terça-feira 16 2013

Débito não autorizado é reclamação nº 1 contra bancos


Setor financeiro

Segundo o Banco Central, foram registradas 1 382 reclamações contra instituições financeiras em novembro

Banco Central do Brasil, em Brasília
Banco Central do Brasil, em Brasília (Rafael Neddermeyer/AE)
O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira que foram registradas 1 382 reclamações contra bancos em novembro. Débitos não autorizados lideraram o ranking do mês passado, com 217 reclamações.
A cobrança irregular de tarifas ficou em segundo lugar (172), seguida por prestação do serviço de conta-salário de forma irregular (167). No mês de outubro foram registradas 1 478 reclamações no total e, em setembro, 1 231. 
Entre os bancos com mais de um milhão de clientes, o Banrisul aparece com o maior índice de reclamações (1,05), seguido por Banco do Brasil (1,04), Bradesco (0,91), Itaú (0,82) e HSBC (0,57). O índice considera o número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100 000.
A lista completa de bancos com mais de um milhão de clientes mostra 1 153 reclamações procedentes no mês passado. O BC considera reclamações procedentes as demandas em que se constatou descumprimento de normativos do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do Banco Central do Brasil.
Foram registradas ainda 5 947 reclamações em relação a essas instituições que não se referem a normativos do CMN ou do BC. Em relação às administradoras de consórcios, foram 21 reclamações procedentes, a maioria (9) referente à liberação de crédito.
(com Estadão Conteúdo)

Itaú Unibanco lidera ranking de reclamações do Procon-SP


Direito do consumidor

Órgão de defesa do consumidor registrou 1.108 queixas contra o banco. Claro e Grupo Bradesco vêm em segundo e terceiro lugares, com 1.006 e 976 reclamações

Banco Itaú na avenida Paulista em São Paulo
Banco Itaú teve 1108 queixas em 2012 no estado de São Paulo (Eladio Machado)
Total de atendimentos do Procon-SP, que envolve consultas, orientações e queixas, totalizou 602.611 em 2012, diminuição de 17% em relação a 2011
O Itaú Unibanco liderou o ranking das empresas que mais originaram reclamações fundamentadas pelo Procon de São Paulo em 2012, com 1.108 queixas. Reclamações fundamentadas são aquelas que não foram atendidas na primeira tentativa de resolução e acarretaram em processo administrativo contra as empresas. Das queixas registradas contra o banco, 647 acabaram não sendo não atendidas até o fim do processo. Em 2011, o Itaú estava em 3º lugar neste ranking. 
De um total de 602.611 atendimentos (consultas, orientações e queixas) realizados pelo Procon-SP em 2012, conforme divulgado em janeiro, 21%, ou 29.697, se transformaram em reclamações fundamentadas. Os 79% restantes foram resolvidos na fase preliminar - em que o Procon encaminha a Carta de Informação Preliminar (CIP) ao reclamado - e não fazem parte do levantamento divulgado nesta terça-feira. A lista considera os 50 fornecedores que mais geraram reclamações fundamentadas. 
No ranking do Procon-SP divulgado nesta terça-feira, os segundo e terceiro lugares ficaram com a operadora de telefonia Claro e o grupo Bradesco, com 1.006 e 976 reclamações, respectivamente, sendo 208 e 590 ainda sem resolução. A Vivo ficou em quarto lugar, com 967 queixas (158 não solucionadas). Depois de ocupar o primeiro lugar da lista em 2008, 2009 e 2010, ainda como Telefonica, em 2011 o grupo havia ficado em 6º lugar.
Em quinto lugar ficou a B2W, controlada por Lojas Americanas, que administra os sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato. A empresa somou 718 reclamações (211 não atendidas). De sexto a décimo lugar ficaram BV Financeira (621 queixas), Carrefour (595), Grupo Oi (586), Eletropaulo (576) e Santander (568). 
Quando o critério aplicado é o porcentual de reclamações fundamentadas, mas não atendidas, o líder é o Banco Votorantim, com 91% de queixas sem atendimento ao final do processo, seguido de Carrefour (63%), Eletropaulo (62%), Bradesco (60%) e Itaú Unibanco (58%).
No que se refere aos setores, a área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, entre outros) foi a que teve o maior número de reclamações fundamentadas: 33%. "O destaque negativo, neste segmento, é a venda de aparelhos de telefonia móvel", disse o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes. Na sequência estão assuntos financeiros (bancos, seguradoras, financeiras), com 25,7%, e serviços essenciais (telecomunicações, energia elétrica, etc), com 16,5%.
Góes mencionou o aumento do número de atendimentos por problemas com sites de compras coletivas que, em 2011, nem apareceram na lista das 50 empresas mais reclamadas. O site Groupon, por exemplo, que era o 228º da classificação geral, apareceu em 21º em 2012. "Pensando nisso, o Procon criou um selo para identificar sites que costumam gerar reclamações para que os consumidores estejam cientes antes de decidir efetuar uma compra", explicou.
(com Estadão Conteúdo)

BC acaba com monopólio dos pacotes de tarifas bancárias; conheça as novas regras


Bancos

Medidas devem facilitar o entendimento dos custos que envolvem operações de câmbio, de crédito e serviços básicos

