terça-feira 01 2013

Dire Straits - Sultans Of Swing

:)

A importância do cuidado com a alimentação



Quem é que não gosta de comer?  Comer é bom demais mesmo, mas em época de consumo de produtos industrializados em excesso e de fast food, o grau de obesidade da população brasileira vem aumentando bastante. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2009, apresentou resultados de pesquisa com a população brasileira, afirmando que a obesidade está aumentando não apenas na população adulta, como também em crianças e adolescentes. Por isso, o cuidado com a alimentação aliado à prática regular de atividade física é fundamental para a manutenção de sua saúde. Nesse sentido, a proposta desse texto é propor uma reflexão sobre quantos e quais alimentos você costuma ingerir, e fazer com que você procure se adequar a uma alimentação mais equilibrada.
Os alimentos são responsáveis por fornecerem ao nosso corpo os nutrientes a seguir enumerados:
1) Carboidratos: são encontrados em vegetais, frutas, pães, cereais, arroz, massas e leite. Entre 50% e 65% da energia necessária ao corpo é fornecida por eles. Deve-se lembrar que eles são fundamentais para um bom funcionamento das funções cerebrais;
2) Proteínas: são necessárias para o crescimento e para o reparo das células deterioradas, além de auxiliar na digestão e na produção dos anticorpos. São encontradas nas carnes, leite, ovos e frutas secas. Fornecem entre 10% a 15% da energia necessária ao corpo;
3) Lipídeos: são as gorduras responsáveis por fornecer ao corpo uma grande concentração de energia alimentar. Neles encontramos as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliarem na reestruturação dos tecidos. É recomendado que não forneçam mais de 30% de energia ao corpo.
O panorama dessa estrutura alimentar pode ser visualizado por meio da pirâmide alimentar. Ela apresenta de um modo bastante visual, as porções de cada tipo de alimento que devem ser ingeridas diariamente. Na base da pirâmide localizam-se os alimentos energéticos (carboidratos), contando entre 6 e 11 porções a serem consumidas; alimentos reguladores como as frutas, legumes e verduras, que fornecem vitaminas, minerais e fibras, e devem somar entre 5 a 9 porções; os alimentos construtores, que são aqueles ricos em proteínas, e as porções diárias devem ser 2 de leite e 2 de carne. Os energéticos extras aparecem no topo da pirâmide, são os açúcares e os doces, que devem ser consumidos com bastante moderação. As gorduras são necessárias em pequena quantidade, portanto, também é preciso ficar alerta com o consumo excessivo. Outro fator importante é tomar consciência da quantidade de calorias diárias aproximadas que devem ser ingeridas por dia: para meninos são indicadas 2800kcal e para meninas 2200 kcal. Por isso, verificar a composição nutricional de alimentos industrializados, antes de consumi-los, é sempre interessante. Dê preferência àqueles com menor quantidade calórica, menor quantidade de gordura e maior quantidade de fibras.
E como colocar tudo isso em prática? Elaborar um pequeno diário relacionando os alimentos que você consumiu, e analisá-lo comparando com a pirâmide alimentar é um ótimo meio para que você se conscientize do quanto a sua alimentação está equilibrada. A identificação e consciência da sua dieta diária em relação à dieta ideal, dada pela pirâmide, permite que você melhore a sua alimentação e, consequentemente, a sua qualidade de vida.
Por Paula Rondinelli
Colaboradora Brasil Escola
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP
Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo - USP
* Disponível em < http://www.brasilescola.com/saude/alimentacao-saudavel.htm >

Depois de três Olimpíadas, americana entra na prostituição


Estados Unidos

Ex-atleta Suzy Hamilton, de 44 anos, cobra 1.250 reais por programa em Vegas

Suzy Favor Hamilton, casada e mãe de uma menina de 7 anos: programas em Las Vegas
Suzy Favor Hamilton, casada e mãe de uma menina de 7 anos: programas em Las Vegas (Suzy Favor Hamilton)
"Não espero que as pessoas me entendam, mas as razões que me levaram a isso naquele tempo pareciam sensatas"
Depois de defender as cores dos Estados Unidos em três edições dos Jogos Olímpicos (Barcelona-92, Atlanta-96 e Sydney-2000), a ex-atleta Suzy Favor Hamilton, corredora dos 1.500 metros, entrou na prostituição. Ela admitiu publicamente na quinta-feira que virou garota de programa depois de se afastar do esporte. Agora morando em Las Vegas, Suzy cobra cerca de 1.250 reais por um programa de uma hora. Ela usou o Twitter para confirmar os rumores surgidos na imprensa americana sobre sua nova profissão. "Me dei conta de que tomei decisões muito irracionais e assumo a responsabilidade por elas. Não sou a vítima aqui e sabia o que estava fazendo", escreveu. "Me senti atraída pela prostituição principalmente porque ela me dava mecanismos de sobrevivência quando eu vivia momentos muito difíceis na minha vida e no meu casamento."
Aos 44 anos, casada e mãe de uma menina de 7 anos, Suzy começou sua carreira como garota de programa em dezembro do ano passado, utilizando o apelido de Kelly Lundy. Agora ela admite ter se arrependido e afirma que quer voltar a ter uma boa vida familiar. "Não espero que as pessoas me entendam, mas as razões que me levaram a isso naquele tempo pareciam sensatas e eram muito ligadas à depressão que eu sofria. Por mais louco que pareça, eu nunca pensei que isso viesse à tona, nem que eu fosse machucar alguém", contou ela. "Nunca pensei que eu fosse ser exposta e machucar os sentimentos dos outros. Tenho visitado um psicólogo nos últimos meses e vou continuar a fazer isso. Agradeço pelo apoio dos meus familiares neste momento."
(Com agência Gazeta Press)

