sexta-feira 15 2012

Os neandertais eram canibais?



Exposição em museu croata mostra reprodução de uma família de neandertais (Nikola Solic/Reuters)
Sim. O canibalismo entre neandertais está documentado. Mas ainda não se sabe com que finalidade ou frequência: se era uma fonte alimentar excepcional para tempos de crise ou uma prática rotineira. Segundo pesquisadores, os neandertais seriam tão canibais quanto os homens modernos. De acordo com Zilhão, é mais um aspecto que aproxima os dois grupos.

Qual era a expectativa de vida dos neandertais?



Reconstrução facial de um Homo neanderthalensis (Domínio público/Wikipedia)
A expectativa de vida dos neandertais era igual a dos primeiros humanos modernos: cerca de 25% deles ultrapassavam os 40 anos. Alguns podiam chegar aos 60 anos. A descoberta de ossos de neandertais idosos, que viveram além da idade de prover o sustento para eles mesmos, sugere forte organização familiar.

Qual era a aparência dos neandertais?



Reprodução de neandertais feita pela antropóloga francesa Elisabeth Daynes (LatinStock)
Eram "gente como a gente", salvo pequenas diferenças (o formato do queixo e a robustez das têmporas) dentro da margem de variação da humanidade atual. Provavelmente, seus cabelos também exibiam as mesmas variações de tonalidades que os do homem moderno. Os cientistas já fizeram experiências como atores maquiados como neandertais. A trupe passeou pelas ruas de grandes cidades e ninguém notou diferença.

O homem moderno tem o cérebro maior que o do neandertal?



Crânio de homem de Neandertal descoberto em 1908, em Chapelle aux saints, na França (Domínio público/Wikipedia)
Não, ao contrário: os neandertais é que tinham um cérebro maior. Mas, de um ponto de vista genético, poucas diferenças foram encontradas quanta à capacidade cognitiva. Ou seja, tanto quanto podemos saber, os cérebros de humanos e neandertais eram diferentes apenas em tamanho.

Quais traços o homem moderno compartilha com os neandertais?



Reprodução de uma criança neandertal feita pela Universidade de Zurique, na Suíça (Domínio público/Wikipedia)
O homem moderno de 50.000 anos atrás tinha uma organização social, uma economia e uma cultura em tudo semelhantes com os neandertais. O homem moderno atual é, evidentemente, muito diferente: privilegia a acumulação de conhecimentos e desenvolvimentos tecnológicos e científicos.

Só o homem moderno desenvolveu pensamento abstrato?



Homem observa pinturas nas paredes das cavernas do Parque Nacional de Bulawayo, no Zimbábue (Tom Shaw/Allsport/GettyImages)
Não. Os neandertais também exercitavam o pensamento abstrato e faziam uso de símbolos. Eles enterravam os mortos, usavam objetos de adorno pessoal, pintavam os corpos com tintas minerais, usavam utensílios de osso e marfim com marcas decorativas abstratas e desenvolveram uma sofisticada tecnologia do fogo. Essa técnica incluía a fabricação da mais antiga matéria-prima artificial da humanidade - uma resina utilizada para fazer tinta - através de processos que só encontram equivalente nos fornos de cerâmica do Período Neolítico, muitos milhares de anos depois.

O neandertal é uma subespécie do Homo sapiens ou uma outra espécie do gênero Homo?



Esqueleto de neandertal no Museu Americano de História Natural (Domínio público/Wikipedia)
De acordo com Zilhão, o neandertal é uma subespécie do Homo sapiens. Por definição, se houve miscigenação importante entre os dois grupos, isso significa que eram "subespécies" ou "populações" de uma só espécie biológica, não duas espécies distintas. Vanessa lembra, contudo, que a categorização de espécies é algo muito difícil. A questão ainda é amplamente discutida, apesar de tanto o homem moderno quanto o neandertal serem considerados humanos. 

Os neandertais foram dizimados pelo homem moderno?


