terça-feira 12 2016

PGR quer acesso às imagens do circuito interno do Palácio do Planalto e perícia no termo de posse de Lula


Conforme VEJA revelou em sua última edição, a Procuradoria-Geral da República apresentou uma lista de investigados por sabotagem contra as apurações do esquema do petrolão. Entre eles estão Dilma, Lula, dois ex-ministros do governo, um ex-senador e o presidente e um ministro do STJ

A presidente Dilma Rousseff e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília
A presidente afastada Dilma Rousseff e o ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília(Adriano Machado/Reuters)
Em sua última edição, VEJA revelou que a Procuradoria-Geral da República enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma lista de investigados por obstrução da Lava-Jato. Entre os principais alvos destacados estão: a presidente afastada Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, além do ex-senador Delcidio do Amaral e do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Francisco Falcão e do ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas (STJ). Todos eles são suspeitos de obstruírem a maior investigação do país com "condutas autônomas e praticadas com a mesma finalidade, embora em distintas circunstâncias de tempo, lugar e modo de execução".
VEJA teve acesso à íntegra do pedido de instauração de inquérito, que está sob sigilo. O material revela, segundo a Procuradoria-Geral, elementos de um complô armado para abafar delações premiadas e esvaziar as investigações da Lava-Jato. Em sua manifestação, o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, ainda solicitou ao STF autorização para acessar as imagens do circuito de segurança do Palácio do Planalto. O objetivo é apurar se o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e o ex-senador Delcidio do Amaral se reuniram com Dilma para planejar a liberação dos empreiteiros presos na Lava-Jato. Os investigadores também querem analisar o termo de posse de Lula como ministro da Casa Civil para checar se houve algum procedimento atípico na nomeação do ex-presidente.
Leia abaixo o pedido de diligência, a lista dos investigados e quais são as principais suspeitas que pesam sobre eles, de acordo com a Procuradoria-Geral da República.
PGR pede acesso às imagens de segurança do Palácio do Planalto
doc rasgado 10
(VEJA.com/VEJA)

The Doors - Touch Me (Live)