sexta-feira 15 2013

Lula dispara mais um torpedo na guerra verbal contra FHC


Política

Em evento em São Paulo, petista respondeu declaração de tucano sobre ingratidão de Dilma de maneira autoritária: "Fique quieto"

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: ele jura que apoiará reeleição de Dilma
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Petista voltou a atacar FHC (Heinrich Aikawa/Instituto Lula)
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não mediu as palavras ao rebater as críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que na segunda-feira havia chamado a presidente Dilma Rousseff de "ingrata".
"Eu acho que o Fernando Henrique Cardoso deveria, no mínimo, ficar quieto", disse Lula, em São Paulo. "O que ele deveria fazer é contribuir para a Dilma continuar a governar o Brasil bem, ou seja, deixa ela trabalhar. Ela sabe o que faz. Não é todo dia que o país elege uma mulher presidente", afirmou o petista.
Sobre uma possível candidatura do senador Lindbergh Faria (PT-RJ) à sucessão do governador Sérgio Cabral (PMDB), Lula desconversou. "Gente, como é que eu vou saber? Eu não acompanho nem a política do estado de São Paulo. Eu, depois que deixei a Presidência, parei de acompanhar a política", disse.
FHC x PT - A guerra verbal entre os ex-presidentes, que envolveu ainda a presidente Dilma Rousseff, começou há uma semana, quando o PT divulgou uma cartilha que celebrava os dez anos do partido no comando da Presidência. O texto, que continha exageros e omissões, traçava um retrato totalmente favorável ao governo petista e desdenhava da administração tucana (1995-2002).
Em 19 de fevereiro, Fernando Henrique reagiu, e disse que a postura do PT era "coisa de criança" e uma "picuinha". No dia seguinte, foi a vez de Lula e Dilma atacarem novamente o ex-presidente tucano e seu partido durante o evento oficial que celebrava os dez anos do PT no poder. Lula disse que  “nós [do PT] não temos medo da comparação, inclusive no debate da corrupção”. Já Dilma afirmou que o PT não herdou nada do governo anterior. "Nós construímos”.
Na segunda-feira, foi a vez de Fernando Henrique reagir quando questionado sobre os ataques de Dilma e Lula. "O que a gente pode fazer quando a pessoa é ingrata? Nada. Cospe no prato em que comeu", disse Fernando Henrique, ao ser questionado sobre o discurso de Dilma.
(Com Estadão Conteúdo)

Por propaganda na TV, PSDB antecipa troca de comando


Política

Mudança na data de convenção da legenda permitirá aos tucanos utilizar imagens da eleição de Aécio Neves no programa eleitoral do partido

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) em campanha em Campinas
Aécio Neves será eleito novo presidente do PSDB (Clayton de Souza/AE)
O PSDB decidiu antecipar do dia 25 para o dia 19 de maio a convenção que vai escolher o senador Aécio Neves (MG) como o novo presidente do partido, em substituição ao deputado Sérgio Guerra (PE). A mudança de data permitirá aos tucanos utilizar imagens da convenção e da eleição de Aécio no programa eleitoral do partido, que deverá ser exibido no final de maio. A ideia é utilizar também as imagens nos 40 comerciais, de 30 segundo cada um, que serão veiculados entre os dias 23 e 1º de junho.
O programa do partido e os comerciais vão servir para tentar tornar Aécio, hoje com atuação restrita a Minas Gerais, em uma personalidade nacional. É com essa estratégia que o comando tucano pretender reforçar a imagem do senador, virtual candidato do partido à sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT) em 2014. No período que antecede a escolha do novo presidente do partido, os dirigentes do PSDB pretendem percorrer o país com o presidenciável.
Na semana que vem, dia 4, a cúpula tucana viajará para Goiânia. O partido pretende montar seu programa de campanha para o ano que vem com as ideias que surgirem desses encontros. "Nós vamos apresentar um dos projetos de governo mais ousados que já foram feitos", afirmou Aécio Neves.
Para ele, está na hora de renovar propostas a serem apresentadas para a administração do país nos próximos 10 a 20 anos. "Porque tudo o que PT tem executado foi criado pelo PSDB durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso", disse. "O PT não criou nada. Apenas copiou o programa do PSDB". Segundo Aécio, é preciso admitir que o PT aprofundou "um pouco mais" os programas de transferência de renda, com o Bolsa-Família, mas ficou nisso.
Consenso – O pré-lançamento da campanha de Aécio não é, no entanto, consensual no PSDB. Tucanos ligados ao ex-governador José Serra, duas vezes derrotado na disputa pela presidência da República ( 2002 e 2010), criticam a "antecipação" da campanha. "Acho cedo demais. O desgaste é maior que os benefícios com a antecipação da campanha eleitoral", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que foi um dos cotados para ser o vice-presidente na chapa encabeçada por Serra em 2010. Dias é um dos tucanos favoráveis à realização de prévias no partido para a escolha do nome que enfrentará Dilma. Mas, depois do envolvimento de FHC na campanha de Aécio, o senador está certo de que prévias agora serão "encenação".
Líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), também ligado a Serra, está convencido que a antecipação da campanha presidencial beneficia a reeleição de Dilma . "Essa antecipação serve para justificar o lançamento da candidatura da presidente Dilma, que começou com fanfarra", disse o tucano. 
Tanto tucanos (com FHC à frente) quanto petistas (Lula à frente) têm falado abertamente da eleição presidencial desde o fim do ano passado. Nas últimas semanas, a disputa pré-eleitoral entre os dois ex-presidentes ficou ainda mais acirrada, com discursos críticos realizados em eventos dos partidos. Além de Dilma e Aécio, o governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, e a ex-senadora e ex-ministra Marina Silva também estão entre os nomes cotados para disputar o Palácio do Planalto em 2014.