Ilustração da erupção vulcânica que teria extinto os neandertais no oeste da Ásia e Europa (Chris Gash/The New York Times/LatinStock)
Não se sabe ao certo por que os neandertais desapareceram da Terra há 30.000 anos. Algumas hipóteses, não excludentes, são epidemias, catástrofes naturais ou o extermínio por outras populações. O que se sabe é que os neandertais foram assimilados pelos homens modernos, por meio de cruzamentos, e sucedidos pelas populações originárias de África que ocuparam gradativamente a Europa e Ásia a partir de 50.000 anos atrás.

Houve cruzamento entre os neandertais e o homem moderno?


Garota observa réplica do crânio de neandertal exposto em museu da Croácia (Nikola Solic/Reuters)
Sim. De acordo com Zilhão, isso está provado pela anatomia de fósseis dos primeiros europeus da época posterior ao primeiro contato com o homem moderno. Esses fósseis apresentam alguns traços característicos dos neandertais. Além disso, mais recentemente, o cruzamento também foi comprovado com a comparação do genoma de um neandertal com o de indivíduos atuais de vários continentes. Essa comparação evidencia que a contribuição neandertal para o genoma humano persistiu até o presente e em porcentagem significativa.
Arte: Thomaz Rezende
Os neandertais receberam este nome porque os primeiros ossos foram encontrados em uma caverna no Vale de Neander, na Alemanha. "Tal" significa vale em alemão.
Os neandertais receberam este nome porque a primeira ossada do homem pré-histórico foi encontrada em uma caverna no Vale de Neander, na Alemanha, em 1856. "Tal" significa "vale" em alemão.

Herança genética - A assimilação de neandertais pelos humanos modernos, segundo Zilhão, está provada pela anatomia de fósseis dos primeiros europeus que tiveram o primeiro contato com os neandertais e pela comparação do genoma com indivíduos de vários continentes. "Os neandertais contribuíram para o genoma humano e esses traços genéticos persistem até hoje em porcentagem significativa", disse.
De acordo com Vanessa, entre 1% e 4% do DNA de humanos modernos é de neandertais e outros homens arcaicos.
Mas a pesquisadora lembra que, além da assimilação, existem outras hipóteses não excludentes que também podem explicar o desaparecimento dos neandertais, como o extermínio, epidemias e até catástrofes naturais. "Os motivos para o sucesso humano e a extinção dos neandertais ainda são amplamente debatidos", disse Vanessa.

Humanos - Uma das questões mais debatidas entre os pesquisadores é se o neandertal era uma subespécie de Homo sapiens - ou seja, uma população de humanos eventualmente isolada - ou uma espécie completamente diferente, a doHomo neandethalensis.
Na opinião de Zilhão, trata-se de uma subespécie. "Se houve miscigenação importante entre os dois grupos, isso significa que eram subespécies ou populações de uma só espécie biológica, não duas espécies distintas", ponderou o arqueólogo.

Os cientistas já descobriram que o cruzamento de humanos com neandertais gerou híbridos férteis. Isso significa que, em um dado momento, rompeu-se qualquer tipo de isolamento reprodutivo entre o homem moderno e o neandertal. "Mas a tarefa de categorizar espécies é muito difícil", disse Vanessa. "No fim das contas, são todos considerados humanos".

Nove mitos e verdades sobre os neandertais


Evolução Humana

Pesquisas recentes sugerem que o homem de Neandertal era "gente como a gente". Mas o que isso quer dizer? Quais eram as semelhanças e diferenças entre eles e o homem moderno? Em entrevista ao site de VEJA, especialistas esclarecem as principais descobertas sobre nosso primo pré-histórico

