produção comercial.
Quando o senhor acredita que teríamos um problema real na produção de alimentos e acomodação das sobras?
Acho que daqui 20 anos isso seria insuportável. Não acho que isso aconteceria no Brasil ou nos Estados Unidos, porque ambos são muito fortes na agricultura, mas o problema maior vai ser a África e a Ásia. Estamos começando um projeto em janeiro com o Quênia, em conjunto com a ONU. Vamos começar a ter pesquisadores do Quênia na nossa empresa, com objetivo de recuperar o desperdício de comida da economia do país. Acreditamos que a África pode, realmente, usar essa tecnologia.
O quão viável é esse projeto no momento?
Muito. Estamos nos preparando para começar a produção comercial em larga escala. Temos a tecnologia e nosso sistema é muito sofisticado, pode ser colocado em qualquer lugar do mundo e funciona sete dias por semana.

César Maia: Por que Dilma-2014 vai perder a eleição!


"Dilma até chega no segundo turno, mas qualquer um dos candidatos que passe para o segundo turno, a vencerá, provavelmente com facilidade. Quem duvidar que teste em pesquisa trabalhando cenários e não o passado" (Charge: Simanca)
“Dilma até chega no segundo turno, mas qualquer um dos candidatos que passe para o segundo turno a vencerá, provavelmente com facilidade. Quem duvidar que teste em pesquisa trabalhando cenários e não o passado” (Charge: Simanca)
Publicado no boletim do Ex-Blog de Cesar Maia*
POR QUE DILMA-2014 VAI PERDER A ELEIÇÃO!
…O ponto de inflexão agora é que, depois de 4 anos, Dilma não tem mais como vestir-se de Lula.
Sendo ela um quadro político urbano de esquerda, firmou essa imagem, que procura aprofundar.
Por isso vende tanto uma postura anti-ianque no episódio daespionagem.
Reforça a imagem do ex-PT …
1. O mensalão-2005 produziu mudanças importantes no PT e em Lula.
O partido que vinha sendo dirigido pela esquerda – dita revolucionária – passou a ser dirigido pelos sindicalistas da CUT que, por estarem dentro das multinacionais, são sistêmicos. As medidas adotadas pós-crise de 2008 mostram isso.
Lula também mudou. Despiu-se do macacão de líder sindical, colocou o chapéu de palha de migrante nordestino e passou a usar uma comunicação religiosa, com o povo como entidade.
O PT eleitoral deixou de ser um partido urbano universitário-sindical e passou a ser o partido do interior pobre, especialmente do Nordeste.
2. Qualquer mapa georreferenciado mostra isso. Nem Lula em 2006, nem Dilma na garupa de Lula em 2010, se elegeriam sem o interior pobre somado à periferia social urbana.
Mas numa democracia de público, o personagem é decisivo num processo eleitoral. Nesse sentido, ele deve representar, em sua coreografia, o eleitor que dá base à sua vitória.
3. Em 2010 Lula foi o candidato disfarçado de Dilma, a ponto de pesquisas identificarem percepções do eleitor que Dilma era a esposa de Lula.
A democracia de bens de consumo e o crescimento do PIB pintaram o cenário eleitoral.
4. O ponto de inflexão agora é que, depois de 4 anos, Dilma não tem mais como vestir-se de Lula.
Sendo ela um quadro político urbano de esquerda, firmou essa imagem, que procura aprofundar. Por isso vende tanto uma postura anti-ianque no episódio da espionagem.
Reforça a imagem do ex-PT e do ex-Lula, exatamente onde o PT e Lula não têm mais hegemonia eleitoral. Reforça o passado.
5. As pesquisas atuais [sobre intenção de voto], uma vez georreferenciadas, mostram que os 35% de Dilma ainda sobrevivem pelas regiões do PT e de Lula pós-mensalão-2005.
Mas assim mesmo numa curva declinante.
Lula e, depois, Lula e Dilma, tiveram no primeiro turno 43% dos votos (2002, 2006, 2010).
Esses 35% de intenções de voto [apontados pelas pesquisas] um ano antes da eleição, sem que os adversários tenham sua visibilidade, com uma economia trôpega e com uma imagem outra vez urbana. serão seu teto numa campanha eleitoral.
6. Mas ainda darão para chegar – mancando – no segundo turno. E – uma vez aí – qualquer um dos candidatos que passe para o segundo turno a vencerá, provavelmente com facilidade.
Quem duvidar que teste em pesquisa trabalhando cenários — e não o passado.
*Cesar Maia é vereador (DEM) no Rio de Janeiro e foi por três vezes prefeito da cidade

FOTOS tocantes: os bichos e as pessoas — uma relação tão delicada


Laços assim são tesouros
Laços assim são importantes
Por Rita de Sousa
Quando precisamos de companhia, eles sabem! Quando estamos tristes, eles ficam do nosso lado, nos consolam. Estão sempre prontos a brincar, e se precisar nos ajudam do jeito que puderem.
Acima de tudo, nos dedicam um amor fácil, gostoso, verdadeiro, que não pede nada em troca.
O carinho e a amizade entre um grande número de pessoas mundo afora e diferentes bichos de estimação é um forte contraponto à crueldade e aos maus tratos impostos aos animais por inúmeras atividades humanas.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

FOTOS E ALGUNS GIFS ANIMADOS: Vida de bicho, as amizades (im)possíveis


Sono embalado: o carinho do gato para o amigo cão
Além de muito engraçados, inteligentes e espertos, esses bichinhos deviam mesmo era nos inspirar: viver como cães e gatos, deve ser a mensagem aqui! Ou como cães e cavalos, cães e pintinhos, gatos e cavalos, cães e carneiros, gatos e porquinhos ou gatos e passarinhos.
Não importa a espécie, não importa a raça, o que vale é a graça, o companheirismo, a cumplicidade.
Essas fotos e gifs animados foram uma indicação do amigo e leitor do blog Fernando Portela.
As imagens falam por si. Nem precisam de legendas.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

The Doors - Touch Me (Live)