quinta-feira 20 2014

Autor de ‘parecer falho’ é ligado a Renan e ao PT

Petrobras

Próximo ao presidente do Senado e doador de campanha do PT, Nestor Cerveró elaborou o parecer, apontado por Dilma como ‘falho’, para a operação Pasadena

Laryssa Borges e Silvio Navarro
Nestor Cerveró, diretor financeiro da BR Distribuidora, doou ao PT R$ 12.000 nas eleições de 2010
LAÇOS – Nestor Cerveró, diretor financeiro da BR Distribuidora, é indicação de Renan Calheiros e tem trânsito com o PT(Estadão Conteúdo)
Responsável pelo “parecer falho” que levou a Petrobras a comprar em 2006 a refinaria de Pasadena, no Texas, o ex-diretor da área internacional da empresa Nestor Cuñat Cerveró, hoje diretor da BR Distribuidora, é apadrinhado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e mantém laços com políticos do PT. 
A presidente Dilma Rousseff, que na época da transação, em 2006, ocupava a presidência do Conselho de Administração da Petrobras, atribuiu a “informações incompletas”, de um “parecer técnico e juridicamente falho”, o aval dado pela estatal para a compra da refinaria no Texas. As informações haviam sido compiladas por Cerveró. Durante sua gestão na área internacional, ele defendeu a compra e foi o responsável pelo "resumo executivo" sobre o negócio. A compra da refinaria revelou-se um dos negócios mais malsucedidos da história da estatal – 1 bilhão de dólares foi pelo ralo.
Diante da informação de que os documentos apresentados por Cerveró teriam levado o Conselho de Administração a autorizar a operação Pasadena, Renan começou a preparar terreno para indicar um provável sucessor para a diretoria da BR Distribuidora. Nesta quarta-feira, o peemedebista desabafou a aliados: “Não dá para entender como esse senhor está na diretoria financeira da BR [Distribuidora]”. Segundo interlocutores, Cerveró era recebido frequentemente em Brasília para reuniões com o presidente do Senado.

Além de suas relações com o PMDB, o diretor financeiro da BR Distribuidora foi doador de campanhas do PT no Rio de Janeiro. Nas eleições de 2010, desembolsou 12.000 reais, em três cheques de 4.000 reais cada um, para o diretório petista.

No PT, Cerveró é ligado ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS). “O governo me perguntou [sobre indicação de Cerveró na Petrobras] e disse que não tinha nenhum óbice até porque é um servidor de carreira da companhia. Eu avalizei e disse que não tinha nada contra. Ele tinha trabalhado comigo e falo isso com a maior tranquilidade possível”, disse. 
Nesta quinta, Delcídio e Renan trocaram farpas sobre a indicação de Cerveró. "O Delcidio deve estar preocupado com relação à indicação, mas eu queria de antemão dizer que o Delcídio não deve ficar preocupado. O Delcidio certamente não indicou o Ceveró para ele roubar a Petrobras", provocou Renan, após o petista atribuir a ele a nomeação do diretor da BR Distribuidora.
Cerveró viajou para a Europa, em férias. Ele deixou o Brasil justamente no dia em que o jornal O Estado de S.Paulo revelou que Dilma deu aval para a compra da refinaria. Segundo interlocutores, ele deverá renunciar ao cargo na BR Distribuidora.

Dilma multada

Veja.Com

Multada
Multada
O TSE acabou de acatar uma representação do PSDB e aplicou uma multa de cerca de 5 000 reais a Dilma Rousseff. Nada relacionado à disputa com Aécio Neves. A punição se refere a um episódio do segundo turno das eleições de 2010.
Na ocasião, o Ministério da Integração publicou um texto respondendo a críticas veiculadas na propaganda de José Serra à transposição do Rio São Francisco. A nota jogava confetes sobre a obra – que até hoje não foi concluída.
João Reis Santana Filho, titular do ministério à época, também foi condenado.
A propósito, o relator da representação votou favorável à condenação e agora corre o risco de ficar com pecha de ingrato no Palácio do Planalto.
Trata-se do ministro Marco Aurélio: sua filha, a advogada Letícia de Santis Mendes de Farias Mello, foi nomeada ontem por Dilma Rousseff como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 2ª região, no Rio de Janeiro.
Por Lauro Jardim
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/judiciario/tse-condena-dilma-a-pagar-multa-de-5-000-reais/

STF manda prender deputado que trocou cirurgia por voto

Justiça

Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) foi condenado a três anos de prisão por ter realizado cirurgias irregulares em troca de votos nas eleições de 2004

Marcela Mattos, de Brasília
Deputado Asdrubal Bentes PMDB/PA
O deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), condenado por esterilização forçada (Diógenis Santos/Agência Câmara)
O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, nesta quinta-feira, os últimos recursos do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) e determinou a prisão de mais um parlamentar no país. O deputado foi condenado em 2011 a três anos, um mês e dez dias de prisão pelo crime de esterilização irregular: em troca de votos nas eleições de 2004, ele oferecia cirurgias de laqueadura.

