quinta-feira 07 2013

Aquarela do Brasil, Ary Barroso,1939




Meteoritos como o que atingiu a Rússia podem ser dez vezes mais comuns do que o previsto


Espaço

Novas pesquisas refazem a trajetória do asteroide e mostram que a ocorrência desse tipo de impacto pode ter sido subestimada pelos cientistas

Funcionários do governo observam pequenos objetos perto de lago congelado em área afetada pelo meteorito
Em meados de fevereiro, um meteorito atingiu uma região próxima à cidade de Chelyabinsk, na Rússia. A maior parte de sua massa se desintegrou no ar, mas a onda de impacto foi forte o suficiente para ferir mais de 1 500 pessoas. O evento foi capturado por uma série de câmeras espalhadas pela região, o que possibilitou aos cientistas realizarem estudos detalhados de sua origem, trajetória e destruição. A conclusão das pesquisas não é tranquilizadora: esse tipo de impacto pode ser até dez vezes mais comuns do que se pensava.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: The trajectory, structure and origin of the Chelyabinsk asteroidal impactorA 500-kiloton airburst over Chelyabinsk and an enhanced hazard from small impactors Chelyabinsk Airburst, Damage Assessment, Meteorite Recovery, and Characterization

Onde foi divulgada: periódicos Nature e Science

Dados de amostragem: Centenas de filmagens realizadas no momento da queda de um meteorito na cidade de Chelyabinsk, na Rússia

Resultado: Os pesquisadores conseguiram traçar a rota do asteroide, suas características físicas e o impacto de sua destruição. Segundo os estudos, ele tinha cerca de 19 metros de diâmetro, e a queda desse tipo de corpo na Terra pode ser até dez vezes mais comum do que se pensava
A queda do asteroide aconteceu sobre uma área densamente povoada da Rússia, onde pôde ser observada por uma série de equipamentos eletrônicos, desde instrumentos científicos até centenas de câmeras amadoras. A enorme disponibilidade de imagens forneceu aos pesquisadores uma oportunidade única para analisar o maior meteorito a atingir o planeta nos últimos cem anos.
O estudo dessas filmagens deu origem a três pesquisas publicadas nesta semana, duas delas na revista Nature e uma na Science. "Se a humanidade não quiser seguir o caminho dos dinossauros, precisamos estudar um evento como esse em detalhes", diz Qing-Zhu Yin, professor da Universidade da Califórnia, que participou do estudo publicado na Science.
Trajetória — Ao analisar o caminho percorrido pela bola de fogo no céu — e capturada por uma série de câmeras no solo — os cientistas conseguiram detalhes importantes de sua trajetória. Segundo os estudos, a bola de fogo teve origem em um asteroide com cerca de 19 metros de diâmetro, que entrou na atmosfera a uma velocidade de 19 quilômetros por segundo — mais de cinquenta vezes mais rápido que a velocidade do som.
Conforme penetrava na atmosfera terrestre, o meteorito foi se desgastando por causa do atrito com ao ar. A partir dos 45 quilômetros de altura, ele começou a se desintegrar em diversos pedaços, até que, a 27 quilômetros da superfície, explodiu em uma bola de fogo, poeira e gás. Nesse momento, a luz emitida pelo objeto foi até trinta vezes mais brilhante que a do sol e pôde ser vista por pessoas localizadas a até 100 quilômetros de distância — causando, inclusive, queimaduras.