Dilma confirma troca em três ministérios


Governo

Antônio Andrade e Moreira Franco, ambos do PMDB, assumirão Agricultura e Aviação Civil, respectivamente; Manoel Dias, do PDT, comandará o Trabalho

Laryssa Borges, Marcela Mattos e Gabriel Castro, de Brasília
Manoel Dias (PDT) Antônio Andrade (PMDB) e Moreira Franco (PMDB)
Manoel Dias (PDT) Antônio Andrade (PMDB) e Moreira Franco (PMDB) (Divulgação e Agência Brasil)
A Presidência da República confirmou, na noite desta sexta-feira, a substituição de três ministros: Antônio Andrade (PMDB) assumirá o posto de Mendes Ribeiro (PMDB) na Agricultura, Manoel Dias (PDT) comandará o Trabalho no lugar de Brizola Neto (PDT), e Moreira Franco (PMDB) chefiará a Secretaria de Aviação Civil, até então sob a responsabilidade de Wagner Bittencourt (sem partido). Os três novos nomes tomarão posse neste sábado. Moreira Franco já era ministro: ele comandava a Secretaria de Assuntos Estratégicos, cujo novo titular ainda não foi anunciado - o interino é Roger Leal, secretário-executivo da pasta.
"A presidente agradeceu a dedicação, o empenho e o inestimáveis serviços prestados pelos ministros Mendes Ribeiro, Brizola Neto e Wagner Bittencourt em suas áreas. Eles continuarão contando com seu apoio e confiança", diz a nota divulgada pela Presidência.
Nesta sexta, Dilma recebeu Manoel Dias e Moreira Franco - o novo ministro da Agricultura está em Minas Gerais. As trocas já eram esperadas. No caso de Antônio Andrade, a presidente tenta melhorar sua relação com o PMDB mineiro e reduzir a proximidade do partido com o senador tucano Aécio Neves, possível candidato nas eleições presidenciais de 2014. As outras duas substituições atendem aos interesses da presidente e dos partidos dos ministros. Ainda há a expectativa que Dilma ceda a recém-criada Secretaria de Micro e Pequena Empresa a um representante do PSD. Nos Transportes, Paulo Passos deve dar lugar a um indicado pelo PR.
Antônio Andrade - Antônio Eustáquio Andrade Ferreira completará 60 anos em 18 de junho. Natural de Patos de Minas (MG), ele é engenheiro civil e produtor rural. Está no segundo mandato de deputado federal. Antes disso, foi deputado estadual por três vezes e prefeito de Vazante (MG). O peemedebista está no partido desde 1987 e tem uma atuação discreta na Câmara. Atua especialmente em propostas envolvendo o agronegócio.  Em 2007, o Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou um pedido de inquérito contra o agora ministro por crime de responsabilidade.
Em 2012, Andrade articulou a criação de um certo "Movimento Pró-Minas" - um meio que parlamentares mineiros da base aliada arranjaram para cobrar a nomeação de mineiros para postos importantes do governo e pedir mais repasses do governo federal para o estado.
A chegada do deputado mineiro ao importante Ministério da Agricultura serve para que a presidente Dilma Rousseff mine, desde já, parte do potencial eleitoral de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais. O tucano pretende disputar a Presidência em 2014. Apesar de não ter se aliado ao grupo político de Aécio nas últimas eleições, o PMDB mineiro mantém uma boa relação com o senador, que é neto do peemedebista Tancredo Neves.
Manoel Dias - Secretário-geral do PDT e presidente do partido em Santa Catarina, Manoel Dias substituirá o deputado Brizola Neto, também do PDT, que assumiu a pasta em maio de 2012. O PDT, que controla o ministério, chegou a indicar para o cargo o nome do deputado gaúcho Vieira da Cunha, mas Dilma informou ao presidente pedetista, Carlos Lupi, que gostaria de um nome que pudesse permanecer na pasta até o fim de seu governo. Cunha tem pretensões eleitorais em 2014.
A indicação de Manoel Dias também é resultado de sua capacidade de unificar a maior parte da legenda, liderada por Lupi. Desde 2011, a indicação de Dias aparecia entre as preferências dos pedetistas para o ministério.
A reformulação na pasta do Trabalho ocorre depois de o Palácio do Planalto detectar a aproximação de setores do PDT com o PSDB e o PSB, partido dos presidenciáveis Aécio Neves e Eduardo Campos. Apesar de ter rifado o então ministro pedetista Carlos Lupi por suspeitas de irregularidades em 2011, a presidente Dilma Rousseff voltou a conversar com o dirigente recentemente em busca de apoio para as eleições de 2014 e também na tentativa de recompor a fidelidade prometida por deputados do PDT na Câmara. 
Desde a nomeação de Brizola Neto, a escolha do ministro era interpretada no PDT como da “cota pessoal” da presidente, e não uma indicação unificada da bancada. O partido ficou irritado por não ter sido ouvido na época e desde então Brizola e o presidente Carlos Lupi travam uma batalha pelo controle real da pasta. Embora integrem a base governista, os pedetistas também não têm garantido votos a projetos considerados prioritários.
Número dois na hierarquia pedetista, o futuro ministro do Trabalho, Manoel Dias, foi acusado de ter atuado irregularmente como funcionário da Câmara dos Deputados em 2011. Ele recebia cerca de 12 000 reais em um cargo de natureza especial na liderança do PDT na Câmara, embora exercesse exclusivamente atividades partidárias.
Moreira Franco -  Ex-governador do Rio de Janeiro, o peemedebista Wellington Moreira Franco tem 69 anos e será o novo ministro da Secretaria de Aviação Civil. Com status de ministério, a pasta era comandada pelo técnico Wagner Bittencourt, que agora não é filiado a partido político.
Moreira Franco ocupava a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, pasta que também tem status de ministério, mas que era alvo de críticas por não ter nenhum apelo eleitoral. A SAE é responsável por traçar políticas públicas para o futuro.