Ao site de VEJA, Bentes afirmou que, a exemplo do ex-colega de partido Natan Donadon (RO), que está encarcerado na Papuda (DF), não vai renunciar ao mandato. Primeiro deputado-presidiário do Brasil, Donadon só teve o mandato cassado neste ano.  “Não cometi nenhum crime, mas entenderam que eu conhecia os fatos. Não quero sair da Câmara pela janela. Só saio em duas condições: quando perder as eleições ou decidir não concorrer”, disse.
Deputado de sexto mandato, Bentes foi condenado a cumprir pena em regime aberto e deve cumprir a punição em uma casa de albergado. No entanto, como não há esse tipo de prisão no Distrito Federal, a defesa do parlamentar deve solicitar que o crime seja cumprido em regime domiciliar, tendo de permanecer em sua residência entre 21h e 5h, de acordo com resolução do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).
Os ministros da Suprema Corte consideraram “protelatórios” os recursos apresentados pelo parlamentar e determinaram o trânsito em julgado (fim) do processo, instaurado em 2008. O STF vai comunicar a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepema) sobre o fim da ação penal, para que acompanhe o cumprimento da pena.
O parlamentar, conforme dita o regimento interno da Câmara, deve ser submetido a um processo de cassação. Cabe à diretoria da Casa dar início ao processo, que será votado em plenário em voto aberto. Já à espera da prisão, Bentes há um mês foi o único parlamentar que se absteve durante a sessão que cassou o mandato de Donadon. “É uma questão de ética”, alegou, na ocasião.

O deputado não acompanhou a discussão sobre seu futuro. Enquanto a corte o julgava, Bentes participava de comitiva que acompanhou a presidente Dilma Rousseff nesta quinta em Marabá(PA). Durante abertura de cerimônia de entrega de máquinas, o deputado foi anunciado nominalmente pela presidente. Atrasado, ele assistiu à uma gravação da TV Justiça.

Alunos com melhores notas entram no mercado ganhando mais

Pesquisa

Estudantes que obtiveram notas 10% superiores no Saeb recebem, 5 anos após conclusão do ensino médio, salários 5% maiores, aponta Fundação Itaú Social

Bianca Bibiano
Alunos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco se preparam para um simulado às vésperas do Enem 2013
Alunos do Centro de Ensino Médio Elefante Branco se preparam para um simulado às vésperas do Enem 2013 (Wilson Dias/Agência Brasil)
Estudantes que obtiveram notas 10% superiores às de seus colegas em provas de matemática e português do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) recebem — cinco anos após a conclusão do ensino médio — salários em média 5% maiores. O dado consta de estudo lançado nesta terça-feira pela Fundação Itaú Social.
A pesquisa é a primeira no Brasil a analisar a relação direta entre desempenho na avaliação escolar e salários. Foram analisados dados de estudantes que realizaram as provas do Saeb em 2000 e 2010 e também informações do Censo Demógrafico e da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio (Pnad).
De acordo com os dados levantados por Naercio Menezes Filho e Andréa Zaitane Curi, que elaboraram o estudo, a proficiência em português e matemática na prova nacional garante um aumento de cerca de 57 reais no salário — usando-se como base uma remuneração média de 1.1155 reais. "O resultado comprova um conceito intuitivo que está disseminado: o aluno que estuda mais tem mais chances de conseguir salário inicial melhor na vida adulta", diz Menezes Filho.
A prova do Saeb é elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada a cada dois anos em três estágios da escolaridade: 5º e 9º anos do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. A partir do resultado dos alunos nessa prova, é calculada a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Segundo Patrícia Mota, diretora de educação do Itaú Social, o estudo comprova a importância do ensino na melhoraria da produtividade profissional. "O estudo não fala apenas da nota que o aluno obteve em uma prova de matemática ou português, mas sim das habilidades acumuladas ao longo da vida escolar até o ensino médio e que são medidas pelo Saeb. Aqueles que foram mais bem instruídos na escola terão mais chances de conseguir o primeiro emprego com um salário maior."
Patrícia explica ainda que, além do tempo de estudo, o aluno precisa ter uma formação de qualidade. "Esses números expõem a necessidade de melhorar a formação do professor em sala de aula, para garantir que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de chegar ao mercado de trabalho."

The Doors - Touch Me (Live)