segunda-feira 24 2012

Romanticos - Vander Lee

Nikola Tesla (1856-1943) – Austria




Nikola Tesla
  

 (1856 - 1943)

Nikola Tesla nasceu na Croácia (embora fosse de ascendência servia), região que era parte, na época, do Império Austro-Húngaro. Estudou na Universidade Técnica da Áustria e posteriormente na Universidade de Praga.
Em 1885, tendo emigrado para os Estados Unidos, Tesla patenteou suas invenções: dínamo de corrente alternada, transformador e motores, estabelecendo seu próprio laboratório. Daí por diante Tesla, que era uma pessoa muito dinâmica, teve oportunidade de desenvolver várias outras invenções, entre elas a bobina de Tesla, um barco guiado por controle remoto e outros dispositivos controlados à distância.
(Tesla lendo calmamente sob as centelhas que saltam
de dispositivo construído por ele mesmo)
Tesla chegou a trabalhar com Edison, mas romperam relações porque o inventor norte-americano deixou de lhe pagar o prometido por um certo invento. Além disso, entre os dois se estabeleceria uma contenda que ficaria conhecida na época como a "guerra das correntes". Ela se originou de um problema prático já então conhecido: como transportar energia elétrica sem grandes perdas nos condutores.
Descobriu-se que essas perdas eram menores quando se utilizavam altas tensões, e Tesla criou os transformadores necessários para elevar e novamente diminuir a tensão elétrica. Como esses dispositivos só funcionavam eficientemente com corrente alternada, Tesla também criou geradores para produzir esse tipo de corrente. 
(Exposição dos equipamentos de Tesla na feira mundial de Chicago)
Edison, por sua vez, defendia vigorosamente o uso da corrente contínua. O conflito se acirrou quando Tesla obteve apoio do industrial George Westinghouse e chegou ao ápice quando o estado de Nova York optou por implantar sua rede elétrica usando a solução mais prática, que era a da corrente alternada.
Em 1912, chegou-se a pensar em dividir o Prêmio Nobel de Física entre Tesla e Edison, mas Tesla se recusou terminantemente a isso, e o prêmio acabou sendo dado a outro pesquisador.

www.saladefisica.cjb.net



Nikola Tesla (1856-1943) – Austria
Talvez um dos inventores mais importantes da história por sua contribuição ao desenvolvimento da indústria elétrica (a ele devemos o primeiro uso prático da corrente alternada). A lista de inventos (gerador elétrico de CA, motor de indução, etc.) e idéias que gerou em vida contrasta diametralmente com suas excentricidades. Nunca teve um lar fixo, pois preferia viver em quartos de hotel onde tinha demandas bastante peculiares: tinha um estranho caso de “trifilia”, uma marcada obsessão de pedir diariamente toalhas (Toalhas? Será que ele tinha o Guia?), pratos e cobertores em múltiplos de três. Diariamente dava três voltas na quadra do hotel e contava seus passos; sempre escolhia um quarto o qual o número fosse divisível por três. Ademais lavava as mãos a cada momento, pois tinha uma fobia terrível de germes; também desenvolveu um medo irracional contra objetos redondos. Além de sofrer alucinações visuais e auditivas, chegou a considerar às pombas como suas únicas amigas. Não confiava em nenhum ser humano, pois considerava eles falhos e irracionais. Tinha absurda aversão a jóias de mulheres. Além disso, Tesla construiu algumas antenas de emissão e recepção de ondas de rádios para se comunicar com extraterrestres (considerada completa “maluquice” na época e imitada por nós, na transição dos anos 70 para os 80, sendo a tecnologia base do SETI hoje.

The Doors - Touch Me (Live)