Clientes dentro de agência bancária
Novas regras dão ao cliente opção de usar tarifas individuais em vez de pacotes (Alexandre Battibugli)
O Banco Central divulgou nesta sexta-feira três resoluções aprovadas pelo Conselho Monetária Nacional (CMN) que visam aumentar a transparência das informações na contratação de serviços bancários, de operações de crédito e de câmbio. "As medidas buscam facilitar o entendimento da natureza e dos custos envolvidos nas referidas contratações, reduzir a assimetria de informações e ampliar a comparação entre fornecedores". O anúncio foi feito no mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff lançou medidas para apertar a fiscalização sobre o cumprimento dos direitos do consumidor. A ideia da presidente é transformar o respeito a esses direitos numa "política de Estado".
A partir de agora, as instituições financeiras que prestarem serviços bancários devem seguir quatro regras priomordiais. A primeira é incluir nos contratos de contas correntes cláusulas que dão ao cliente a opção de usar serviços e tarifas individuais ou por pacotes. Atualmente, os usuários são obrigados a aderir a um pacote de tarifas quando decidem movimentar uma conta corrente. 
A segunda regra é esclarecer ao cliente que existe a possibilidade de ele escolher pelo pagamento dessas tarifas individualizadas. A terceira é a criação e a divulgação de três pacotes alternativos de serviços, que serão oferecidos juntamente com as contas, além do pacote padronizado já existente (serviço de cadastro, cheque, saque, extrato e transferência de recursos). Por fim, os bancos devem esclarecer ao cliente sobre o pacote contratado e a existência de outros que também são oferecidos pela instituição. 
No caso das operações de crédito, as instituições devem seguir três regras. A primeira é informar ao cliente o valor do Custo Efetivo Total (CET) antes da contratação de operações de crédito e de arrendamento financeiro. O CET abrange todos os encargos e despesas incidentes nessas operações. A segunda regra é incluir o cálculo do CET nesses contratos. A terceira é informar o porcentual de cada componente do fluxo da operação em relação ao valor total da parcela do crédito, além do valor em reais.
Já nas operações de câmbio, as instituições devem seguir dois novos parâmetros. O primeiro é a informação do Valor Efetivo Total (VET) antes da contratação de operações de câmbio para liquidação à vista. O VET corresponde ao valor, em reais, das taxas cobradas por unidade de moeda estrangeira comprada. A segunda regra prevê que essas instituições devem enviar ao BC o VET na forma e condições utilizadas.
Essas informações passarão a ser divulgadas no site da autoridade monetária ainda no primeiro semestre deste ano por meio do ranking mensal do VET.
(com Estadão Conteúdo)

Número de queixas contra bancos sobe 57% no 1º trimestre


Direito do consumidor

Santander e Banco do Brasil foram as instituições mais reclamadas, segundo o BC

Banco Central do Brasil, em Brasília
BC: Santander e Banco do Brasil foram os mais reclamados (Moreira Mariz)
As reclamações contra bancos cresceram 57% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados do Banco Central (BC), foram 5.688 demandas consideradas procedentes nos três primeiros meses do ano, ante 3.619 um ano antes. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.
As queixas mais comuns foram por débitos não autorizados em conta (1.003, aumento de 46%), cobrança irregular por serviços não contratados (624, alta de 26%) e prestação de forma irregular do serviço 'conta salário' (624, crescimento de 109%).
Entre os bancos com mais de 1 milhão de clientes, a instituição com mais reclamações no trimestre foi o Santander, que encabeçou a lista do BC em fevereiro e março, seguido pelo Banco do Brasil. No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, os mais reclamados foram BMG e Bonsucesso.
Em março, o Santander liderou o ranking de grandes instituições financeiras com maior índice e maior número absoluto de reclamações consideradas procedentes pelo BC. No mês passado, o BC contabilizou 734 queixas.
Considerando o total de clientes do Santander, o índice ficou em 3,17 (número de reclamações dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000). O Banco do Brasil ocupou o segundo lugar no índice de reclamações (1,51) e teve 524 descumprimentos de normas. O Banrisul veio em terceiro (0,99, com 23 reclamações procedentes). O quarto índice foi do Itaú Unibanco (0,98, com 254 demandas). Em quinto, ficou o HSBC (0,71, com 41 reclamações).
Na lista de instituições financeiras com menos de 1 milhão de clientes, as cinco com maior índice em março foram Bonsucesso, BMG, Industrial do Brasil, Banco Intermedium e Fibra.
(Com Estadão Conteúdo)

Seis formas de driblar o sedentarismo: (VEJA)


Levante da cadeira de tempos em tempos


Em 2008, uma pesquisa australiana divulgada no periódico Diabetes Care mostrou que o aumento do número de pausas em momentos sedentários que um indivíduo faz, como levantar da cadeira após mais de uma hora e meia sentado, proporciona a perda da circunferência abdominal e a redução do índice de massa corporal (IMC) e nos níveis de glicose no sangue. Para o ortopedista Sérgio José Nicoletti, as pessoas não devem passar mais do que uma hora sentadas sem se levantar. A cada hora, portanto, é importante levantar, caminhar pela casa ou pelo escritório e alongar-se quando possível. Esse hábito alivia o incômodo provocado pelas horas na cadeira e ativa a circulação sanguínea. Alarmes e recados em lugares visíveis ajudam um indivíduo a lembrar de sair da cadeira. No trabalho, criar o hábito de andar até a mesa de algum colega em vez de mandar e-mail ou telefonar para ele ou fazer o caminho mais longa até o banheiro são opções que ajudam a ampliar o tempo de movimento.

