sábado 19 2013

Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 15 - Berimbau / Chega de Saudade / Canto ...



Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 14 - Garota de Ipanema / Sei Lá (Girl fro...



Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 13 - Água de Beber (+playlist)



Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 12 - A Felicidade (+playlist)



Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 03 - Tarde em Itapoã (+playlist)



Tom Vinícius Toquinho e Miúcha 02 - Tributo a Caymmi (+playlist)




Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Toquinho e Miucha RTSI Televisione Svizze...




Toquinho & Vinicius de Moraes - Tristeza






Receita de Mulher - Vinicius de Moraes




Vinicius de Moraes e Toquinho - Sei lá.. a vida tem sempre razão




Tarde em Itapuã - Vinicius de Moraes + Toquinho



Eu sei que vou te amar - Toquinho e Orquestra Arte Viva - Vinicius Jobim




O centenário de um poeta





Nosso primeiro post do mês de outubro não poderia deixar de celebrar o centenário de Vinicius de Moraes. Poeta e diplomata, nascido de pais músicos, sendo o pai, além de violinista, também um poeta amador. E a mãe uma pianista, também amadora. Marcus Vinícius de Moraes nasceu em 1913 no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, mas foi no Colégio Santo Inácio, no bairro de Botafogo, que ele teve seu primeiro contato com a música ao ingressar no coral da escola.
vinicius-de-moraes
Vinícius de Moraes personificou como poucos o poeta romântico que sofre pelo amor não correspondido e vislumbra na morte uma saída gratificante para tal sofrimento. A influência de sua obra foi tão forte para aquela geração, que entre as pessoas que viram no branco mais preto do Brasil (como Vinícius se auto-intitulava) uma fonte de inspiração. Entre os fãs do poeta estão Chico Buarque e Caetano Veloso. Mais informações sobre a personalidade das artes no Brasil neste link.
POÉTICA
De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.
A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.
Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem
Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.
Mas foi em meados da década de 1950 que o escritor começou a ceder espaço para o músico, foi nessa época que ele conheceu Tom Jobim, que acabou se tornando um dos principais parceiros de sua obra musical. Foi com a premiação de Orfeu Negro que Vinicius fez sua entrada triunfal na música popular brasileira e em 1958, com o lançamento do álbum “Canção do Amor Demais”, interpretado por Elizeth Cardoso, que a Bossa Nova ganhava sua cara.
tom-jobim-e-vinicius-de-moraes.lf
Entre as principais parcerias que Vinícius fez ao longo de sua carreira, não há como deixar de citar, além de Tom Jobim, Baden Powell, Pixinguinha, Carlos Lyra, Dorival Caymmi e Toquinho, que pode ser considerado o último grande parceiro musical.
O certo é que a música brasileira nunca mais foi a mesma desde que o poeta e músico inspirou gerações e gerações de apaixonados, seja na sua obra literária ou musical.

Tarde em Itapuã - Vinícius de Moraes


Você abusou - Vinicius de Moraes, María Creuza y Toquinho



Chega de Saudade - Vinícius de Moraes e Toquinho.





Soneto de Fidelidade



Pratique exercícios sozinho de maneira consciente com sete cuidados básicos


Caminhada e corrida pedem boa postura, intensidade gradual e atenção aos sinais do corpo


POR MANUELA PAGAN - ATUALIZADO EM 17/10/2013

Inserir a atividade física na rotina é um dos pilares para uma vida mais saudável. Isso você já deve ter visto ou ouvido em algum lugar. Segundo a Federação Mundial de Cardiologia, pessoas que não praticam atividades físicas têm um risco duas vezes maior de sofrer doenças do coração, ter pressão alta e desenvolver diabetes quando comparadas a quem pratica exercícios físicos regularmente, independente do fato de estar ou não acima do peso.