Marco Túlio Pires
"Se andassem entre os humanos de hoje, os neandertais passariam despercebidos", afirma João Zilhão, um dos maiores especialistas em neandertais
"Se andassem entre os humanos de hoje, os neandertais passariam despercebidos", afirma João Zilhão, um dos maiores especialistas em neandertais (LatinStock)
Gente como a gente. É assim que os principais pesquisadores atualmente descrevem os neandertais, homens pré-históricos que viveram entre 130.000 e 30.000 anos atrás na Europa e em partes da Ásia. "Eles enterravam seus mortos, usavam objetos de adorno pessoal e desenvolveram uma sofisticada tecnologia do fogo", disse em entrevista ao site de VEJA oarqueólogo português João Zilhão, um dos maiores especialistas em neandertais. "Do ponto de vista arqueológico, não existe diferença cultural significativa entre neandertais e humanos modernos", afirmou Vanessa Paixão-Côrtes, doutoranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vanessa faz parte de um grupo coordenado pela pós-doutora em biologia, Maria Cátira Bortolini, que estuda o genoma do neandertal. 

Especialistas

JOÃO ZILHÃO
João Zilhão é um arqueólogo português e um dos maiores especialistas em neandertais do mundo. Foi professor da Universidade de Bristol (Inglaterra) entre os anos de 2005 e 2010 e atualmente é pesquisador da Universidade de Barcelona.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULAqui no Brasil, a pós-doutora em biologia Maria Cátira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordena uma linha de pesquisa sobre a evolução molecular de genes relacionados com características físicas. O grupo, formado pela doutoranda Vanessa Rodrigues Paixão-Cortês e pelo graduando Lucas Viscardi (aluno da Universidade Federal do Rio Grande), estuda o genoma do neandertal.
Não só o comportamento dos neandertais era semelhante ao dos homens contemporâneos: de acordo com Zilhão, os neandertais era tão parecidos fisicamente com os nossos antepassados que se andassem nas ruas de hoje ninguém notaria a diferença. Aliás, a experiência já foi feita. "Certa vez maquiaram atores como neandertais e os colocaram para passear pelas ruas de cidades ocidentais, como Nova York", contou Zilhão. E ninguém notou as diferenças, como formato do queixo, robustez das têmporas e corpo avantajado.

Desaparecimento - Apesar das semelhanças, restam ainda muitos mistérios sobre os "primos" dos homens modernos. Por exemplo, não se sabe muito bem por que os neandertais simplesmente desapareceram da Terra há 50.000 anos na Ásia e há 30.000 anos na Europa. Um dos artigos mais recentes defende que os neandertais não teriam resistido à invasão em massa de homens modernos na Europa há 40.000 anos.
De acordo com Zilhão, por meio de cruzamentos, os neandertais foram assimilados pelas populações de homens modernos originárias da África e que ocuparam gradativamente a Europa e Ásia a partir de 50.000 anos atrás

Neandertais podem ter sido os primeiros artistas rupestres


Pré-história

Arqueólogos encontraram pinturas com mais de 40.000 anos de idade em caverna no Norte da Espanha, possivelmente feitas por neandertais

Pinturas de estêncil da mão que foram datadas de mais de 37.300 anos atrás
Uma das figuras na caverna de El Castillo data de mais de 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores (Pedro Saura/AFP)
Um estudo publicado nesta sexta-feira, na revista Science, traz informações sobre as pinturas rupestres mais antigas já identificadas, feitas há mais de 40.000 anos, possivelmente por neandertais, parentes próximos do homem moderno.
A pesquisa foi feita com 50 pinturas em 11 cavernas no Norte da Espanha. Até o momento, as pinturas encontradas na caverna de Chauvet, no Sul da França, eram as mais antigas: um estudo publicado no início de maio indica que elas foram feitas entre 28.000 e 40.000 anos atrás.