Piranhas pré-históricas tinham mordida mais forte que a do Tiranossauro rex


Paleontologia

A 'Megapiranha paranensis' viveu há cerca de 10 milhões de anos na região onde fica atualmente a Argentina e tinha uma mordida dezenas de vezes mais forte que o próprio peso

Mordida da Megapiranha paranensis
Anatomia do crânio da Piranha Negra e fóssil de dentes da extinta Megapiranha paranensis (Cione et al)
Proporcionalmente, nenhum animal tem ou já teve uma mordida tão forte quanto a extintaMegapiranha paranensis. Outros animais como o Tiranossauro rex ou Megalodon (um tubarão pré-histórico que viveu até 1,5 milhão de anos atrás) até tinham mordidas mais potentes em números absolutos, mas eram enormes e pesavam toneladas. A Megapiranha, apesar do nome, tinha por volta de 10 quilos, mas era capaz de morder com uma força até dezenas de vezes maior que seu próprio peso. 
Para efeito de comparação, enquanto um Tiranossauro, que podia pesar até nove toneladas, tinha uma força de mordida de 6 toneladas, a Megapiranha, do alto de seus 10 quilos, podia morder com uma força de até 485 quilos. "Ou até mais", segundo pesquisa publicada na última edição da Scientific Reports, da Nature.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Mega-Bites: Extreme jaw forces of living and extinct piranhas (Serrasalmidae)

Onde foi divulgada: publicação Scientific Reports

Quem fez: Justin R. Grubich, Steve Huskey, Stephanie Crofts, Guillermo Orti e Jorge Porto

Instituição: Universidade do Cairo e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)

Dados de amostragem: 15 piranhas negras e de outras espécies.

Resultado: Megapiranha, já extinta, tinha mordida mais forte que piranha negra, que possui a atual mordida mais forte.
A Megapiranha era um peixe ancestral das piranhas modernas que viveu onde atualmente é a bacia do rio Paraná, em território argentino. Para estimar sua mordida, os pesquisadores usaram os dados da Serrasalmus rhombeus, conhecida como piranha negra, que possui uma mordida 30 vezes mais forte que seu próprio peso.
Com base nestes números, os pesquisadores afirmam que a Megapiranha e a piranha negra têm a mais potente mordida entre os peixes carnívoros, vivos ou extintos, suplantando espécies como o Megalodon e Dunkleosteus terrelli, um peixe pré-histórico de quatro toneladas que tinha carapaça e viveu no período Devoniano da Era Paleozoica, entre 416 e 359 milhões de anos atrás. Ainda não se sabe qual era a real dieta das Megapiranhas, mas a pesquisa afirma que durante o tempo em que viveu a maior parte das espécies das presas potenciais eram gigantescas. "Assim, é razoável supor os recursos alimentares disponíveis para a Megapiranha provavelmente teriam exigido força na mandíbula e armas dentais capazes de capturar e processar presas muito grandes", diz a pesquisa.


 Além da força da mordida, a Megapiranha parece ter tido dentes capazes de corte através dos tecidos moles do jeito que as piranhas de hoje fazem, além de perfurar conchas grossas e rachar blindagens e ossos.
De acordo com uma das autoras do estudo, Stephanie Crofts, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, se os cálculos da pesquisa estiverem corretos, a Megapiranha provavelmente foi um predador esmagador de ossos que mordia tudo e qualquer coisa. "Descobrimos que os dentes da Megapiranha tinham a mesma força máxima de uma piranha regular, mas os padrões de distribuição de tensão dentro do dente eram também similares aos peixes capazes de comer presas difíceis."

