terça-feira 03 2013

Após caso Donadon, Câmara vota hoje o fim do voto secreto

Congresso

PEC acabaria com todas as possibilidades de voto secreto na Casa, incluindo as cassações de parlamentares condenados pela Justiça

Laryssa Borges, de Brasília
Deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves
Alves se desculpou pelo resultado da votação que manteve mandato de Donadon (Beto Barata/AE)
Depois que o plenário da Câmara dos Deputados decidiu manter o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), criando a esdrúxula situação do parlamentar presidiário, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que a Casa vai votar nesta terça-feira a proposta de emenda constitucional (PEC) que acaba com todas as possibilidades de voto secreto na Casa. A decisão foi formalizada em reunião de lideranças da base aliada e de oposição nesta tarde.
Atualmente, deputados e senadores têm o direito de se resguardar sob o anonimato em importantes votações, como em cassações, análise de vetos presidenciais, indicações de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e em eleições da Mesa Diretora.
O texto que será levado à votação na sessão plenária desta terça foi aprovado em primeiro turno ainda em 2006 na esteira das absolvições em massa de deputados mensaleiros. Na época, doze dos quinze parlamentares foram absolvidos das acusações de terem recebido recursos do esquema do valerioduto. Apenas José Dirceu, Roberto Jefferson e Pedro Corrêa foram cassados pelos pares, o que motivou pressões da opinião pública para que os parlamentares divulgassem publicamente se tinham votado contra ou a favor da perda de mandato dos mensaleiros.
Blindagem – A blindagem proporcionada pelo voto secreto, aliada ao alto índice de abstenções, também foi a causa da manutenção do mandato, na última semana, do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), condenado a mais de 13 anos de prisão em regime fechado. Na ocasião, 233 deputados votaram a favor da cassação, 131 contra e houve 41 abstenções. Para cassar o parlamentar eram necessários 257 votos.
“A Câmara tem que dar uma resposta, sim, à questão do voto aberto. Não vi nos meus 40 anos de vida pública nesta Casa um dano maior quando a decisão da última quarta-feira”, afirmou nesta terça o presidente da Câmara. “Tenho consciência disso e peço desculpas ao povo brasileiro por aquela decisão que surpreendeu negativamente o país”, completou.
A PEC do Voto Aberto, nos moldes como aprovada em primeiro turno na Câmara e com determinação de abrir o voto em todas as deliberações da Casa, enfrenta resistências dos parlamentares, que entendem que perderiam a liberdade e poderiam ser constrangidos durante a apreciação de projetos. A ideia é que, nas discussões sobre a PEC em plenário, partidos possam apresentar pedidos para preservar parte dos sigilos. 

O poder do esquecimento

Neurociência

A neurociência caminha rapidamente na direção de criar medicamentos capazes de apagar lembranças indesejáveis e memórias traumáticas. Mas será que isso não mudaria nossa personalidade?

Tiago Cordeiro
Kate Winslet e Jim Carrey no filme 'Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças' (2004)
Kate Winslet e Jim Carrey no filme 'Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças' (2004): em breve poderemos apagar as memórias com uma pílula. Valerá a pena? (Reprodução)
O filme é de 2004, mas ainda está vivo na memória de quem assistiu: Clementine (Kate Winslet) quer esquecer seu ex-namorado Joel (Jim Carrey), e para isso se submete a um tratamento experimental que apaga todas as lembranças dos momentos que passaram juntos. Quase dez anos depois, pesquisadores estão perto de fazer com que a ficção de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças se torne realidade. Em breve, finalmente poderemos deletar fatos traumáticos ou indesejados do passado.
Se isso vai ser possível, é porque as memórias não são arquivos fixos. Muito recentemente, a neurociência confirmou uma hipótese que surgiu nos anos 1960, mas nunca tinha sido levada a sério: nossas lembranças são muito mais flexíveis do que se pensava — estão mais para uma peça de teatro, com suas mudanças sutis noite após noite, do que para um filme. A cada vez que acessamos uma lembrança, podemos moldá-la novamente. Não por acaso, em Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, quando percebe que foi deletado do passado de Clementine e resolve fazer o mesmo, o personagem Joel precisa relembrar toda sua história com ela. E na medida em que as lembranças vêm à tona é que elas podem ser apagadas. Na vida real, o mesmo objetivo pode ser atingido, experimentalmente, bloqueando a síntese das proteínas certas.
O resgate e a reconsolidação das lembranças depende da ativação de uma vasta conexão de neurônios. Para ser formada, uma memória de um evento qualquer ativa uma série de neurônios, que passam então a ficar conectados. É essa ligação a responsável por lembrarmos do primeiro beijo, por exemplo. Se a transmissão é interrompida exatamente no momento em que determinada memória estava desengavetada, ela não volta mais para seu lugar de origem — o hipocampo, apesar de muitas das lembranças negativas ficarem armazenadas na amígdala.

