sábado 26 2013

Perigo na MAMOGRAFIA!!!





É bom saber!
Em um programa na televisão israelense, disse um médico que é cada vez mais
comum o número de mulheres que sofrem de câncer de tireóide. E observou
que, talvez, isso seja devido ao uso de raios-X em Mamografia.
Ele explicou que um manto deve ser fornecido para fazer esse tipo de estudo
e que ele se destina a cobrir e proteger o pescoço.
E muitos não levam em conta sobre isso !!!
Esse manto de proteção pode ser colocado sobre a área da tireóide, no caso
da Mamografia.
A pessoa que escreveu esse e-mail foi fazer esse estudo de Mamografia e,
encorajada, solicitou esse manto de proteção.
Perguntou para a enfermeira porque nunca colocam essa proteção nas
pacientes e ela respondeu:
- Não sei. Devem solicitá-lo!!!

*ENTÃO, SOLICITEMO-LO!!!! *
*É UM DIREITO NOSSO QUE NÃO SABEMOS E QUE AS CLÍNICAS NÃO CUMPREM, POR
LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE.*

Então solicitemo-lo !!! Por favor, encaminhe esse e-mail para que não
somente você saiba desse assunto, mas possa ajudar outras mulheres também
na sua prevenção.

ONTEM FUI FAZER MEU EXAME E REALMENTE NA CLÍNICA POSSUEM O COLETE PARA
PROTEÇÃO DO PESCOÇO ( TIREOIDE), PORÉM ME DISSERAM QUE NINGUÉM PEDE.VAMOS
NOS PROTEGER!!!!!
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=384697334898571&set=a.181332688568371.41095.100000749246768&type=1&theater

Vale poderá ter centro de distribuição na China, diz agência


Mineração

Empreendimento seria construído em um porto no sul do país asiático, onde uma siderúrgica da empresa entrará em operação

Navio Vale Beijing
Navio Valemax: embarcação tem sido alvo de desavenças com armadores chineses Navio Vale Beijing  (EFE)
Vale, segunda maior mineradora do mundo, avalia a instalação de um centro de distribuição de minério de ferro em um porto no sul da China. O local é o mesmo onde a Baosteel, maior produtora de aço do país asiático, está construindo uma siderúrgica com capacidade para 10 milhões de toneladas de aço por ano. A informação foi divulgada pela agência Reuters, citando fontes próximas ao assunto.
Segundo a agência, a Baosteel e o porto de Zhanjiang assinaram um memorando de entendimento com a Vale no início de dezembro durante uma visita à sede da mineradora no Brasil. O Grupo Baosteel espera completar a construção do projeto de siderurgia em Zhanjiang até 2015. "Isso é apenas uma ideia muito inicial. O centro de distribuição, se for construído, poderia atender à demanda de clientes pequenos que podem não ter capacidade de comprar um carregamento inteiro de minério de ferro mas podem comprar um pequeno volume", disse a fonte.
O porta-voz da Vale na China não quis comentar. A Baosteel e o governo de Zhanjiang não estavam disponíveis para falar sobre o assunto.
O centro de distribuição melhoraria o acesso da Vale à China, seu principal mercado, que não tem permitido que os navios gigantes da companhia, os Valemax, atraquem nos portos do país. A Vale construiu os Valemax para reduzir os custos de transporte até a China e competir melhor com as rivais australianas BHP Billiton e Rio Tinto.
Os navios gigantes têm, no entanto, sofrido críticas de influentes armadores chineses que temem que a mineradora use os Valemax para monopolizar tanto o mercado de transporte quanto o de minério, prejudicando a China. A Vale já construiu uma embarcação de estocagem de minério na Ore Fabrica, nas Filipinas, que serve como plataforma para transferir a commodity dos Valemax para navios menores, que levam as cargas para a China e outros destinos asiáticos.
(com agência Reuters)

Alimentos ricos em fibras podem barrar o avanço do câncer de próstata


Saúde masculina

Pesquisa feita com roedores observou que nutriente é capaz de impedir que tumor obtenha energia necessária para crescer