Saiba mais

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ASTEROIDE, METEORITO E METEORO?
Asteroides são corpos celestes menores que planetas que vagam pelo Sistema Solar desde sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Meteoritos são pedaços de asteroides que eventualmente atingem a superfície da Terra. Meteoros são os rastros luminosos produzidos por pedaços de asteroides em contato com a atmosfera da Terra, resultado do atrito com o ar, e são popularmente reconhecidos como estrelas cadentes.
Os pesquisadores estimam que cerca de três quartos do asteroide evaporou nesse instante. A maior parte do material que restou virou poeira e apenas cerca de 4 000 quilos — 0,05% de sua massa total — atingiu a superfície terrestre como meteoritos. A maior peça, pesando 570 quilos, foi encontrada por mergulhadores no fundo do lago Chebarkul, em outubro.
Caminho no espaço — Ao desenhar o caminho percorrido pelo meteoro na atmosfera terrestre, os pesquisadores também conseguiram estimar a rota que percorreu antes de atingir o planeta. Descobriram, assim, que o impacto não foi previsto por nenhum astrônomo, pois, nos últimos anos, percorreu uma órbita que não podia ser vista a partir de telescópios terrestres.
Essa trajetória é muito semelhante à de outro corpo que gira em volta do Sol e passou perto da Terra recentemente: o asteroide 86039, de dois quilômetros de diâmetro. Segundo os pesquisadores a semelhança entre as duas órbitas é tanta que, muito provavelmente, ambos os corpos faziam parte de um mesmo asteroide, que se fragmentou no meio do caminho.
Destruição — As imagens também ajudaram os cientistas a estimarem o poder de destruição do meteorito. Segundo o estudo, a onda de impacto da explosão liberou uma energia equivalente a 500 quilotons de TNT, o suficiente para estraçalhar milhares de janelas pela região. O impacto foi tão forte que causou danos por uma área de até 90 quilômetros dos dois lados de sua trajetória.
A fim de estimar a probabilidade desse tipo de evento voltar a acontecer, os pesquisadores analisaram os registros de explosões detectadas na atmosfera nos últimos vinte anos. Os dados analisados foram coletados por equipamentos do governo americano originalmente desenhados para detectar a ativação de bombas nucleares, mas que conseguem perceber qualquer tipo de explosão na atmosfera.
A análise mostrou que a queda de meteoritos com mais de 10 metros de diâmetro pode ser até dez vezes mais comuns do que mostravam as observações anteriores, feitas a partir de telescópios. A maior parte desses impactos costuma passar despercebida por acontecer em regiões isoladas ou desabitadas, como o mar. Se estimativas anteriores previam que um evento como o de Chelyabinsk poderia acontecer uma vez a cada 150 anos, os pesquisadores dizem que os novos dados podem diminuir essa frequência para uma vez a cada 30 anos.
Proteção — Durante os últimos anos, os pesquisadores realizaram grandes esforços para mapear todos os asteroides grandes — com mais de 1 quilômetro de diâmetro — que possam atingir a Terra. Os corpos menores, no entanto, não são tão conhecidos e, como mostraram essas pesquisas, também podem causar grandes danos. Dos cerca de 20 milhões de asteroides que medem entre 10 e 20 metros, somente cerca de 500 foram catalogados até agora.
A própria ONU propôs um plano de coordenação internacional para detectar asteroides potencialmente perigosos e, em caso de risco para a Terra, preparar uma missão espacial com capacidade para desviar sua trajetória. O que essas pesquisas mostram, e os cientistas fazem questão de alertar, é que esse plano precisa sair logo do papel.

Ary Barroso, 110 Anos

Nascido em 6 de novembro de 1903, Ary foi o maior nome do gênero samba-exaltação e principal compositor da chamada Era do Rádio no Brasil. É o responsável por muitos clássicos da música nacional como 'Rancho Fundo' (parceria com Lamartine Babo), 'Camisa Amarela' e 'Aquarela do Brasil', praticamente um hino alternativo para o país e para a MPB.
Ainda criança, Ary Barroso ficou órfão de pai e mãe e foi adotado pela avó materna, Gabriela Augusta de Resende. Mineiro de Ubá, Ary Barroso trabalhou em um cinema e em uma loja até completar 17 anos, quando recebeu uma herança de um tio e decidiu viajar para o Rio de Janeiro para estudar, na época, na Faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro.
Porém, rapidamente se rendeu à boemia, foi reprovado na faculdade e abandonou os estudos no segundo ano. Foi aí que se tornou pianista no Cinema Íris e no Teatro Carlos Gomes, no Centro da Cidade Maravilhosa. O compositor de 'Aquarela do Brasil' tocou em diversas orquestras e tornou a música, um hobby desde os 15 anos - quando começou a compor - sua profissão no fim da década de 20.
Contratado para a orquestra do maestro Spina, em São Paulo, tocava piano e também compunha. Em parceria com Lamartine Babo, com quem estudou Direito, escreveu 'Amor de mulato', 'Cachorro Quente' e 'Oh! Nina', antes de se graduar em Ciências Jurídicas e Sociais, em 1929, mesmo ano em que compôs 'Vamos deixar de intimidades', seu primeiro sucesso.
Ary é um dos maiores compositores da música nacional (Foto: Reprodução/Last.FM) (Foto: Ary é um dos maiores compositores da música nacional (Foto: Reprodução/Last.FM))Ary Barroso, grande nome da música nacional.
(Foto: Reprodução/Last.FM)
Nos anos 30, surgiu 'Aquarela do Brasil' e também suas primeiras músicas para o teatro. Já na década seguinte, ganhou um diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográfica de Hollywood pela aclamada trilha sonora do filme “Você já foi à Bahia?”, de Walt Disney.
Também nesta década o músico participou do concurso de músicas carnavalescas promovido pela Casa Edison. Nesta competição, Ary Barroso escreveu a marchinha vencedora chamada 'Dá nela', que também se tornou um grande sucesso do carnaval daquele ano. Posteriormente a música foi gravada por Francisco Alves.
Ary Barroso alcançou prestígio como compositor e teve várias músicas gravadas por artistas conhecidos da época, como Elisa Coelho, Sílvio Caldas e a internacionalmente famosa Carmen Miranda. Em 1933 ele fez sucesso mais uma vez com marchinha carnavalesca e samba-canção, dessa vez 'Segura esta mulher' e 'Maria', que embalaram a alegria dos foliões. 'Maria' fez tanto sucesso que foi regravada por Sílvio Caldas e tornou-se um clássico.
Três anos depois, o músico lançou um dos seus maiores sucessos, o samba 'No tabuleiro da baiana'. A música foi encomendada por Jardel Jércolis para fazer parte da peça "Maravilhosa" na voz de Déo Maia e Grande Otelo. No mesmo ano, a música entrou também no espetáculo "É batatal", desta vez cantada por Oscarito e Isa Rodrigues. Antes de entrar no teatro, porém, Carmen Miranda e Luís Barbosa fizeram sucesso com a canção. Em 1980, grandes nomes da MPB como Caetano Veloso, Gal Costa, João Gilberto e Maria Bethânia gravaram o samba.
Ary tocava gaita quando saiam gols e até subia em telhados (Foto: Reprodução/Portal 2014)Ary Barroso tocava gaita quando saiam gols e até subia em telhados (Foto: Reprodução/Portal 2014)
Ainda na década de 30, Ary encontrou uma nova profissão: a de radialista. Ele comandou o programa “A hora do calouro”, na Rádio Cruzeiro do Sul, e ainda atuou como um narrador esportivo nada imparcial durante os jogos. Torcedor do Flamengo, visivelmente narrava os gols do seu time de coração de uma maneira bem mais efusiva e animada. Além disso, tornou a gaita uma marca registrada, pois tocava o instrumento a cada gol marcado.
Ary Barroso ganhou estátua no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Panoramio)Ary Barroso ganhou estátua no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução/Panoramio/Google)
Mesmo se dedicando a outras atividades, seguiu com sambas como 'Folha Morta''Ocultei' e'Risque'. Ao todo, compôs 264 canções. Por toda a sua contribuição à cultura brasileira, recebeu, em 1955, junto com Heitor Villa-Lobos, a Ordem Nacional do Mérito. Ary Barroso faleceu nove anos depois, em 1964, de cirrose hepática, deixando um grande legado.
O monumento em homenagem a Ary Barroso, no Rio de Janeiro, fica no Leme, Zona Sul da cidade. A estátua, junto de uma mesa de bar e dois bancos, foi feita por Leo Santana, mesmo artista que esculpiu o monumento em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade.