Saiba mais

NEANDERTAL
Homo neanderthalensis é uma espécie extinta do gênero Homo, o mesmo dos humanos modernos, que viveu na Europa e em partes da Ásia entre 130.000 e 40.000 anos atrás. Os neandertais, que coexistiram com os Homo sapiens, receberam este nome porque a primeira ossada do homem pré-histórico foi encontrada em uma caverna no Vale de Neander, na Alemanha, em 1856. "Tal" significa "vale" em alemão.
HOMEM MODERNO
Homo sapiens, espécie do homem moderno, surgiu na África há mais de 300 mil anos e começou a se expandir para a Europa há aproximadamente 40 mil anos.
Uma das figuras na caverna de El Castillo data de pelo menos 40.800 anos atrás, o que faz dela a arte rupestre mais antiga da Europa, segundo a equipe de pesquisadores. As imagens analisadas incluem discos vermelhos e o contorno de uma mão.
Ainda não é possível afirmar a autoria das pinturas, mas a possibilidade de que tenham sido feitas por neandertais anima os pesquisadores.
De acordo com os especialistas, já se sabia que eles também exercitavam o pensamento abstrato e faziam uso de símbolos.  Eles enterravam os mortos, usavam objetos de adorno pessoal, pintavam os corpos com tintas minerais, usavam utensílios de osso e marfim com marcas decorativas abstratas e desenvolveram uma sofisticada tecnologia do fogo. "Assim, não é surpreendente que o neandertal seja o primeiro pintor rupestre da Europa", afirmou o coautor do estudo, o arqueólogo português João Zilhão, pesquisador da Universidade de Barcelona.

Enquanto ainda não se comprova se as descobertas na Espanha são realmente obra dos neandertais, outras possibilidades são estudadas, como a hipótese de que elas teriam sido realizadas com a chegada do homem moderno à Europa, cuja evidência mais antiga data de 41.500 anos atrás. O neandertal desapareceu da Terra por volta de 40.000 anos atrás.
(Com Agência France-Presse)

Primeira astronauta chinesa viajará ao espaço no sábado


Espaço

Liu Yang foi designada para missão por maior habilidade para lidar com solidão

Liu Yang ao ser apresentada pelo governo chinês, nesta sexta
Liu Yang ao ser apresentada pelo governo chinês, nesta sexta (AFP)
A China anunciou nesta sexta-feira que enviará ao espaço neste sábado sua primeira mulher astronauta, Liu Yang. Ela viajará acompanhada de dois homens na nave Shenzhou IX. A expectativa do governo do país é que Yang melhore a eficiência do trabalho da tripulação. "De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão", afirmou o porta-voz de Yang, Wu Ping.
A astronauta chinesa junta-se, agora, ao grupo de 50 mulheres que já viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem de Yuri Gagarin. A designação de Yang foi anunciada após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos, já que o voo espacial e a possível exposição à radiação podem causar infertilidade. A escolhida, porém, não se encaixa na descrição.
Além disso, com esta missão, a China realizará o primeiro acoplamento de uma nave tripulada ao módulo chinês Tiangong I, lançado em setembro e criado para hospedar os tripulantes e servir de base para os experimentos científicos que desenvolverão durante dez dias.
Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (horário de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China. O lançamento foi anunciado em fevereiro, mas na ocasião foi informado que seria uma nave não tripulada com animais e sementes a bordo para realizar experimentos em condições de gravidade zero e radiação.
Este será a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008. Segundo dados oficiais chineses, a China se situa no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia, embora os analistas considerem que o país asiático tem atualmente o nível tecnológico de Estados Unidos e União Soviética na década de 1960.
(Com agência EFE)
Espaço

Primeira astronauta chinesa viajará ao espaço no sábado

Liu Yang foi designada para missão por maior habilidade para lidar com solidão


Liu Yang ao ser apresentada pelo governo chinês, nesta sexta (AFP)

A China anunciou nesta sexta-feira que enviará ao espaço neste sábado sua primeira mulher astronauta, Liu Yang. Ela viajará acompanhada de dois homens na nave Shenzhou IX. A expectativa do governo do país é que Yang melhore a eficiência do trabalho da tripulação. "De maneira geral, as astronautas mulheres têm mais estabilidade psicológica e maior habilidade para lidar com a solidão", afirmou o porta-voz de Yang, Wu Ping.