Mesmo sentado, se movimente


Há determinados exercícios que podem ser feitos por uma pessoa enquanto ela está sentada e que conseguem amenizar alguns problemas decorrentes do sedentarismo. Os médicos recomendam que as pessoas contraiam e relaxem o abdome seis vezes seguidas e por várias vezes ao dia para fortalecer o músculo da região e melhorar a postura. Eles também indicam que, sempre que possível, as pessoas mexam e estiquem os joelhos para evitar problemas na região a longo prazo; girem pés e tornozelos para os dois lados; façam movimentos para cima a pera baixo com as mãos e alonguem braços, ombros e pescoço. Por fim, procure arrumar sua postura todas as vezes que se lembrar.

Fique sentado em uma posição adequada



De acordo com Nicoletti, a posição em que uma pessoa permanece sentada pode interferir no risco dos problemas acarretados pelo sedentarismo. O médico indica que a cadeira não tenha apoio dorsal completo, ou seja, que o seu encosto não envolva todas as costas, para que, assim, a coluna faça sua curvatura normal ao sentarmos. Além disso, é importante que o centro da tela do computador esteja na mesma altura dos olhos e que os pés estejam apoiados no chão e que a dobra dos joelhos forme um ângulo de 90º.

Use os momentos de lazer a favor da sua saúde



De acordo com um artigo publicado em 2010 no periódico Diabetes, cada hora que um indivíduo passa sentado em frente à televisão aumenta em 11% o risco de morte. Se o trabalho de uma pessoa exige que ela fique sentada durante horas, o mesmo não vale para os momentos de lazer. Prefira realizar atividades que exijam movimento, como andar de bicicleta ou caminhar no parque, em vez de ficar em frente à televisão ou jogar videogame, por exemplo.

Pratique atividade física regularmente



Segundo o novo estudo australiano, ter o hábito de praticar alguma atividade física diminui o risco de mortalidade relacionado ao tempo prolongado no qual alguém fica sentado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos pratiquem ao menos 30 minutos de alguma atividade física, como caminhada rápida, todos os dias, além de algum exercício que fortaleça músculos e ossos duas vezes por semana. Esse hábito reduz o risco de diversas doenças, melhora a saúde óssea e muscular, além de gastar a energia que consumimos e não gastamos nos momentos de sedentarismo. "Trabalhar com a nossa musculatura diminui as dores e os problemas acarretados pelo período prolongado de tempo em que ficamos sentados. O músculo abdominal fortalecido, por exemplo, melhora a postura e nos protege de dores nas costas", diz o médico ortopedista Márcio Passini.

Caminhe mais



Falta de tempo e de vontade para ir à academia não deve ser desculpa para que uma pessoa deixe de praticar as atividades físicas necessárias em um dia. "Meia hora de esteira pode ser substituída por uma caminhada do estacionamento, ponto de ônibus, metrô ou trem até o trabalho: por exemplo, é só parar o carro em um lugar mais longe ou parar em estações mais distantes do que a que está acostumado. Subir escadas em vez de usar o elevador e ir a pé, e não de carro, para lugares próximos também são saídas", diz o ortopedista Nicoletti. Para controlar a quantidade de exercício que você faz no dia a dia, cronometre por quanto tempo você caminha ou conte os passos que dá (existem aplicativos de celular, por exemplo, que fazem isso por você) e compare essa quantidade com os passos dados quando anda durante 30 minutos na esteira. "No entanto, é preciso ressaltar que fragmentar o tempo de atividade física diária durante o dia, embora seja eficaz para saúde, não ajuda uma pessoa que quer emagrecer", afirma Passini.

Fontes: Dr. Márcio Passini, médico ortopedista do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e presidente do Comitê de Osteoporose da Sociedade Brasileira de Ortopedia; Dr. Sérgio José Nicoletti, médico ortopedista e docente da Escola Paulista de Medicina

Passar menos horas sentado ou assistindo televisão prolonga a vida


Estilo de vida

Pesquisa afirma que restringir os períodos em que permanecemos sentados para até três horas diárias aumenta a expectativa de vida em dois anos

cadeira
Preso à cadeira: sedentarismo interfere negativamente na expectativa de vida, além de provocar diversos problemas de saúde (Thinkstock)
Em um novo estudo, pesquisadores da Universidade do Estado de Louisiana e da Faculdade de Medicina de Harvard, ambas nos Estados Unidos, mediram quanto tempo de sedentarismo é preciso ser reduzido em um dia para aumentar a longevidade. De acordo com a pesquisa, restringir período em que uma pessoa fica sentada para até três horas por dia pode aumentar sua expectativa de vida em dois anos, e passar a assistir televisão por menos do que duas horas diariamente prolonga a vida em até 1,4 ano. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira no periódico BMJ Open.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Sedentary behaviour and life expectancy in the USA: a cause-deleted life table analysis

Onde foi divulgada: periódico BMJ Open

Quem fez: Peter T Katzmarzyk e I-Min Lee

Instituição: Universidade do Estado de Louisiana e da Faculdade de Medicina de Harvard, EUA

Dados de amostragem: Dados de 2005 a 2010 do Nhanes e cinco estudos envolvendo 167.000 adultos

Resultado: Reduzir o tempo diário em que ficamos sentados aumenta a expectativa de vida em até dois anos; e assistir televisão por menos do que duas horas por dia pode prolongar a vida em 1,4 ano.
A partir dos dados coletados entre 2005 e 2010 pelo Observatório Nacional de Exames em Saúde e Nutrição (Nhanes, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, os autores do trabalho calcularam o tempo médio no qual uma pessoa permanece sentada e levantaram os números de problemas de saúde associados ao sedentarismo, como diabetes e morte por doença cardíaca, registrados no país nesse período. Depois, os pesquisadores cruzaram essas informações com os resultados de outros cinco estudos sobre estilo de vida e mortalidade que, ao todo, envolveram 167.000 adultos.
Segundo os resultados, os adultos dos Estados Unidos passam, em média, 55% do dia em atividades sedentárias. E, entre todas as mortes registradas de 2005 a 20120 no país, 27% têm alguma relação com o hábito de ficar sentado por muito tempo e 19% com o hábito de assistir televisão. "Os resultados desse estudo indicam que o tempo de sedentarismo tem potencial para reduzir a expectativa de vida da população e que uma mudança significativa no comportamento dos indivíduos é necessária para afetar de maneira palpável a longevidade das pessoas", afirmam os autores no artigo.