Como escolher o melhor notebook?


O mercado de notebooks é vasto e oferece uma infinidade de opções para todos os gostos, necessidades e bolsos. Para você que quer mobilidade, praticidade, manter-se atualizado na internet, editar textos e arquivos diversos, acessar e-mails e, ainda, ver um bom filme, os notebooks são a opção ideal. Para estudo, trabalho ou lazer, escolha o notebook que tem a ver com o seu perfil!
Mas se você é desenvolvedor de softwaresdesigner gráfico ou gosta de jogos avançados, existe uma gama de produtos, que atendem perfeitamente a sua necessidade e substituem os desktops mais modernos. Contam comprocessadores de 2ª geraçãomemória RAM e HD (memória interna) perfeita para este tipo de trabalho.

Qual notebook devo comprar?

Como cada pessoa tem uma necessidade específica, não há um modelo ideal, mas sim, um modelo ideal para cada perfil. Por exemplo: para quem precisa levar o notebook para a faculdade ou em viagens, precisa, acima de tudo, de um notebook leve e com bateria de longa duração. Mas quem precisa utilizá-lo apenas em casa, pode até escolher um notebook com tela maior, inclusive, para ver filmes! Tudo isso precisa ser analisado antes da compra e fazer os filtros segundo a sua necessidade.
Em primeiro lugar tenha em mente para qual finalidade precisa de um notebook. Os modelos de notebook diferem com relação aotamanho e resolução da telapesomodelo de teclado,bateriadrives de CD e DVDtamanho do discoportas e conexõesmemória RAMplaca de vídeo avançada e memória de vídeo dedicada (para rodar jogos 3D),processador e chipset, além de um fator muito importante:assistência técnica e garantia.
Então, mãos à obra e boa escolha!

Custo-benefício do notebook: fatores que influenciam na compra

Tamanho e resolução da tela: uma grande variedade de opções

De 10 a 17 polegadas, os notebooks têm telas para todos os gostos. Os mais econômicos e convencionais são os notebooks com telas entre 14 polegadas e 15 polegadas, sem contar os ultraportáteis com telas de 10 a 11 polegadas, mais conhecidos como netbooks. Mas se você gosta de tela grande para ver um bom filme e jogar, conte com os de 17 polegadas como os MacBook da Apple, que além de tudo são muito poderosos. Tenha em mente que para o mundo multimídia é interessante ter tela widescreen de 1280x800. Os mais comuns contam com tela de resolução de 1024x768 e perfeitos para navegar, editar arquivos e muito mais.

Notebook leve e ergonômico

Ter um notebook leve pode ser um fator decisivo para a sua compra. Os de tela menores são os mais leves e práticos para serem carregados em mochilas e cases. Os mais comuns, econômicos e leves tem em torno de 2Kg. Lembre-se de que quanto mais leve for o notebook, menor é a capacidade da bateria.

ergonomia dos teclados tem sido levada em consideração pelos fabricantes de computadores, que estão tornando o trabalho de digitação cada vez mais agradável. Vários notebooks contam com teclado no formato ilha, com teclas espaçadas . Confira se tem o padrão ABNT-2 em português (com a tecla ç) e o teclado numérico separado ou na parte superior do teclado. Isso pode ser importante, dependendo da sua utilização.