"No nível molecular, o processo de arquivar, acessar e armazenar novamente a memória, com pequenas mudanças, é simples", afirma a psicóloga israelense Daniela Schiller, professora da Mount Sinai School of Medicine, em Nova York, e uma das líderes mundiais nas pesquisas sobre formação e consolidação de memórias – seu estudo sobre a maleabilidade das lembranças, publicado em 2010 na respeitadíssima revista Nature, ajudou a mudar a visão tradicional que os próprios cientistas tinham da memória. "Um medicamento que induza a produção de certas proteínas, exatamente no momento em que o paciente está repassando determinada lembrança, faz com que ela desapareça." (Daniela, aliás, se mudou de Telavive para Nova York, a capital dos estudos de ponta sobre memória, porque acreditou no boato, infundado, de que o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças era baseado em uma experiência real conduzida na cidade. Não era, mas ela acabou entrando em um pós-doutorado sobre memória graças ao erro.)
Fim dos traumas — Uma das proteínas responsáveis por este processo de reestabilização das conexões neurais é a já conhecida PKMzeta, descoberta pelo neurologista americano Todd Sacktor, que pesquisa o assunto dentro do Sunny Downstate Medical Center, no Brooklyn. E é no desenvolvimento de um medicamento que iniba temporariamente sua produção que os pesquisadores estão trabalhando. O desafio é chegar a uma pílula que funcione por pouco tempo e  com precisão cirúrgica: apenas nos circuitos neurais corretos.

Enquanto isso não é possível, existem formas de apagar a lembrança indesejada antes que ela se consolide. Como a memória é formada em duas etapas, já é possível neutralizar a primeira, a chamada memória de curto prazo. "Existem medicamentos que bloqueiam a transformação das memórias de curto prazo em definitivas. Mas não é possível selecionar a lembrança que se quer apagar", diz Sacktor. Ou seja: se a pessoa recebe o tratamento imediatamente após o incidente traumático, ela não vai se lembrar de absolutamente nada do que aconteceu nos minutos anteriores. O exército americano está especialmente interessado neste tipo de pesquisa.

Também já é possível modificar a lembrança, para que ela pareça menos terrível. Um estudo realizado na Universidade McGill, no Canadá, com dez pacientes de stress pós-traumático, alcançou resultados expressivos usando uma droga chamada propranolol, ministrada enquanto as pessoas contavam, em voz alta, os detalhes dos incidentes traumáticos pelos quais passaram.

A droga, também usada de forma experimental no tratamento de ansiedade, alterou os circuitos neuronais o suficiente para que as lembranças fossem rearmazenadas, agora sem a mesma carga de stress. Uma semana depois, os pacientes voltaram para a universidade e contaram novamente suas histórias. Já não apresentavam sintomas de stress, como o batimento cardíaco acelerado observado no grupo de controle, formado por nove pessoas. Este tipo de tratamento poderia ser usado para casos de ataques de pânico – ele poderia amenizar o pavor de ambientes fechados, ou de aranhas, por exemplo.
Implicações éticas — Mas um remédio capaz de apagar memórias pode ser perigoso. Ele poderia, em tese, ser usado contra a vontade do paciente. E pode descaracterizar nossa personalidade. "Nós somos o o resultado dos relatos que fazemos sobre nossa própria existência", afirma Todd Sacktor. O americano Henry Gustav Molaison é a prova disso. Em 1953, ele fez uma cirurgia para conter sua epilepsia: o neurocirurgião tirou metade de seu hipocampo e toda a amígdala. Quando acordou, Henry não era mais capaz de armazenar nenhuma memória e apenas se lembrava de seu passado antes da cirurgia. Até a morte aos 82 anos, em 2008, ele se olhava no espelho e não se reconhecia: tinha certeza de ter eternamente 27 anos, a mesma idade com que fez a cirurgia.

