quarta-feira 09 2012

Os benefícios do abacate

Conheça os benefícios do consumo de abacate para a sua saúde e o processo de emagrecimento


Os benefícios do abacate

Muitas tantas pessoas torcem o nariz para ele pela fama de ser a fruta mais calórica de todas e mais "gordurosa". Realmente a fruta é bastante calórica, uma fatia de 100g de abacate tem aproximadamente 160 calorias, calorias equivalentes a 1 pão francês.

Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde.

O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas se engana quem pensa que essa gordura faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio.

Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.

Aproveitando que é época do abacate, ele está mais barato e saboroso, que tal incluí-lo em seu cardápio?

Mas alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a quantidade. Você não precisa comer o abacate inteiro de uma só vez, coma somente uma fatia pequena e guarde o restante na geladeira.

Para retardar a oxidação, guarde-o ainda com o caroço.

O ideal é que consuma o abacate puro, mas você pode amassá-lo e acrescentar limão e adoçante, ou ainda preparar uma vitamina com leite desnatado.

Da mesma família do abacate consumido comumente consumido no Brasil, o avocado também é uma fruta bastante saudável e com excelentes propriedades nutricionais. Mas devido ao maior custo, a fruta produzida no Brasil, na sua maioria, é exportada para outros países.

O avocado possui muito menos água do que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente e possibilita seu uso em saladas e diversos outros pratos salgados. A guacamole é um dos pratos salgados mais conhecidos que utilizam o abacate ou avocado em seu preparo.


Por: Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112 

A alimentação a favor do seu coração

dia mundial do coração

No mês de setembro acontece o Dia Mundial do Coração, e o principal objetivo é alertar a população sobre as doenças que colocam em risco a saúde do coração e ensinar como prevení-las. Os principais fatores de riscos para o desenvolvimento de doenças do coração são: hipertensão, tabagismo, colesterol e triglicérides elevados, diabetes, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. E o risco é ainda maior quando apresenta mais de um fator de risco.

Então, a melhor forma de prevenir ou adiar ao máximo o surgimento de doenças cardiovasculares é levar uma vida saudável e nisso, a alimentação tem um papel importantíssimo.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os alimentos "amigos" do seu coração.

Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom).

Peixe - os peixes são fonte de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes de águas salgadas e frias são os que contêm maior quantidade de ômega 3 como por exemplo: salmão, sardinha, atum, bacalhau.

Além do peixe, o ômega 3 também pode ser encontrado nas oleaginosas como: nozes, castanhas.

Vinho tinto - os flavonóides presentes no vinho têm ação antioxidante, evitam a formação de coágulos e contribuem na redução da pressão arterial. O resveratrol aumenta os níveis do colesterol bom e por isso, contribui ainda mais para a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares.

Soja - o consumo regular de soja ajuda diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim) e aumentam a concentração de HDL (colesterol bom). Atuando sobre os níveis de colesterol, a soja também é uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares.

Ervas - em especial o coentro e o açafrão que têm ação antioxidante e auxiliam na prevenção contra as doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de morte no Brasil, e cuidar bem do seu coração é essencial para ter uma vida longa e saudável.
Por: Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.112 

Alimentos amigos do coração

Saiba quais são as sementes que ajudam a prevenir e a controlar a hipertensão


Alimentos amigos do coração


Hambúrgueres e frituras são uma delícia, sem dúvida. No entanto, uma alimentação pobre em vitaminas e rica em gordura é o seu passe-livre para um passeio ao hospital.
Publicidade
Afinal, haja coração para tanto descuido. Não adianta, para quem quer viver por mais tempo e, principalmente, com uma boa qualidade de vida, apostar em uma alimentação balanceada é o segredo para quem quer se prevenir contra as doenças cardiovasculares. Pois é, para quem ainda desconhece, o coração é o órgão responsável pelo bom funcionamento do seu organismo. Ou seja, ele é o motor da máquina.

Para quem acha que alimentação é brincadeira, um o principal fator de risco para doenças cardiovasculares é a hipertensão, pois ela sobrecarrega as artérias do coração, além de poder danificar outros órgãos do corpo como os rins, cérebro e olhos. Podendo ser causada por diversos fatores, entre eles a genética, a idade avançada, o stress, a má alimentação, a obesidade, o consumo de álcool em excesso e a falta de exercício físico. De acordo com a nutricionista e coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais, por ser uma doença silenciosa, só é possível diagnosticar o problema por meio de exames, que devem ser feitos regularmente, com intervalos entre 6 meses, no máximo, um ano.

De outro lado, para quem ainda não sofre com a hipertensão e deseja prevenir a doença, a especialista afirma que apostar em alimentos amigos do coração podem contribuir para a sua saúde e sugere que as sementes como a Chia, a Linhaça e a semente de girassol, ricas em ômega 3, façam parte do seu cardápio diário. "O ômega 3 atua na prevenção de doença cardiovascular, pois ajuda a diminuir o colesterol e a pressão arterial. Alimentos fontes, como chia, linhaça e sementes de girassol devem fazer parte do cardápio de prevenção", afirma Flávia que completa: "a quantidade diária ideal de Chia ou Linhaça é de 1 a 2 colheres de sopa ao dia que podem ser adicionadas a bebidas ou comida, e de sementes de girassol um punhado, aproximadamente 30g."

Agora, se você não é muito adepto das sementes, existem outros alimentos que pode te ajudar na tarefa de cuidar do coração como castanhas, amêndoas e nozes, que são fontes de gorduras insaturadas e magnésio, nutrientes que auxiliam no combate à hipertensão. Mas, cuidado para não abusar na quantidade, pois as oleaginosas são altamente calóricas. A porção recomendada por dia é de seis unidades. Segundo a nutricionista, as pessoas hipertensas ou que têm histórico de hipertensos na família devem priorizar um cardápio composto por frutas, verduras, legumes ricos em potássio, cálcio e magnésio. Os cereais integrais como arroz, aveia e farelo de trigo também não devem ficar de fora. Manter o corpo hidratado também é muito importante, pois isso, procure ingerir no mínimo dois litros de água por dia. "O suco de uva também tem efeito protetor contra doenças do coração", completa.

A nutricionista ainda ressalta que para prevenir a hipertensão reduzir do consumo de sódio é essencial e dá as dicas: "substitua o sal comum por sal light - que tem teor reduzido de sódio; use mais condimentos naturais - alho, cebola, orégano, manjericão, alecrim, entre outros; os temperos e salgadinhos industrializados como patês, manteiga e margarina salgadas, carnes processadas também têm bastante quantidade de sal e, por esse motivo, devem ser evitados assim como as frituras e o excesso de cafeína", pontua Flávia.

Por Paula Perdiz
http://cyberdiet.terra.com.br/alimentos-amigos-do-coracao-5-1-4-482.html 

Terapia Manual - saúde muscular e qualidade de movimento!