Duração da bateria

Há uma grande variação no mercado, com notebooks que tembaterias que duram de 1h a 7h. Se você é um jornalista que faz cobertura em campo e não pode contar com uma tomada, tem notebooks com bateria com até 7h de duração. Mas caso utilize muito a conexão sem fio ou reproduza DVDs, a bateria não dura muito. Sem contar o desgaste ao longo do tempo. Então, se pensa em apenas substituir o seu desktop e sempre poderá contar com uma tomada por perto, não precisa se preocupar com este quesito.

Processador, Memória RAM e HD

O que realmente faz a diferença em um notebook é o hardware dele, ou seja, o processador, a memória RAM e o seu Hard Disk para armazenamento de dados. Caso você precise de uma máquina com grande desempenho para rodar programas pesados e sem travar, pense nos processadores Intel Core i3Intel Core i5 e Intel Core i7. Conte, ainda, com os processadores de 2ª geração: processadores Intel Core i3 2ª geraçãoIntel Core i5 2ª geração eIntel Core i7 2ª geraçãoSão, definitivamente, mais poderosos e rápidos.
Os processadores AMD também tem desempenho superior e não te deixam na mão, combinados com a memória RAM ideal. Com 512MB de memória RAM, você consegue rodar seus programas convencionais tranquilamente, mas se você puder investir, adquira os notebooks com 1GB de memória RAM ou mais, principalmente se for desenvolvedor.
Quanto ao HD, quanto mais melhor, se você gosta de armazenar fotos em alta resolução, filmes e músicas na memória interna do notebook. Para ter uma ideia, é possível armazenar em 80GB de HD, aproximadamente 40 mil fotos em alta resolução! Então, pense se precisará de espaço para rodar programas, se eles são pesados como o Photoshop, por exemplo, e analise o melhor custo-benefício! Aliás, quanto mais HD, mais caro é o notebook. Lembre-se que se optar por um modelo econômico, você pode contar, ainda com os HDs externos!

Portas, conexões, webcam e drives de CD e DVD

Quanto mais portas e conexões melhor! Pelo menos 2 entradas USB 2.0 são importantes para conectar seu mousee periféricos, como pen drives. Se você é um ávido fotógrafo, pense na possibilidade de um leitor de cartão de memória, que vai facilitar muito a sua vida. Para os amantes da música, conectores para fone de ouvido emicrofone são importantes. Conte, ainda, com a possibilidade de conector VGA para monitores externos, rede local e Wi-Fi, além de Bluetooth e infravermelho. Para os modelos mais econômicos e finos, conte com osgravadores de CD e DVD externos, principalmente se você utiliza este quesito esporadicamente. A webcam integrada pode ser uma grande aliada para videoconferências e bate-papo via internet.

Imóveis no Rio valorizam mais do que em São Paulo; veja os bairros com as maiores altas


Segundo o Índice FipeZAP, a alta foi puxada pelo bairro de Santa Teresa, na região central da cidade, que valorizou 8,92% em outubro
TAGS: 