Muita televisão prejudica a fertilidade masculina, diz estudo


Sedentarismo

Pesquisadores da Universidade Harvard observaram que sedentarismo diminui a concentração de espermatozoides no sêmen do homem. Por outro lado, a atividade física pode reverter o prejuízo

Sedentarismo: Muitas horas no sofá em frente à televisão pode prejudicar a fertilidade dos homens, afirma pesquisa de Harvard
Sedentarismo: Muitas horas no sofá em frente à televisão pode prejudicar a fertilidade dos homens, afirma pesquisa de Harvard (Thinkstock)
O sedentarismo é um dos grandes vilões da fertilidade masculina, segundo um novo estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, homens jovens e saudáveis que assistem televisão por mais de 20 horas semanais têm a metade da concentração de espermatozoides no sêmen do que aqueles que passam pouco tempo em frente ao aparelho. Por outro lado, a prática de atividade física parece promover uma vantagem nesse sentido: indivíduos que se exercitam durante 15 horas por semana chegam a apresentar uma contagem de esperma 73% maior do que aqueles que são pouco ativos.

Saiba mais

CONTAGEM DE ESPERMAA contagem de esperma de um homem é uma medida que calcula a quantidade de espermatozoide por mililitro de sêmen. Quando esse número é superior a 39 milhões, considera-se que o indivíduo é saudável; abaixo dos 15 milhões, que ele tem baixa contagem (oligospermia); e, menos do que 10 milhões, que é infértil. Pesquisas feitas com homens de outros países já vêm mostrando que essa contagem está em queda nos últimos anos — entre os franceses, por exemplo, a concentração de espermatozoides por mililitro de sêmen passou de 74 milhões para 50 milhões entre 1989 e 2005. Já na Espanha, se em 2001 a média da contagem de esperma de homens que habitam a região sudeste do país era de 72 milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen, em 2011, esse número passou a ser de 52 milhões.
O novo trabalho, que foi publicado nesta segunda-feira no periódico British Journal of Sports Medicine, ajuda a entender os resultados de estudos recentes que vêm mostrando que a concentração de espermatozoides no sêmen dos homens de diversas regiões do mundo está diminuindo com o tempo — o que não significa que eles estão se tornando inférteis, mas sim que existe uma tendência para que isso ocorra um dia.
Para realizar o estudo, Audrey Jane Gaskins, pesquisadora do Departamento de Nutrição Faculdade de Saúde Pública da Universidade Harvard, reuniu uma equipe multidisciplinar. O time selecionou, entre 2009 e 2010, 189 homens de 18 a 22 anos, que foram questionados sobre a quantidade e a intensidade de atividade física que haviam praticado nos três meses anteriores, além do tempo que passavam em frente à televisão em um dia. Os participantes também relataram outros fatores que podem afetar a fertilidade, como problemas de saúde em geral, hábitos alimentares, tabagismo e níveis de stress, e tiveram recolhidas amostras de seu sêmen.
Sedentarismo - Na análise de Gaskins, as pessoas que se exercitavam mais do que 15 horas por dia foram incluídas no grupo dos participantes mais fisicamente ativos. Embora essa quantidade de exercícios tenha aumentado a concentração de espermatozoides no sêmen desses homens, ela não impactou a forma ou o volume do esperma. Além disso, muitas horas em frente à televisão neutraliza esse efeito positivo da atividade física. O sedentarismo parece ser o fator mais prejudicial ao homem nesse sentido, já que nem o tabagismo e nem o peso, por exemplo, eliminaram os benefícios dos exercícios.
Segundo os autores do estudo, a atividade física pode afetar a função reprodutiva "por meio de sua capacidade de regular a energia e o equilíbrio do organismo, influenciando no índice de massa corporal (IMC)", escreveram. "Os exercícios, exceto aqueles que são levados à exaustão, vêm se mostrando capazes de aumentar a expressão de enzimas antioxidantes no corpo. A atividade física regular, então, pode proteger as células germinais masculinas." Ainda de acordo com os pesquisadores, estudos futuros devem determinar que tipo de atividade física é benéfico à fertilidade masculina.

Por que os homens têm cada vez menos espermatozoides?