Nanopartícula feita de veneno de abelha pode matar vírus da aids


HIV

Carregada com a toxina melitina, a partícula consegue romper o envelope de proteção do vírus HIV

abelha
A toxina melitina é eficaz em romper o envelope duplo de alguns vírus, como o HIV (Thinkstock)
Uma toxina presente no veneno de abelhas pode ajudar a combater o vírus do HIV. Em uma pesquisa publicada no periódico Antiviral Therapy, pesquisadores da Universidade de Washington conseguiram que uma nanopartícula carregada com a toxina melitina destruísse o vírus. Segundo eles, a descoberta pode ser um passo importante no desenvolvimento de um gel vaginal eficaz em prevenir a disseminação do vírus causador da aids.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Cytolytic nanoparticles attenuate HIV-1 infectivity

Onde foi divulgada: periódico Antiviral Therapy

Quem fez: Joshua L Hood, Andrew P Jallouk, Nancy Campbell, Lee Ratner e Samuel A Wicklinen

Instituição: Universidade de Washington, EUA

Resultado: Nanopartículas carregadas com a toxina melitina (encontrada no veneno de abelhas) foram eficientes em destruir a capa protetora do vírus HIV. Ao matar o vírus causador da aids, essa partícula preveniu a disseminação do vírus. 
A toxina melitina, presente no veneno da abelha, tem uma ação tão potente que consegue fazer pequenos buracos na camada protetora que envolve o HIV — assim como outros vírus. Quando essa toxina é colocada dentro das nanopartículas, no entanto, as células normais não são prejudicadas por sua ação. Isso porque a equipe de pesquisadores adicionou uma espécie de pára-choques de proteção em sua superfície. Assim, quando entra em contato com uma célula normal, que é muito maior em tamanho, a nanopartícula se afasta. O vírus do HIV, por outro lado, é menor do que a nanopartícula, cabendo no espaço existente entre esses pára-choques. Ao fazer contato com a superfície da partícula, o HIV entra em contato também com a toxina da abelha. "A melitina forma pequenos complexos de poros e rompe o envelope do vírus, arrancando esse envelope", diz Joshua L. Hood, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.
Ataque — Segundo os pesquisadores, uma das vantagens da nova abordagem é que a nanopartícula ataca uma parte essencial da estrutura viral: o envelope protetor. A maioria dos medicamentos anti-HIV disponíveis hoje no mercado atuam inibindo a habilidade do vírus de se replicar. Essa estratégia, no entanto, não consegue barrar a infecção inicial, e algumas cepas do vírus acabam driblando o remédio e se reproduzindo mesmo assim. "Teoricamente, não há como o vírus se adaptar a nossa técnica. O vírus precisa ter essa capa protetora, essa camada dupla que o reveste."
Além da prevenção na forma de gel vaginal, Hood também espera que essas nanopartículas possam ser usadas como uma terapia para infecções por HIV já existentes, especialmente aquelas resistentes a drogas. Nesse contexto, as nanopartículas poderiam ser injetadas no paciente de maneira intravenosa e, em tese, seriam capazes de eliminar o HIV da corrente sanguínea.
"A partícula básica que estamos usando no experimento foi desenvolvida há muitos anos como um produto sanguíneo artificial", diz Hood. "Ela não funcionou muito bem para a entrega de oxigênio, mas circula de maneira segura pela corrente sanguínea e nos dá uma boa plataforma adaptável para o combate a diferentes tipos de infecção.” Como a melitina ataca indiscriminadamente membranas duplas, o conceito não se limita apenas ao HIV. Diversos vírus, incluindo hepatite B e C, contam com o mesmo tipo de envelope protetor e seriam vulneráveis às nanopartículas carregadas com melitina.