ÍNDICE

BAIRROS

FIPEZAP

MERCADO IMOBILIÁRO

publicado em 05/11/2013 às 8:02 ,
atualizado em 05/11/2013 às 8:02
Fonte: ZAP Imóveis
Duas das cidades com o metro quadrado mais caro do país, São Paulo e Rio de Janeiro têm atraído cada vez mais investidores do mercado imobiliário nacional e internacional. E, pelo menos no último mês de outubro, aplicar em um imóvel na capital fluminense trouxe mais retorno financeiro do que na cidade paulista.
Segundo dados exclusivos do Índice FipeZap do mês de outubro, divulgado nesta terça-feira, os imóveis localizados na capital do Rio de Janeiro tiveram uma maior elevação nos preços em relação aos situados em São Paulo no mesmo período.
Em outubro, os bairros cariocas registram alta de 5,74%, em média, enquanto os paulistas encareceram 4,84% (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)
Levando em consideração apenas os cinco bairros que mais valorizaram nas duas capitais no décimo mês do ano, os bairros cariocas registram alta de 5,74%, em média, enquanto os similares paulistas encareceram 4,84%.
A alta no Rio foi puxada pelo bairro de Santa Teresa, na região central da cidade, que valorizou 8,92% em outubro em relação a setembro, com o metro quadrado chegando a R$ 6.638.
Já a Urca, localizada na parte sul do município, atingiu 6,65% de reajuste no mesmo intervalo de comparação. Com isso, o valor da metragem alcançou os R$ 13.477.
Três bairros da zona norte carioca completam a lista dos bairros mais valorizados. Del Castilho, São Cristóvão e Santo Cristo registraram altas de 4,94%, 4,12% e 4,11%, respectivamente.
“Notamos que a dinâmica de preços está ligada à realidade de cada região. Dentro de cada cidade há grandes disparidades e alguns bairros surgindo como boas opções de investimento”, afirma Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap.
Já em São Paulo, a zona leste foi o destaque entre as regiões que mais se valorizaram. O bairro Parque do Carmo, com reajuste de 6,56%, foi o maior na capital, com R$ 4.225 por metro quadrado.
São Miguel Paulista e Vila Prudente também figuram entre os cinco locais que mais se valorizaram, com altas de 3,33% e 3,15%. No entanto, o Jardim Paulistano, da zona oeste, contou com o maior valor por metragem: R$ 12.192 (alta de 6,18%).
“Isso é reflexo da vida da cidade. Com poucas ofertas nas regiões mais centrais, há uma expansão para outros locais mais atrativos e com maior potencial de crescimento”, completa.
A capital paulista, porém, leva vantagem quando a comparação leva em conta a valorização no ano. Os dois locais com o metro quadrado mais caro de São Paulo também estão entre os dez bairros do país que tiveram as maiores valorizações do ano, enquanto o Rio não conta com nenhum.
Jardim Paulistano e Vila Nova Conceição anotaram altas de 17,51% e 12,98%, respectivamente.
Pelo País – O Índice FipeZAP apontou que houve aumento de 1,3% nos preços anunciados do metro quadrado em outubro em relação ao mês anterior. É a décima alta seguida anotada em 2013.
Com isso, a variação acumulada no ano ficou em 11,3%, ou 6,6% acima da inflação do período medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
“Chama a atenção o fato de os preços ainda contarem com bastante fôlego no final do ano, o que mostra que a demanda por moradia continua em alta no país”, aponta Zylberstajn.
Das 16 cidades cujos preços são monitorados, Belo Horizonte (3,7%) e Curitiba (3,5%) tiveram as maiores altas no mês. Florianópolis (1,9%) e Porto Alegre (1,5%) também registram bons aumentos.
Já São Paulo repetiu o crescimento da última pesquisa e registrou novamente aumento de 1,2%, enquanto no Rio de Janeiro a variação foi de 0,9% em outubro.
O preço médio do m² anunciado ficou entre R$ 9.700 (Rio de Janeiro) e R$ 3.764 (Vila Velha). Em São Paulo foi de R$ 7.631 e a média nacional foi de R$ 7.143.
Bairros do Rio e SP – Ainda segundo o Índice FipeZAP, nem a segunda queda seguida nos preços tirou do bairro do Leblon, no Rio, o rótulo de lugar mais caro do país, com R$ 21.886 por metro quadrado, em média.
Em segundo lugar, continuou o distrito de Ipanema, também em território carioca, com R$ 19.295. A região mais barata ficou por conta da Pavuna, com R$ 2.110.
Já em São Paulo, os imóveis mais caros estão localizados no bairro da Vila Nova Conceição, zona sul da Capital, com média de R$ 13.499 por m², pouco acima dos R$ 12.192 anunciados no Jardim Paulistano, a segunda metragem mais valiosa na cidade.
Em contrapartida, o distrito de Guaianazes (zona leste) tornou-se no último mês a região onde são encontrados os preços mais acessíveis: R$ 3.355.

Cinema chinês promove o novo 'Thor' com pôster errado

Cinema

Montagem usada por engano se tornou viral nas redes sociais. E mostra o herói abraçado a seu irmão, o vilão Loki

Montagem do cartaz do filme 'Thor: O Mundo Sombrio' ao lado do original com a personagem Jane (Natalie Portman)
Montagem do cartaz do filme 'Thor: O Mundo Sombrio' ao lado do original com a personagem Jane (Natalie Portman)(Reprodução)
Um cinema em Xangai, na China, usou por engano uma montagem do cartaz original de Thor: O Mundo Sombrio para promover o longa. Feita a partir do cartaz original do filme, em que o herói aparece abraçado a seu par romântico, Jane (Natalie Portman), a montagem feita por fãs - e que logo se espalhou pela internet - mostra Thor (Chris Hemsworth) abraçadinho a Loki (Tom Hiddleston), como se os dois formassem um casal.
Dirigido por Alan Taylor, Thor: O Mundo Sombrio levou aos cinemas brasileiros 1,2 milhão de pessoas em seu primeiro final de semana de exibição, 78% a mais que a estreia do primeiro filme da franquia. O número já havia garantido ao país a quarta posição entre as 36 aberturas deste final de semana ao redor do mundo, com 8,1 milhões de dólares (cerca de 20 milhões de reais). O Brasil perdeu apenas para Grã-Bretanha (13,4 milhões de dólares), França (9,4 milhões de dólares) e México (8,2 milhões de dólares).
No próximo fim de semana, o longa estreia nos Estados Unidos. A expectativa é que a produção entre para o clube de bilheterias bilionárias, como fez o companheiro da Marvel Homem de Ferro 3, lançado este ano. 