Terapia Manual  saúde muscular e qualidade de movi


Fisioterapia, para a maioria das pessoas, significa apenas remediar, reabilitar após uma lesão. Poucos entendem a fisioterapia como tratamento preventivo para garantir a saúde do corpo e a qualidade do movimento.Técnicas como a Terapia Manual, por exemplo, são excelentes para a harmonização das tensões musculares que todos nós sofremos.

Uma combinação de técnicas de massagens, terapias manuais e aparelhos fisioterápicos, direcionados conforme a necessidade, seja ela terapêutica, preventiva ou relaxante, assim é a Terapia Manual.

Indicada para dores musculares, dores crônicas, dores de cabeça, fibromialgias, contraturas, estiramentos, tendinites, entre outros problemas, a técnica diminui e elimina as sobrecargas corporais acumuladas em nosso dia a dia, produz relaxamento corporal, diminui o stress e trata as lesões.

"Tenho pacientes com dores crônicas, lesões e esportistas que se preocupam com a saúde muscular", conta Bianca Gabão, Fisioterapeuta pós-graduada em Terapia Manual.

"Qualquer postura errada, modificação ou alteração no padrão muscular (distensões, torsões, tendinites, dor nas costas, dores lombares, torcicolos etc...) faz com que todo o corpo se ressinta. Por isso, a terapia manual trabalha o corpo por inteiro", explica Bianca.

Além de relaxar, a terapia manual ajuda as pessoas a tomarem consciência do próprio corpo, fundamental para manter a saúde e prevenir lesões. Por:
Karina Conde
http://cyberdiet.terra.com.br/terapia-manual-saude-muscular-e-qualidade-de-movimento-5-1-4-125.html 

Massa Muscular - Aprenda como ganhar.

massa muscular


O principal objetivo dos praticantes de academia e mais desejado entre os homens é aumentar o volume da massa muscular.

Embora muitas atividades físicas colaborem para o aumento muscular, o treinamento resistido - exercícios com peso onde há uma resistência, como na musculação - é a resposta certa para uma pergunta comum: Como ficar musculoso?

Com o aumento da massa muscular, você pode aprimorar o seu desempenho esportivo, aumentar a proteção dos ossos e articulações, melhorar a estética corporal e favorecer o conforto na vida diária e no trabalho físico. Mesmo as mulheres que não querem ficar musculosas precisam aumentar o volume dos músculos para modelar o corpo.

O aumento de massa muscular e a diminuição da gordura corporal variam de pessoa para pessoa, pois cada organismo responde de uma forma à atividade física e aos planos alimentares. Alguns conseguem resultados mais rápidos, outros demoram mais, levando em conta a série, freqüência e intensidade da atividade física; alimentação, genética, problemas hormonais, entre outros fatores. Mas se você persistir na prática regular de exercícios e de uma alimentação balanceada, mais cedo ou mais tarde os resultados aparecem.

Para que haja aumento da massa muscular, o processo mais significativo é a hipertrofia (crescimento da célula). É através dela que o músculo aumenta de tamanho, após o treino de musculação. Nestes treinos, há uma sobrecarga tensional nos músculos. Esta tensão faz com que eles se contraiam em função da resistência oferecida. Durante o exercício, os filamentos de proteínas são destruídos. Isso mesmo, mas no período de descanso eles são refeitos numa proporção maior do que a destruição dos mesmos, ocorrendo o aumento do volume muscular.

A síntese de proteínas, após o exercício, é estimulada pelos hormônios anabólicos do nosso organismo que são:


  • G.H. (hormônio do crescimento) formado por aminoácidos e estimulado pelos exercícios intensos, pelo sono e pela hipoglicemia.


  • Testosterona (hormônio sexual masculino) sintetizada a partir do colesterol.


  • Insulina (hormônio que atua na absorção de glicose pelas células) formada por aminoácidos e estimulados pela ingestão de carboidratos.



  • Mas, infelizmente, muitas pessoas - orientadas por profissionais não gabaritados e aptos a prescrever hormônios - tomam anabolizantes ou suplementos, causando sérios e irreversíveis danos ao corpo, adquirindo problemas renais e outros.

    Saiba que o treinamento adequado aliado à alimentação equilibrada prescrita por um nutricionista darão excelente resultado. Se ele não for o esperado, dificilmente poderá ser melhor com suplementos e anabolizantes.

    Na realidade, as drogas não fazem campeões. Muitas pessoas aumentam a massa muscular sem o uso de drogas e algumas tem tanta dificuldade que tem resultados muito pequenos mesmo utilizando essas substâncias, além de poderem vir a ter problemas de saúde. Essa dificuldade tem como principal fator o genético que não é possível de ser modificado.

    Os principais pontos que você deve ter atenção para ganhar massa muscular são:

  • Treinos de musculação, bem orientados de acordo com a sua necessidade


  • Obedeça o tempo de descanso


  • Duração de no máximo 1 hora de exercícios


  • Os pesos devem ser difíceis


  • O sono noturno deve ser suficiente para recuperar as energias


  • A alimentação deve ser balanceada de acordo com a orientação do nutricionista


  • Não esqueça dos alongamentos antes e depois dos treinos


  • Leve a sério a musculação, pois ela sem dúvida pode trazer muitos benefícios e, se você desejar realmente aumentar a massa muscular, tenha disciplina e siga as dicas acima, respeitando os seus limites.

  • Por: Valéria Alvin Igayara de Souza
    CREF 7075/ GSP - Especialista em treinamento. 

    Alimentação e atividade física

    Nutrição e atividade física quais são as suas dúvi

    Ainda são muitas as dúvidas quando o assunto abordado é alimentação e atividade física. O que comer antes e depois? O que comer para ganhar massa muscular? Posso utilizar suplementos?

    Nessa matéria vamos tentar esclarecer essas e outras dúvidas de quem faz atividade física e quer saber como aliar atividade física e alimentação, para ter melhores resultados.
    Publicidade


    Para ganho de massa muscular é preciso ter uma alimentação específica?
    Quando o objetivo é somente ganho de massa magra, sem redução de peso, a alimentação deve ser diferente no que se refere as proteínas, carboidratos e gorduras. E o consumo de calorias deve estar de acordo com as necessidades de cada um, não sendo indicado, nesse caso, um plano alimentar muito restrito em calorias.

    Deve haver alimentação específica quando se quer perder gordura e ganhar massa muscular?
    Para o ganho de massa muscular é preciso que haja um consumo de calorias adequado, como já explicado na questão anterior, bem como atividade física específica. Já para o emagrecimento e redução de gordura corporal é preciso um aporte calórico reduzido. Então, você deve ter um aporte adequado de proteína e demais nutrientes, mas a quantidade de calorias deve ser menor, reduzindo o consumo principalmente de gorduras, e o exercício aeróbico deve ser incluído.

    O que comer antes e depois da atividade física quando o objetivo é emagrecer?
    É preciso consumir alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, macarrão, torrada, biscoitos) antes da atividade física para fornecer energia para a atividade e iniciar a oxidação da gordura com mais eficiência.