Barrinha de cereal
Barrinha de cereal é uma dos alimentos que contém fibras: nutriente pode ser aliado no combate ao câncer de próstata(Thinkstock)
Uma dieta rica em fibras, com alto consumo de alimentos integrais, frutas, verduras, legumes e cereais, pode ajudar a barrar o avanço do câncer de próstata em homens que apresentam a doença ainda em estágios mais precoces. Ao menos foi o que constataram pesquisadores da Universidade de Colorado, nos Estados Unidos, em um estudo feito com roedores. Segundo os especialistas, o nutriente parece privar as células cancerígenas da energia necessária para a formação de novos vasos sanguíneos, que são responsáveis por fornecer energia ao tumor. Sem energia suficiente, portanto, o tumor é impossibilitado de crescer. O trabalho foi publicado neste mês no periódico Cancer Prevention Research.
Os autores do estudo chegaram a essa conclusão após realizarem testes com camundongos que foram induzidos a apresentar câncer de próstata. Os pesquisadores alimentaram uma parte desses animais com hexafosfato de inositol (IP6), o principal ingrediente ativo de alimentos ricos em fibras. Depois, com base em exames de ressonância magnética, eles monitoraram a progressão dos tumores tanto dos roedores que receberam IP6 quanto dos que não receberam. 
“Os resultados do estudo foram significativos. Vimos que o volume do tumor dos animais alimentados com IP6 foi drasticamente reduzido”, diz Komal Raina, coordenadora da pesquisa. De acordo com Raina, o IP6 provavelmente está associado à ação de uma proteína conhecida como GLUT4, que é fundamental para o transporte de glicose dentro das células. No entanto, mais estudos são necessários para entender de que forma essa relação ocorre.

Comer frutas e vegetais todos os dias melhora a aparência da pele, diz estudo


Alimentação

veja.com

Pesquisa observou que jovens, após consumirem os alimentos por seis semanas, apresentavam tons coloridos na pele e aspecto mais saudável

Imagem relacionada
Segundo um novo estudo publicado nesta quarta-feira no periódico PLoS One, comer frutas e vegetais pode ser uma maneira eficaz de deixar uma pessoa com aspecto mais atraente. A pesquisa, desenvolvida na Universidade de St. Andrews, na Escócia, sugeriu que esses alimentos possam atribuir tons de vermelho e amarelo à pele, proporcionando uma aparência mais saudável.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: You Are What You Eat: Within-Subject Increases in Fruit and Vegetable Consumption Confer Beneficial Skin-Color Changes

Onde foi divulgada: periódico PLoS One

Quem fez: Ross D. Whitehead1, Daniel Re, Dengke Xiao, Gozde Ozakinci e David I. Perrett

Instituição: Universidade de St. Andrews, Escócia

Dados de amostragem: 35 estudantes universitários com idade média de 21 anos

Resultado: Comer pelo menos três porções de frutas e vegetais ao dia durante seis semanas melhora a aparência da pele, que ganha tons de vermelho e amarelo e fica com aspecto mais saudável
Para chegar a essas conclusões, a equipe de pesquisadores observou 35 estudantes universitários com idade média de 21 anos que responderam a questionários sobre hábitos alimentares durante seis semanas. Em média, os participantes comiam 3,5 porções de frutas e vegetais ao dia. Os autores do estudo também compararam o tom da pele dos jovens, que era branca, na terceira e na sexta semana do estudo em momentos em que eles estavam sem maquiagem, sem usar autobronzeadores ou sem se expor ao sol recentemente. Foram analisadas as bochechas, testa, ombro e braço.
Resultados — Após seis semanas, os pesquisadores observaram que as pessoas que mais consumiam frutas e vegetais tinham a melhor aparência. O consumo desses alimentos aumentou o tom de vermelho e amarelo na pele dos participantes, o que deu uma aparência mais saudável a eles. De acordo com o estudo, ao menos três porções de frutas e vegetais ao dia por pelo menos seis semanas já é o suficiente para que o indivíduo melhore sua aparência.