Haddad afasta do cargo sócio da mulher de Jilmar Tatto

Máfia dos Auditores

Auditor Moacir Reis deixa diretoria de Fiscalização do Setor Financeiro. Apesar da exoneração, ele seguirá ativo na prefeitura, com salário de 19 607,61 reais

Felipe Frazão
Jilmar Tatto, deputado federal do PT (SP)
Haddad afastou do cargo servidor que é sócio da mulher de Jilmar Tatto (PT) (Fernando Cavalcanti)
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), exonerou do cargo de confiança o auditor tributário Moacir Fernando Reis, sócio da mulher do secretário municipal de Transportes e deputado federal licenciado, Jilmar Tatto (PT). A destituição de Reis do posto de diretor de Fiscalização do Setor Financeiro foi publicada na manhã desta quinta-feira no Diário Oficial da Cidade. O caso foi revelado pelo site de VEJA nesta terça-feira.
Reis é um dos servidores da Subsecretaria da Receita Municipal suspeitos de participação no esquema de cobrança de propina de construtoras - a fraude pode ter desviado até 500 milhões de reais do Tesouro da prefeitura. O auditor investigado é sócio do estacionamento Samepark, uma microempresa sediada na casa de Jilmar Tatto e que também tem como donos a mulher do secretário, Adli Osman Tatto, e os irmãos dela, Jamile Osman e Salah Ali Osman. O auditor também namora a irmã de Adli.
Jamile e Salah Osman já doaram pequenas quantias para campanhas eleitorais de Jilmar Tatto (deputado federal licenciado) e do irmão dele, o vereador Arselino Tatto (PT).
A portaria que retira Reis do cargo foi assinada nesta quarta-feira pelo secretário de Governo Municipal, Antonio Donato (PT) – que, segundo escutas, teria recebido 200 000 reais do servidor Luis Alexandre de Magalhães (preso na quarta-feira da semana passada e liberado no domingo, após assinar acordo de delação premiada com o Ministério Público Estadual). Donato nega ligação com o bando. Segundo o texto do Diário Oficial da Cidade, a exoneração foi assinada a pedido do servidor.
Nesta quarta, Haddad afirmou em entrevista coletiva que pretendia "aguardar o rumo das apurações" da Controladoria-Geral do Município (CGM) antes de exonerar o servidor. Questionado sobre a idoneidade de Reis, Jilmar Tatto afirmou estar surpreso com a sindicância contra o auditor: “Eu confio em mim”, afirmou. O secretário ainda disse que “não se lembrava” da sociedade da mulher com o auditor e que a empresa nunca teve movimentação financeira. Haddad e Tatto se reuniram na tarde de quarta-feira no gabinete do prefeito.
Imóveis - Apesar do afastamento, Reis deve continuar ativo na prefeitura, já que é servidor de carreira e recebe remuneração bruta de 19 607,61 reais. Ele também aparece como maior cotista de uma empresa de compra, venda e aluguel de imóveis próprios, a MFPR Administração de Bens. Aberta em 2010, ela tem capital social de 541 000 reais. A sede declarada é o apartamento na Vila Mariana onde mora Reis, segundo dados da Junta Comercial paulista.
O uso de empresas de fachada, declaradas como administradoras de bens, era um dos expedientes usados pelos fiscais que desviaram verba dos cofres públicos por meio de fraudes na cobrança do imposto sobre serviços (ISS), de acordo com as investigações do Ministério Público Estadual.
Reis ainda é sócio de um comércio em Embu das Artes, a Florbela Decorações Conveniência, com capital social de 45 000 reais. Ele comprou metade da empresa em julho do ano passado. A reportagem não conseguiu localizar Moacir Reis para comentar o caso.

Com Renan, Senado tem mais servidores apadrinhados que efetivos

Congresso

Desde que peemedebista assumiu o comando, Casa tem 3 241 funcionários comissionados. Já folha de efetivos míngua e contabiliza 2 991 nomes