Contracepção — Embora essa pesquisa em particular não se refira a métodos contraceptivos, de acordo com Joshua Hood, o gel poderia facilmente ser adaptado para ter os espermatozoides como alvos. "Estamos olhando também para casais em que apenas um parceiro tem HIV, e que querem ter um bebê", diz Hood. "Essas partículas, por si só, são bastante seguras para o esperma, da mesma maneira que são para as células vaginais."
Embora a pesquisa tenha sido feita em células laboratoriais, Hood afirma que as nanoparticulas podem ser facilmente fabricadas em grandes quantias, em volume necessário para testes clínicos.

Cura funcional da infecção pelo HIV é observada em 14 pacientes na França


Aids

Em um estudo, essas pessoas passaram a tomar antirretrovirais mais cedo do que o normal e durante três anos. Nos sete anos seguintes, sem remédios, seus níveis de vírus no sangue eram incapazes de desencadear sintomas

Modelo tridimensional do vírus da aids
Modelo tridimensional do vírus da aids: Cura funcional da infecção ocorre em 14 pacientes na França (Centro Nacional de Biotecnología (CSIC) / Comunicación CSIC)
Pesquisadores publicaram, nesta quinta-feira, um estudo no qual revelam que 14 pacientes adultos infectados pelo HIV parecem ter obtido uma cura funcional da doença. Ou seja, mesmo após terem interrompido o tratamento, apresentam quantidades tão pequenas do vírus no sangue que ele se tornou incapaz de produzir sintomas durante sete anos. A pesquisa foi divulgada dias depois de médicos americanos terem anunciado a também cura funcional em um bebê recém-nascido infectado pelo vírus da aids.
Segundo os responsáveis por esse estudo, que foi coordenado no Instituto Pasteur, em Paris, na França, a chave para a cura funcional nesses 14 pacientes foi o início precoce do tratamento com antirretrovirais após a infecção. De acordo com o artigo, essas pessoas começaram a ser monitoradas a partir do momento em que elas passaram a receber os antirretrovirais, que foi dez semanas após eles serem infectadas. Em média, essas drogas são dadas aos pacientes três anos mais tarde.
Os pacientes, que tinham entre 34 e 66 anos, então, tomaram os antirretrovirais ao longo de dois a três anos, em média, e depois interromperam o tratamento. De acordo com o estudo, eles conseguiram manter a carga viral sob controle durante uma média de sete anos e meio, sem o uso de nenhum medicamento. Um dos pacientes chegou a ficar pouco mais de dez anos sem apresentar sintomas. “Não é erradicação, mas claramente eles puderam viver por um longo período de tempo saudáveis e sem tomar os antirretrovirais”, diz Asier Saez-Cirio, coordenador da pesquisa, que está presente no periódico PLoS Pathogens.
No entanto, os pesquisadores advertem que esses resultados não significam que essa abordagem possa funcionar para todas as pessoas infectadas pelo HIV no mundo, já que a pesquisa analisou 70 pacientes infectados e somente 14 deles apresentaram a cura funcional. Já o restante dos indivíduos, ao deixarem de tomar os antirretrovirais, recuperaram níveis de vírus semelhantes aos observados antes de começarem a ser tratados.
Explicação — Segundo os autores, ainda não está claro o que fez com que a cura funcional ocorresse nesses 14 pacientes, apesar de eles terem sido submetidos a vários testes imunológicos. Mas eles acreditam que, entre essas pessoas, possa ter ocorrido uma limitação nos reservatórios virais, que se formam no organismo de um indivíduo após a infecção pelo HIV. Esses reservatórios são compostos por células dormentes que reativam a infecção quando o remédio deixa de ser tomado.
“Esses dados, junto às informações sobre o caso do bebê recém-nascido nos Estados Unidos, apoiam fortemente a ideia do tratamento precoce e fornecem pistas importantes para o desenvolvimento de estratégias para curar a infecção pelo HIV, ou ao menos induzir a um controle a longo prazo sem a necessidade de antirretrovirais”, disse Asier Saez-Cirio, que coordenou a pesquisa.