Daniela Schiller defende que este tipo de tratamento deverá ser usado com parcimônia extrema. "As memórias indesejadas também fazem parte do que somos, e muitas vezes nos impedem de repetir erros do passado", diz. "Mas, em casos de stress pós-traumático, o trauma é tão profundo que a lembrança não fica mais fraca com o tempo. E isso inviabiliza uma rotina normal e saudável. Para estas pessoas, o tratamento pode trazer um grande alívio". É o caso, por exemplo, de pessoas que sofreram ou presenciaram acidentes graves, veteranos de guerra ou vítimas de sequestros, estupros e tortura. Contudo, é bom lembrar que em Brilho Eterno apagar as memórias do prévio relacionamento não evita que Clementine e Joel voltem a ficar juntos e passem pelos mesmos problemas de antes.
 

Somos a nossa memória

No provocativo livro O Porco Filósofo (Relume Dumará), o britânico Julian Baggini cria uma pequena história de ficção científica para explicar como nada nos define mais do que a nossa memória. Em um mundo no qual a viagem para Marte é feita por teletransporte em questão de minutos, um cliente da companhia responsável por tais viagens processa a empresa sob a alegação de que foi morto nesse processo. A alegação, a princípio absurda, leva em conta que todo passageiro é recriado em Marte. Então, alega a "vítima", o que se tem é uma cópia, um clone do original.
Mas se esta cópia pensa igual à anterior, tem os mesmos planos e a mesma personalidade e, mais importante, as mesmas memórias, o cliente copiado realmente morreu? O livro não dá respostas fáceis, mas essa pequena história serve para ilustrar o quanto nossas memórias participam da construção do nosso eu.

Apesar de parecer extremamente desejável criarmos maneiras de apagar memórias traumáticas, ou até mesmo as embaraçosas e indesejáveis, filósofos e cientistas concordam que elas são parte constituinte e indispensáveis dos elementos que compõem o que somos. Além do perigo de que, uma vez que nos livremos das memórias que não mais queremos, voltemos a incorrer nos mesmos erros do passado, as experiências de vida ajudam a formar, junto com nossa consciência, grande parte do produto final que convencionou-se chamar de eu.
"A ideia que cada um de nós forma de si mesmo, a imagem que aos poucos construímos de quem somos física e mentalmente baseia-se na memória autobiográfica, em anos de experiência, e está sujeita a contínua remodelação", afirmou o neurocientista português António Damásio em seu livro O Mistério da Consciência (Cia. das Letras).

Outros animais, como chimpanzés e cães, também têm isso. Nada, porém, que se compare à riqueza de detalhes e abrangência como ela se manifesta nos seres humanos. "Essa diferença é amplificada pela linguagem, que é exclusivamente humana. A linguagem é também a capacidade de codificar as memórias não verbais numa forma verbal. Isso expande enormemente tudo o que o ser humano é capaz de memorizar", disse em entrevista a VEJA, em 2010.
Bruce Hood, diretor do Centro de Desenvolvimento Cognitivo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, resumiu: "O eu é a pessoa com um passado, as memórias do dia anterior, os planos para o futuro." Ou seja, sem as memórias, o eu não existiria.

SP tem mais de 500 obras embargadas

Cidades

A região com maior número de casos é a administrada pela subprefeitura de Pirituba/Jaraguá com 73 construções irregulares

Bombeiros encontram 10ª vítima de desabamento e encerram buscas nesta quinta-feira(29)

A Prefeitura de São Paulo divulgou a lista das mais de 500 obras que estão em situação irregular e foram embargadas. A maior parte está na região administrada pela subprefeitura de Pirituba/Jaraguá, onde 73 construções foram interrompidas por agentes da administração. Em segundo lugar, está a área da subprefeitura de Pinheiros, com 56 embargos, seguida pela Cidade Ademar (47), Brasilândia (46) e Mooca (45). O bairro do Ipiranga é o único da cidade livre de obras irregulares. 
A divulgação aconteceu por determinação, na  última sexta-feira, do prefeito Fernando Haddad (PT), que prometeu maior transparência em relação às obras embargadas na cidade e chamou a população para fazer o papel de fiscal junto com os agentes vistores. Além disso, Haddad assinou, nesta segunda-feira, portaria que torna obrigatória a publicação no Diário Oficial de todos os novos impedimentos. 
Haddad foi pressionado após um prédio ter desabado no bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, na terça-feira, 27 de agosto. A construção estava irregular e, mesmo assim, o trabalho dos operários não foi interrompido por exigência do proprietário do imóvel, o empresário Mostafa Abdallah Mustafa, e da empresa Salvatta Engenharia, contratada pela rede de lojas Torra Torra, locatária do endereço, para dar acabamento à construção. A tragédia deixou dez operários mortos e 26 feridos. 
O bairro de São Mateus, de acordo com levantamento da prefeitura, tem 30 obras embargadas. 
De acordo com o fiscal da subprefeitura de São Mateus, Valdecir Galvani Oliveira, que mandou paralisar a obra no fim de março por falta de documentos, o embargo foi obedecido pelo proprietário, mas ele não deu continuidade à fiscalização da obra porque exonerou do cargo para se aposentar, o que facilitou a retomada irregular do trabalho dos operários. 
Em coletiva de imprensa concedida na quinta-feira, 29 de agosto, Haddad anunciou que ordenou uma investigação na Controladoria Geral do Município para apurar as irregularidades no processo de fiscalização da obra. “O agente vistor tinha a intenção de levar à ouvidoria, ao Ministério Público e à polícia o descumprimento do embargo. No que diz respeito à controladoria, isso não aconteceu. E o que inspira um cuidado adicional nessa investigação é que o agente vistor pediu exoneração no dia 4 de abril”, disse o prefeito de São Paulo.