Presidente do Senado Renan Calheiros, durante sessão deliberativa
Presidente do Senado Renan Calheiros, durante sessão deliberativa (Lia de Paula/Agência Senado)
Sob o comando de Renan Calheiros, o Senado passou a ter neste ano mais funcionários admitidos por apadrinhamento do que por mérito. Hoje, nove meses após a posse do peemedebista alagoano, a Casa tem 3 241 funcionários comissionados, nomeados por meio de indicação. Já a folha de servidores efetivos míngua aceleradamente e conta, agora, com 2 991 pessoas.
O Ministério Público Federal em Brasília abriu inquérito civil no mês passado para investigar o loteamento partidário nas nomeações de comissionados no Senado. A investigação parte da suspeita de possível abuso na contratação de um "número exacerbado" de indicados, em "prejuízo aos cofres públicos".
Na avaliação preliminar de um procurador da República que analisa o caso, os números de 2013 configuram "claramente" o descumprimento de uma orientação do Ministério Público para que menos da metade dos cargos seja ocupado por pessoas de livre nomeação. O inquérito vai apurar também eventual descumprimento dos direitos dos servidores efetivos e dos aprovados no concurso mais recente da Casa.
Promessas - Renan assumiu em fevereiro a presidência do Senado, anunciando corte de custos e na folha de pessoal. Entre as medidas, suspendeu por 180 dias, vencidos em outubro, a nomeação dos selecionados por meio de concurso.
De lá para cá, apenas três servidores efetivos foram contratados, segundo o Portal da Transparência do Senado. Mas a porta de entrada para apadrinhados continuou aberta. No mesmo período, houve 542 admissões, bem mais que o suficiente para repor aposentadorias, afastamentos e exonerações nessa categoria da folha de pagamento.
A folha do Senado consome perto de 3 bilhões de reais anuais. A quantidade de apadrinhados cresceu 55% desde 2003 e nada menos que 775% a partir de 2000, quando havia apenas 370 funcionários nessa condição. As despesas não incluem os salários de mais de 2 000 trabalhadores terceirizados de empresas que têm contratos com a Casa.
Em 14 de outubro, o Ministério Público Federal enviou ofício ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a quem legalmente cabe cobrar de Renan os dados sobre as nomeações nos últimos dois anos, embora o inquérito corra na primeira instância. Os procuradores querem analisar dados pessoais dos comissionados, se eles têm filiação partidária, qual autoridade os nomeou ou quem solicitou sua nomeação. Também pretendem averiguar se, na prática, esses funcionários ocupam postos de direção, chefia e assessoramento, uma exigência prevista em lei para ocupar tais postos.
Outra preocupação é passar uma lupa na reforma administrativa anunciada por Renan, verificando se as medidas estão resultando numa redução de gastos. A promessa do peemedebista é economizar cerca de 300 milhões de reais até o ano que vem.
Entre as medidas lançadas pelo presidente, com o mote "fazer mais com menos", está a limitação de 55 comissionados por gabinete. A maioria dos senadores, porém, já empregava menos gente que isso à época da determinação e não teve de fazer ajustes. Renan também cortou 25% das funções de assessoramento e direção e extinguiu o serviço ambulatorial e médico para senadores e funcionários.
Necessidade - O Senado informou, em nota, que os cargos comissionados atendem "conveniência e necessidade" da administração e destinam-se a atividades de assessoramento técnico e de secretariado, sendo preenchidos segundo critérios de "estrita confiança".
"Os indicados pelos gabinetes parlamentares são nomeados pelo diretor-geral, cumpridas as condições legais, não havendo controle a respeito da filiação partidária", diz a nota. A Casa diz ainda não ter sido notificada pelo Ministério Público.
O Senado não se pronunciou sobre a decisão dos procuradores de acompanhar a reforma administrativa da Casa para saber se há, de fato, redução dos gastos e a melhora na eficiência. Segundo o Senado, o total de cargos efetivos é de 4 103, mas boa parte está vaga e depende de autorização legal e previsão no orçamento para o seu preenchimento. Para 2013, segundo o órgão, está autorizada a ocupação de 294 cargos.
(Com Estadão Conteúdo)

Barriga chapada: sonho ou realidade?

Por Mayne Chiaparro, Tempo de Mulher

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)


Por MAYNE CHIAPARRO
Barriga chapada: sonho ou realidade? Se esse questionamento já é frequente o ano inteiro, imaginem na proximidade do verão? É comum ouvir comparações com celebridades que estão com o corpo em cima como algo impossível de ser alcançado. Mas não se desesperem! Esse sonho pode se tornar realidade e em tempo de curtir este verão sem constrangimentos.
Para potencializar os ganhos em busca de um abdômen lisinho contamos com procedimentos estéticos cada vez mais eficientes. Estamos falando de Massagem Modeladora, Manthus/Heccus, Cavitação. Cada um tem a sua importância e combinados se tornam imbatíveis.   Nesta batalha temos:
Manthus/Heccus
é um equipamento de terapia que combina ultrassom de alta potência e uma corrente elétrica que quebra as células de gordura e, ao mesmo tempo, drena e conduz essa gordura para vias eliminatórias.
Carboxiterapia
é uma terapia baseada na aplicação de gás carbônico no tecido adiposo (tecido das gorduras), com o objetivo de promover uma acidez que agita as moléculas de gordura e oxigena o tecido, além de auxiliar no retorno linfático e venoso do tecido.
Massagem Modeladora,
que tem como finalidade mobilizar a gordura localizada, é feita a partir de movimentos rápidos e intensos de compressão e deslizamento que possibilitam modelar o contorno corporal do paciente, reduzindo medidas.
Todos os tratamentos citados podem ser feitos até três vezes na semana, com intervalo de um dia, em uma média de 10 sessões. E nenhum deles altera a rotina do paciente. Desde a primeira sessão você observará a perda de medidas e menos inchaço. Mas para caber naquela calça de antigamente é necessário, em média 6 a 10 sessões, dependendo de cada caso.
Mas para atingir a tão sonhada boa forma, não bastam apenas tratamentos estéticos. É preciso encarar uma nova rotina. Para isso, será preciso muita dedicação a começar pela alimentação. Pode parecer chato e difícil no começo, mas depois de ver os resultados aparecendo você vai sentir mais prazer em fazer substituições para ter um cardápio mais saudável. E nesse ponto não é só a barriga que você vai ver sumir, mas a celulite, a flacidez, as estrias, entre tantos outros incômodos. Mas atenção, nada de fazer uma dieta por conta própria, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista.
Próximo passo é se movimentar: outro ponto que você deve ter torcido o nariz ao ler, mas que é fundamental. E não adianta colocar empecilhos do tipo não tenho tempo, não tenho dinheiro, não tenho companhia. Pense que andar pelo bairro por 20 minutos pelo menos três vezes por semana já faz uma diferença considerável no seu corpo. Você também vai se sentir mais disposta. Pode apostar!