Apesar dos benefícios comprovados, muita gente ainda resiste a se exercitar. A pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, mostrou que menos da metade (47%) das pessoas com idade entre 18 e 24 anos fazem atividade física. Este número diminui com o passar dos anos: a partir dos 65 anos, é de apenas 23%.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de realizar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana. Entre as praticas recomendadas estão a caminhada - o mais básico dos exercícios -, o ciclismo e até serviços domésticos. A melhor opção é sempre realizar atividades físicas com supervisão, no entanto, a OMS reforça em suas recomendações que os riscos de não se exercitar são muito maiores do que os de fazer atividades físicas sozinho. Para proteger sua saúde sem expor seu corpo a lesões, nós explicamos a seguir sete cuidados que você deve ter antes de começar a se exercitar. Confira.

Consulte seu médico

Consultar um médico antes de iniciar uma atividade física é um cuidado obrigatório para qualquer pessoa. Principalmente se houver fatores de risco associados, como a hipertensão ou o diabetes. O endocrinologista Sérgio Vêncio, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), conta que o aval médico é ainda mais importante para quem tem risco para doença cardiovascular, metabólica ou mais de 40 anos. A atividade física deve ser preferencialmente supervisionada por educador físico, o profissional apto a definir intensidade, duração e o tipo de exercício físico, tornando-o mais eficiente e seguro. Mas o especialista recomenda: "Nos casos em que não for viável o acompanhamento desse profissional, a atividade física não deve ser evitada, mas realizada de acordo com a recomendação médica".

Não se esqueça de fazer o aquecimento

"Independentemente da idade e do sexo, a realização de exercícios preparatórios antes das atividades físicas é fundamental para qualquer um", explica o fisiologista da Unifesp Raul Santo de Oliveira. Eles são os importantes para a comunicação do sistema muscular com o sistema nervoso e, por isso, o rendimento fisiológico da pessoa melhora muito. "O aquecimento eleva a temperatura corporal e aumenta a frequência cardíaca, dessa forma, mais sangue é bombeado, levando nutrientes e oxigênio para os músculos. Além disso, é durante o aquecimento que ocorre um aumento da frequência respiratória, importante para o bom rendimento", explica o especialista Raul Santo.  

Escolha o melhor lugar

O educador físico Marcelo Avelar, da academia R.White explica que, ao optar por caminhadas ao ar livre, o ideal é procurar por terrenos livres de obstáculos, buracos e, a princípio, planos. Esse cuidado tornará a caminhada mais leve, ideal para quem está começando a praticar um exercício físico. "Com a progressão na caminhada é possível mudar o estímulo, alternando entre terrenos planos e pequenas subidas", explica Marcelo Avelar. Essa atitude torna o exercício um pouco mais difícil. Segundo a educadora física Fernanda Andrade, personal trainer de São Paulo, o ideal é que essa inclusão de pequenas rampas seja feita a partir da terceira semana de caminhada. Outra dica do educador físico Marcelo é optar por locais com baixo índice de poluição, como os parques, e menos movimento de carros, facilitando a travessia e evitando o risco de acidentes.

Intensidade gradual

Para definir a intensidade do treino deve ser analisado o condicionamento físico individualmente, por isso, o ideal é procurar um médico e um educador físico antes de começar a se exercitar. De uma maneira geral, comece com um ritmo confortável e evolua de acordo com o ganho de condicionamento físico. Quando você já se sentir confortável para começar a correr, uma boa ideia é fazer um treino de corrida e caminhada intercaladas. Marcelo Avelar conta que o treinamento é denominado fartlek (do grego, forte X fraco), em que se alterna entre corrida leve e caminhada. "Ao progredir, aumenta-se o tempo da corrida e diminui-se o da caminhada", explica. "Por exemplo, é recomendado andar dois minutos e correr um minuto durante 30 minutos, numa outra oportunidade andar dois minutos e correr dois minutos também por 30 minutos". Segundo Marcelo, dessa forma, condiciona-se melhor para uma futura corrida. 