A astronauta chinesa junta-se, agora, ao grupo de 50 mulheres que já viajaram ao espaço desde que a russa Valentina Tereshkova se tornou a primeira cosmonauta em 1963, dois anos depois da histórica viagem de Yuri Gagarin. A designação de Yang foi anunciada após um longo processo de seleção que deu preferência a mulheres casadas e com filhos, já que o voo espacial e a possível exposição à radiação podem causar infertilidade. A escolhida, porém, não se encaixa na descrição.

Além disso, com esta missão, a China realizará o primeiro acoplamento de uma nave tripulada ao módulo chinês Tiangong I, lançado em setembro e criado para hospedar os tripulantes e servir de base para os experimentos científicos que desenvolverão durante dez dias.

Os astronautas Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang embarcarão às 7h37 de sábado (horário de Brasília) na Shenzhou IX, que será propulsada ao espaço por um foguete desde o Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto noroeste da China. O lançamento foi anunciado em fevereiro, mas na ocasião foi informado que seria uma nave não tripulada com animais e sementes a bordo para realizar experimentos em condições de gravidade zero e radiação.

Este será a quarta viagem tripulada da China depois das realizados em 2003 e 2005, e do passeio espacial de 2008. Segundo dados oficiais chineses, a China se situa no segundo posto no número de lançamentos depois da Rússia, embora os analistas considerem que o país asiático tem atualmente o nível tecnológico de Estados Unidos e União Soviética na década de 1960.

(Com agência EFE)

Forrest Gump



Forrest Gump, O Contador de Histórias

Forrest Gump é um homem muito especial, mas é considerado estúpido por todos que o conhecem, ele é na verdade apenas uma pessoa ingênua que vê o mundo por uma perspectiva diferente. Forrest Gump acidentalmente participa de alguns dos momentos mais importantes da história recente dos Estados Unidos - Guerra do Vietnã, Caso Watergate, entre outros - enquanto tenta ir atrás do grande amor de sua vida. Sua história é contada com drama e bom humor em iguais proporções, surpreendendo o espectador a cada cena.
"Corra, Forrest, corra!"
"Posso não ser inteligente; mas sei o que é amar..."
"Mamãe sempre dizia que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar".
"Você pode não acreditar, mas posso correr como o vento!"
"Idiotas são os que fazem idiotices"
.
Quarenta anos da história dos Estados Unidos, vistos pelos olhos de rapaz com QI abaixo da média, Forrest Gump (Tom Hanks, em interpretação que ganhou o Oscar merecidamente) é um protagonista pouco comum. Ele é o centro gravitacional do filme; todas as cenas giram em torno da reação dele aos acontecimentos à sua volta. Gump tem QI de 75 – ou seja, é tecnicamente retardado – e filtra o mundo com olhos de criança. Para Forrest Gump, o mundo é de uma simplicidade desconcertante. Ele não vê a complexidade do que significa ser humano. Sua alma é pura, e ele basicamente age de acordo com os impulsos físicos e emocionais mais básicos. O homem é pura emoção. Sua pureza é contagiante e provoca um choque tão grande na platéia que é impossível deixar de admirá-lo.
