sexta-feira 14 2014

Presidente do PT vai a Caracas apoiar Maduro


Rui Falcão se encontrará com presidente venezuelano no sábado para prestar solidariedade ao chavista

14 de março de 2014 | 0h 54



Ricardo Galhardo - O Estado de S. Paulo
Enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende o diálogo entre Nicolás Maduro e a oposição e Dilma Rousseff tenta intermediar uma negociação, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, embarca na sexta-feira, 14, para Caracas como integrante de um grupo que classifica o atual momento da Venezuela como obra da "violência fascista" de "setores minoritários da extrema direita" e acusa os EUA de "agressões políticas" contra Caracas.
Falcão e a secretária nacional de Relações Institucionais do PT, Monica Valente (mulher do ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares), fazem parte de uma comitiva do Foro de São Paulo que se encontrará com Maduro e com o chanceler venezuelano, Elías Jaua, no sábado, em Caracas, para prestar solidariedade ao governo chavista.

Comece o dia com um copo de água e evite problemas nos rins

Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rinsGetty Images











Atitudes simples ajudam na prevenção de doenças e tornam sua vida mais saudável
Para comemorar o Dia Mundial do Rim, celebrado nesta quinta-feira (13), comece seu dia com um copo de água. Este líquido tão precioso é fundamental para cuidar dos nossos rins que têm entre suas principais funções filtrar as impurezas do sangue e regular a pressão arterial.
As doenças renais costumam ser silenciosas, ou seja, se manifestam gradativamente e quando os sintomas se tornam aparentes significa que cerca de 80% da capacidade dos rins já está comprometida.
Pesquisas apontam que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo têm alguma forma de lesão renal. De uma em cada dez pessoas têm algum grau de doença renal crônica e  para a próxima década está previsto um aumento de 17% dos casos. Hoje, essa doença é tratada como um problema global de saúde pública. No entanto, se detectada precocemente e com o cuidado adequado, a deterioração dos rins pode ser retardada ou mesmo estagnada.
Saiba como tornar sua saúde melhor bebendo a água certa, na quantidade ideal
A doença renal pode afetar pessoas de todas as idades, mas após os 40 anos, a filtração renal começa a diminuir, cerca de 1% por ano. Por isso, é importante sempre visitar o médico, fazer exames de rotina, beber muita água, ter hábitos saudáveis e evitar excessos. Na maioria dos casos, os indivíduos se sentem inchados, cansados, a pressão fica alta e há alterações urinárias — manifestações que tendem a ser confundidas com outras enfermidades —, principalmente quando já se tem idade avançada.
A seguir, 7 dicas para você cuidar do rim e manter uma vida longa e saudável.
1. O corpo precisa de hidratação. Beber água é essencial para o bom funcionamento dos rins e evita a formação de pedras
2. Manter uma dieta equilibrada, ou seja, controlar os excessos na alimentação, não abusando do sal, de gorduras, carnes vermelhas e doces
3. Sempre verificar a pressão arterial e controlar o diabetes
4. Praticar exercícios físicos regularmente, como caminhada, natação, ginástica, corrida — na companhia sempre de uma garrafinha de água
5. Não usar medicamentos sem orientação médica
6. Não fumar e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas
7. Consultar seu médico periodicamente e solicitar exames de urina e sangue que checam o funcionamento renal