Fernanda Montenegro - DIA DA MULHER MULHER DO DIA


A CARAS Online faz uma homenagem a uma das principais atrizes brasileiras pelo Dia da Mulher: Fernanda Montenegro


Adorada pelos fãs e prestigiada pela classe artística, Fernanda Montenegro (83) é uma das atrizes mais importantes do teatro, TV e cinema brasileiros. Para comemorar o Dia da Mulher, na próxima sexta-feira, 8 de março, a CARAS Online revê a trajetória dessa querida artista.
Batizada como Arlette Pinheiro Esteves Torres, Fernanda Montenegro começou sua carreira em 1950, no teatro, com a peça Alegres Canções nas Montanhas, ao lado de Fernando Torres (1927-2008), que se tornaria seu marido e pai de seus dois filhos, a atriz Fernanda (47) e o diretor Claudio Torres (48).
Nascida no bairro do Campinho, subúrbio do Rio de Janeiro, ela é filha de uma dona de casa e um mecânico. Aos 12 anos, assim que concluiu o ensino primário, Fernanda começou a se dedicar à formação profissional, estudando secretariado.

Aos 15 anos, ela se inscreveu num concurso da Rádio MEC, que revelaria jovens talentos para o radialismo. Nessa mesma época, Fernanda começou a integrar o grupo de teatro amador da Faculdade Nacional de Direito. Seu primeiro papel como rádio-atriz foi numa obra de Cláudio Fornari, chamada Sinhá Moça Chorou. Fernanda permaneceu na Rádio por 10 anos, inicialmente como locutora e depois como atriz.

Foi a primeira atriz contratada pela recém-criada TV Tupi do Rio de Janeiro, em 1951. Na emissora, entre 1951 e 1953, participou de cerca de 80 peças, exibidas nos programas Retrospectiva do Teatro Universal e Retrospectiva do Teatro Brasileiro. Entre 1953 e 1955, a atriz participou de diversos teleteatros na TV Tupi de São Paulo, apresentados no Grande Teatro Tupi. De volta à Tupi carioca, atuou em mais de 160 peças apresentadas naquele programa de 1956 a 1965. Em 1959 formou sua própria companhia teatral, a Companhia dos Sete.

Sua estreia no cinema acontece em 1964, na tragédia de Nelson RodriguesA Falecida.

Em 1965, na recém-criada TV Globo, Fernanda Montenegro participou do programa 4 no Teatro. Na TV Excelsior, em 1968, Fernanda Montenegro viveu Cândida em A Muralha.

Ela deixou a falida TV Excelsior em 1970 e manteve-se afastada da televisão durante nove anos, intervalo quebrado apenas pela realização de dois trabalhos: o teleteatro A Cotovia, de Jean Anouilh, para a TV Tupi, em 1971, e umCaso Especial da TV Globo, em 1973.
Fernanda Montenegro estreou em novelas da Globo em 1981, em Baila Comigo. Em 1983, ela protagonizou cenas hilariantes ao lado de Paulo Autran em Guerra dos Sexos. Em 1986, a atriz participou de Cambalacho.