O truque de Robert Zemeckis é mostrar o mundo feio e sujo em que habitam os amigos, colegas e parentes de Forrest Gump do ponto de vista dele. Sempre que há tristeza, dor e agonia, lá está Forrest Gump. Dessa forma, o espectador está sempre colocado no mesmo ponto de vista dos personagens que contracenam com Forrest Gump. Eles são uma galeria interessante. Há Jenny (Robin Wright Penn), amiga de infância e paixão platônica do herói, que sempre faz a coisa errada e se afunda cada vez mais em problemas. Há o tenente Dan (Gary Sinise), oficial do Exército que vive sob o peso de ter uma família de heróis de guerra. Há a mãe superprotetora (Sally Field). São personagens adoráveis. 
Zemeckis soube filmar o ótimo roteiro de Eric Roth com uma leveza insuspeita, transformando um minucioso estudo da história norte-americana recente (entre as décadas de 1950 e 1980) em uma história leve, agradável e engraçada. O grande trunfo de Robert Zemeckis foi a possibilidade de uso de uma tecnologia então inédita, que permitiu inserir digitalmente a imagem de Tom Hanks dentro de filmes antigos, de forma que Forrest Gump aparece contracenando com personalidades reais, como John Kennedy e John Lennon, e tomando parte de eventos históricos reais.
Algumas gags inspiradas nessa técnica são incomparáveis. Em uma delas, o pequeno Forrest Gump, que usa muletas para caminhar devido a um defeito nas pernas, começa a dançar de forma estranha e acaba influenciando um jovem violonista do Mississipi a balançar seus quadris – e a se tornar alguém chamado Elvis Presley. Em outro momento engraçado, uma entrevista de Forrest Gump na TV sobre uma visita à China inspira John Lennon a compor o hino “Imagine”.
É um excelente exemplo de como a tecnologia digital pode ser utilizada a favor do filme, uma mera ferramenta do ato de contar uma história de forma visual, sem conspurcar a verdadeira peça de excelência de um filme, que é o roteiro. Filmes, afinal de conta, não deixam de ser, fundamentalmente, boas histórias. E isso, inegavelmente, “Forrest Gump” é. Uma história de fé no ser humano. E um grande exemplo de direção cinematográfica discreta e eficiente.
O filme ganhou 6 Oscars: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Tom Hanks), Melhor Roteiro Adaptado, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Montagem.
 Além disto, foi indicado em outras 7 categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Gary Sinise), Melhor Fotografia, Melhores Efeitos Sonoros, Melhor Trilha Sonora, Melhor Maquiagem, Melhor Direção de Arte e Melhor Som.
Com apenas 5 anos de idade e uma ponta já no final do filme aparece Haley Joel Osment, que, 6 anos depois, seria indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, por sua atuação em O Sexto Sentido.
O filme estreou no Brasil em agosto de 1994 e permaneceu em cartaz até meados de abril do ano seguinte.

