TudoSobreTudo

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os benefícios da gelatina


Os benefícios da gelatina
A gelatina é uma proteína produzida a partir de produtos de origem animal, muito utilizada para a perda de peso e para o tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide, osteoporose (doença ligada a problema nos ossos), articulações, fortalecimento e unhas. A Gelatina também é usada para a recuperação após exercícios e lesões relacionadas com as atividades físicas. 

A gelatina é amplamente composta da glicina (um aminoácido que transforma glicose em energia) e prolina, esses aminoácidos são encontrados nos ossos, tecidos fibrosos e em órgãos de animais. Eles são necessários não só para a pele adequada, cabelo e crescimento das unhas, mas para a função imune e regulação do peso ideal.

A Glicina, representa cerca de 1/3 dos aminoácidos da gelatina em pó e é anti-inflamatório. Algumas pesquisas têm constatado que, esse poderoso aminoácido pode ajudar na velocidade de cicatrização de feridas, e no processo do sono e sua qualidade.

- A gelatina pode aliviar a dor e melhorar a função articular em pacientes com osteoartrite.
- Ossos frágeis (osteoporose).
- Fortalecimento dos ossos e articulações.
- Fortalecimento unhas.
- Melhorar a qualidade do cabelo.
- A perda de peso.
- Encurtar a recuperação após o exercício e lesões relacionadas com o desporto.

A gelatina ajuda na digestão 
Prisão de ventre? Problemas digestivos? Gelatina pode ajudar!
Os nutricionistas recomendam o consumo de gelatina, pois pode acalmar e curar o aparelho digestivo. Muitas pesquisas relatam que a gelatina consumida diariamente mantém o intestino regular e suave.

A gelatina ajuda com a articulação
Gelatina também fornece os blocos de construção para as articulações saudáveis. As pessoas que sofrem com artrite, lesões articulares ou dores nas articulações, podem notar uma diferença substancial ao incorporar a gelatina.

A gelatina ajuda na perda de peso
Muitos atletas e fisiculturistas usam o pó de gelatina simplesmente para perda de peso e manutenção, pois eles afirmam que ela pode aumentar a produção de hormônio do crescimento humano e aumentar o metabolismo.
O recomendado é que as pessoas no seu dia a dia pare de comer pelo menos 3 horas antes de deitar, e depois consumir pelo menos 1 colher de sopa de gelatina em pó antes de dormir. 

A gelatina ajuda com problemas hormonais
O excesso de estrogênio no corpo (que podem ser causados por todos os tipos de razões, incluindo desequilíbrios hormonais, excesso de exposição a fitoestrogênios, como os encontrados na soja, e xenoestrogênio encontrados em plásticos) pode causar inflamação, infertilidade e promover o envelhecimento acelerado. Os benefícios maravilhosos, e aparentemente intermináveis de gelatina têm efeitos antiestrogênicos, que pode ajudar a compensar os efeitos do excesso de estrogênio no organismo.

Os benefícios da gelatina - fortalecer ossos, unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.


As gelatinas “em pó” beneficiam cada vez mais a saúde humana. Segundo o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Jaime Farfan, o uso da gelatina como ingrediente ou como sobremesa tem contribuído para fortalecer unhas, cabelos e hidratar a pele, dando-lhe maior resistência, mais espessura, crescimento e brilho.

“Sendo um produto extraído do colágeno, especialmente do colágeno bovino, a gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que quando absorvidas pelo intestino são parcialmente digeridas e fornecem aminoácidos, fundamentais para a manutenção de ossos e a reconstituição ou regeneração de algumas articulações”, explica Farfan.

Aos 50 anos, o corpo só produz em média 35% do colágeno necessário. Supõe-se que esta seja uma das principais causas do envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado. Um organismo saudável necessita de colágeno para a manutenção do tônus muscular e de uma pele firme, com uma reposição diária de aproximadamente 1g por quilo de peso corporal. Pesquisas mostram que, por volta dos 25 anos, o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular. 
Para Farfan, uma boa alimentação é uma das melhores formas de prevenir doenças, o que decorreria de situações não extremas, ou seja, tudo o que deixa um individuo melhor, que dá resistência ao organismo. “Repomos o colágeno em nosso organismo por meio da alimentação. Os alimentos de origem animal, tais como carnes, são boas fontes de colágeno, principalmente se tratando das carnes vermelhas. Entretanto, para adquirirmos a quantidade ideal que nosso organismo necessita, por meio da alimentação convencional seria impossível”, afirma.
A indústria alimentícia vem desenvolvendo produtos como colágeno em pó ou colágeno liofilizado. Por meio da ingestão de suplementos alimentares desta natureza o nosso organismo obtém de maneira significativa e eficaz os benefícios do colágeno.

O colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra , mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo. 
“A absorção e ação do colágeno em pó ocorre nos primeiros momentos da ingestão, pois o produto é facilmente absorvido, por ser pré-digerido, caindo diretamente na corrente sangüínea assim que ingerido, beneficiando todo o organismo, funcionando ainda como reserva orgânica no processo de regeneração e revitalização” observa Farfan.

A ciência moderna define a gelatina como uma proteína purificada, de origem animal, isolada através de hidrólise parcial das proteínas do colágeno, encontradas naturalmente. O colágeno é uma proteína estrutural básica e representa cerca de 33% do total de proteínas dos mamíferos. É um componente essencial dos tecidos e sistema esquelético.
A gelatina contém 18 aminoácidos. O organismo humano necessita de 10 dos chamados aminoácidos essenciais, que são consumidos através dos alimentos. Gelatina contém 9 destes aminoácidos essenciais em uma proteína alimentícia de fácil digestão e utilização. O aminoácido triptofano não está presente na gelatina; entretanto, isto não é muito significativo, uma vez que este aminoácido é encontrado em quantidades adequadas em outros alimentos da dieta.
De acordo com Farfan, a gelatina é um alimento puro e é composta por cerca de 84% de proteínas, 2% de sais minerais e água. É livre de carboidratos e gorduras, assim como de colesterol ou purinas. Também não contém qualquer tipo de aditivo em sua constituição.
“A mais importante propriedade da gelatina é sua capacidade de formar um gel termo-reversível, a partir de soluções com amplos limites de concentração, isto é, podemos converter uma solução para a forma sólida e reconvertê-la para a forma líquida, por meio de aquecimento. Por esta razão, é um agente de ligação ideal e encontra usos nas mais variadas aplicações, como: sobremesas de gelatinas, gomas de gelatinas, “marshmallows”, caramelos, doces, iogurtes, mousses, queijos cremosos, “aspics” e muitos mais. Gelatina é também importante em aplicações farmacêuticas e fotográficas”, acrescenta o professor.

Segundo o professor, como a gelatina é uma fonte de nutrientes que são úteis para a manutenção da boa saúde e de ossos, cartilagens, tendões e inclusive da própria pele, é recomendado que nos mantenhamos uma ingestão constante dessas proteínas ‘colagenosas’. “Esse processo de reposição celular da pele pela ingestão de colágeno é bastante complicado e, agora que está começando a entender o que ocorre nas articulações da pele”, conclui.
Fonte: Camila Cotta/Agência Brasil - ABr.

Livre-se da dor de coluna, joelhos e articulações em poucos dias com esta receita

Livre-se da dor de coluna, joelhos e articulações em poucos dias com esta receita

Livre-se da dor de coluna, joelhos e articulações em poucos dias com esta receita

Alguns anos atrás, vimos um conselho de um médico americano sobre como manter as articulações em bom estado e, ao mesmo tempo, eliminar muitos problemas associados a elas.
O tempo passou e hoje chegou o dia de compartilhar esta dica com você.
O tratamento é muito simples e é excelente para tratar dor nas articulações, coluna, pernas, joelhos e pescoço.
E o médico que o ensinou garantiu que em 30 dias, ou menos do que isso, o resultado é surpreendente.
O ingrediente-chave desta receita é a gelatina.
Esse produto é rico em colágeno, proteína que se encontra em sua grande maioria no tecido ósseo.
Graças ao colágeno, a gelatina tem provado ser muito útil para o fortalecimento das articulações e dos músculos do coração, melhora o metabolismo, aumenta a capacidade mental e evita o surgimento de problemas ósseos, como artrite e osteoporose.
Use nesta receita a gelatina sem sabor e sem cor (incolor), pois as coloridas usam em sua maioria corantes que intoxicam o organismo.
Você encontra essa gelatina incolor em qualquer bom supermercado e em muitas lojas de produtos naturais.
Na nossa cidade, as mais fáceis de achar são as das marcas Royal e Dr. Oetker.
Enfim, é fácil encontrar.
E como é a receita?
É simples demais.
Aprenda agora e comprove:
INGREDIENTES
5 gramas de gelatina (duas colheres chá rasinhas)
Um quarto de xícara (chá) de água fria
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes, mexa bem e leve para descansar durante toda a noite e madrugada fora da geladeira.
A gelatina vai inchar e virar uma espécie de geleia.
Na manhâ seguinte, beba com o estômago vazio a mistura.
Se quiser, pode adicionar mel ou um pouco de suco de limão espremido na hora.
A outra metade você beberá à noite (guarde na geladeira).
Este tratamento deve ser realizado durante 30 dias.
Você pode repeti-lo depois de 6 meses.
Desta maneira, você vai lubrificar e restaurar as articulações.