Quatro anos depois, Fernanda fez uma participação especial no papel de Salomé, em Rainha da Sucata. Ainda em 1990, interpretou a Vó Manuela na minissérie Riacho Doce.

Em 1991, foi Olga em O Dono do Mundo. Dois anos depois, apresentou uma atuação marcante como Jacutinga, a dona de um bordel na novela Renascer. Ainda em 1993, participou da novela O Mapa da Mina, a última de Cassiano Gabus Mendes.

Em 1994, foi Quitéria Campolargo em Incidente em Antares. Em 1997, Fernanda Montenegro viveu o papel-título deZazá.

Em 1999, por sua atuação no filme Central do Brasil, de Walter Salles, foi a primeira artista brasileira a ser indicada para o Oscar de Melhor Atriz. Um ano antes, ainda por sua atuação neste filme, recebeu o Urso de Prata do Festival de Berlim. Por este papel, Fernanda também recebeu indicações aos prêmios BAFTA (o Oscar britânico) e Globo de Ouro de Melhor Atriz.

Ainda em 1999, a atriz fez o papel de Nossa Senhora na minissérie O Auto da Compadecida. Em 2001, viveu a Lulu de Luxemburgo de As Filhas da Mãe.

Ela também participou da primeira fase de Esperança, de 2002. Em 2005, na premiada minissérie Hoje É Dia de Maria, a atriz interpretou a madrasta, voltando a atuar na segunda jornada da série como Dona Cabeça, narradora da trama.

Em 2006, brilhou na novela Belíssima como a vilã Bia Falcão. Em 2008, atuou na minissérie Queridos Amigos. Em 2010, ela foi Bete em Passione.

No ano de 2012, Fernanda participou de um episódio de As Brasileiras, vivendo a personagem Maria do Brasil. No final deste mesmo ano, ela interpretou Dona Picucha no especial de fim de ano Doce de Mãe.

Ao todo, Fernanda Montenegro participou de 24 filmes para o cinema e mais 24 peças teatrais.

Ela chegou, ainda, a ser convidada para ser ministra da Cultura nos governos dos presidentes José Sarney e Itamar Franco, mas, apesar do grande apoio da classe artística e intelectual, recusou os dois convites alegando não estar preparada para abandonar a carreira artística.

Em 1999, ela recebeu do então presidente Fernando Henrique Cardoso a Ordem Nacional do Mérito Grã-Cruz, pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras.

Em 2004, aos 75 anos, recebeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Tribeca, em Nova York.

Com apoio do PT, tucano deve ocupar presidência da Alesp


Política

Na eleição de hoje na Assembleia de SP, deputado Samuel Moreira (PSDB) deve ter maioria de votos; Ênio Tatto (PT) ficará com a primeira secretaria

O deputado estadual Samuel Moreira
O atual líder do governo, o deputado Samuel Moreira (PSDB) deve assumir presidência da Casa (Divulgação/Alesp)
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira, às 15 horas, deve consagrar um raro acordo entre PT e PSDB que, ao final da legislatura, completará dezenove anos. Desde 1995, tucanos e petistas participam da mesma chapa na eleição da Mesa. A única exceção foi em 2005, quando a base do governo rachou e apresentou duas candidaturas – o PT apoiou o candidato do DEM e ajudou a derrotar o PSDB.
O atual líder do governo, deputado Samuel Moreira (PSDB), deve ser eleito presidente com enorme maioria de votos. Seu único opositor é Carlos Giannazi (PSOL), líder dele mesmo e provavelmente candidato de um voto só - o seu. Ênio Tatto (PT) ficará com a primeira secretaria, que cuida dos departamentos de Finanças e Recursos Humanos, e Edmir Chedid (DEM) será o segundo-secretário, responsável, entre outras coisas, pelas obras e pela frota de veículos da Assembleia.
A composição rompe uma tradição do parlamento de ocupação da segunda secretaria pelo partido com a terceira maior bancada – atualmente o PV, com sete deputados. PT e PSDB, no entanto, decidiram mantê-la com o DEM, que tem seis. Para contemplar os verdes, os tucanos abriram mão da primeira vice-presidência, que será ocupada por Chico Sardelli (PV). O cargo ganhou importância porque uma eventual renúncia do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) para assumir um ministério no governo federal coloca Samuel Moreira como o segundo na sucessão estadual.
(Com Estadão Conteúdo)

