quarta-feira 10 2012

Jornais estrangeiros consideram condenação de Dirceu avanço da Justiça no Brasil



RIO - A condenação do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e do ex-presidente do PT José Genoino na terça-feira reverberou na imprensa internacional. Jornais do mundo inteiro noticiaram nesta quarta-feira a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). As publicações chamaram atenção para a proximidade dos condenados com o ex-presidente Lula e afirmaram que a condenação pode abrir um precedente no julgamento de casos de corrupção no país.
Para o "New York Times", o julgamento do mensalão "dá esperança ao sistema judiciário brasileiro". De acordo com o correspondente do jornal no Rio de Janeiro, Simon Romero, a possibilidade de que políticos proeminentes e banqueiros possam ir para a cadeia após o julgamento pode mudar a máxima fatalista de que, no Brasil, "a polícia prende e a justiça solta".
O NYT ainda classifica o mensalão como "provavelmente o maior escândalo de corrupção do Brasil". Romero diz que "o julgamento(...), ao mirar em congressistas, membros do partido da situação e funcionários que trabalharam diretamente com um dos presidentes mais populares do país, aponta um raro avanço na responsabilidade política e se torna um marco de independência do sistema jurídico".
Na Espanha, o "El País" destacou a condenação do ex-ministro José Dirceu, descrito como "o segundo político mais poderoso do país, depois de Lula". O correspondente da publicação no Rio, Juan Arias, classificou o caso de Dirceu como o mais difícil de ser julgado, "já que as provas contra ele não eram tão evidentes quanto a dos outros acusados".
A reportagem ressaltou que a condenação de Dirceu foi consumada por um Supremo em que, dos 11 magistrados, oito foram designados por Lula e Dilma Rousseff. Segundo o correspondente, este fato significaria que "esta não foi uma condenação levada a cabo pelas filas da oposição, e sim por magistrados amigos de Lula".
O argentino "La Nácion" comparou a decisão do STF com uma final de Copa do Mundo, diante da atenção dada pelos brasileiros ao evento. A reportagem do repórter baseado no Rio Alberto Amendariz traça um histórico do caso e diz que o escândalo fez o ex-presidente Lula "cambalear" no poder em 2005. O jornal também lembra que "o julgamento acontece em um contexto muito delicado para o PT, já que no domingo foram realizadas eleições municipais".
O texto faz uma ressalva, no entanto, ao dizer que "a presidente Dilma Rousseff, sucessora política de Lula, vem mostrando baixa tolerância a casos de corrupção em seu governo". Da mesma forma que o NYT, o "La Nácion" também acredita que a decisão do STF sobre o mensalão sinaliza uma mudança na postura do judiciário brasileiro diante de casos de corrupção.
"De qualquer maneira, o julgamento estabelecerá um novo paradigma anticorrupção no Brasil, não apenas pelo alto nível dos acusados, mas também pela forma em que os juízes do Supremo Tribunal Federal tomaram as suas decisões, com a aceitação de 'provas indiretas' e do conceito de responsabilidade política", analisa a publicação.

Povo não está preocupado com mensalão agora, diz Lula


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta manhã, após participar de um café da manhã com dirigentes petistas e o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, que não está preocupado com o julgamento do mensalão acontecendo em paralelo ao primeiro turno das eleições municipais. "Não estou preocupado com isso agora, o povo não está preocupado com isso agora. O povo está preocupado se o Palmeiras vai cair e se o Haddad vai ganhar", disse o ex-presidente.
Lula deixou o hotel há instantes em direção a São Bernardo do Campo, onde vai votar por volta das 11h.
O ex-presidente revelou aos jornalistas que tem um candidato de preferência para disputar com Haddad no segundo turno, mas não informou quem é. "Ele vai enfrentar uma pessoa de ontem com ideias de anteontem, e do outro lado uma pessoa que não tem perspectiva de projeto", afirmou. Confiante, Lula destacou que Haddad está preparado para disputar o segundo turno e que as pesquisas apontam essa tendência. "O que tem acontecido nas pesquisas demonstra que Fernando Haddad chegará em primeiro lugar", previu.
Ao lado do ex-presidente Lula, o candidato do PT a prefeito de São Paulo também se mostrou confiante de que chegará ao segundo turno. "São Paulo quer mudança e nós apresentamos uma plataforma de mudança", disse o candidato, afirmando ainda que tem sentido nas ruas "uma vibração muito boa". Sobre mensalão, Haddad disse que nunca foi questionado por eleitores durante a campanha sobre o assunto. "As pessoas sabem discernir o que está em jogo na eleição", respondeu.
O candidato contou aos jornalistas que ontem foi ao show dos Titãs e que por isso foi dormir muito tarde. Haddad foi ao show acompanhado da mulher e do filho, de 20 anos.
Haddad irá votar por volta das 11h, na Universidade Ibirapuera, na zona sul de São Paulo, depois deve almoçar com a família em seu apartamento no bairro Paraíso, na zona sul.

Advogado de Delúbio Soares diz que jornalista bom é jornalista morto



Advogado de Delúbio perdeu a linha durante domingo de votações em Goiânia (Foto: AE)Avogado do PT e de Delúbio Soares, Sebastião Juruna causou polêmica com uma declaração infeliz durante o domingo de eleições. O ex-tesoureiro chegava para votar em Goiânia (GO) quando foi cercado por repórteres. Pouco depois, Juruna afirmou que “fotógrafo e jornalista bom é jornalista morto”, de acordo com o jornal “Folha de S. Paulo”.

The Doors - Touch Me (Live)