Tempo e frequência

As primeiras semanas de exercício físico são um período de adaptação do corpo à atividade física, por isso, a recomendação da educadora física Fernanda Andrade, de São Paulo, é iniciar com 20 minutos três vezes por semana. Na segunda semana, você pode se exercitar por 20 minutos quatro vezes por semana e na terceira aumentar o treino de cada sessão em 10 minutos. Na quarta semana cumpra trinta minutos cinco dias na semana. Nesse momento você estará cumprindo os 150 minutos de atividade moderada recomendados pela Organização Mundial de Saúde! A partir daí, progrida o exercício de acordo com seu condicionamento físico, até conseguir caminhar de 40 a 60 minutos cinco vezes por semana, então aumente a velocidade das passadas progressivamente, respeitando sempre os sinais do seu corpo. Por volta da décima segunda você já pode começar a trotar, ou seja, correr em uma velocidade moderada.

Atenção: mesmo exercícios aeróbicos precisam de um tempo de descanso entre eles. Espere pelo menos 24 horas e caso sinta dores, espere até que elas passem ou faço uma caminhada leve nesse dia. Caso a dor persista, procure um médico.

Mantenha a postura

Correr e caminhar são gestos individuais, cada um possui uma maneira de correr e caminhar. "Se o indivíduo sente-se bem correndo com o seu tronco mais inclinado ou até mesmo com uma amplitude de passada mais curta e isso não lhe traz desconforto ou gera lesão não existe motivo para tentar modificar tudo isso, a menos que haja riscos para a sua saúde", explica o educador físico Marcelo.

No entanto, caso haja desconforto existem exercícios educativos que visam correções na postura, melhorando o desempenho. "Dessa forma, reeduca-se o corredor para que ele previna lesões, economize energia gasta de forma desnecessária com contrações musculares ou movimentos que podem ser evitados como, por exemplo, o balançar excessivo dos braços", explica Marcelo Avelar.

"Um dos pontos importantes a observar e que deve ser corrigido é a maneira da entrada e saída do pé no solo", explica. "Ela deve ser feita do calcanhar (aterrissagem) para a parte próxima aos dedos, preparando para a fase em que o pé fica fora do chão." Outro ponto importante é que as costas permaneçam eretas, com o tronco levemente curvado para frente no caso da corrida. O olhar também deve se fixar à frente, mantendo o pescoço relaxado. O movimento dos braços ajuda no equilíbrio e na coordenação das passadas de forma cadenciada.

Ouça os sinais do corpo

Durante o exercício, fique atento à sua frequência cardíaca. "Quando realizamos o exercício aeróbico moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, isso é normal, mas o aceleramento não deve ser excessivo", explica a personal trainer Fernanda Andrade. Caso sinta seus batimentos cardíacos excessivamente acelerados pare a atividade imediatamente.

A respiração é outro parâmetro para saber se estamos no caminho certo. A falta de ar ao correr ou caminhar indica que as moléculas de oxigênio não estão sendo adequadamente absorvidas pelo sangue. A resposta normal do corpo frente a esse esforço é cessar a atividade. Para evitar a parada brusca, o ideal é, assim que faltar o fôlego, diminuir o ritmo até a respiração voltar ao normal. "Na rotina de treinamento algumas dores musculares vão acontecer normalmente", explica Marcelo Avelar. Elas acontecem devido ao acúmulo de ácido lático nos músculos, efeito comum após o exercício "Porém, se elas persistirem podem indicar lesões musculares, que devem ser tratadas para só depois voltar à rotina de treinamento". Essa dor deve desaparecer em até três dias, se isso não acontecer, busque um médico. 
http://msn.minhavida.com.br/fitness/galerias/16928-pratique-exercicios-sozinho-de-maneira-consciente-com-sete-cuidados-basicos

Testamento - Toquinho e Vinícius



The Doors - Touch Me (Live)