    Depois da atividade física, a alimentação deve ser balanceada, com alimentos fonte de carboidratos e também proteínas. As proteínas têm como função recuperar os tecidos musculares que sofreram as pressões da atividade física, e os carboidratos vão recuperar nossa reserva energética.

    Alimentos ricos em gordura devem ser evitados, pois não ajudarão nem na recuperação energética, nem na perda de peso. Por demorarem mais para serem digeridas, demandam um trabalho maior do nosso organismo, que vai diminuir a atividade de queima calórica e concentrar-se na digestão da gordura.

    Só é possível ganhar massa muscular com o uso de suplementos?
    Se você tem uma alimentação equilibrada, não necessita de suplementos. A maioria dos suplementos é composta de carboidratos, proteínas e aminoácidos, que são nutrientes presentes em quantidade suficiente dentro de uma alimentação saudável.

    Para ganhar massa muscular, a única coisa que efetivamente aumenta os músculos é um treino correto.
    Mas vale ainda lembrar, que é sempre importante consultar um médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento nutricional.
    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112

    Suco de fruta é saúde e frescor

    Suco de fruta é saúde e frescor

    Beber líquidos no verão é essencial para repor a perda que temos durante o dia ao realizar as atividades. No calor, transpiramos muito e nada mais saudável e refrescante do que beber uma bebida gelada.
    Publicidade


    Sem comparações, a água é a bebida mais indicada, mas existem outros tipos de bebidas que hidratam e repõem nutrientes como a água de côco, chás e os sucos de frutas naturais.

    Hoje vamos escrever à respeito do suco de fruta, uma boa pedida para os dias de verão, além de um amuleto para à saúde.

    Em um copo de suco de fruta você pode obter várias vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do seu organismo, nutrientes que desempenham funções necessárias ao seu corpo.

    No país em que vivemos temos um privilégio enorme, pois a natureza nos oferece uma variedade de frutas diferentes, com preços acessíveis e muito mais baratos do que em vários outros países. Basta visitar uma feira livre, você verá um show de cores, aromas e sabores que dá água na boca. Por que não aproveitar e abusar das frutas de todas as formas, inclusive em sucos?

    Como preparar

    Água, gelo e a fruta. Dependendo do sabor, umas gotinhas de adoçante e pronto! Evite colocar grandes quantidades de açúcar, que além de mascarar o verdadeiro sabor da fruta, aumenta muito as calorias do seu suco.

    Prepare o suco minutos antes de beber ou o quanto antes for possível, assim você tem mais nutrientes. As vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) das frutas se perdem no ar e por isso o suco precisa ser preparado próximo ao momento de beber.

    Para incrementar o seu suco utilize ingredientes como água de coco, ervas como alecrim, hortelã e manjericão, casca de frutas, legumes como cenoura, beterraba, pepino, e folhas como couve, agrião, espinafre, etc. Misture frutas diferentes, adoce com mel ou açúcar mascavo. São dicas que dão um toque especial nos seus sucos.

    Saúde pura!
    Conheça 4 razões para você beber no mínimo 1 copo de suco de fruta natural por dia:


  • As vitaminas e minerais contribuem para o bom trabalho do sistema imunológico, em favor das células de defesa do organismo. Elas também agem em diversas outras funções do corpo como crescimento, transporte de oxigênio, metabolismo de nutrientes, formação de substâncias importantes para o corpo, etc.



  • As frutas são fontes de fibras, ajudam a regular o trânsito intestinal, além de colaborar com a normalização dos níveis de colesterol e glicemia no sangue.



  • Boa digestão. Neste calor é comum as pessoas se sentirem empanturradas depois de comer. Uma refeição leve acompanhada de um suco de frutas garante uma boa digestão. Os sucos de frutas também são excelentes pedidas para os lanches intermediários.



  • Variedade. Você pode preparar sucos com diferentes tipos de frutas, com sabores diversificados. Os benefícios são maiores porque você contempla uma variedade maior também de vitaminas e mineras. Mas não exagere na dose, mesmo os inocentes sucos de frutas podem contribuir com calorias a mais se você exagerar.



  • Natural, polpa, garrafinha ou pó
    Sempre opte pelo natural, feito da própria fruta. Em seguida a polpa, que nada mais é do que a própria polpa da fruta embalada e congelada. Os sucos concentrados também podem ser consumidos de vez em quando, principalmente naqueles dias de correria, em que realmente você não tem tempo para preparar o suco de fruta. Verifique os ingredientes nas embalagens, existem marcas que possuem uma quantidade de aditivos bem menor do que outras.

    O suco em pó não é a melhor escolha. Consuma apenas quando as outras opções não estiverem disponíveis, pois a maioria tem uma grande quantidade de sódio e aditivos.
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 

    Pesquisa revela que mais de 90% dos jovens não consomem a quantidade ideal de frutas

    Jovens não consomem frutas

    De acordo com a última pesquisa do IBGE de orçamentos familiares, mais de 90% dos brasileiros, principalmente os jovens, consomem menos frutas do que é recomendado pelo Ministério da Saúde. Qual seria o motivo desse baixo consumo e o que fazer para reverter esses dados?

    Podem ser inúmeros os motivos, como por exemplo: questão de hábito, os pais não incentivarem desde cedo à importância de comer frutas diariamente, por não ter a fruta à disposição, por preguiça de ter que cortar, descascar, desinteresse em experimentar diferentes tipos de frutas, ou simplesmente por não gostarem, ou ter algum tipo de intolerância, o que é mais raro.

    De acordo com o guia da pirâmide alimentar adaptada para a população brasileira é indicado o consumo de 3 a 5 porções do grupo das frutas diariamente. Essa recomendação deve ser atingida diariamente para que se obtenham os benefícios que as frutas proporcionam a saúde, vejam alguns:

    - A frutas possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc.

    - São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba, etc. Outras possuem beta caroteno (precursor da vitamina A), como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas tem também os minerais que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro por exemplo.

    - As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

    - O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos.

    Agora veja alguns problemas que os jovens podem enfrentar se não consumirem a ingestão adequada das frutas:

    Aumento de peso - As frutas são alimentos com poucas calorias, que geralmente os jovens substituem por alimentos muito calóricos, como doces, salgados, guloseimas que colaboram com o aumento de peso.

    Deficiência de vitaminas e minerais - Para ter cabelos, pele, unhas com saúde e também outros aspectos ligados a beleza, aparência física é importante consumir a quantidade de vitaminas e minerais adequada.

    Mau desempenho na atividade física - As frutas podem ser uma ótima fonte energética para praticantes de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas. Quanto maior a variedade, maior será o aporte de diferentes tipos de vitaminas e minerais, tão essenciais para um bom desempenho e saúde.

    Deficiência no crescimento - Todas as mudanças necessárias que ocorrem nessa fase, como a produção de hormônios, faz com que as necessidades nutricionais dos adolescentes sejam diferenciadas, e com certeza o consumo de frutas irá completar essa necessidade, devido as suas propriedades.