De acordo com os autores do estudo, são os carotenoides — pigmentos amarelo, vermelho e laranja presentes em diversos alimentos naturais — os responsáveis por esse efeito. Estão presentes em frutas e vegetais como cenoura, batata doce, abóbora, damasco e couve, por exemplo. Os cientistas não sabem, no entanto, se resultados semelhantes poderiam ser vistos em pessoas mais velhas ou com tons de pele mais escuros. Para os pesquisadores, essa influência dos alimentos na aparência de uma pessoa pode ser uma ferramenta de motivação na dieta dos indivíduos.

Comer frutas e legumes deixa jovens mais calmos e felizes


Psicologia

Nova pesquisa descobriu que as pessoas relatam um humor melhor do que o normal quando consomem maiores quantidades desse tipo de alimento

Frutas e verduras
Frutas e verduras: Alimentação saudável pode ser chave para o bom humor (Thinkstock)
Um novo estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, mostrou que uma boa alimentação pode melhorar o humor de uma pessoa e fazer com que ela tenha mais sentimentos bons do que ruins. Segundo a pesquisa, os dias em que os jovens consomem mais frutas e legumes são aqueles em que eles parecem estar mais calmos, felizes e dispostos do que normalmente são. Essas conclusões serão publicadas nesta quinta-feira no periódico British Journal of Health Psychology.
A pesquisa, coordenada por Tamlin Conner, do Departamento de Psicologia da universidade neozelandesa, foi feita a partir dos dados de 281 pessoas com uma idade média de 20 anos que responderam a um questionário com seus dados pessoais. Os participantes também mantiveram, durante 21 dias consecutivos, uma agenda na qual escreviam tudo o que comiam no dia. Além disso, relataram como estava o seu humor a cada dia — para isso, eles listavam nove adjetivos positivos e nove negativos que tivessem relação com o que eles estavam sentindo no momento.
Mais energia - Os autores do estudo encontraram uma forte relação entre um maior consumo de frutas e legumes e relatos mais positivos sobre o humor naquele dia. A mesma associação não foi identificada com outros tipos de alimento. “Os jovens afirmavam estar mais calmos, felizes e com mais energia do que o normal quando comiam mais frutas e legumes”, diz Conner. A pesquisadora também concluiu que o consumo desses alimentos em um dia aumenta a chance de uma pessoa estar bem humorada no dia seguinte.
De acordo com Conner, uma pessoa precisa ingerir de sete a oito porções de frutas e legumes ao dia para que um efeito positivo significativo no humor ocorra. “Uma porção é uma quantidade equivalente ao que cabe na palma de sua mão. Uma sugestão para alcançar essa quantidade de sete porções é fazendo com que os legumes ocupem metade do seu prato e também optar por frutas na hora dos lanches entre as refeições”, diz.

Hábito de cozinhar desenvolveu o cérebro humano


Alimentação

Pesquisa de neurologista brasileira mostra que se mantivéssemos dieta crua dos outros primatas, que têm corpos grandes e cérebros relativamente pequenos, não teríamos desenvolvido nosso cérebro atual

Guilherme Rosa
cerebro idiomas suécia
O cérebro humano é maior do que o de todos os outros primatas, incluindo aqueles que são maiores do que o homem(Creatas Images)
Entre os grandes primatas, parece haver uma oposição entre o desenvolvimento corporal e o cerebral. Os gorilas são os maiores primatas do mundo – um macho da espécie pode ser até três vezes maior do que um homem. No entanto, eles possuem cérebros pequenos, com apenas um terço da quantia de neurônios dos Homo sapiens. Já os chimpanzés, apesar de menores, têm cérebros de tamanho relativamente parecido com os dos humanos. Isso acontece porque a energia necessária para manter milhões de neurônios funcionando é alta e, em alguns casos, vale mais a pena gastar as escassas calorias disponíveis em outros órgãos.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Metabolic constraint imposes tradeoff between body size and number of brain neurons in human evolution