A década perdida


31 de dezembro de 2012 | 2h 04

MARCO ANTONIO VILLA - O Estado de S.Paulo

A eleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002 foi recebida como um conto de fadas. O País estaria pagando uma dívida social. E o recebedor era um operário.
Operário que tinha somente uma década de trabalho fabril, pois aos 28 anos de idade deu adeus, para sempre, à fábrica. Virou um burocrata sindical. Mesmo assim, de 1972 a 2002 - entre a entrada na diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e a eleição presidencial -, portanto, durante 30 anos, usou e abusou do figurino do operário, trabalhador, sofrido. E pior, encontrou respaldo e legitimação por parte da intelectualidade tupiniquim, sempre com um sentimento de culpa não resolvido.
A posse - parte dos gastos paga pelo esquema do pré-mensalão, de acordo com depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público - foi uma consagração. Logo a fantasia cedeu lugar à realidade. A mediocridade da gestão era visível. Como a proposta de governo - chamar de projeto seria um exagero - era inexequível, resolveram manter a economia no mesmo rumo, o que foi reforçado no momento da alta internacional no preço das commodities.
Quando veio a crise internacional, no final de 2008, sem capacidade gerencial e criatividade econômica, abriram o baú da História, procurando encontrar soluções do século 20 para questões do século 21. O velho Estado reapareceu e distribuiu prebendas aos seus favoritos, a sempre voraz burguesia de rapina, tão brasileira como a jabuticaba. Evidentemente que só poderia dar errado. Errado se pensarmos no futuro do País. Quando se esgotou o ciclo de crescimento mundial - como em tantas outras vezes nos últimos três séculos -, o governo ficou, como está até hoje, buscando desesperadamente algum caminho. Sem perder de vista, claro, a eleição de 2014, pois tudo gira em torno da permanência no poder por mais um longo tempo, como profetizou recentemente o sentenciado José Dirceu.
Os bancos e as empresas estatais foram usados como instrumentos de política partidária, em correias de transmissão, para o que chamou o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, de "projeto criminoso de poder", quando do julgamento do mensalão. Os cargos de direção foram loteados entre as diferentes tendências do Partido dos Trabalhadores (PT) e o restante foi entregue à saciedade dos partidos da base aliada no Congresso Nacional. O PT transformou o patrimônio nacional, construído durante décadas, em moeda para obter recursos partidários e pessoais, como ficou demonstrado em vários escândalos durante a década.
O PT era considerado uma novidade na política brasileira. A "novidade" deu vida nova às oligarquias. É muito difícil encontrar nos últimos 50 anos um período tão longo de poder em que os velhos oligarcas tiveram tanto poder como agora. Usaram e abusaram dos recursos públicos e transformaram seus Estados em domínios familiares perpétuos. Esse congelamento da política é o maior obstáculo ao crescimento econômico e ao enfrentamento dos problemas sociais tão conhecidos de todos.
Não será tarefa fácil retirar o PT do poder. Foi criado um sólido bloco de sustentação que - enquanto a economia permitir - satisfaz o topo e a base da pirâmide. Na base, com os programas assistenciais que petrificam a miséria, mas garantem apoio político e algum tipo de satisfação econômica aos que vivem na pobreza absoluta. No topo, atendendo ao grande capital com uma política de cofres abertos, em que tudo pode, basta ser amigo do rei - a rainha é secundária.
A incapacidade da oposição de cumprir o seu papel facilitou em muito o domínio petista. Deu até um grau de eficiência política que o PT nunca teve. E o ano de 2005 foi o ponto de inflexão, quando a oposição, em meio ao escândalo do mensalão, e com a popularidade de Lula atingindo seu nível mais baixo, se omitiu, temendo perturbar a "paz social". Seu principal líder, Fernando Henrique Cardoso, disse que Lula já estava derrotado e bastaria levá-lo nas cordas até o ano seguinte para vencê-lo facilmente nas urnas. Como de hábito, a análise estava absolutamente equivocada. E a tragédia que vivemos é, em grande parte, devida a esse grave erro de 2005. Mas, apesar da oposição digna de uma ópera-bufa, os eleitores nunca deram ao PT, nas eleições presidenciais, uma vitória no primeiro turno.
O PT não esconde o que deseja. Sua direção partidária já ordenou aos milicianos que devem concentrar os seus ataques na imprensa e no Poder Judiciário. São os únicos obstáculos que ainda encontram pelo caminho. E até com ameaças diretas, como a feita na mensagem natalina - natalina, leitores! - de Gilberto Carvalho - ex-seminarista, registre-se - de que "o bicho vai pegar". A tarefa para 2013 é impor na agenda política o controle social da mídia e do Judiciário. Sabem que não será tarefa fácil, porém a simples ameaça pode-se transformar em instrumento de coação. O PT tem ódio das liberdades democráticas. Sabe que elas são o único obstáculo para o seu "projeto histórico". E eles não vão perdoar jamais que a direção petista de 2002 esteja hoje condenada à cadeia.
A década petista terminou. E nada melhor para ilustrar o fracasso do que o crescimento do produto interno bruto (PIB) de 1%. Foi uma década perdida. Não para os petistas e seus acólitos, claro. Estes enriqueceram, buscaram algum refinamento material e até ficaram "chiques", como a Rosemary Nóvoa de Noronha, sua melhor tradução. Mas o Brasil perdeu.
Poderíamos ter avançado melhorando a gestão pública e enfrentado com eficiência os nossos velhos problemas sociais, aqueles que os marqueteiros exploram a cada dois anos nos períodos eleitorais. Quase nada foi feito - basta citar a tragédia do saneamento básico ou os milhões de analfabetos.
Mas se estagnamos, outros países avançaram. E o Brasil continua a ser, como dizia Monteiro Lobato, "essa coisa inerme e enorme".
  MARCO ANTONIO VILLA É HISTORIADOR E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFCAR) 

Google lança ferramenta de resoluções para 2013


Internet

Sistema permite que usuários incluam em uma página global suas metas para o novo ano e as compartilhem com usuários de todo o mundo

Reprodução
(Reprodução)
O Google quer ajudar seus usuários a cumprirem suas metas em 2013. Para tanto, o serviço disponibilizou uma página global para que todas as pessoas possam incluir suas resoluções para o novo ano.
O serviço tem como base um mapa global onde qualquer pessoa pode não só incluir suas metas, como também acessar as resoluções de outros usuários.  
O sistema do Google permite que as pessoas acessem as resoluções em diferentes idiomas, graças à integração do serviço Tradutor ao mapa. As metas estão separadas em diferentes categorias, como amor, saúde, carreira, finanças, família, educação, entre outras.
Não é necessário ter uma conta Google para incluir uma resolução. O sistema de compartilhamento da meta permite ainda a inclusão de um código postal e do nome de um país (os usuários não associam seus nomes às metas).
Por ora, as resoluções são bastante comuns. Entre os desejos mais recorrentes para 2013 estão conseguir mais dinheiro, fazer mais exercícios, sorrir mais, conseguir correr uma maratona e parar de fumar.  