    Memória fraca - Algumas vitaminas atuam no sistema nervoso central, garantindo um bom desempenho do cérebro, isso favorece uma boa memória e agilidade para resolver situações.

    Sistema imunológico debilitado - Para um sistema imunológico fortalecido, que proporcione uma boa defesa para o seu organismo é fundamental atingir a recomendação de frutas diariamente.

    É preciso criar o hábito de comer frutas, isso pode acontecer aos poucos. Os jovens podem começar a observar quais as frutas de sua preferência e incluir pelo menos uma porção diariamente, que pode ser num lanche ou de sobremesa após a refeição por exemplo. E aos poucos aumentar para duas porções por dia, provar tipos diferentes e assim por diante.

    Além do consumo da fruta in natura, também é possível preparar sucos da própria fruta, vitaminas, acrescentando leite e cereais. Em preparações doces, o jovem pode optar por aquela com sabor de fruta.
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 

    Alimentos que substituem os nutrientes do leite

    Alimentos que substituem os nutrientes do leite

    Desde os nossos primeiros dias de vida, o leite é um dos alimentos que mais se destaca na dieta de muitos brasileiros. Mas por outro lado, muitas pessoas optam por excluí-lo da sua alimentação, seja por orientação médica ou mesmo por conta própria.
    Publicidade


    O ideal, nesse caso, seria substituir o leite por seus derivados como iogurtes, queijos, etc. Mas quando mesmo seus derivados são excluídos da alimentação, como ficam os nutrientes presentes no alimento? Em quais outros alimentos podemos encontrá-los?

    O leite é importante fonte de cálcio, potássio, fósforo, proteínas, vitamina B2, entre outros.

    O cálcio é responsável pela formação dos ossos e dentes, bem como pela sua manutenção, entre outras funções. 1 copo de leite de vaca integral tem aproximadamente 210mg de cálcio. Quantidade encontrada também em 5 colheres de sopa de couve manteiga refogada, 130g de bacalhau, 50g de sardinha assada, 10 amêndoas.

    O potássio é essencial para a transmissão do impulso nervoso, controle da pressão arterial. 1 copo de leite de vaca integral tem aproximadamente 266mg de potássio. Mesma quantidade encontrada em 1 filé de peito de frango pequeno grelhado, 4 colheres de sopa beterraba cozida, 1 banana nanica.

    O fósforo atua, junto com o cálcio, na formação dos ossos e dentes, ajuda a manter a integridade do esqueleto e a formar o esmalte dos dentes e os fortalecer. Porém ele é essencial a todas as células, pois as protege fortalecendo suas membranas. 1 copo de leite de vaca integral tem aproximadamente 164mg de fósforo. Mesma quantidade encontrada em 6 colheres de sopa de arroz integral cozido, 80g de cação cozido, 100g de acém cozido, 150g de lentilha cozida.

    A vitamina B2, ou riboflavina previne a anemia e proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis. Também auxilia na cicatrização, beneficia a visão e alivia o cansaço dos olhos. 1 copo de leite de vaca integral fornece aproximadamente 0,48mg de vitamina B2. Quantidade encontrada também em 1 pão francês, 1 nêspera, 1 colher de sopa de fígado de boi grelhado, 2 ovos cozidos.

    O leite é fonte de proteína de alto valor biológico, ou seja, são aquelas que contêm todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. A proteína é responsável pela reconstrução de músculos, tecidos. Essencial para o desenvolvimento e crescimento das crianças. 1 copo de leite de vaca tem aproximadamente 6g de proteína. Quantidade encontrada em 2 colheres e meia de sopa de aveia em flocos, 1 colher e meia de sopa de atum em lata, ¼ de bife de contra filé grelhado.

    Para algumas pessoas, o leite de soja passa a ser a opção para a substituição ao leite de vaca, mas será que ele fornece os mesmos nutrientes?

    Com relação ao cálcio e as proteínas, a quantidade dos 2 é equivalente. Já com relação aos demais nutrientes, o leite de vaca apresenta maior teor quando comparado a mesma quantidade de leite de soja.
    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Alimentos para um cabelo bonito e saudável


    Além de te ajudar a manter o corpo em forma e a sua saúde em dia, uma alimentação saudável e balanceada te ajuda também a ter cabelos fortes, bonitos e brilhantes.
    Publicidade


    Saiba quais nutrientes e alimentos não podem faltar no seu cardápio para ter sempre cabelos lindos:

    Ferro: encontrado em alimentos como : carnes vermelhas, miúdos, brócolis, espinafre, lentilha, feijão, a deficiência desse mineral pode causar queda de cabelo.

    Zinco: estimula a multiplicação das células, favorecendo no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de reduzir a oleosidade. Principais fontes: carnes, fígado, gema de ovo, grãos integrais, crustáceos, farelos de trigo, nozes.

    Magnésio: é essencial para formação de proteínas que constitui os fios, assim como a queratina. Ele pode ser encontrado na carambola, melão, abacaxi, nozes e frutos do mar.

    Potássio: mantém a flexibilidade e a hidratação e está presente nos alimentos como carnes magras, amêndoa, uva e semente de girassol.

    Cobre: ajuda no crescimento e age nos pigmentos que dão cor aos fios. Principais fontes: nozes, castanha, legumes, grãos integrais, crustáceos, fígado.

    Cálcio: a falta do mineral deixa os fios mais quebradiços e finos, por isso o consumo do leite e seus derivados, sardinha e salmão são tão importantes.

    Proteínas: estimulam o crescimento e o fortalecimento dos cabelos. Principais fontes: carnes vermelhas, frango, peixe, ovos, queijo e derivados, grãos.

    Vitamina C: antioxidante que contribui para o bom funcionamento das células do fio. Principais fontes: morango, laranja, limão, acerola, tomate e folhas verdes.

    Vitamina E: previne o aparecimento dos radicais livres e auxilia na formação de um novo cabelo. Fontes: óleos vegetais, nozes, amendoim, peixes, verduras e gema de ovo.

    Ácidos graxos poliinsaturados: os mais conhecidos são o ômega 3 e o ômega 6. Eles hidratam e dão força e brilho aos fios. Suas principais fontes são: linhaça, salmão, atum, sardinha, azeite, nozes, castanhas e óleos de soja, canola e milho.

    Além de uma alimentação saudável, balanceada e variada é importante manter-se hidratada e beber de 8 a 10 copos de água por dia.
    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Cereais integrais para matar sua fome

    Cereais integrais para matar sua fome

    Quando se quer emagrecer é preciso ter força de vontade e disciplina para seguir exatamente o cardápio recomendado, e na maioria das vezes a fome é um dos principais obstáculos.

    Entretanto é necessário não desistir, pois com o passar do tempo o organismo vai se acostumando com o que é mais saudável e com quantidades menores, assim vai ficando mais fácil comer da forma correta.
    Publicidade


    Enquanto isso não acontece, saiba que existem alguns alimentos que podem te ajudar a se sentir mais satisfeita. Basta incluir cereais integrais na sua dieta!