Onde foi divulgada: revista PNAS

Quem fez: Karina Fonseca Azevedo e Suzana Herculano-Houzel

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resultado: As pesquisadoras compararam a quantidade de energia necessária para manter o cérebro e o corpo de 11 espécies de primatas funcionando. Segundo os cálculos, se o Homo sapiens mantivesse a mesma dieta que os outros primatas, ele precisaria passar nove horas e meia por dia se alimentando. Para que seu cérebro pudesse se desenvolver, ele precisou adotar uma dieta  que facilitasse a absorção de calorias, o que aconteceu com o cozimento dos alimentos.
O cérebro humano, no entanto, é um ponto fora dessa curva. Existiu algo de único no desenvolvimento humano que permitiu com que o homem superasse as limitações sofridas por todos os outros primatas e desenvolvesse o maior cérebro, que gasta 20% de toda a energia do corpo.
Segundo uma pesquisa publicada nesta segunda feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), essa exclusividade da evolução humana pode ser explicada pelo advento da cozinha. "Nossos estudos sugerem que o domínio do fogo e seu uso para cozinhar os alimentos permitiram que nós nos tornássemos humanos”, disse a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, uma das autoras do estudo, em entrevista ao site de VEJA.
Cozinheiros — Para descobrir o que diferenciava os humanos dos outros primatas, a cientista comparou a dieta de todas as espécies com sua necessidade diária de calorias.




 "Um gorila, por exemplo, precisa se alimentar durante oito horas e meia para manter seu corpo e cérebro funcionando", diz a pesquisadora. Nesse caso, desenvolver um cérebro maior estava fora de cogitação. Os chimpanzés também se alimentam por um  longo período, cerca de sete horas, mas conseguiram desenvolver um cérebro relativamente maior por terem um corpo menor.
Com os dados, a pesquisadora conseguiu explicar a existência de duas linhagens de primatas: os grandes de cérebro pequenos, e os pequenos de cérebro relativamente grande. Mas, ainda assim, não conseguiu explicar o desenvolvimento do cérebro humano. "Se seguíssemos a mesma dieta dos outros primatas, teríamos que gastar nove horas e meia por dia nos alimentando, o que é inviável. Algo nos libertou dessa limitação", diz Suzana.
Fogo! — Essa libertação teria vindo com uma mudança na dieta que aconteceu durante o desenvolvimento dos Homo erectus, ancestrais humanos que surgiram há 1,8 milhão de anos. Foram eles os responsáveis por dominar o fogo e cozinhar os pedaços de carne e vegetais que antes eram consumidos crus. Com o cozimento, o homem se tornou capaz de digerir mais calorias a partir da mesma quantidade de comida, podendo gastar o 'excesso' de energia no desenvolvimento de novos neurônios.
Além disso, passou a gastar menos tempo se alimentando, podendo exercer outras atividades durante seu dia. "Assim, o desenvolvimento de um grande número de neurônios deixou de ser um risco e se tornou uma grande vantagem evolutiva. Com o tempo livre, o homem passou a usar esses neurônios para resolver problemas e a pressão evolutiva levou ao aumento gradual do cérebro", diz Suzana Herculano-Houzel.

"O hábito de cozinhar nos ajudou a superar os fatores que limitavam nosso desenvolvimento"

Suzana Herculano-Houzel
Neurocientista da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora do estudo

Nosso cérebro é realmente maior do que o dos outros primatas? Comparado com o de um grande primata ele parece ser maior do que deveria. Mas quando comparado com um macaco menor, como o chimpanzé, vemos que o órgão tem o mesmo tamanho proporcional: ele representa 2% da massa do corpo. Existe uma tendência de o tamanho do corpo e o tamanho do cérebro se limitarem. Nos humanos isso não parece acontecer.
E por que o hábito de cozinhar pode explicar isso? A explicação para termos um cérebro maior, sem perder massa corporal, é que conseguimos consumir mais energia em menos tempo do que os gorilas. E isso é proporcionado pela cozinha. Cozinhar é a mesma coisa que pré-digerir os alimentos. Desse modo, os humanos conseguem mastigar e ingerir a comida de modo muito mais rápido, com menos esforço e maior rendimento calórico. Quando alguém come comida crua, o rendimento da comida pode ser de apenas 30% a 40% do normal.
Por que vocês acham que essa mudança aconteceu com os Homo erectusQuando surgiu, o Homo erectus não possuía um cérebro muito diferente do que tem um gorila hoje em dia. Só que, em um período de 500.000 anos, o tamanho cerebral dobrou nessa espécie. E essa mudança aconteceu junto com muitas outras. Com os Homo erectus, temos as primeiras evidências do uso de fogo, um aumento do tamanho do crânio e a diminuição dos dentes e da musculatura facial. Pesquisa anteriores já haviam relacionado todas essas alterações à invenção da cozinha. O que mostramos em nosso estudo é que o hábito de cozinhar nos ajudou a superar os fatores que limitavam nosso desenvolvimento. Sem ele, não teríamos o número de neurônios de hoje em dia.