Romã – Punica granatum



Roma-bonsaimt



















A Romã é um arbusto que alcança até sete metros de altura, originária de toda costa do mediterrâneo e Ásia ocidental e oriental. Sua floração intensa e produção de frutos pequenos (punica granatum “nana”) a tornam uma das árvores mais atraentes para o cultivo como bonsai. Tradicionalmente, na passagem do ano, a romã simboliza sorte para todo o ano quando guardamos algumas de suas sementes na bolsa ou na carteira. Caduco, perde suas folhas no inverno, floresce abundantemente no início da primavera com exuberante coloração vermelha. Seu crescimento é extremamente rápido e as condições de seu cultivo são muito favoráveis.
Nome Popular: Romã
Espécie: Punica
Sub-espécies: granatum
Família: Punicáceas
Origem: Ásia e mediterrâneo
Altura em ambiente natural: 7 metros
Iluminação
A Romã ama o calor e a luz, deve ser colocada em lugares onde o sol incida diretamente sobre as folhas, mas protegida do sol forte do verão. A exposição da Romã ao sol favorece a floração e a frutificação.
Rega
Como a maioria das plantas frutíferas, a Romã é uma planta com consumo elevado de água, mas com a particularidade de não gostar de solos muito encharcados. Quando regarmos deveremos fazer com abundância. Umidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos (pó branco), estes podem até ocasionar sua morte se não forem tratados. Para evitar problemas com muita umidade é aconselhável molhar a terra da romã somente quando esta já estiver com a superfície ligeiramente seca. Outra maneira de se evitar estes fungos é a de usar uma mistura de solo arenosa. Para favorecer a floração deveremos deixar o solo mais para seco na primavera.
Adubação
A adubação de outono se torna a mais importante para incentivar a romã a produzir flores na primavera. Lembre-se que não devemos adubar plantas em floração. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo ( P ), podendo ser adubos líquidos por via foliar ou sólidos na terra. Como sugestão, escolha traços de proporção de N-P-K ( Nitrogênio – Fósforo – Potássio ) na ordem de 04-14-08. Não esqueça que no mínimo uma vez por ano é necessário a Adubação com micro nutrientes (Ca {Cálcio}, Mg {Magnésio}, S {Enxofre}, B {Boro}, Cl, Cu, Co, Fe…). A melhor época para a adubação da Romã é o outono. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas.
Troca de Terra
A Romã não gosta de terra calcária, bem como não podemos exagerar em matéria orgânica, pois esta acumula muita água. A mistura aconselhada é de 40% de Argila, 50 % areia e 10% (opcional) de terra adubada de boa procedência (vendida em saquinhos). Deve-se providenciar a troca de terra da romã todos os anos ou a cada dois anos no máximo. Nunca lavar as raízes e proteger borrifando suas folhas constantemente até um mes após seu transplante.
Poda
A Arte bonsai procura, como inspiração, buscar formas existentes na natureza. Essa busca nos leva a um espectro riquíssimo de texturas, formas e cores, tornando nosso hobby um dos mais interessantes e criativos. O objetivo da prática do bonsai (cultivo de arvores em vaso), não é apenas mante-los vivos, mas cada vez mais bonitos. Para isso é necessário que se façam podas regulares para se manter a forma de “mini-árvore”. Podar é estilizar a formação de uma árvore. Com a poda, eliminamos os ramos defeituosos ou os ramos desnecessários. Para podar devemos utilizar ferramentas adequadas, como tesouras afiadas e para galhos maiores alicates de corte côncavo, que fazem cortes limpos, precisos e de fácil cicatrização. Quando as feridas da poda são de grande tamanho (maior que o tamanho do diâmetro de um cigarro) é conveniente cobri-las com pasta de selagem para garantir sua perfeita cicatrização.
A poda de manutenção da romã pode ser feita facilmente com uma tesoura afiada cortando-se os galhinhos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, cuja melhor forma é a forma da copa triangular. As Podas mais drásticas devem ser feitas no final do inverno. A romã brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem podas mais radicais, graças a sua brotação intensa, podas drásticas e desfoliamentos.
Aramagem
A utilização dos arames na estilização de um bonsai pode ser usado para:
1.Corrigir a inclinação de ramos, permitindo utilizar ramos que de outra maneira teríamos que podar.
De certo modo os arames provocarão o efeito do peso dos grandes galhos nas árvores, inclinando-os para baixo.
2.Direcionar o crescimento de um galho numa direção em que a copa do bonsai se encontra vazia.
3.Direcionar o crescimento de um galho para a formação de uma copa triangular.
Tempo de permanência dos arames: Dois meses
Melhor Época para Aramação: Outono
De maneira geral o arame deve ser travado no tronco, travando-o, depois nos ramos sem apertar demais para não deixar marca na casca do bonsai. O ideal é que o arame fique relativamente frouxo. Como os ramos engrossam devido ao seu crescimento, devemos tirar o arame antes que se crave na casca. Pode-se usar qualquer arame, preferivelmente o arame de alumínio, que é mais flexível e resistente. A grossura do arame dependerá da força necessária para se vergar o ramo.
Doenças e Pragas mais comuns
Alem dos fungos que podem ser tratados com a moderação na rega, retirada com uma escova e fungicida, a Carmona é uma planta muito resistente se for bem regada e colocada em local adequado. Ataques de pulgão ou cochinilhas podem ser tratados facilmente com inseticida para plantas ornamentais. Não esqueça que existindo um problema, este deve ser solucionado com brevidade para evitar a debilitação do bonsai.
Informações adicionais
Temperatura Agradável: Calor
Vento: Suportam
Vaporização: Em dias de calor. Quando não há flor
Ritmo de Crescimento: Rápido
Vaso: Mediamente profundo
Freqüência de troca da terra: Anualmente
Conteúdo adaptado do site da Bonsai Kai: http://www.bonsaikai.com.br/Textosparaleitura/GuiadeCuidados.htm

The Doors - Touch Me (Live)