Qualidade de vida


Estudos mostram queda na qualidade do sêmen ao longo dos anos em todo o mundo, inclusive o Brasil. Stress, obesidade, poucas horas de sono e poluição do ar, entre outros fatores ligados à vida moderna, podem ser os culpados

Juliana Santos
Espermatozoides
Estudos de diversos países têm mostrado reduções na quantidade e qualidade dos espermatozoides (Thinkstock)
Nos últimos anos, estudos de diversos países chegaram a uma conclusão preocupante: a quantidade e a qualidade dos espermatozoides no sêmen dos homens estão diminuindo. Ainda não é possível afirmar se a fertilidade está sendo afetada por esse fenômeno, mas essa redução não deixa de ser alerta importante sobre a saúde masculina. O sêmen é considerado um "termômetro" da saúde do homem, de forma que a queda na sua qualidade, mesmo que não implique em dificuldades de reprodução, não é um bom sinal.
Um dos estudos mais relevantes, realizado com 26.609 homens na França e publicado em dezembro do ano passado no periódico Human Reproduction, mostrou uma redução de 32% na concentração dos espermatozoides em um período de 17 anos. A média para homens de 35 anos de idade caiu de 73,6 milhões por mililitro de sêmen para 49,9 milhões.
Na Espanha, um estudo comparou 273 amostras de sêmen de 2001 e 2002 com 215 amostras de 2010 e 2011 e observou uma redução na concentração de espermatozoides de 72 milhões por mililitro de sêmen para 52,1. A Finlândia mostrou um padrão parecido: um estudo com 858 homens mostrou que a concentração espermática, que em 1998 era de 67 milhões por mililitro de sêmen, caiu para 48 milhões em 2006.
Além da quantidade de espermatozoides por mililitro, denominada concentração espermática, outros fatores importantes para a qualidade do sêmen são a motilidade e a morfologia. A primeira se refere à capacidade de movimentação do espermatozoide: aqueles com mais chances de realizar a fecundação são os que "nadam" rápido e em linha reta. Já a morfologia se refere à forma do gameta, como o tamanho da cabeça em relação à cauda.
Um estudo realizado na Dinamarca e publicado no periódico British Medical Journal (BMJ), concluiu que apenas um quarto dos homens tinha qualidade espermática ideal, levando em consideração os fatores explicados acima. A pesquisa contou com a participação de 4.867 homens, com idade média de 19 anos, e mostrou também que um em cada quatro homens deve levar um tempo prolongado para conseguir engravidar a parceira e 15% apresentam alto risco de precisar de tratamento de fertilidade.
No Brasil, um estudo realizado por pesquisadores da clínica de reprodução assistida Fertilityanalisou 2.300 amostras de sêmen de homens com idade média de 35 anos, com um  intervalo de 10 anos (743 amostras de 2000-2002 e 1536 de 2010-2012). Os resultados mostraram uma redução na concentração de espermatozoides por mililitro de 61,7 milhões para 26,7. A quantidade de espermatozoides morfologicamente normais caiu de 4,6% para 2,7%.
Edson Borges, especialista em reprodução humana e Diretor Cientifico da clínica Fertility, que coordenou o estudo, explica que os números brasileiros são menores do que os resultados dos outros países porque a pesquisa foi realizada com homens que procuraram a clínica para tratamento de fertilidade, o que significa que a probabilidade de que eles já apresentem uma quantidade menor de espermatozoides é maior. Ainda assim, a tendência de queda observada é semelhante a dos outros estudos.
A pesquisa, que será apresentada no Congresso Anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE), em julho de 2013, mostra também um aumento na azoospermia, ausência de espermatozoides no sêmen. No período estudado, a quantidade de homens com esse quadro aumentou de 4,9% para 8,5%. Além disso, foi encontrado um aumento na quantidade de homens com alteração seminal grave (problemas na concentração, morfologia e mobilidade dos espermatozoides): de 15,7% para 30,3%.
info-espermatozoides
Mudança de parâmetros — Em 2010, os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para análise do sêmen se tornaram menos rígidos. A partir dessa data, a concentração mínima de espermatozoides por mililitro de sêmen para o homem considerado normal passou de 20 milhões, no manual de 1999 da OMS, para 15. Já a porcentagem mínima necessária de gametas considerados morfologicamente normais passou de 14% para 4%
Isso significa que os homens com concentração espermática entre 20 e 15 milhões de espermatozoides, por exemplo, que antes seriam considerados abaixo do normal e, por isso, deveriam realizar diversos exames para determinar as causas da concentração baixa, passam a ser considerados pacientes dentro da média. Para Conrado Alvarenga, urologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Sírio Libanês, o impacto dessa modificação ainda é incerto, mas pode levar a um atraso na busca por ajuda médica. De acordo com ele, cerca de 40% de homens com espermograma alterado antes de 2010 passaram a ser considerados normais.
A redução nos valores de normalidade para os parâmetros seminais ocorreu devido aos resultados de um estudo multicêntrico, realizado pela própria OMS, que mostrou que os valores encontrados na média dos homens considerados férteis eram menores do que  aqueles que estavam sendo adotados como normais. "Antes de 2010 era comum os médicos sentirem que os critérios da OMS eram muito rígidos. A gente via vários homens nos consultórios que conseguiam engravidar a esposa mesmo estando abaixo dos valores determinados", diz Conrado. "O estudo de 2010 mostrou para o mundo que os valores normais não são tão altos quanto se achava antes."
Uma crítica feita por especialistas ao estudo da OMS é o fato e que ele não incluiu amostragem de participantes latinos, de modo que é possível que os valores continuem inadequados para a população desses países, inclusive o Brasil.
De acordo com Aguinaldo Nardi, presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a entidade está desenvolvendo um estudo que busca descobrir os valores normais de espermograma dos brasileiros, que deve ficar pronto em cerca de 10 meses. "O estudo também servirá para futuras comparações em relação à qualidade e quantidade de espermatozoides no sêmen", diz Aguinaldo.