Chimpanzé e orangotango também têm crise de meia-idade


Biologia

Pesquisa sugere que queda no bem-estar tem razões evolutivas

chimpanzés
Os pesquisadores descobriram que, entre os 27 e os 28 anos, os chimpanzés apresentaram menor satisfação e bem-estar (Thinkstock)
A crise de meia idade é uma tendência bem conhecida entre os seres humanos. Diversas pesquisas que tentaram traçar uma curva de bem-estar ao longo da vida humana confirmaram que ela tem o formato de um U. Os pontos mais altos — os mais felizes — estão localizados na juventude e na velhice, com os mais baixos registrados na faixa que vai dos 45 aos 50 anos. Agora, uma pesquisa publicada nesta segunda-feira na revista PNAS mostra que essa queda de bem-estar é comum a outros primatas. 
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Evidence for a midlife crisis in great apes consistent with the U-shape in human well-being

Onde foi divulgada: revista PNAS

Quem fez: Alexander Weissa, James E. Kingc, Miho Inoue-Murayamad e Tetsuro Matsuzawae

Instituição: Universidade de Edimburgo, na Escócia

Dados de amostragem: 336 chimpanzés e 172 orangotangos

Resultado: Os pesquisadores pediram para que humanos avaliassem o bem-estar de grandes primatas que estivessem sob seus cuidados. Como resultado, descobriram que eles se mostravam mais satisfeitos durante a juventude e a velhice, e mais tristes no meio da vida - o mesmo padrão visto em seres humanos. 
O estudo analisou o bem-estar de 336 chimpanzés e 172 orangotangos que viviam em zoológicos, centros de pesquisa e santuários ao redor do mundo. Os pesquisadores pediram para que tratadores, pesquisadores e outros humanos que conviviam com os animais avaliassem sua felicidade, conforto e saúde mental.

Para isso, eles adaptaram um questionário usado para medir o bem-estar humano. Os cuidadores deveriam responder se o animal apresentava mais momentos de bom humor em relação ao mau humor, se ele parecia sentir prazer em situações sociais e se tinha sucesso quando tentava alcançar seus objetivos. Por fim, os pesquisadores pediram para os avaliadores se colocarem no lugar do animal e responderem o quão felizes seriam se estivessem em sua pele por uma semana.

Como resultado, encontraram uma curva de bem-estar muito parecida com a humana. Nos chimpanzés, o ponto mais baixo da curva foi registrado entre os 27 e 28 anos, e entre os orangotangos aos 35 anos — idades comparativamente semelhantes à meia-idade para os homens.




Tempos de crise — Nas últimas duas décadas, foram realizadas diversas pesquisas em mais de 50 países para desenhar a curva de bem-estar ao longo da vida humana. A grande maioria delas, independentemente da nacionalidade, etnia, classe social e sexo dos grupos pesquisados, encontrou uma taxa menor de felicidade e conforto na meia-idade.
Até agora, a ciência não foi completamente capaz de explicar esse tipo de comportamento, mas diversas teorias foram formuladas. Uma delas, por exemplo, defende que é na meia-idade que as pessoas reconhecem que algumas aspirações são inatingíveis e, por fim, se conformam com isso. Outra teoria propõe que esse período de maior desconforto é justamente o de maior dificuldade financeira. O resultado da nova pesquisa sugere, no entanto, que existem razões evolutivas para a crise da meia-idade, que os humanos dividem com os outros grandes primatas. Os cientistas defendem que essa é uma linha de pesquisa essencial se quisermos diminuir a quantidade de sofrimento durante toda a vida humana. 