Livre-se da dor de coluna, joelhos e articulações em poucos dias com esta receita

Alguns anos atrás, vimos um conselho de um médico americano sobre como manter as articulações em bom estado e, ao mesmo tempo, eliminar muitos problemas associados a elas.
O tempo passou e hoje chegou o dia de compartilhar esta dica com você.
O tratamento é muito simples e é excelente para tratar dor nas articulações, coluna, pernas, joelhos e pescoço.
E o médico que o ensinou garantiu que em 30 dias, ou menos do que isso, o resultado é surpreendente.
O ingrediente-chave desta receita é a gelatina.
Esse produto é rico em colágeno, proteína que se encontra em sua grande maioria no tecido ósseo.
Graças ao colágeno, a gelatina tem provado ser muito útil para o fortalecimento das articulações e dos músculos do coração, melhora o metabolismo, aumenta a capacidade mental e evita o surgimento de problemas ósseos, como artrite e osteoporose.
Use nesta receita a gelatina sem sabor e sem cor (incolor), pois as coloridas usam em sua maioria corantes que intoxicam o organismo.
Você encontra essa gelatina incolor em qualquer bom supermercado e em muitas lojas de produtos naturais.
Na nossa cidade, as mais fáceis de achar são as das marcas Royal e Dr. Oetker.
Enfim, é fácil encontrar.
E como é a receita?
É simples demais.
Aprenda agora e comprove:
INGREDIENTES
5 gramas de gelatina (duas colheres chá rasinhas)
Um quarto de xícara (chá) de água fria
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes, mexa bem e leve para descansar durante toda a noite e madrugada fora da geladeira.
A gelatina vai inchar e virar uma espécie de geleia.
Na manhâ seguinte, beba com o estômago vazio a mistura.
Se quiser, pode adicionar mel ou um pouco de suco de limão espremido na hora.
A outra metade você beberá à noite (guarde na geladeira).
Este tratamento deve ser realizado durante 30 dias.
Você pode repeti-lo depois de 6 meses.

Livre-se da dor de coluna, joelhos e articulações em poucos dias com esta receita

Alguns anos atrás, vimos um conselho de um médico americano sobre como manter as articulações em bom estado e, ao mesmo tempo, eliminar muitos problemas associados a elas.
O tempo passou e hoje chegou o dia de compartilhar esta dica com você.
O tratamento é muito simples e é excelente para tratar dor nas articulações, coluna, pernas, joelhos e pescoço.
E o médico que o ensinou garantiu que em 30 dias, ou menos do que isso, o resultado é surpreendente.
O ingrediente-chave desta receita é a gelatina.
Esse produto é rico em colágeno, proteína que se encontra em sua grande maioria no tecido ósseo.
Graças ao colágeno, a gelatina tem provado ser muito útil para o fortalecimento das articulações e dos músculos do coração, melhora o metabolismo, aumenta a capacidade mental e evita o surgimento de problemas ósseos, como artrite e osteoporose.
Use nesta receita a gelatina sem sabor e sem cor (incolor), pois as coloridas usam em sua maioria corantes que intoxicam o organismo.
Você encontra essa gelatina incolor em qualquer bom supermercado e em muitas lojas de produtos naturais.
Na nossa cidade, as mais fáceis de achar são as das marcas Royal e Dr. Oetker.
Enfim, é fácil encontrar.
E como é a receita?
É simples demais.
Aprenda agora e comprove:
INGREDIENTES
5 gramas de gelatina (duas colheres chá rasinhas)
Um quarto de xícara (chá) de água fria
MODO DE PREPARO
Misture todos os ingredientes, mexa bem e leve para descansar durante toda a noite e madrugada fora da geladeira.
A gelatina vai inchar e virar uma espécie de geleia.
Na manhâ seguinte, beba com o estômago vazio a mistura.
Se quiser, pode adicionar mel ou um pouco de suco de limão espremido na hora.
A outra metade você beberá à noite (guarde na geladeira).
Este tratamento deve ser realizado durante 30 dias.
Você pode repeti-lo depois de 6 meses.
Desta maneira, você vai lubrificar e restaurar as articulações.
E deixará todo o sistema a ósseo muito mais forte e resistente.