Fertilidade – Segundo a definição da OMS, um homem só pode ser considerado infértil se ele não consegue engravidar sua companheira (desde que ela seja normal no que se refere à fertilidade) em até 12 meses de tentativa, uma vez que esse é o período em que 90% dos casais conseguem atingir o objetivo. Isso significa que um homem não pode ser considerado infértil com base nos resultados da análise de sêmen, a não ser em casos extremos, como a azoospermia, ausência total de espermatozoides no sêmen ejaculado.
Por essa razão, apesar das diversas evidências científicas apontando para a redução na quantidade e piora na qualidade dos espermatozoides, ainda não se pode afirmar se isso provocou ou não o aumento da infertilidade. "Os estudos são realizados com base em espermogramas. Esse exame não é um carimbo de fértil ou infértil, ele é um sinal indireto de que alguma coisa não está bem", explica Conrado. "Um individuo com concentração espermática menor que 15 milhões por mililitro de sêmen, por exemplo, não é infértil. Ele pode engravidar a esposa, mas ele pode demorar mais que um ano, ou pode ser que ele tenha dificuldades mesmo."
De acordo com os especialistas, o aumento da procura por tratamentos para infertilidade e reprodução assistida também é uma realidade, mas ainda não é possível avaliar o impacto que a queda na qualidade dos espermatozoides pode ter nesse crescimento. Outros fatores, como as mulheres estarem engravidando cada vez mais tarde e um aumento do poder aquisitivo de classes mais baixas, que tornou esse tipo de tratamento mais acessível do que no passado, podem ter um peso maior nesse aumento do que a queda na qualidade seminal.
Alerta – Os dados existentes até o momento, apesar de não demonstrarem um comprometimento da fertilidade, são motivo de preocupação para os especialistas. Além de suas funções reprodutivas, o sêmen é considerado uma espécie de termômetro para saúde do homem, de forma que a queda da sua qualidade pode ser um reflexo de outros problemas de saúde. "Será que a piora na qualidade seminal não é um reflexo da piora da saúde no mundo, mesmo nos países desenvolvidos?", questiona Conrado Alvarenga.
Para os especialistas, tudo indica que a resposta é positiva, e as possíveis causas estão associadas àquilo que se convencionou chamar de "vida moderna". "O estereótipo do homem moderno é aquele mais gordinho, estressado, ejaculador precoce, muitas vezes impotente, que não tem tanto interesse sexual e que está as três da manhã checando o celular. Esse homem pode ficar cada vez mais infértil", afirma Conrado.
Carlos Petta, coordenador do Centro de Reprodução Humana do Hospital Sírio-Libanês, relaciona as causas dessa redução com a vida nas grandes cidades: "Essa situação é quase um retrato dos homens de cidade grande. Muitas vezes esses efeitos são maiores nas grandes cidades, porque o estilo de vida que a gente tem hoje é pior do que era há vários anos atrás. Só numa cidade como São Paulo, em termos de poluição, o quanto essa poluição está afetando várias funções do nosso organismo, inclusive a produção e qualidade dos espermatozoides?"
Estilo de vida — As principais causas apontadas por especialistas para a queda na qualidade do sêmen são: poluição do ar, obesidade, estresse, consumo de bebidas alcoólicas, cocaína e crack, tabagismo, alimentação deficiente e sedentarismo.  Esses fatores, que mais recentemente têm sido relacionados com prejuízos na produção de gametas, já são conhecidos há mais tempo por serem prejudiciais para a saúde e a qualidade de vida.
A obesidade e o sedentarismo, por exemplo, ajudam a intensificar a conversão de hormônio masculino (testosterona) em hormônio feminino (estrogênio) no homem. Uma quantidade elevada de gordura na região do púbis também ajuda a elevar a temperatura dos testículos, o que é prejudicial para a espermatogênese. Além disso, tanto a obesidade quanto o stress provocam um desequilíbrio hormonal, que exerce efeitos negativos sobre a produção dos espermatozoides.
A relação entre a obesidade e a piora da qualidade seminal foi observada por um artigo de revisão, que analisou 21 estudos sobre o assunto, publicado em dezembro de 2012 no periódico Human Reproduction. A pesquisa concluiu que tanto a obesidade quanto o fato de estar acima do peso estão relacionados com o aumento da prevalência de azoospermia.
Já a poluição do ar, tabagismo e uso de drogas, como a cocaína e o crack, provocam o aumento da produção de substâncias que são tóxicas para os testículos, enquanto uma alimentação deficiente leva à diminuição da produção de antioxidantes, que combatem os radicais livres e seus efeitos negativos na produção dos espermatozoides.
Previsões – A maior parte dos estudos sobre o assunto ainda é muito recente, e mais pesquisas serão necessárias para que se possa ter uma ideia mais clara da dimensão que essa redução da qualidade do sêmen pode atingir no futuro.
"Não deu tempo ainda de falar 'temos dez anos de estudos mostrando que o homem moderno está ficando infértil'. Tudo está surgindo agora, 2012, 2010, para a ciência é ontem, é muito recente", afirma Conrado Alvarenga. "A gente está acompanhando a queda nos parâmetros seminais no dia a dia."
Para Daniel Zylberstejn, urologista e assessor técnico de análise seminal do laboratório Fleury Medicina e Saúde, o potencial reprodutivo do homem é um fator decisivo para determinar o quanto ele será afetado pelos estímulos externos. "Ainda é difícil de entender o quanto isso pode significar uma perda de potencial reprodutivo no futuro. Provavelmente aqueles que já nascem com potencial baixo podem ser mais afetados por esses agravos, mas talvez esses fatores não causem tantos efeitos naquele homem que tem potencial reprodutivo muito alto", afirma.
Se, por enquanto, a queda na qualidade seminal não pode ser considerada um problema reprodutivo, ela é mais um sinal de que hábitos pouco saudáveis, principalmente os relacionados ao estilo de vida moderno, podem afetar a saúde de diversas formas. "Essa redução pode ser transitória e melhorar. Mas é óbvio que a vida moderna traz consequências ruins para os espermatozoides", afirma Aguinaldo Nardi.