Propaganda estimula jovens a beber, diz estudo


Álcool

Cenas atraentes, com mulheres bonitas e paisagens naturais, levam os adolescentes a consumir bebidas alcoólicas

Ambientados em cenários alegres e com mulheres bonitas, os comerciais de bebidas alcoólicas acabam estimulando os jovens a beberem
Ambientados em cenários alegres e com mulheres bonitas, os comerciais de bebidas alcoólicas acabam estimulando os jovens a beberem (Thinkstock)
Praias e festas com gente bonita e alegre bebendo são comuns em anúncios publicitários de cervejas. Essas cenas atraem os adolescentes e estão diretamente associadas ao consumo da bebida alcoólica por jovens entre 11 e 16 anos, que não teriam idade para ingerir esse tipo de produto. É o que mostra um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que acaba de ser publicado pelo periódico científico Revista de Saúde Pública.
A pesquisa também revelou que os jovens prestam muita atenção aos anúncios. E dizem acreditar que as propagandas retratam “apenas a verdade”. Isso, segundo os pesquisadores, tem relação com o consumo precoce do álcool. “"Os jovens já têm até uma marca preferida de cerveja"”, diz a psiquiatra e autora do estudo, Roberta Faria.
Vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), instituição que representa AmBev e Schincariol, entre outras indústrias, Rafael Sampaio contesta a pesquisa, mas admite que os fabricantes sabem que a publicidade tem influência sobre o consumo de cerveja por adolescentes. “"Sabemos que há um ‘vazamento’ do sinal além do público-alvo do produto"”, diz.
No estudo, 1.115 estudantes de 11 a 16 anos, dos sétimo e oitavo anos do ensino fundamental de três escolas de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, responderam a um questionário com mais de 100 variáveis ligadas à ingestão de álcool - sendo o método por variáveis uma forma de investigação científica descrita na literatura médica. "A escolha da cidade foi baseada em informações do IBGE que indicam São Bernardo com um perfil socioeconômico parecido com o padrão nacional”", explica Roberta.
Já a amostra (a escolaridade dos alunos) foi determinada por dados do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), de 2004, que indicam o início do consumo de álcool no Brasil, em média, aos 12,5 anos. “"Não podemos atribuir o consumo de cerveja aos comerciais, mas a pesquisa aponta que eles estão associados ao ato”", diz Ilana Pinsky, psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira dos Estudos do Álcool e outras Drogas (Abead).
Família - Mas não é só a propaganda está ligada à iniciação alcoólica, segundo o estudo. “"Pouco controle dos pais e o consumo de cigarro também aparecem diretamente associados"”, afirma Ilana. O consumo de cerveja foi menor no grupo de jovens que respondeu “dar satisfação aos pais” ao sair sem a companhia de parentes. "O jovem vai imitar o comportamento do adulto, está na fase de experimentação, da curiosidade”", explica Ana Cecília Marques, psiquiatra e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria.
(Com Agência Estado)

Brasileiros bebem em média 6,9 litros de álcool por ano


Bebidas

Pesquisa indica que consumo anual de álcool no Brasil é inferior ao registrado na Europa, 13 litros, e nos Estados Unidos, 9,8 litros

O consumo exagerado de bebidas destiladas pode inflamar o pâncreas e levar a um câncer no órgão
O consumo de álcool máximo, indicado pela Organização Mundial de Saúde, é de 40 gramas de álcool puro para as mulheres e 60 gramas para os homens (Jupiterimages/Thinkstock)
O consumo de bebidas alcoólicas no Brasil é de 6,9 litros por ano por pessoa. Na América Latina, a ingestão é de 5,5 litros puros. O número é considerado baixo, se comparado com o registrado na Europa (13 litros) e nos Estados Unidos (9,8 litros). Os dados são de uma pesquisa inédita realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO), do Brasil, divulgada nesta quinta-feira.
O estudo averiguou pela primeira vez, com base em enquetes nacionais realizadas em nove países latino-americanos, não só que percentagem da população consome álcool, mas quanto e como se bebe, uma informação totalmente nova. "Este âmbito é muito pouco explorado, inclusive nos países desenvolvidos, apesar de sua importância social", diz o pesquisador Carlos Sojo, responsável pelo levantamento.
A pesquisa corroborou que poucos países contam com informação sobre padrões nacionais de ingestão de álcool, sendo que o mais recente e completo deles foi feito no Brasil em 2008. O estudo foi realizado em El Salvador, República Dominicana, Costa Rica, Peru, Nicarágua, Venezuela, México, Colômbia e Brasil, e indica que seis de cada dez pessoas bebeu álcool pelo menos uma vez nos 12 meses anteriores à enquete, realizada entre pessoas de entre 18 e 65 anos. Nesse mesmo período, em média 15% da população em cada país foi abstêmia ou simplesmente nunca bebeu.
"Este dado é importante porque existe uma percepção que todo mundo ingere bebidas alcoólicas, o que não é certo. Além disso, existem importantes variações por países", diz Sojo. A Venezuela é o país que consome mais litros (8,9 anuais por pessoa), seguida da República Dominicana (8), Brasil (6,9), Colômbia (6,3), México (4,8), Nicarágua (4,2), Costa Rica (3,9), Peru (3,7) e El Salvador (2,6).
Em relação aos abstêmios, El Salvador lidera o ranking (38,9% da população), seguido do México (29,1%), Nicarágua (23%), Costa Rica (17%) e Brasil, onde 10,9 % dos consultados declarou que não consome qualquer tipo de bebida alcoólica. Sojo comentou que grande parte da diferença entre países se explica pela incorporação das mulheres ao grupo consumidor, embora se trate de um fenômeno menos destacado na América Central e no México com relação à América do Sul e ao Caribe. O consumo de álcool se mostrou um hábito 'masculino', pois os homens tomam em geral quatro vezes mais que as mulheres.
Outro dado inovador fornecido pelo estudo é que do total da população, a grande maioria (75%) ou não bebe nada ou consome quantidades que estão abaixo do nível de risco declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - 40 gramas de álcool puro para as mulheres e 60 gramas para os homens.
Essas quantidades são superadas de maneira ocasional ou muito frequente por 25% da população restante, da qual 20 % sofre um risco ocasional de superar a medida de risco e 5% enfrenta um risco alto em longo prazo. O grupo de maior consumo está na faixa dos 25 aos 34 anos, e entre aqueles de maior nível socioeconômico e educativo. 
(Com agência EFE)