    Que tal começar pelo café da manhã? Incluir aveia, farelo de trigo ou mesmo o tradicional pãozinho integral vai te ajudar a segurar firme até a próxima refeição, além disso, o café da manhã é a base para um dia saudável. Quem fica sem realizar essa refeição acaba compensando durante o dia. Acrescentar os cereais no iogurte ou nas frutas também é uma ótima pedida.

    Na hora do almoço você pode optar pelo arroz integral, e se for acompanhado de feijão, melhor ainda! Além do valor nutricional de ambos, a ingestão do arroz com feijão proporciona uma saciedade de longa duração. E se você está pensando: será que consigo emagrecer mesmo comendo tudo isso? Sim! O segredo está na quantidade.

    Para o jantar uma massinha integral com legumes pode ser uma excelente opção. Ela possui fibras, que dão mais saciedade, além de diminuir a velocidade de digestão do carboidrato, o que faz com que a fome demore mais para aparecer. No caso das massas refinadas, sem fibras, o carboidrato presente nelas se transforma em açúcar muito rápido no sangue, e dessa forma mais rapidamente você sentirá fome.

    Outros alimentos como: iogurte, sucos naturais, barra de cereais, banana, maçã, que podem ser consumidos entre as refeições, também provocam saciedade e vão te ajudar a seguir firme com a dieta, sem contar que tendo uma alimentação como essa, rica em fibras, o seu intestino vai funcionar melhor.

    Só não se esqueça de beber bastante água, sempre!
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 

    5 benefícios da água para o emagrecimento


    A água pode te ajudar a emagrecer

    No próximo dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. Além da importância para o planeta, saiba que ela também pode ser sua aliada no processo de emagrecimento.

    Nessa matéria vamos falar de 5 benefícios da água para o emagrecimento.

    1. A água gelada funciona como um termogênico. Quando bebemos água gelada nosso corpo precisa elevar sua temperatura, e isso gera um gasto calórico.
    Beber de 8 a 10 copos de água gelada por dia gera um gasto médio de 200 calorias.

    2. Consumir alimentos ricos em fibras e beber água é essencial para que seu intestino funcione regularmente, diminuindo a prisão de ventre e favorecendo o emagrecimento. Se somente consumir fibras e não beber a quantidade de água recomendada, o efeito será contrário e seu intestino ficará mais preso. A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases.

    3. Beber em média 2 litros de água por dia acelera o funcionamento dos rins, evitando a retenção de líquidos, que causa inchaço e dificulta o emagrecimento.

    4. Nosso estômago tem a capacidade de dilatar até um volume de cerca de 2 litros. Desta forma a ingestão de líquidos ao longo do dia manterá seu estômago relativamente preenchido, aumentando a sensação de saciedade e ajudando a controlar a ingestão de alimentos. Mas é importante ressaltar que se for beber água durante as refeições, que seja somente 1 copo para que sua digestão não seja prejudicada.

    5. A sensação de sede muitas vezes, e para algumas pessoas, pode ser confundida com a fome. Para que não caia nessa "armadilha" beba água durante todo o dia para que não confunda as sensações, acabe atacando aquele chocolate que está no armário e prejudique seu emagrecimento.

    Se não tem o hábito de beber água e acaba esquecendo no decorrer do dia, tenha sempre à mão uma garrafinha de água, seja na geladeira de casa ou na mesa do escritório.

    Algumas pessoas dizem não gostar de água. Tente colocar em uma garrafa de água algumas folhas de hortelã, uma rodela de limão ou laranja que a água "pegará o gosto" e talvez fique mais fácil beber a quantidade recomendada.
    Por:
    Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Água e emagrecimento


    É comum as pessoas ficarem em dúvida sobre o papel da água no emagrecimento.
    Publicidade
    Algumas perguntas são freqüentes: Beber água morna em jejum emagrece? Água quente queima calorias? Por isso resolvi escrever sobre esse assunto, para que você entenda qual o papel da água no emagrecimento.

    Primeiro vamos deixar claro o seguinte, a água em si não tem o poder de queimar calorias, ela também não engorda, pois não tem calorias. Mas ela pode contribuir com emagrecimento da seguinte maneira:


  • Beber água e consumir alimentos ricos em fibras, faz com que aumente a formação do bolo fecal, contribui com o bom funcionamento do intestino e dessa forma favorece o emagrecimento.


  • Sensação de saciedade: Quando você bebe água e realiza pequenas refeições entre as refeições principais, você se sente mais saciada para a próxima refeição.


  • O estômago tem a capacidade limitada de dilatar até cerca de 2 litros. Dessa forma a ingestão de líquidos ao longo do dia manterá seu estômago relativamente preenchido, diminuindo a demanda de alimentos.


  • A água acelera o funcionamento dos rins, evita a retenção de líquidos e inchaço.


  • O hábito de beber água faz com que você reponha o líquido perdido no organismo, melhora a circulação sanguínea, previne o aparecimento de celulite.



  • Além de outras funções que acabam por contribuir também, mesmo que indiretamente como: transportar nutrientes para as células, regular a temperatura corporal, etc.

    Essas são apenas algumas funções da água no organismo, mas você pode perceber o quanto é importante, por isso faça o possível para atingir a recomendação de cerca de dois litros por dia.

    Se você tem dificuldades em lembrar de tomar água, deixe sempre uma garrafinha na mesa do escritório, na sala de aula, no carro, etc. Não espere sentir sede, pois isso já indica que você está desidratando.

    Se você tem o hábito de beber durante as refeições, opte pela água, apenas não extrapole na quantidade para que não prejudique o processo de digestão, até 200ml, mais do que isso dilui o suco gástrico e torna a digestão mais lenta.
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 

    Beleza na ponta do garfo

    Beleza na ponta do garfo

    Pode não parecer, mas tudo o que você come contribui para sua saúde e beleza. Uma alimentação variada e na quantidade certa pode suprir sua cota diária de nutrientes e torná-la mais bela ainda.
    Publicidade
    Mas será que você está consumindo os nutrientes necessários?

    Veja quais nutrientes e suas fontes alimentares podem te dar uma forcinha quando se trata de beleza.

    Cabelo - para ter sempre cabelos sedosos e brilhantes é importante que tenha uma alimentação equilibrada e consuma alimentos fonte de: zinco (carnes, grãos integrais, nozes), proteínas (carnes vermelhas, frango, peixe, ovos) e vitamina A (cenoura, abóbora, mamão, batata-doce, caqui, manga, agrião, brócolis, espinafre, salsinha).

    Celulite - deixar de comer certos alimentos e consumir com freqüência outros, podem trazer excelentes resultados para prevenir e diminuir a celulite. O sódio, presente no sal de cozinha, enlatados, embutidos e a gordura, presente nos óleos e gorduras vegetais, manteiga, são os maiores vilões, enquanto as fibras são excelentes aliadas.