Fernanda Montenegro compara Nelson Rodrigues a Shakespeare

Atualizado
Para a atriz, Nelson Rodrigues é o único autor do Brasil que lembramos assim como lembramos de personagens de Shakespeare ou de Molière
Nelson Rodrigues: o autor das célebres e polêmicas peças de teatro; o jornalista que, às vezes, retratava os próprios colegas nas colunas que escrevia; o bairrista, carioca ferrenho, que retratava os tipos impagáveis da cidade.
O autor teve mais de 20 obras adaptadas para o cinema, todas com temas como traição, pecado, vingança , críticas sociais e o cenário carioca. O filme “Boca de ouro”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos em 1962, foi o primeiro Nelson Rodrigues adaptado para as telas. Para o cineasta, Nelson Rodrigues teve uma função de liberador do comportamento do carioca. “Não foi ele quem inventou esse comportamento, ele apenas conseguiu observar e registrar de uma forma artística e duradoura esse estilo de vida. Quando ele viu o filme disse: ‘você puritanizou a minha obra’. Mas era mais uma piada do que crítica. Ele gostou do filme”, lembra Nelson Pereira dos Santos.
Fernanda Montenegro (Foto: globo news)Fernanda Montenegro (Reprodução Globo News)
A atriz Fernanda Montenegro foi amiga de Nelson Rodrigues a ponto de comer a macarronada de domingo na casa dele em Vila Isabel. “Ele sempre escrevia com dois dedos e vivendo o momento, chegava a bufar. Adorava ópera, escrevia com música, tinha sempre um olhar de sonho. Nenhum escritor fez como ele. São personagens avassaladores. Nelson Rodrigues é o único autor do Brasil que lembramos assim como lembramos de personagens de Shakespeare ou de Molière. Ele nunca blefou”, afirma a atriz.

Com apoio do PT, tucano deve ser eleito hoje na Alesp


Por AE, estadao.com.br
A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (15), às 15 horas,...

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), nesta sexta-feira (15), às 15 horas, deve consagrar um raro acordo entre PT e PSDB que, ao final da legislatura, completará 20 anos. Desde 1995, tucanos e petistas participam da mesma chapa na eleição da Mesa. A única exceção foi em 2005, quando a base do governo rachou e apresentou duas candidaturas - o PT apoiou o candidato do DEM e ajudou a derrotar o PSDB.
O atual líder do governo, deputado Samuel Moreira (PSDB), deve ser eleito presidente com enorme maioria de votos. Seu único opositor é Carlos Giannazi (PSOL), líder dele mesmo e provavelmente candidato de um voto só - o seu próprio. Ênio Tatto (PT) ficará com a primeira secretaria, que cuida dos departamentos de Finanças e Recursos Humanos, e Edmir Chedid (DEM) será o segundo secretário, responsável, entre outras coisas, pelas obras e pela frota de veículos da Assembleia.
A composição rompe uma tradição do parlamento de ocupação da segunda secretaria pelo partido com a terceira maior bancada - atualmente o PV, com sete deputados. PT e PSDB, no entanto, decidiram mantê-la com o DEM, que tem seis. Para contemplar os verdes, os tucanos abriram mão da primeira vice-presidência, que será ocupada por Chico Sardelli (PV). O cargo ganhou importância porque uma eventual renúncia do vice-governador Guilherme Afif Domingos (PSD) para assumir um ministério no governo federal coloca Samuel Moreira como o segundo na sucessão estadual.
Gianazzi afirma que será candidato porque não quer "participar do consórcio para lotear os cargos da Assembleia". "Vão legitimar ainda mais a falta de independência do Legislativo, que só homologa as decisões do governo Alckmin. É um absurdo que os partidos tenham se curvado a essa lógica pragmática."
O líder do PT, Alencar Santana, sustenta que só será possível não se colocar de acordo com os tucanos quando o partido conseguir formar uma maioria na Casa. "Enquanto não tivermos, infelizmente vamos ter que compor a Mesa", diz ele. "Temos que participar das decisões. Não podemos estar fora. Uma coisa é oposição ao governo, outra é a Assembleia. A Mesa é dirigida pelo conjunto dos deputados." Ele diz que o acordo com o PSDB é "razoável", mas defende que a presidência deveria ser do PT. Samuel Moreira não tem dado declarações à imprensa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Empresa americana de genoma identifica fatores genéticos associados à miopia


Genética

A partir da análise do DNA de mais de 50.000 pessoas, cientistas descobriram 20 condições genéticas que contribuem para o surgimento desse problema

Visão: estima-se que de 30% a 40% de toda a população ocidental tenha miopia
Visão: Contribuição genética para o surgimento da miopia existe e é complexa, revela pesquisa (Thinkstock)
A empresa de genoma dos Estados Unidos 23andMe, que sequencia o DNA de milhares de pessoas para identificar fatores genéticos associados a doenças, descobriu 20 novas associações genéticas que desempenham um papel importante no surgimento da miopia, o mais comum entre todos os distúrbios visuais. Segundo os cientistas responsáveis pela pesquisa, essa descoberta pode ajudar futuros estudos a compreender melhor as interações que levam ao desenvolvimento da visão e que podem desencadear problemas como a miopia.