Chimpanzés também têm senso de justiça


Primatas

Pesquisa mostra que, assim como os humanos, macacos são capazes de dividir suas recompensas se dependerem de outros para consegui-las

chimpanzés
Segundo os cientistas,a origem evolutiva do senso de justiça humano pode ser a mesma que a dos chimpanzés(Thinkstock)
Algumas das decisões dos seres humanos podem soar irracionais de um ponto de vista estritamente egoísta. Não faz sentido, por exemplo, abrir mão de parte de uma recompensa para dividi-la com parceiros, mesmo que eles tenham ajudado a alcançar o prêmio. Mesmo assim, esse tipo de atitude é comum entre diversas culturas humanas. Uma nova pesquisa, publicada no periódico científico PNAS, da Academia Nacional de Ciências Americana, nesta segunda-feira, mostra que esse senso de justiça também é compartilhado por nossos parentes evolutivos mais próximos: os chimpanzés.
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Chimpanzees play the ultimatum game

Onde foi divulgada: revista PNAS

Quem fez:Darby Proctora, Rebecca A. Williamson, Frans B. M. de Waal e Sarah F. Brosnana

Instituição: Universidade Emory, Estados Unidos

Dados de amostragem: Seis chimpanzés, separados em duplas, que participaram do jogo do ultimato. Nele, um dos macacos deveria decidir como dividiria uma recompensa.

Resultado: Quando o segundo macaco podia recusar a distribuição da recompensa, as divisões costumavam ser mais igualitárias. O resultado foi semelhante ao teste realizado com bebês humanos – e semelhante a pesquisa anteriores com adultos.
Para analisar como as pessoas se comportam na divisão de recompensas, cientistas e economistas costumam usar dois experimentos: o jogo do ultimato e o jogo do ditador. Ambos precisam de dois participantes, que têm de decidir como vão dividir certa quantia de dinheiro. No jogo do ultimato, o primeiro participante tem de escolher como a recompensa será compartilhada, e o outro pode aceitar ou não a divisão. Se ele recusar, ninguém ganha valor nenhum. O jogo do ditador funciona de modo parecido, mas o segundo jogador não tem poder para recusar a oferta do primeiro.
As respostas variam de cultura para cultura, mas, no geral, os participantes dos dois jogos costumam abrir mão de seus interesses próprios para realizar uma divisão mais igualitária do dinheiro. Nas sociedades ocidentais, por exemplo, os participantes dos jogos do ultimato costumam oferecer 50% da quantia ao parceiro. No jogo do ditador, a quantia oferecida não é tão grande, mas ainda assim é maior do que se a decisão tivesse sido guiada por interesses puramente egoístas.






Segundo os pesquisadores, dois fatores poderiam explicar esse comportamento. Primeiro, os humanos podem estar preocupados com o bem-estar dos outros e são capazes de agir de maneira altruísta. Em segundo lugar, eles são capazes de antecipar a recusa de distribuições desiguais, e fazem ofertas maiores para garantir que serão aceitas. O que permanecia em aberto, até agora, era como outros primatas respondiam a esse tipo de situação.
Justiça primata – Para saber se os chimpanzés seriam capazes de dividir um prêmio de maneira justa, uma equipe de pesquisadores coordenada pelo famoso primatologista Frans de Waal, da Universidade Emory, em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA), adaptou o jogo do ultimato para ser realizado nessa espécie de animal. Na nova versão, dois macacos são colocados em jaulas separadas. O primeiro deve escolher entre duas fichas, que funcionam como dinheiro e podem ser trocadas por seis bananas. Para receber a recompensa, ele deve entregar a ficha para o segundo macaco, que escolhe se a repassa para o pesquisador. Uma das fichas representa um recipiente onde as bananas estão divididas de modo igualitário. Na outra, elas estão dividas em uma proporção de 5 para 1, favorecendo o primeiro macaco.
A pesquisa foi realizada com seis chimpanzés especialmente treinados para participar do jogo. Em nenhuma das vezes o segundo macaco se recusou a entregar a ficha para os pesquisadores. Mesmo assim, na maioria dos experimentos, os chimpanzés escolheram uma distribuição igualitária das bananas. Quando realizaram uma adaptação do jogo do ditador, onde o segundo participante não pode recusar a ficha, as decisões do primeiro macaco foram mais egoístas. Segundo os pesquisadores, isso prova que os macacos haviam compreendido a dinâmica do jogo.
Em seguida, os pesquisadores repetiram o teste em vinte crianças que tinham entre dois e sete anos. O resultado foi semelhante ao dos macacos, com as divisões justas sendo escolhidas mais vezes no jogo do ultimato. Segundo os pesquisadores, isso é muito semelhante ao comportamento visto nos humanos adultos. Apesar de o mecanismo por trás dessas decisões ainda não estar claro, os chimpanzés mostraram a mesma sensibilidade dos seres humanos à distribuição de recompensas. Para os cientistas isso mostra que o senso justiça não é exclusivo da espécie humana, e pode ter uma antiga origem evolutiva. 

CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS


of Forgotten Dreams, 2010)

CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS()
Este filme estreou em: 25 de Janeiro de 2013
Um lugar extraordinário e desconhecido é revelado, pela primeira vez, pelo diretor alemão Werner Herzog. A Caverna de Chauvet, no sul da França, um dos mais importantes sítios de arte pré-histórica do mundo, reúne as mais antigas criações pictóricas da humanidade. Descoberta apenas em 1994, Chauvet guarda centenas de pinturas rupestres intocadas que retratam 13 espécies diferentes, incluindo cavalos, bois, leões, ursos e rinocerontes, que remontam há mais de 30 mil anos.
CURIOSIDADES
- O filme foi exíbido em 3D na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

- Primeiro filme do cineasta alemão Werner Herzog em 3D


FICHA TÉCNICA
Diretor: Werner Herzog
Elenco: 
Produção: Erik Nelson
Roteiro: Werner Herzog
Fotografia: Peter Zeitlinger
Trilha Sonora: Ernst Reijseger
Duração: 90 min.
Ano: 2010
País: Canadá, EUA, França, Alemanha, Reino Unido
Gênero: Documentário
Cor: Colorido
Distribuidora: Zeta Filmes
Classificação: Livre
CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS - 2 (Reprodução)

Cena do filme CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS - 3 (Reprodução)

CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS - 4 (Reprodução)

CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS - 5 (Reprodução)

O MESTRE


O MESTRE()
(The Master, 2012)
filme estreou em: 25 de Janeiro de 2013
O filme trata da fundação da Causa, uma organização religiosa criada por Lancaster Dodd (Hoffman) nos anos 50, depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Freddie Sutton (Joaquin Phoenix) é um ex-alcoólatra, veterano da Marinha, que volta da guerra e regressa ao lar, aflito e inquieto quanto ao seu futuro. Ele se torna aprendiz de Lancaster Dodd, mas começa a questioná-lo quando o culto ganha proporções de fervor cego.
PRÊMIOS
- Em 2013, indicado ao Oscar de Melhor Ator (Joaquin Phoenix), Ator Coadjuvante (Philip Seymour Hoffman) e Atriz Coadjuvante (Amy Adams)