* Mayne Chiaparro é coordenadora técnica de estética da Clínica Pró-Corpo - responsável técnica pela Estética. Mayne está na Pró-Corpo desde 2009, onde se especializou em diversas técnicas. Formada em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo e Pós-Graduada em Fisioterapia Dermato Funcional pela FMU.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Os tratamentos estéticos são caros?
Não. Ainda existem clínicas que cobram caro alguns procedimentos que hoje se tornaram mais “populares”, simplesmente por causa de status. Mas se comparado a alguns anos atrás, hoje existem clínicas excelentes que viabilizam o acesso a estética a todos os níveis econômicos e sociais, tanto em valor quanto em forma de pagamento.  Somente devemos nos ater a alguns descontos em sites de compra coletiva ou mesmo em algumas clínicas que prometem milagres, mas que não descrevem tempo, forma e qualidade no tratamento. Cuidado, pois nesses casos, é comum não haver comprometimento com o resultado diante da queixa do paciente.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Não poderei mais parar de fazer esses tratamentos senão volta tudo?
O comum termo “volta tudo” é extremamente mal empregado. Ouço de muitos pacientes esse comentário, contudo nada volta sozinho. A gordura, a celulite, manchas, pelos, entre outros, não vêm e vão sozinhos, somos o que comemos e fazemos. Os equipamentos estéticos, quando aplicados de forma correta, obtêm resultados efetivos que serão perdurados por um longo período, desde que o paciente também se comprometa com a saúde. Para isso, terá que realmente mudar os hábitos alimentares, se movimentar e incrementar com cosméticos, quando necessário.
Além disso, há a herança genética da anatomia do corpo, que muitas vezes foge dos padrões de beleza impostos pela sociedade, na verdade nem deveríamos falar em beleza, mas sim modelo padrão. Devemos valorizar mais nossas linhas, o natural e quem somos para autoestima estar sempre em cima. O que podemos fazer é buscar melhorias em alguns detalhes para um corpo moldado dentro dos limites de cada indivíduo.

Barriga chapada: sonho ou realidade? - 1 (© Imagem: Thinkstock)

Em quanto tempo já consigo ver resultado?
Desde a primeira sessão já observamos perda de medidas, ocorre uma movimentação nas células do tecido adiposo, da gordura e começamos por observar menos inchaço. Mas para caber naquela calça de antigamente, em média 6 a 10 sessões, dependendo de cada caso.

Esses tratamentos deixam hematomas na pele?
O único que possibilita formação de hematomas e equimose é a carboxiterapia, que através da agulha bem fininha de insulina pode acertar um vasinho, mesmo com uma cautela na aplicação. Nesse caso, deve-se evitar tomar sol em cima. Em torno de 2 a 3 dias o hematoma reabsorve, o paciente acaba ficando mais sensível também a essa terapia, mas não pela agulha, que nem sente a perfuração, mas o gás distende o tecido causando incômodo em alguns pacientes mais sensíveis.
Já escutamos falar também que a Modeladora causa hematomas e dores no dia seguinte. Infelizmente há profissionais que não são capacitados para realizar essa técnica, o que acaba causando um efeito negativo, contrário ao proposto e inchando ainda mais o paciente.

Como se preparar antes e depois da aplicação dos procedimentos?
O ideal para antes, durante e depois é que se associem técnicas de tratamentos para potencializar os resultados. Uma alimentação balanceada e atividade física também beneficiam para a satisfação do paciente. Deve-se evitar refrigerante, gorduras, frituras e açúcares em excesso.  Evitar uso de calças baixas e calcinha ou cuecas muito apertadas. Pode fazer uso de cinta para moldar algumas regiões. Não ficar mais de três horas sem se alimentar. E a ingestão de água ao longo do dia.
Antes do procedimento, o paciente deve evitar uma alimentação pesada e depois não ingerir carboidrato por pelo menos quatro horas. Não há preparação rigorosa, uma vez que se trata de equipamentos que não limitam nem restringem a dinâmica do dia a dia do paciente.

Por que as mulheres possuem tanta retenção de líquidos? O que fazer para evitar?
As mulheres têm mais predisposição a reter líquido por alguns fatores, o principal deles é o aumento do hormônio progesterona próximo ao período menstrual, que gera esse leve inchaço que é alterado inclusive na balança. Outro fator é o metabolismo, as mulheres têm uma resposta metabólica mais lenta, uma desvantagem em relação ao homem. E ainda algumas disfunções patológicas que requerem uma investigação mais minuciosa com um médico.
O que podemos fazer para minimizar esse efeito é controlar a ingestão de sódio, ele diminui a eliminação do líquido e ainda pode causar riscos mais graves à saúde. Mulheres que trabalham muito sentadas, devem se preocupar em manter sempre uma postura adequada e procurar realizar alguns movimentos para prevenir excesso de retenção e também minimizar doenças do trabalho. E tudo isso aliado à ingestão de, em média, dois litros de água ao longo do dia.

The Doors - Touch Me (Live)