Saiba mais

Anne Wojcicki, em evento da empresa 23andMe, em Nova York
Anne Wojcicki, em evento da 23andMe, em Nova York
23andME
A empresa de genoma pessoal do Vale do Silício foi fundada por Anne Wojcicki, que é casada com um dos fundadores do Google, Sergey Bin, e sua sócia, Linda Avey. O nome 23andMe se refere aos 23 pares de cromossomos que um ser humano tem e que carregam o nosso material genético. Inicialmente, as pessoas pagavam 999 dólares para que, a partir de suas salivas, tivessem seus DNAs sequenciados. Em 2008, no lançamento europeu da empresa, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, as personalidades presentes no evento, como Naomi Campbell, Thomas Friedman e Peter Gabriel, foram convencidas a cuspirem em um tubo esterilizado para terem seu genoma codificado.
Segundo os autores do estudo, a miopia é um problema muito complexo e suas causas ainda são pouco compreendidas. No artigo que descreve esse novo trabalho, publicado neste mês no periódico PLoS Genetics, eles afirmam que essa é a maior análise já feita sobre a associação entre o genoma e o problema — os resultados da pesquisa se basearam no DNA de mais de 50.000 clientes europeus da empresa 23andMe.
A miopia ocorre quando o diâmetro do globo ocular de uma pessoa é maior do que normal — ou seja, maior do que aproximadamente 22 milímetros. Quanto maior essa medida, mais grave o problema. O míope enxerga bem de perto, mas tem dificuldades em enxergar objetos que estão longe.
Na pesquisa, os cientistas da 23andMe estudaram o genoma de 45.771 pessoas e buscaram associações genéticas relacionadas à presença de miopia. Ao todo, eles encontraram 20 fatores genéticos significativos para o desenvolvimento do problema, sendo que dez deles se confirmaram em uma nova análise feita em outros 8.323 participantes. Segundo o estudo, esses fatores genéticos estão relacionados, por exemplo, à remodelação do olho, ao crescimento dos olhos e ao desenvolvimento da retina.
Os pesquisadores afirmam que, embora a miopia também seja influenciada por fatores ambientais, como muito tempo de leitura e de exposição a telas de computador ou de televisão, a base genética do problema é complexa e afetada por vários genes. “Esse estudo destaca a provável importância do desenvolvimento neuronal precoce na progressão da miopia e abre portas para pesquisas futuras sobre as interações envolvidas nesse processo”, diz Nicholas Eriksson, que coordenou o estudo.

Dilma promulga lei dos royalties do petróleo


Por AE, estadao.com.br
A presidente Dilma Rousseff promulgou nesta sexta-feira (15) a Lei 12.734, que traz as novas regras de distribuição...

A presidente Dilma Rousseff promulgou nesta sexta-feira (15) a Lei 12.734, que traz as novas regras de distribuição dos royalties do petróleo entre os entes da Federação. A mensagem do Congresso informando sobre a derrubada dos vetos que presidente havia feito à lei foi enviada ontem ao Palácio do Planalto.
Com a promulgação, entra em vigor uma nova de divisão dos royalties, pela qual parte dos recursos dos Estados produtores (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e também da União é retirada para ser dividida de forma mais igualitária entre todos os Estados.
Também agora, após a promulgação, os Estados produtores, que foram contrários à derrubada dos vetos à lei, poderão acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) com ações contestando as novas regras. Os governos do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo já anunciaram que entrariam com ações diretas de inconstitucionalidade (Adin) assim que a lei fosse promulgada.
Os mais de 140 dispositivos vetados por Dilma foram derrubados pelo Congresso no último dia 7 de março. A maior parte deles referia-se ao rateio desses recursos em contratos em vigor, por isso - segundo o governo - foram rejeitados para evitar quebra de contratos. A íntegra da Lei está na edição de hoje do Diário Oficial da União.

The Doors - Touch Me (Live)