Rússia limita venda de cerveja para combater alcoolismo


Bebida

A venda da bebida ficará proibida no país entre 11 horas da noite e 8 horas da manhã a partir desta terça-feira

Rússia: em 2012, os impostos sobre a cerveja cresceram 20%
Rússia: em 2012, os impostos sobre a cerveja cresceram 20% (Thinkstock)
A Rússia vai restringir a venda de cerveja a partir desta terça-feira, em uma tentativa para combater o alcoolismo no país, noticiou a agência de notícias Interfax. O presidente russo, Vladimir Putin, já admitiu que o alcoolismo é um sério problema no país. A Rússia tem uma das maiores taxas de consumo de álcool, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
O ex-presidente Dmitry Medvedev havia assinado emendas a leis sobre álcool em julho de 2011, a fim de reclassificar a cerveja como uma bebida de alto teor alcoólico. A nova lei, que entra em vigor nesta terça-feira, restringe a quantidade de cerveja que pontos de venda e quiosques podem vender e proíbe o comércio dessas bebidas entre 11 horas da noite e 8 horas da manhã, segundo a Interfax.
Em 2012, os impostos russos sobre a cerveja cresceram 20%. De acordo com um planejamento do Ministério das Finanças aprovado em 2011, os impostos devem aumentar em mais 25% em 2013, e em mais 20% em 2014.
A Rússia também elevou o preço mínimo para a vodka e baniu publicidade de bebidas alcoólicas, inclusive na internet.
(Com agência Reuters)

Viagens ao espaço podem acelerar Alzheimer, diz estudo


Espaço

Exposição à radiação cósmica pode levar a problemas cognitivos e acelerar mudanças no cérebro associadas à doença neurológica

espaço
Radiação cósmica: exposição pode levar ao desenvolvimento de doença neurodegenerativa em astronautas (Thinkstock)
Longas viagens ao espaço, como uma missão a Marte, podem expor os astronautas a níveis de radiação cósmica prejudiciais ao cérebro e acelerar o Alzheimer. É o que indica um estudo americano financiado pela Nasa. Na pesquisa, ratos foram submetidos a variadas doses de radiação, incluindo níveis comparáveis aos que os astronautas experimentariam durante uma missão a Marte. Os animais expostos à radiação foram muito mais propensos a não conseguir lembrar objetos ou lugares, o que sugere uma deterioração neurológica precoce.

Saiba mais:

ALZHEIMER
A demência é causada por uma variedade de doenças no cérebro que afetam a memória, o pensamento, o comportamento e a habilidade de realizar atividades cotidianas. O Alzheimer é a causa mais comum de demência e corresponde a cerca de 70% dos casos. Os sintomas mais comuns são: perda de memória, confusão, irritabilidade e agressividade, alterações de humor e falhas de linguagem.
"A radiação cósmica galáctica representa uma ameaça importante para os futuros astronautas", diz Michael O'Banion, professor da Universidade de Rochester e principal autor do estudo, publicado na revista PLoS ONE. "Nosso estudo demonstra pela primeira vez que a exposição a níveis de radiação equivalentes a uma missão a Marte pode produzir problemas cognitivos e acelerar as mudanças no cérebro que estão associadas à doença de Alzheimer", diz.
A Nasa planeja missões tripuladas a um asteroide longínquo em 2021 e a Marte em 2035. Uma viagem de ida e volta ao planeta vermelho pode levar até três anos.
Radiação — Enquanto o espaço está repleto de radiação, o campo magnético da Terra protege, em geral, o planeta e os seres humanos localizados em uma órbita baixa da Terra destas partículas. Mas, uma vez que os astronautas saem da órbita terrestre, estão expostos a uma chuva de radiações diferentes.
Nos últimos 25 anos, a Nasa financiou pesquisas para determinar os riscos potenciais das viagens espaciais para a saúde humana. O objetivo era desenvolver contra-medidas e determinar se estes riscos podem colocar em perigo as missões tripuladas prolongadas ao espaço profundo.
Vários estudos anteriores demonstraram o potencial de desenvolver câncer, doenças cardiovasculares e transtornos musculoesqueléticos pelo impacto da radiação cósmica galáctica. Mas o estudo da Universidade de Rochester examinou o potencial impacto da radiação espacial na neurodegeneração e, em particular, nos processos biológicos no cérebro que contribuem para o desenvolvimento do Alzheimer.
Os cérebros dos ratos também mostraram sinais de alterações vasculares e uma maior acumulação da beta-amilóide, a proteína "placa" que se acumula no cérebro e que é uma das características da doença.
(Com agência France-Presse)