Cuidados com o ácido retinoico



Thinkstock
Minha dermatologista prescreveu um creme com ácido retinoico para renovar a pele. No começo foi ótimo, mas depois tomei um pouco de sol e aí apareceram manchas na minha pele.  Por que aconteceu isso?(Suelen)

O ácido retinoico é um ótimo tratamento de rejuvenescimento. Usado regularmente, traz benefícios a longo prazo: suaviza rugas, diminui a aspereza da pele, clareia manchas. Parando de usar, os resultados desaparecem com o tempo.
O ácido retinoico também ajuda outros procedimentos rejuvenescedores. Por exemplo, um peeling facial ou alguns laseres rejuvenescedores têm resultados melhores em quem já esteja usando ácido retinoico.
Mas ele tem seus pontos negativos: pode causar irritação na pele, vermelhidão, ressecamento, descamação. As camadas externas da pele são um filtro (insuficiente, claro) à radiação solar. A descamação ou o ressecamento provocados pelo ácido deixam a pele ainda mais vulnerável aos efeitos adversos do sol. Por isso, as medidas de proteção solar devem ser mais rigorosas. Evite o sol e, quando não der, use filtro solar e chapéu. Só assim você aproveitará os benefícios desse tratamento.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/tratamento/cuidados-com-o-acido-retinoico/

Senador propõe perda do mandato de condenados pelo STF



Na véspera da publicação do acórdão do julgamento do mensalão, o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) apresentou uma proposta de emenda constitucional (PEC) que prevê a perda automática dos mandatos de parlamentares condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Jarbas avalia que o Congresso Nacional vai protagonizar “um provável tensionamento com o Supremo” e que há “ações corporativas” e “pressões dos grupos partidários” para que os deputados condenados pelo STF mantenham seus mandatos.
Quatro deputados condenados por participar do esquema de corrupção mantêm seus mandatos na Câmara: Valdemar Costa Neto (PR-SP), José Genoino (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e João Paulo Cunha (PT-SP).
“O decoro requerido de um parlamentar não pode conviver com a comprovada falta de ética e probidade no trato da coisa pública”, diz Jarbas.
(Laryssa Borges, de Brasília)

Só para não esquecer: Fernanda Montenegro



Só para não esquecer. No dia 16 de outubro é o aniversário da talentosa Fernanda Montenegro

Arlette Pinheiro Esteves Torres, mais conhecida como Fernanda Montenegro (Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1929), é uma atriz brasileira de cinema, teatro e televisão.
Considerada tanto pelo público quanto pela crítica brasileira como uma das maiores damas do teatro, TV e cinema de todos os tempos, é a primeira atriz latino americana e a única brasileira já indicada ao Oscar de melhor atriz, sendo nomeada por seu trabalho em Central do Brasil em 1999

Morre a atriz Cleyde Yaconis, aos 89 anos


Datas

A irmã de Cacilda Becker estava internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após sofrer uma isquemia

Ela cumpriu sua GLORIOSA Missão aqui e agora está descansando nos braços da PAZ...
Atriz Cleyde Yáconis morre aos 89 anos, em São Paulo nesta segunda-feira (15)
Atriz Cleyde Yáconis morre aos 89 anos, em São Paulo nesta segunda-feira (15) (Divulgação/TV Globo)
Morreu nesta segunda-feira a atriz Cleyde Yaconis, aos 89 anos. Ela estava internada no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde outubro quando sofreu uma isquemia. Irmã da celebrada atriz Cacilda Becker, Cleyde tem uma extensa carreira no teatro. Seu último trabalho na TV foi na novela Passione (2010), quando interpretou Brígida, sogra de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro).  
Ela se tornou atriz por acaso. Aos 25 anos, começou a dar seus primeiros passos no mundo artístico como produtora do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC). Até o dia em que substituiu a protagonista adoentada na peça O Anjo de Pedra, de Tennessee Williams, em 1950, e não deixou mais os palcos. Ela contracenou com a irmã Cacilda Becker no espetáculo Pega Fogocom direção de Ziembinski ao lado de quem também fundou o Teatro Cacilda Becker junto com Walmor Chagas, seu cunhado na época. 
Já consolidada como atriz de teatro, Cleyde estreou na TV em 1966 na novela O Amor Tem Cara de Mulher da extinta TV Tupi. Ela atuou em sucessos como Rainha da Sucata (1990) eVamp (1991). 
Em nota, o hospital Sírio-Libanês informa que o velório será realizado nesta terça-feira, no distrito de Jordanésia, município de Cajamar, onde será o enterro.
Repercussão - Famosos usaram suas páginas nas redes sociais para lamentar a morte de Cleyde Yaconis. "Quando decidi ser ator, aos 16 anos, a primeira peça que vi tinha Cleyde Yaconis no elenco", escreveu o ator Marcelo Médici no Twitter. A novelista Gloria Perez, autora de Salve Jorge, também prestou sua homenagem através da rede de microblogs: "Triste. Perdemos Cleyde Yaconis! Que grande atriz". 
Rodrigo Lombardi, o Theo de Salve Jorge, escreveu: "Descanse em paz Cleyde Yaconis. Que Deus te dê todo o conforto que você não pode ter aqui".
Colega de elenco da atriz em Passione, o ator Miguel Roncato deixou seu pesar registrado no Twitter. "Muito triste com o falecimento de Cleyde Yáconis! Tive a honra de trabalhar com ela! Talento e generosidade pura."