    As principais fontes de fibras são: cereais integrais, frutas, hortaliças, feijão, soja, grão de bico, aveia.

    Dentes - além da boa higiene bucal, alguns nutrientes podem te ajudar a ter dentes fortes e saudáveis. São eles: cálcio (leite, queijo, iogurte, brócolis), fósforo (carne vermelha e branca, ovos, leguminosas, nozes), flúor (água, frutos do mar) e vitamina D (sol, fígado, leite, sardinha, atum, salmão).

    Acne - alguns nutrientes podem ajudar na prevenção da acne e manter sua pele sempre lisinha. São eles: vitamina A, vitamina B2 (leite, carnes, ovos, fígado, lêvedo de cerveja, espinafre), fibras, zinco.

    Unhas - uma alimentação saudável é fundamental para se ter unhas bonitas e fortes. Uma dieta rica em proteínas e cálcio - carne, peixe, ovos, leite e derivados - é muito importante. A vitamina A também é um grande aliado nesta batalha.

    Além deles, o ferro (carne vermelha, vísceras, vegetais de folha verde escura, gema de ovo) também pode te ajudar.

    É importante ressaltar que para manter ou melhorar a beleza é preciso de um conjunto de fatores, a alimentação não deve ser única. Atividade física regular, consultas regulares ao médico, relaxamento e outras técnicas também são bem-vindas.

    Outra dica importante para todos os casos é beber bastante água, em média 2 litros por dia.
    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Intestino preso! Esse pesadelo pode acabar.

    Intestino preso Esse pesadelo pode acabar


    Milhares de pessoas sofrem desse mal. Inchaço, sensação de empachamento, mal-estar, irritação, ninguém merece! Sedentarismo, má alimentação e pouca ingestão de água pode ser o motivo deste problema.
    Publicidade
    Descubra como você pode melhorar essa situação.

    O intestino não precisa funcionar como um "reloginho", isso é muito individual, conforme a necessidade de cada organismo. De acordo com alguns médicos, pode-se considerar normal, o intestino funcionar de duas vezes ao dia até duas ou três vezes por semana. Além da freqüência, a consistência das fezes e a quantidade eliminada, depende muito do quanto e do que você come.

    Geralmente a primeira opção de quem sofre com prisão de ventre é o uso de laxantes, porém, alerto a todos que tomem muito cuidado com o uso excessivo, pois dessa forma pode agredir a flora intestinal. Depois de um tempo o seu organismo pode se tornar dependente do laxante, ou chegará um tempo em que nem fará mais efeito.

    O uso de laxantes só deve acontecer sob prescrição médica e por um período muito curto. E para aqueles que utilizam laxantes para eliminar alguns quilinhos, afirmo que não adianta nada. Você apenas perderá líquido e nutrientes.

    Para que o seu intestino funcione melhor, faça um teste, mude alguns hábitos. Passe a consumir fibras solúveis e insolúveis diariamente, se possível em todas as refeições acrescente um alimento fonte de fibras, exemplos de alimentos: frutas (sempre que der com a casca e bagaço), verduras e legumes (de preferência crus), alimentos integrais (pão, biscoito, arroz, torrada), aveia, farelo, semente de linhaça, etc.

    Água! Muita água, se o aumento no consumo de fibras aumentar e a ingestão de água for pouca, a situação pode piorar ainda mais. Por isso beba cerca de dois litros de água todos os dias. Mexa-se! Praticar exercícios também colabora com o bom funcionamento do trânsito intestinal.

    Se mesmo depois de mudar estes hábitos você ainda sentir dificuldades para evacuar, consulte seu médico e veja o que está acontecendo. Faça o tratamento indicado e livre-se de vez desse pesadelo!
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

    Comer pão todo dia engorda?

    Comer pão todo dia engorda


    Muitas dúvidas ainda surgem em relação ao delicioso pãozinho, afinal, comer pão todo dia engorda? Sim e não. Assim como todos os alimentos, depende da quantidade.
    Publicidade
    O que faz uma pessoa engordar são os maus hábitos alimentares, o excesso e o sedentarismo. O pão pode ser consumido diariamente desde que na quantidade adequada, e você pode preferir opções mais saudáveis que farão bem para você.

    O carboidrato, grupo alimentar em que o pão pertence deve ser consumido diariamente, este nutriente é a base da nossa alimentação, pois fornece energia para que possamos realizar as atividades do dia a dia. É errado pensar que para emagrecer é preciso excluir o carboidrato da alimentação, o correto é não exceder na quantidade. Por isso não é preciso deixar de comer pão.

    Quando integral, o pão tem vantagens em relação ao pão branco, pois possui fibras em sua composição, que além de colaborar com o bom funcionamento do intestino e ajudar no controle do colesterol e glicemia, proporciona uma maior saciedade. O pão mais escuro é normalmente o melhor, pois a farinha é menos processada, tendo por isso, mais nutrientes benéficos para a saúde.

    Esclareça outras dúvidas relacionadas ao pão:

    Torrada ou pão, o que tem menos calorias?
    Embora com maior quantidade de calorias, os pães muitas vezes são mais saudáveis e engordam menos que os biscoitos e torradas. Considerando que você consuma a mesma quantidade de ambos, geralmente os biscoitos e torradas tem menor quantidade de fibras e mais de gordura, além dos pães saciarem mais do que os biscoitos e as torradas.
    Em questão de calorias, 1 pão francês equivale em média a 5 unidades de biscoito água e sal ou 3 torradas.

    Glúten prejudica o emagrecimento?
    O glúten é uma proteína encontrada nos cereais (trigo, centeio, aveia e cevada) e está presente no pão. Devido a esta proteína que o pão fica fofinho. É obrigatório conter no rótulo que o alimento contém glúten, porque algumas pessoas tem alergia a essa proteína, conhecida como doença celíaca. No momento não há nada comprovado cientificamente de que o glúten prejudique pessoas que não possuem a doença celíaca.

    O miolo engorda mais que a casca?
    O miolo possui uma maior concentração de água e ar, enquanto a casca possui menos água e mais nutrientes. Tanto o miolo quanto a casca engordam praticamente a mesma coisa. Fique atento com o que você vai passar no pão, isso é mais importante do que se preocupar em tirar o miolo.

    O pão caseiro ou feito em máquina é mais saudável?
    Sim, pois você escolhe o tipo de farinha e todos os outros ingredientes, podendo escolher opções mais saudáveis, ou acrescentar alimentos que tornarão seu pão mais nutritivo.
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
    http://cyberdiet.terra.com.br/comer-pao-todo-dia-engorda-2-1-1-188.html 

    Faseolamina - A proteína do feijão branco que ajuda emagrecer

    Faseolamina  A proteína do feijão branco que ajuda


    O feijão branco, consumido por alguns, como salada ou como feijoada possui uma proteína chamada faseolamina, que de acordo com estudos recentes pode ajudar no processo de emagrecimento.