Dire Straits - Sultans Of Swing

:)

FDA aprova novo medicamento para a tuberculose multirresistente


Novo medicamento

Sirturo, dos laboratórios Janssen, foi aprovado como parte de uma terapia combinada com outros medicamentos

Novo medicamento para tuberculose multirresistente
Novo medicamento promete curar quem tem tuberculose resistente aos medicamentos comuns (Thinkstok)
O órgão americano responsável pelo controle de alimentos e produtos medicinais, o FDA (Food and Drug Administration), aprovou nesta segunda-feira (31) um medicamento pioneiro para o tratamento da tuberculose multirresistente. O Sirturo (bedaquilina) vai atuar como parte do coquetel de fármacos utilizados em adultos, inibindo uma enzima necessária para que a bactéria se replique e se espalhe pelo corpo.
A tuberculose é causada pela Mycobacterium tuberculosis, que normalmente afeta pulmões e pode atingir cérebro e rins. O novo medicamento será direcionado aos pacientes que oferecem resistência às duas poderosas drogas, a isonazida e a rifampicina, mais utilizadas no tratamento.
Para o diretor do Escritório de Produtos Antimicrobianos do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas do FDA, Edward Cox, devido à grave ameaça à saúde em todo mundo que é a tuberculose multirresistente, o Sirturo surge como um tratamento bastante necessário a quem não tem outras opções terapêuticas disponíveis. "No entanto, por conta das ameaças à saúde que a droga causa, os médicos devem usá-la apenas em pacientes que não possuem alternativa medicamentosa", afirma Edward Cox. Entre os efeitos, a droga pode causar náusea, dor de cabeça e dores nas articulações e ainda afetar a atividade elétrica do coração, provocando um ritmo cardíaco anormal e potencialmente fatal. A Janssen Therapeutics, fabricante do medicamento, vai fornecer materiais educativos para ajudar na melhor utilização dele.
Somente em 2011, cerca de 9 milhões de pessoas foram infectadas pela bactéria no mundo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC na sigla em inglês). No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram registrados 71.337 novos casos da doença em 2011. Em 2010, 4.600 pessoas morreram devido à doença no país.
Testes — A eficácia e a segurança do Sirturo foram provadas através de dois estudos clínicos realizados em 440 pacientes, com o intuito de determinar o tempo necessário para que as secreções do paciente estejam livres da bactéria. 
Na primeira fase, os pacientes tratados com o Sirturo combinado a outros medicamentos ficaram livres da bactéria em 83 dias, comparados a 125 dias naqueles tratados com placebo e terapia combinada. Todos eles, na segunda fase, receberam Sirturo mais outras drogas, e ficaram livres da bactéria em 57 dias, comprovando a eficácia do primeiro teste.
Sirturo faz parte no programa de aprovação acelerada do FDA, que permite que a aprovação de drogas para tratar doenças graves baseada em dados clínicos que mostrem efeitos benéficos, enquanto realiza estudos adicionais para confirmar benefícios e o uso seguro. 

Pesquisadores desenvolvem 'atlas' do sistema imunológico

Pesquisa

Análise de diferentes tecidos humanos permitiu mapear os linfócitos T, principais células de defesa do organismo

Linfócito T
Linfócito T: principal célula de defesa do organismo, também denominada célula T (Thinkstock)
Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, criaram o primeiro 'atlas' das células do sistema imunológico do corpo humano, descrevendo a função e distribuição dos linfócitos T em pessoas saudáveis. Essas descobertas podem impactar no desenvolvimento de novas vacinas e imunoterapias (tratamentos para câncer que promovem a estimulação do sistema imunológico). O estudo foi publicado online na edição deste mês do periódico Immunity.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Distribution and Compartmentalization of Human Circulating and Tissue-Resident Memory T Cell Subsets

Onde foi divulgada: periódico Immunity

Quem fez: Taheri Sathaliyawala, Masaru Kubota, Naomi Yudanin, Damian Turner, Philip Camp, Joseph J.C. Thome, Kara L. Bickham, Harvey Lerner, Michael Goldstein, Megan Sykes, Tomoaki Kato e Donna L. Farber

Instituição: Universidade de Columbia, nos Estados Unidos

Resultado: Através da análise de tecidos de 24 indivíduos saudáveis, doadores de órgãos, os pesquisadores observaram que os linfócitos T presentes na corrente sanguínea são diferentes daqueles encontrados nos tecidos. Além disso, cada tecido apresenta uma combinação específica dos diversos tipos dessa célula.
Os linfócitos T, também chamados de células T, são células do sangue e principais responsáveis pela defesa do organismo. Existem diversos subtipos dessas células, que protegem o organismo contra doenças, agentes patológicos e corpos estranhos.
Para estudar as células T, os pesquisadores utilizaram amostras de tecido humano, obtidas a partir de 24 indivíduos doadores de órgãos. As amostras foram recolhidas do baço, pulmão e intestinos. Os doadores tinham entre 15 e 60 anos e não apresentavam doenças crônicas ou imunológicas. O uso de tecidos humanos nesse estudo é um fator importante, pois a maior parte dos conhecimentos sobre células T humanas até o momento vinha de estudos realizados com o sangue, por ser mais fácil de obter amostras.
Mapeamento — Os pesquisadores descobriram através dessa análise que cada tecido apresenta uma certa quantidade de células T e uma proporção específica dos diferentes tipos dessa célula compondo um todo, que se manteve muito simular em todos os doadores, apesar das diferenças de idade e estilo de vida. 