Lavou as mãos?


Thinkstock
Você que quer saber mais sobre cuidados com a saúde merece um aperto de mão.  Aperto dado, agora vai lavar essas mãos que elas podem estar cheias de microorganismos. Neste post, vou falar um pouco do porque e de como lavar da maneira correta.
Por que lavar as mãos?
É fundamental para a saúde. Não vivemos em ambientes esterilizados e, ao tocar em diferentes objetos ao longo do dia, nossas mãos contaminam-se com microorganismos, alguns deles causadores de doenças. Isso tanto nos torna vulneráveis a doenças quanto nos faz espalhar germes para os outros. Uma boa dose de água e sabonete faz descer pelo ralo não só a sujeira visível mas também estes microorganismos. Lavar as mãos ajuda a prevenir as doenças intestinais, diarreias, doenças respiratórias, infecções de pele e até mesmo gripe.
Quando lavar as mãos?
Não é para o ato de lavar as mãos se tornar uma coisa exagerada e compulsiva, até porque essa compulsão existe e atrapalha a vida de quem a tem. Mas lavar as mãos com bom senso, algumas vezes ao dia, é importante. Quando? Logicamente, quando elas aparentam estarem sujas. E também nas ocasiões abaixo.
Antes de:
- preparar comidas
- se alimentar
- colocar ou remover lentes de contato
- mexer em ferimentos ou cuidar de pessoas doentes
Depois de:
- preparar comidas, principalmente se você mexeu em carnes ou aves cruas
- ir ao banheiro (óbvio, né?)
- trocar fraldas de uma criança
- mexer em animais ou em brinquedos de animais
- cuidar de ferimentos ou de uma pessoa doente
- mexer em lixo ou produtos químicos
- assoar o nariz
- tossir ou espirrar em suas mãos
- mexer com produtos de limpeza, pano de chão, sapatos sujos
- frequentar locais com aglomeração de gente como ônibus ou shows.
A lavagem completa
Entre as várias vezes que você lava as mãos ao longo do dia, vai depender da sua atividade e da sua própria avaliação decidir quando lavar rapidamente ou de modo mais completo, o que exige mais tempo. O passo-a-passo de uma lavagem completa é: esfregar por vinte segundos toda a superfície da mão, e isso inclui palma, dorso, laterais dos dedos e área sob as unhas. O sabonete em barra pode acumular microorganismos, mas na lavagem seguinte os microorganismos saem junto com a espuma, e não ficam nas suas mãos. Em locais públicos, é mais seguro usar papel toalha. Vale a dica de usar papel toalha também para fechar a torneira.
Sabonete antimicrobiano
O sabonete comum é suficiente para uma boa lavagem das mãos. O sabonete antimicrobiano não é mais eficaz e nem mais seguro, existem até teorias contrárias ao uso dele. O argumento é que seu uso disseminado pode tornar as bactérias mais resistentes com o passar do tempo.
Álcool gel
Em locais onde água corrente e sabonete não podem ser utilizados, a opção é produtos à base de álcool. O álcool não substitui água e sabonete, mas mata germes e microorganismos. Verifique se a concentração de álcool é de no mínimo 60%. Aplique uma quantidade de álcool gel suficiente para umedecer completamente suas mãos. Depois, esfregue-as cobrindo toda a superfície delas, até que o álcool evapore completamente.
Por Lucia Mandel
http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/corpo/lavou-as-maos/

The Doors - Touch Me (Live)