Forrest Gump
- 1994 -
Forrest Gump, O Contador de Históriashttp://viagemusical-trilhas.blogspot.com.br/2008/05/forrest-gump.html

Caetano Veloso - Chega da saudade (HQ)

PT e PMDB enterram comissão para que “CPI do Ca-cho-ei-ra” não vire a “CPI do Ca-ven-dish”. Ou: A farsa estava escrita na estrela



15/06/2012
 às 6:55


Podem anotar aí e denunciar nas redes sociais: PT e PMDB deram fim ontem à CPI ao se negar a convocar Fernando Cavendish, o dono da Delta. Agem assim porque estão com medo. Ele já havia mandado recado: se tentarem mandá-lo para a cadeia, conta tudo! E aí muitos milhões de toneladas de concreto e armação desabam na cabeça dos “éticos”.
*
Vocês sabem que este blog não se surpreendeu com a patuscada de ontem protagonizada por petistas e peemedebistas na dita CPI do Cachoeira. Quase todos os objetivos iniciais de Lula e sua turma se frustraram — há ainda a chance de inviabilizar uma nova candidatura de Marconi Perillo (PSDB) em Goiás. Já é alguma coisa. A devastação que Lula prometia na oposição, na imprensa, no Supremo e na Procuradoria-Geral da República não aconteceu. Na comissão, Agnelo Queiroz se safa. Sem nenhum constrangimento, os petistas e o próprio governador do Distrito Federal dizem que a sua mansão está fora do alcance das investigações da CPI. Se Perillo se enrosca ao explicar como vendeu a sua casa, Agnelo não consegue explicar como comprou a sua. Também ele terá dificuldades imensas em 2014. Pesquisas indicam que até os esquartejados José Roberto Arruda e Joaquim Roriz venceriam um hipotético segundo turno contra ele se as eleições fossem hoje. A autonomia política foi a pior coisa que aconteceu na história do Distrito Federal!
A CPI acabou! Aos parlamentares de propósitos honestos que lá estão só resta denunciar a farsa a que PT e PMDB estão conduzindo a comissão — que já havia começado por maus propósitos, é bom deixar claro. A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) propôs, e vocês sabem que essa é também uma tese deste blog, que se crie uma subcomissão para apurar exclusivamente os crimes da Delta. Misturar a rede de tramoias da construtora com as firulas da contravenção de Cachoeira corresponde a produzir embromação. Uma pergunta com resposta óbvia: o que o bicheiro tem a ver, por exemplo, com as atividades da empresa no Rio ou com a maioria dos contratos com o governo federal? Resposta: NADA! Está mais do que claro que ele era apenas o agente da empresa no Centro-Oeste, sem prejuízo de levar adiante o seu outro negócio: o jogo.
Os petistas que apostaram na CPI, liderados por Lula e Dirceu, não tinham os detalhes da parceria, no Centro-Oeste, entre Fernando Cavendish e Carlinhos Cachoeira. Maus conselheiros lhes sopraram aos ouvidos que a CPI tinha tudo para esmagar “os inimigos” e pronto! Quando a instalação da comissão já era irreversível, começou a ficar claro que aquele fio desencapado poderia produzir um curto-circuito. Descoberto o valor da incógnita Delta, algumas vistosas carreiras políticas podem ser liquidadas. O primeiro cliente da empresa é o governo federal; o segundo é o governo do Rio; o terceiro, o de Pernambuco. E agora? Agora é fazer aquela cara inesquecível do relator Odair Cunha (PT-MG). Ele tentando explicar por que Cavendish e Luiz Antonio Pagot não foram convocados é das cenas mais constrangedoras da política em muitos anos. Concorreu com Cândido Vaccarezza (PT-SP), que escandiu sílabas — como se a escansão, por si, fosse argumento: “Esta é a CPI do Ca-cho-ei-ra!!!”. Sem dúvida! Ocorre que a “CPI do Ca-cho-ei-ra” trouxe à luz um tsunami: “Ca-ven-dish”.
E não custa lembrar: Cavendish já mandou recados aos montes por intermédio dos seus prepostos. Até aceita perder a empresa, mas cadeia não! Se acontecer, aí bota a boca no trombone. E milhões de toneladas de concreto e armação desabarão sobre a cabeça de alguns graúdos da ética. Se Demóstenes Torres é hoje visto país afora, e por motivos mais do que justificáveis, como o falso moralista, como a “Carminha da política”, o risco de que a Avenida Brasil seja pequena para contar os corpos de eloquentes reputações é gigantesco.
Atenção, caros! O maior escândalo da história republicana é o mensalão. Em volume de dinheiro, é modesto perto do que o mundo Delta pode revelar. Agora, meus caros, virou questão de sobrevivência.  O deputado Miro Teixeira (PDT-RJ) repetiu ontem algo que eu já havia escrito neste blog: como pode o Parlamento brasileiro se negar a investigar uma empresa que o próprio governo federal considera inidônea, sendo ele, governo, o seu principal cliente e sendo essa empresa a que mais recursos recebeu do PAC?
Isso, por si, já é um escândalo! Em vez de Cavendish, convocaram Andressa, a mulher de Cachoeira? Pra quê? Para transformar a CPI num circo, no qual os brasileiros fazem o papel de palhaços?
A verdade nua e crua hoje é a seguinte: boa parte dos membros da CPI torce para que o STJ considere ilegais as escutas telefônicas da Operação Monte Carlo. Se acontecer, por óbvio, a CPI não mais poderá fazer uso de algo que a própria Justiça considera ilegal. As informações derivadas daquela escutas não poderão nem mesmo constar do relatório do deputado Odair Cunha. Seria um bom pretexto para todo mundo mudar de assunto.
A gente não consegue saber se o PT é mais PT quando tenta investigar alguém ou quando tenta impedir que alguém seja investigado!
Por Reinaldo Azevedo
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/

The Doors - Touch Me (Live)