Além disso, eles observaram que as células T presentes nos tecidos não são iguais àquelas que circulam no sangue.
De acordo com os autores do estudo, esse conhecimento sobre o sistema imunológico de indivíduos saudáveis pode ser utilizado para melhorar o entendimento de como cada tecido responde a doenças, podendo ajudar na confecção de vacinas. "Para fazer vacinas melhores, pode ser necessário gerar uma resposta das células T no local da infecção, não na circulação de modo geral", afirma Donna Farber, integrante do grupo de pesquisadores. Para isso, os autores afirmam que o próximo passo da pesquisa é descobrir quais são os tipos de células T presentes nos tecidos e sua função específica.

Morre o ex-deputado José Brizola, que levou Dilma para o PT


Memória

Filho mais velho de Leonel Brizola denunciou petistas gaúchos por envolvimento com bicheiros e foi expulso do partido

Em 28/12/2012 - 18:24
Jean-Philip Struck
José Vicente Brizola, ex-deputado federal do PDT-RJ e filho de Leonel Brizola, em 2000
José Vicente Brizola, filho de Leonel Brizola, em 2000. Ex-deputado morreu na madrugada desta sexta (Agência RBS)
O ex-deputado José Vicente Goulart Brizola, de 61 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira em um hospital do Rio de Janeiro. Filho mais velho do ex-governador e cacique político Leonel Brizola (1922-2004), José Vicente foi o responsável por levar a presidente Dilma Rousseff para o PT gaúcho. Poucos anos depois, foi expulso por denunciar um esquema que envolvia a arrecadação ilegal de recursos para campanhas do partido junto a empresários do jogo do bicho. 
Segundo o gabinete da deputada estadual gaúcha Juliana Brizola (PDT), filha de José Vicente, a causa da morte do ex-deputado foi hemorragia estomacal. José Vicente estava internado há duas semanas no Hospital Miguel Couto no Rio de Janeiro. O corpo do ex-deputado está sendo velado na tarde desta sexta-feira no Memorial do Carmo, no Caju, Rio de Janeiro, e deve ser cremado em uma cerimônia no final da manhã de sábado. Além da deputada Juliana, José Vicente também é pai do atual ministro do Trabalho, Carlos Daudt Brizola (PDT) e do vereador do Rio de Janeiro Leonel Brizola Neto (PDT). 

Capa de VEJA em 2004 com José Brizola
Capa de VEJA em 2004 com José Brizola
Nascido em Porto Alegre em 1951, José Vicente excerceu o mandato de deputado federal entre 1991 e 1995, quando fazia parte do PDT, o partido fundado por seu pai. Ele acabou rompendo com o pai e com o PDT no começo dos anos 2000, liderando um movimento de migração de membros da ex-legenda para o PT gaúcho. À época, o grupo de dissidentes incluía a então secretária de Minas e Energia do Rio Grande do Sul, a ainda desconhecida Dilma Rousseff. À época, o cacique Leonel Brizola acusou os dissidentes de se venderem "por um prato de lentilhas".
O namoro do ex-deputado com o PT durou pouco. Durante o governo do petista Olívio Dutra (1999-2002), José Vicente presidiu a Loteria do estado, a Lotergs, hoje extinta. 
Entre 2004 e 2005, na esteira do escândalo Waldomiro Diniz, ele denunciou ter sido pressionado durante a campanha de 2002 para levantar recursos junto a bicheiros e donos de casas de bingos para enviar ao caixa dois de campanhas do PT gaúcho. O escândalo foi tema de capa de VEJA em fevereiro de 2004. As denúncias acabaram custando a expulsão de Brizola do PT, em março do mesmo ano.
“Quando fiz a denúncia do "caixa 2" do PT, os políticos locais do partido tentaram me desqualificar. A verdade é que denunciei algo que hoje está sendo comprovado. Eu fui o primeiro a ter coragem de denunciar”, disse o ex-deputado em depoimento na CPI dos Bingos, em julho de 2005. 
No mesmo depoimento, Brizola também citou o nome de Carlos Augusto Ramos, mais conhecido como Carlinhos Cachoeira. Segundo Brizola, uma empresa do bicheiro havia ganhado de forma “estranha” uma licitação para administrar a Lotergs durante o governo Olívio Dutra. O contrato acabou sendo rompido em 2004, no governo Germano Rigotto (PMDB) e Cachoeira resolveu processar a Lotergs por quebra de contrato, pedindo mais de 20 milhões de indenização. A ação ainda corre na 1º Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. 