    Faseolamina é uma glicoproteína que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pão, biscoitos, etc. Por este motivo ela pode te ajudar a emagrecer, mas isso só é possível pela ingestão da farinha deste grão.

    Você mesmo pode preparar em sua casa e fazer o teste. Nos estudos realizados houve uma redução de até 4% em 30 dias no peso dos que consumiram a farinha do feijão branco antes das refeições.

    Para preparar separe 250g de feijão branco cru, lave bem e deixe secar no sol ou sobre o papel toalha, depois triture no liquidificador até formar uma farinha, se quiser pode passar também no processador, ficará bem fina, depois passe na peneira.

    Meia hora antes das refeições (almoço e jantar) misture 1 colher de chá rasa desta farinha, em um pouco de água e beba. Não consuma mais do que 1g por dia, pois o excesso pode causar diarréia e não terá efeito. Vale a pena experimentar e acompanhar os resultados.

    Além disso, procure incluir este grão cozido na sua alimentação, ele fornece nutrientes como: cálcio, ferro, potássio, magnésio e outros minerais, e vitaminas E, K, folato e fibras. Uma porção de 2 colheres de sopa tem aproximadamente 57kcal.

    Prepare de forma saudável, que tal uma salada com cebola, pimentão, alho poró e azeite? Enfim, use sua criatividade, tenho certeza que ficará saborosa e nutritiva.
    Por: Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113
    http://cyberdiet.terra.com.br/faseolamina-a-proteina-do-feijao-branco-que-ajuda-emagrecer-2-1-1-184.html 

    limentos contra depressão

    A alimentação pode ser uma aliada na luta contra a depressão


    Alimentos contra depressão

    Todo mundo se sente desanimado e triste de vez em quando, mas quando esses "sintomas" se tornam frequentes e acompanhados de outros, tais como: alterações de apetite (que podem levar ao aumento de peso) e sono, dificuldade de concentração, inquietação, irritabilidade, entre outros, pode ser que a pessoa esteja sofrendo de depressão.

    Um acompanhamento médico adequado é essencial para sair desse quadro, mas saiba que alguns alimentos também podem ser aliados nessa "luta". Confira 9 alimentos contra depressão.

    Vegetais de folhas verdes - fontes de ácido fólico, um potente antidepressivo. Esse nutriente, quando deficiente no organismo, pode baixar os níveis de serotonina no cérebro.

    Soja - a leguminosa é rica em magnésio, que ajuda a reduzir a fadiga e combater o estresse, por ter propriedades tranquilizantes.

    Leite e iogurte desnatados - os níveis de serotonina, muito conhecida como a "substância do bem-estar", dependem da ingestão de alimentos ricos em triptofano e o leite e o iogurte desnatados são alguns deles. Além disso, são fonte de cálcio que ajudam a controlar a tensão, irritabilidade e nervosismo.

    Fígado - ele é fonte de vitamina B12, que ajuda no transporte de ácido fólico, substância que aparece em níveis baixos em pessoas com depressão.

    Maçã - além de conter ácido fólico, é fonte de vitamina C que ajuda a prevenir a fadiga e promove o melhor funcionamento do sistema nervoso.

    Ovo - substâncias como a colina e a lecitina presentes no ovo, afetam de maneira favorável o funcionamento do cérebro em pessoas com alteração de humor.

    Carnes magras - são fontes de vitamina B6, que assim como o ácido fólico, quando carentes, podem levar a uma diminuição na síntese de serotonina.

    Frutos do mar - os frutos do mar são ricos em selênio, mineral que quando em quantidade muito reduzida no organismo pode piorar os sintomas da depressão ou mesmo pode causar depressão.

    Pão integral - fonte de carboidratos complexos, os alimentos integrais de maneira geral, ajudam o organismo a absorver o triptofano e estimulam a produção de serotonina. Uma dieta pobre em carboidratos pode levar a depressão e alterações de humor.
      Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Alimentação e osteoporose

    A alimentação a favor de quem tem osteoporose


    Alimentação e osteoporose

    A principal característica da osteoporose é a perda de massa óssea, aumentando o risco de fraturas.

    E ela pode ocorrer por 3 causas: a diminuição dos níveis de estrógeno, por isso mulheres na menopausa têm mais risco de desenvolver a doença; pela falta de vitamina D; e pelo uso prolongado de corticoides.

    Mas saiba que a alimentação tem grande influência no tratamento da doença e pode ajudar tanto a "piorar" o quadro, quanto a diminuir sua evolução.

    - Aumente o consumo de cálcio: o cálcio é o principal mineral que atua na formação da massa óssea. Suas principais fontes são o leite e seus derivados, mas também é encontrado nos peixes e vegetais de folhas verdes escuras (agrião, brócolis, couve).

    - Aumente o consumo de vitamina D: ela é fundamental para a "fixação" do cálcio no organismo, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos e para a prevenção de fraturas. Alguns alimentos que apresentam boas quantidades de vitamina D são: gema de ovo, manteiga, cação, arenque, óleo de peixe, atum, entre outros.

    Mas lembre-se, a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Por isso, não deixe de tomar um pouco de sol.

    - Não consumir alimentos fonte de ferro junto com alimentos fonte de cálcio: você pode, e deve consumir alimentos fonte de ferro, mas evite fazê-lo na mesma refeição. Os nutrientes competem entre eles para serem absorvidos, onde um será absorvido e outro será desprezado. Os principais alimentos fonte de ferro são as carnes vermelhas.

    - Diminua ou exclua o consumo de café: a cafeína presente no café diminui a absorção de cálcio no organismo, reduzindo o potencial deste nutriente. Além do café, mate e refrigerantes a base de cola também contém cafeína.

    - Consuma leite: além de ótima fonte de cálcio, o leite contém lactose que contribui para maior absorção do cálcio.

    - Não consuma bebidas alcoólicas: o álcool tem efeito tóxico no organismo, destruindo as células ósseas.

    - Diminua o consumo de sal: o sódio presente no sal, refrigerantes light/zero, alimentos industrializados, entre outros, ajuda na perda de cálcio pela urina.

    - Consuma alimentos ricos em ômega-3: linhaça, salmão, frutos do mar, óleo de canola são ótimas fontes de ômega-3, gordura boa, que aumenta a densidade dos ossos.

    Além da alimentação, a prática regular de atividades física é uma excelente aliada.

    Por: Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Alimentos Anti-idade

    Alimentos que ajudam a amenizar o efeito do envelhecimento na pele


    Alimentos Antiidade

    O tempo passa para todo mundo e muitas pessoas se preocupam com os efeitos do envelhecimento na pele: rugas, pele mais flácida. Mas esses "efeitos" podem ser amenizados quando se tem hábitos de vida saudáveis e nisso inclui-se a alimentação.

    Entre as substâncias que podem ajudar nesse processo de "antienvelhecimento" estão os antioxidantes. Os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres ajudando a prevenir contra o envelhecimento precoce e o surgimento de diversas doenças, como alguns tipos de câncer.

    Os radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas doenças e processos degenerativos do organismo humano.

