terça-feira 20 2018

12 alimentos orgânicos que não valem a pena financeiramente


O preço mais elevado de alguns orgânicos não compensa a pouca diferença na quantidade de agrotóxico



Em qualquer artigo sobre alimentação saudável, você vai encontrar uma recomendação dizendo que você deve dar preferência a frutas e vegetais orgânicos, pois eles são livres de agrotóxicos.
Essa é uma preocupação muito válida, pois diversos estudos científicos apontaram uma relação direta entre o consumo dessas substâncias e o desenvolvimento de doenças muito graves, como o câncer.
Porém, os alimentos orgânicos têm uma grande desvantagem: o preço mais elevado. Felizmente, existem sim algumas frutas e vegetais que podem ser consumidos com segurança em suas versões comuns, de forma que não vale a pena gastar mais com as variedades orgânicas. Saiba quais são:

1. Cebola


De acordo com a EWG (Environmental Working Group), uma organização norte-americana sem fins lucrativos que se dedica a estudar o uso de agrotóxicos e outros aditivos químicos, a cebola é um dos vegetais com o menor índice de contaminação por pesticidas. Assim, você pode consumir a versão não orgânica sem problemas.

2. Couve-flor


A couve-flor, da família das crucíferas, é rica em vitaminas C, K e do complexo B, além de conter muitos minerais importantes, como o manganês. E o melhor é que você não precisa comprar a versão orgânica para aproveitar esses benefícios: basta escolher uma couve-flor firme, sem manchas escuras ou amarelas e que esteja com as folhas verdinhas presas ao caule.

3. Manga


Além de ser saborosa e cheia de fibras, a manga pode ser consumida em sua versão tradicional sem muitos problemas. Afinal, segundo o último relatório da Anvisa sobre a presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, apenas 0,5% das amostras dessa fruta ofereciam algum risco.

4. Aspargos


Segundo a EWG, o aspargo não atrai muitos insetos, de forma que não são utilizadas grandes quantidades de pesticida em seu cultivo, o que torna a versão não orgânica segura para o nosso consumo.

5. Milho-verde


Podemos optar pelo milho-verde não orgânico porque a palha é uma excelente barreira contra a absorção dos pesticidas pelos grãos. Assim, quando essa parte é eliminada, os resíduos também vão embora.
Vale destacar, porém, que algumas variedades de milho-verde podem ser produzidas a partir de organismos geneticamente modificados. Na dúvida, é melhor se certificar sobre a origem dos grãos antes de optar pela versão comum.

6. Berinjela


Assim como no caso do milho-verde, o segredo da berinjela está em seu revestimento; contudo, neste caso, a casca é muito lisa, o que dificulta a fixação dos agrotóxicos. Como resultado, você pode economizar um pouquinho na hora de fazer um delicioso patê ou outros pratos que levam esse ingrediente.

7. Repolho


Da mesma forma que os aspargos, o repolho não necessita da aplicação de grandes quantidades de agrotóxicos, de forma que você não precisa recorrer à versão orgânica – tanto que apenas 0,2% das amostras analisadas pela Anvisa estavam contaminadas. Ou seja, uma excelente notícia para quem quer aproveitar todos os benefícios desse vegetal!

8. Kiwi


O kiwi não é uma fruta exatamente barata, e a versão orgânica pode ficar muito inacessível financeiramente falando. Porém, você pode consumir a versão tradicional sem medo, desde que você retire a casca.

9. Melão


Se algumas pessoas já sofrem para cortar a casca do melão, imagine os pesticidas! Brincadeiras à parte, é graças a essa camada externa espessa que podemos consumir diversas variedades de melão não orgânico sem ingerir agrotóxicos ao mesmo tempo.

10. Mamão-papaia


Segundo a Anvisa, somente 0,8% das amostras de mamão-papaia analisadas apresentaram algum risco relacionado a resíduos de agrotóxicos. Novamente, o segredo está na casca dessa fruta, que preserva sua polpa.

11. Abacate


Se você é fã de guacamole, pode comemorar: não é preciso comprar abacate orgânico para aproveitar todas as vitaminas, minerais, fibras e gorduras boas que essa fruta nos oferece. Como você pode imaginar, é só remover a casca e pronto!

12. Banana


Além de ser uma excelente fonte de fibras, potássio e vitaminas C e do complexo B, a bananapode ser consumida em sua versão tradicional. De acordo com o relatório da Anvisa, as amostras analisadas não apresentaram níveis significativos de resíduos de pesticidas.

Existe algum alimento que vale a pena comprar na versão orgânica?


Sim! Ainda com base no relatório da Anvisa, é melhor dar preferência às versões orgânicas do abacaxi e da laranja, pois essas frutas apresentaram contaminação por agrotóxicos em, respectivamente, 5,0% e 12,1% das amostras. A explicação para isso é que a casca de ambas é permeável aos pesticidas.
Agora que você sabe quais são os alimentos mais e menos contaminados por agrotóxicos, você pode decidir com mais sabedoria quando vale a pena investir em uma versão orgânica ou não. Em todo caso, lembre-se de lavar muito bem todas as suas frutas e vegetais em água corrente e utilizar uma escovinha para ajudar na remoção dos resíduos.

A VERDADE SOBRE CHICO BUARQUE (ÍDOLO CRIADO PELO SISTEMA)