5.565 prefeitos tomam posse hoje em todo Brasil


Prefeituras

Perfil mostra que o eleitorado brasileiro continua apostando majoritariamente em governantes do sexo masculino com menos de 60 anos. Entre os partidos, PMDB terá o maior número de prefeituras, mas PSB foi o que mais cresceu

O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em cerimônia de diplomação, na Sala São Paulo
O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), em cerimônia de diplomação, na Sala São Paulo (Nelson Antoine/Fotoarena)
Tomam posse nesta terça-feira os 5.565 novos prefeitos eleitos em todo o país no ano passado. Uma divisão por perfil dos novos mandatários mostra que o eleitor brasileiro continua apostando em governantes do sexo masculino e com menos de 60 anos.
Em 88% dos municípios, os novos prefeitos que assumem hoje são homens. Mulheres foram eleitas para o cargo em apenas 654 cidades. E apenas uma das 26 capitais será governada por uma mulher nos próximos anos: Teresa Surita, do PMDB, toma posse em Boa Vista (RR).
Entre os novos prefeitos do sexo masculino, 50,7% (2.786) estão na faixa etária entre 45 e 59 anos, segundo dados o Tribunal Superior Eleitoral. Após este grupo vem o de prefeitos com idades entre 35 e 44 anos, com 26,5% (1.458), seguido pelo de prefeitos entre 25 e 34 anos, com 9,5% (527).
Quatro dos prefeitos eleitos têm apenas 21 anos. O mais jovem deles é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), que superou os outros três por alguns meses de diferença. E apenas quatro foram eleitos com mais de 80 anos. O prefeito mais velho do Brasil será Sebastião Biazzo, que aos 89 anos assumirá o comando da cidade de Aguaí (SP), no interior de São Paulo.
Partidos - A posse de novos prefeitos nesta terça-feira consolida o PSB como nova força política nacional. Com maior crescimento em número de prefeituras conquistadas em 2012 (132 prefeituras a mais, contra 91 do PT), o partido do governador pernambucano Eduardo Campos também foi o que mais conquistou capitais. Foram cinco, no total: Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT) e Porto Velho (RO).
Na divisão de capitais, quem mais saiu perdendo foi o PMDB. O partido havia conquistado seis em 2008 e a partir de hoje terá apenas duas (Rio de Janeiro e Boa Vista). O PT, embora tenha conquistado São Paulo, a maior cidade do país, também perdeu duas capitais. Passará a governar apenas quatro a partir de agora (São Paulo, Goiânia, João Pessoa e Rio Branco). O PSDB manteve o mesmo número, com quatro prefeituras (Belém, Maceió, Manaus e Teresina). O PTB, vencedor em três capitais em 2008, não terá nenhuma. O PDT cresceu de uma para três (Curitiba, Natal e Porto Alegre), e o DEM continuará com duas (Salvador e Aracaju). PSol, PPS, PSD, PTC e PP terão uma capital cada (respectivamente Amapá, Vitória, Florianópolis, São Luís e Palmas).
Quadro nacional - Apesar da ascensão do partido de Eduardo Campos e da queda nas capitais, o PMDB continuará sendo o partido com maior número de prefeitos a partir de hoje, com 1.026 administrações municipais pelo Brasil. O segundo partido nesse ranking é o PSDB, com 702 prefeituras conquistadas. Ambos, porém, perderam cadeiras. O partido do vice-presidente Michel Temer havia conquistado 168 prefeituras a mais em 2008, e os tucanos, 79.
Entre as novas forças, o PSD fez um bom resultado. A sigla fundada pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab conseguiu 496 cadeiras, entre elas Florianópolis (SC), onde elegeu César Souza Júnior.

Novo salário mínimo de R$ 678 entra em vigor hoje


Emprego

Valor é 9% mais alto que o anterior, mas ainda longe do ideal, segundo cálculos do Dieese

O salário mínimo recebeu uma alta de 9% em relação ao valor de 2012 e passará para 678 reais a partir de hoje, dia 1º de janeiro de 2013. O valor foi anunciado no último dia 24 de dezembro pela Presidência da República e é um pouco maior do que o previsto anteriormente no relatório final do Orçamento, de 674,96 reais. O valor anterior, vigente durante 2012, era de 622 reais. Apesar do montante previsto para este ano apresentar alta, ainda está longe do ideal, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos( Dieese).
De acordo com cálculos divulgados pelo departamento no início de dezembro, o valor deveria ser de 2.514,09 reais para cobrir as necessidades básicas. Esse salário mínimo teórico foi calculado com base nos preços da cesta básica durante o mês de novembro de 2012. 
Confira a evolução do salário mínimo desde o início do plano real, de acordo com dados do Dieese, e a variação ante o salário anterior:
Início da vigênciaSalário mínimo nominalVariação sobre salário anterior
jul/94R$ 64,79 
set/94R$ 70,008,04%
mai/95R$ 100,0042,86%
mai/96R$ 112,0012,00%
mai/97R$ 120,007,14%
mai/98R$ 130,008,33%
mai/99R$ 136,004,62%
abr/00R$ 151,0011,03%
abr/01R$ 180,0019,21%
abr/02R$ 200,0011,11%
abr/03R$ 240,0020,00%
mai/04R$ 260,008,33%
mai/05R$ 300,0015,38%
abr/06R$ 350,0016,67%
abr/07R$ 380,008,57%
mar/08R$ 415,009,21%
fev/09R$ 465,0012,05%
jan/10R$ 510,009,68%
jan/11R$ 540,005,88%
mar/11R$ 545,000,93%
jan/12R$ 622,0014,13%
jan/13R$ 6789,00%

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/novo-salario-minimo-de-r-678-entra-em-vigor-hoje

Dire Straits - Sultans Of Swing (Alchemy Live)

:)

Celine Dion and Barbra Streisand - Tell him


Maravilhosas!

Elvis Presley - Sweet Caroline (1970)

:)

Elvis Presley and his passion for karate.

:)

Elvis Presley - I'm So Lonesome I Could Cry ( Hawaii Rehearsal Concert )

:)

The Doors - Touch Me (Live)