Já aconteceu. Anunciados os horários dos shows do Lollapalooza Brasil 2013



The Killers, Black Keys e Pearl Jam são os headliners do festival
Pearl Jam - Galeria Classicos
Reprodução / Facebook Oficial

A segunda edição brasileira do Lollapalooza, que será realizada entre os dias 29 e 31 de março, no Jockey Club, anunciou nesta segunda-feira, 21, os horários dos shows das mais de 60 atrações.
As apresentações serão espalhadas por cinco palcos, mas ainda não foram anunciados os artistas que se apresentarão no Kidzapalooza, um local dedicado especialmente para as crianças.
A edição do ano passado, com dois dias, foi encerrada por shows de Foo Fighters, no primeiro, e Arctic Monkeys, no segundo. Desta vez, com um dia a mais, cada dia de festival será encerrado por The Killers, Black Keys e Pearl Jam, respectivamente.
O primeiro lote de ingressos, com 14 mil passaportes que garantiam a entrada nos três dias de show por R$ 900, se esgotou em poucas horas. Ainda há entradas avulsas para todos os dias, no valor de R$ 330 cada.
Veja abaixo os dias, horários e palcos do Lolla 2013:
Sexta-feira, 29 de março
Palco Alternativo
Tokyo Savannah – 13h15 – 14h15
Copacabana Clube – 15h15 – 16h15
Crystal Castles – 17h15 – 18h15
Passion Pit – 20h – 21h15
Palco Butantã
Holger – 13h15 – 14h15
Of Monsters And Men – 15h15 – 16h15
Cake – 17h15 – 18h30
Deadmau5 – 20h – 21h30
Palco Perry
Bruno Barudi – 12h30 – 13h30
Boss In Drama – 13h45 – 14h45
Dirtyloud – 15h – 16h
Feed Me – 16h15 – 17h15
Porter Robinson – 17h30 – 18h45
Red Bull Technostalgia Feat. Dj Marky & Bid – 19h – 20h15
Knife Party – 21h30 – 23h00
Palco Cidade Jardim
Perrosky – 12h30 – 13h15
Agridoce – 14h15 – 15h15
The Temper Trap – 16h15 – 17h15
The Flaming Lips – 18h30 – 20h
The Killers – 21h30 – 23h
Sábado, 30 De Março
Palco Alternativo
Ludov – 13h30 – 14h30
Gary Clark, Jr. – 15h – 16h30
Alabama Shakes – 17h30 – 18h30
Criolo – 20h – 21h15
Palco Butantã
Graforréia Xilarmônica – 13h30 – 14h30
Tomahawk – 15h30 – 16h30
Franz Ferdinand – 17h30 – 18h45
A Perfect Circle 20h – 21h30
Palco Perry
Classic – 13h – 14h
William Naraine – 14h15 – 15h15
Lennox 15h30 – 16h45
Zeds Dead – 17h – 18h15
Nas – 18h30 – 19h30
Madeon – 20h – 21h
Steve Aoki - 21h30 – 23h
Palco Cidade Jardim
Stop Play Moon – 12h30 – 13h30
Toro Y Moi – 14h30 – 15h30
Two Door Cinema Club – 16h30 -17h30
Queens Of The Stone Age – 18h45 – 20h
The Black Keys – 21h30 – 23h
Domingo, 21 De Março
Palco Alternativo
Wannabe Jalva – 13h15 – 14h15
República – 15h15 – 16h15
Vanguart – 17h15 – 18h15
Hot Chip – 19h15 – 20h30
Palco Butantã
Vivendo Do Ócio 13h15 – 14h15
Foals – 15h15 – 16h15
Kaiser Chiefs – 17h15 – 18h15
Planet Hemp 19h15 – 20h45
Palco Perry
Wehbba- 12h45 – 13h45
Database – 14h – 15h
Mix Hell – 15h15 – 16h30
Gui Boratto – 16h45 – 18h
Rusko – 18h15 – 19h30
Major Lazer – 19h45 – 21h
Kaskade – 21h30 – 23h
Palco Cidade Jardim
Baia – 12h30 – 13h15
Lirinha + Eddie – 14h15 – 15h15
Puscifer – 16h15 – 17h15
The Hives – 18h15 – 19h15
Pearl Jam – 20h45 – 23h

Gravações de Eddie Vedder feitas antes do Pearl Jam caem na internet


Músico gravou 13 composições próprias enquanto ainda morava em San Diego, na Califórnia
Pearl Jam



O Pearl Jam surgiu na cena de Seattle em 1990, mas desde alguns anos antes Eddie Vedder já compunha suas ideias. Uma gravação rara com 13 canções desta época foi divulgada pelo site Antiquiet. Ouça abaixo.
As faixas foram gravadas pelo músico na época em que ele era um jovem surfista de San Diego, na Califórnia. A fita foi obtida através de um ex-funcionário da empresa onde Vedder trabalhava no final da década de 80.
A maioria das canções foi gravada por Vedder sozinho, embora em algumas delas ele esteja acompanhado por uma banda. São todas canções originais, mas segundo o site Antiquiet existem outras fitas com covers feitas por ele de artistas como Bruce Springsteen.
por REDAÇÃO
30 de Jan. de 2013 às 13:33

The Doors - Touch Me (Live)