    Dos alimentos que tem essa função antioxidante podemos destacar os que são fonte de vit.C, vit.E, isoflavona e carotenóides.

    Além dos antioxidantes, os alimentos que auxiliam na produção de colágeno também ajudam a manter a pele sempre firme e bonita.

    Abaixo, veja uma lista de alguns alimentos que não podem ser deixados de fora do seu carrinho do supermercado.

    - Soja;
    - Laranja;
    - Chá verde;
    - Cenoura;
    - Pepino;
    - Ovo;
    - Carne vermelha;
    - Mamão;
    - Feijão;
    - Castanha do Pará;
    - Peixe;
    - Agrião;
    - Tomate;
    - Brócolis.
    Por:
    Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Lanches saudáveis para o intervalo do trabalho

    Opções de lanches para quem trabalha fora de casa e não quer ficar muitas horas sem se alimentar


    Lanches para quem trabalha

    Você com certeza já escutou de nutricionistas, médicos ou outros profissionais que o correto é comer de 3 em 3 horas. Mas você trabalha o dia inteiro e não tem tempo de fazer um lanche mais elaborado no escritório ou na rua.
    pensando nisso, decidimos te ajudar e sugerir opções de lanches com até 200 calorias, para quem trabalha na rua, trabalha em escritório e tem geladeira a disposição, e para quem não tem geladeira a disposição.

    Sugestões para quem trabalha na rua (opções que você encontra em padarias, lanchonetes, supermercados, etc.)

    Lanche 1 - 150 calorias
    - 1 potinho pequeno (150g) de salada de frutas.

    Lanche 2 - 140 calorias
    - 1 copo de vitamina de leite desnatado com maçã, banana, mamão e adoçante.

    Lanche 3 - 150 calorias
    - 1 pastel de forno integral com recheio de queijo e escarola. Ou outro recheio de sua preferência, mas escolha recheios menos calóricos, como: palmito, brócolis.
    - 1 copo de suco de maracujá com adoçante.

    Lanche 4 - 200 calorias
    - 2 fatias de pão integral na chapa, com 2 fatias de peito de peru e 1 fatia de queijo branco.

    Lanche 5 - 170 calorias
    - 1 pão de queijo médio.

    Sugestões para quem trabalha em escritório e não tem geladeira a disposição:

    Lanche 1 - 180 calorias
    - 4 unidades de biscoito cookie integral.

    Lanche 2 - 160 calorias
    - 3 unidades de castanha-do-Pará.
    - 4 unidades de damasco seco.

    Lanche 3 - 200 calorias
    - meio pacotinho (50g) de Grissini com gergelim (palitinhos salgados).

    Lanche 4 - 140 calorias
    - 6 unidades de biscoito de polvilho.
    - 3 unidades de banana passa.

    Lanche 5 - 180 calorias
    - 1 unidade de maçã.
    - 1 barra de cereais sabor morango com chocolate.

    Sugestões para quem trabalha em escritório e tem geladeira a disposição:

    Lanche 1 - 140 calorias
    - 1 potinho de iogurte com polpa de fruta sabor morango.
    - 1 colher de sopa de granola.

    Lanche 2 - 170 calorias
    - 1 unidade de leite fermentado.
    - 2 unidades de biscoito água e sal.
    - 1 colher de sopa de geleia de frutas.

    Lanche 3 - 180 calorias
    - 3 unidades de torrada salgada.
    - 1 colher de sopa de cream cheese light.

    Lanche 4 - 200 calorias
    - 2 unidades de bisnaguinha.
    - 1 colher de requeijão light.
    - 1 copo (200ml) de bebida à base de soja light.

    Lanche 5 - 150 calorias
    - 1 unidade de polenguinho.
    - 1 latinha de suco pronto de pêssego light.
    - 6 unidades de morango.
    Por:
    Camila Rebouças de Castro
    Nutricionista - CRN-3 14.112 

    Alimentação Saudável


    alimentação e estilo de vida

    Consumir bastante fruta, verdura e legume, comer de 3 em 3 horas, evitar o consumo de doces e alimentos gordurosos, diminuir a quantidade de carboidratos. Essa é a dieta ideal para se manter sempre saudável e bem disposto.
    Publicidade


    Mas nada é tão simples assim, cada pessoa tem uma necessidade diferente, de acordo com seu estilo de vida e isso deve ser levado em conta na hora de elaborar um cardápio.

    Nessa matéria vamos dar algumas dicas de alimentação, de acordo com o seu estilo de vida.

    Para quem tem excesso de atividade mental:
    Pessoas com muita atividade mental tendem a ficar muitas horas trabalhando/estudando e esquece-se de comer. Ficar muito tempo em jejum pode provocar uma queda de açúcar no sangue, o que produz falha de raciocínio.

    O consumo de alimentos fonte de proteínas e carboidratos é essencial, pois o carboidrato dará energia, enquanto as proteínas "ativam" a atividade cerebral. Não deixe de fora do seu cardápio: peixes, arroz integral, carnes magras, legumes, nozes, soja.

    Quem não tem tempo de fazer todas as refeições:
    Quando se tem uma vida muito corrida e não acha tempo para fazer um almoço com arroz, feijão, salada e carne, o consumo de lanches se torna inevitável.

    Mas você pode ter uma refeição saudável comendo um sanduíche, basta que ele contenha pão, um tipo de carne que pode ser um presunto magro ou um peito de peru, hortaliças (alface, tomate, cenoura ralada), queijos magros, a margarina ou maionese podem ser substituídas pelo requeijão light.

    Troque também o refrigerante por um suco de fruta natural.

    Quem leva uma vida sedentária:

    Pessoas que não praticam atividade física devem ter uma alimentação saudável e balanceada como todo mundo, consumindo diariamente alimentos de todos os grupos alimentares, como: cereais, carnes, frutas, leguminosas, hortaliças, leite e derivados.

    Para evitar o ganho de peso e o aparecimento de doenças como o aumento do colesterol, coma bastante verduras, legumes e frutas, prefira as carnes magras e frango sem pele, leite e iogurtes desnatados, queijos magros, e evite o consumo de frituras e doces muito elaborados.

    E dê o seu máximo para começar a praticar no mínimo 30 minutos de exercícios diários.

    Para quem sempre se sente cansado ou estressado:
    O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo, por isso não pode ser totalmente eliminado. Alimentos como arroz, pão, torrada, macarrão, entre outros, não podem faltar no seu cardápio.

    Não abuse do consumo de gorduras. A digestão deste nutriente é mais lenta, o que promove a diminuição do esvaziamento gástrico, fazendo com que o organismo mobilize mais sangue para o local. O resultado disso é o cansaço e a indisposição.

    Abuse das saladas cruas e frutas que são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a manter o pique.

    Evite o consumo de bebidas alcoólicas.


    http://cyberdiet.terra.com.br/alimentacao-para-o-seu-estilo-de-vida-2-1-1-642.html

    The Doors - Touch Me (Live)