- Em 2012, vencedor do Leão de Prata de Melhor Direção e da Coppa Volpi de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, no Festival de Veneza
FICHA TÉCNICA
Diretor: Paul Thomas Anderson
Elenco: Amy Adams, Philip Seymour Hoffman, Joaquin Phoenix, Laura Dern, Jesse Plemons, Rami Malek, Jillian Bell, Kevin J. O'Connor, W. Earl Brown, Lena Endre, Fiona Dourif, Ambyr Childers, Joshua Close, Darren Le Gallo, Madisen Beaty, Katie Boland, David Warshofsky, Josh Fadem, Bill Blair, Mimi Cozzens, Barlow Jacobs, Jill Andre, Aaron Farb, Kevin J. Walsh, Martin Dew, Dan Brown, Franklin Ruehl, Jennifer Neala Page, Matthew Skomo, Brendan Norman, Brian Fong, Mike Howard, Lourdes Nadres, James Barbour, Frank Bettag, Steve Chapman, Ken Venzke, Jesse Soares, Joe Foley, Terry Lane, Harold Rudolph, Scott J. Allen, Nicholas Cederlind, Paul Yeatman, Christine Ames, Robert Amico, Brian Bell, Matt Bingham, Denis Boulankine, Phillip Caires, Jonathan Carr, Cabran E. Chamberlain, Liz Clare, Aaron B.W. Collins, Nick Corvello, Zachary Culbertson, Thomas Dalby, Andy Dale, Sommer Fehmel, Ariel Felix, Jasmine Fletcher, Shannon Freyer, Martin Gagen, Kerry Goodwin, David Alan Hodges, Baily Hopkins, Courtney Howard, Brian Jagger, Jeffrey W. Jenkins, Christina Jo'Leigh, Mari Kearney, Brittany Kilcoyne McGregor, Sarah Klaren, Veronika Kurshinskaya, Fernando Lara, Mark Lavell, Paul Loverde, Josh Margulies, Carl Marino, John Mawson, Ray Medved, Jesse Muick, Rene NapoliStephane Nicoli, Andrew Nitzke, Jefferson Nogueira, Montgomery Paulsen, Allen Pontes, Heather Power, Jonathan Retamoza-Davila, Alexandra Tejeda Rieloff, Mark Roman, Vanessa Ross, Timothy D. Rossi, Dylan Saccoccio, Andrew Schlessinger, Joseph R Scott, Bradley E. Smith, Arne Starr, Thomas W. Stewart, Kellog Stover, Michael A. Templeton, John H. Tobin, Ian Trottier, Vladimir Velasco, Bryan Westfall, Grey Wolf
Produção: Paul Thomas Anderson, Megan Ellison, Daniel Lupi, JoAnne Sellar
Roteiro: Paul Thomas Anderson
Fotografia: Mihai Malaimare Jr.
Trilha Sonora: Jonny Greenwood
Duração: 138 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: Annapurna Pictures, Ghoulardi Film Company
Classificação: 14 anos

LINCOLN


Cineclick
(Lincoln, 2012)

LINCOLN()
Este filme estreou em: 25 de Janeiro de 2013
Cinebiografia do 16º presidente norte-americano que liderou o Norte dos Estados Unidos na vitória durante a Guerra Civil. O longa enfatiza os tumultuados meses finais do presidente no cargo. Em um país dividido pela guerra e varrido por fortes ventos de mudança, Lincoln (Daniel Day-Lewis) segue estratégia para encerrar a guerra, unir o país e abolir a escravatura. Com coragem moral e determinação férrea de vencer, suas escolhas nesse momento crítico mudarão o destino das gerações futuras.
CURIOSIDADES
- Baseado no livro Team of Rivals, de Doris Kearns Goodwin
PRÊMIOS
- Em 2013, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, Figurino, Diretor, Edição, Trilha Sonora, Efeito Sonoro, Filme, Roteiro Adaptado, Atriz Coadjuvante (Sally Field), Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Ator (Daniel Day-Lewis) e Direção de Arte

- Em 2013, ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Daniel Day-Lewis) 
FICHA TÉCNICA
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Tommy Lee Jones, Michael Stuhlbarg, Jackie Earle Haley, Daniel Day-Lewis, Gloria Reuben, Adam Driver, Jared Harris, Sally Field, James Spader, Lee Pace, Gulliver McGrath, Walton Goggins, JohnHawkes, David Strathairn, David Oyelowo, Hal Holbrook, Tim Blake Nelson, Bruce McGill, Joseph Cross, Julie White, Elizabeth Marvel, S. Epatha Merkerson, Gregory Itzin, David Costabile, David Warshofsky, Wayne Duvall, Jeremy Strong, Dakin Matthews, Colman Domingo, Elijah Chester, Robert Peters, Grainger Hines, Boris McGiver, Christopher Boyer, MartinDew, Byron Jennings, Joe Inscoe, Richard Topol, Robert Shepherd, Michael Stanton Kennedy, Robert Ayers, Leslie Rogers, T. Alloy Langefeld, Longa Bennett, JohnHutton, Todd Fletcher, J. Emerson McGowan, Matthew Pabo, Kevin Inouye, Raymond H.Johnson, Walt Smith, Ryland Breeding, Leon Addison Brown, Keith Tyree, Mike Shiflett, Israel David Groveman, Skylor Williams, Robert Ruffin, Joseph Carlson, Josh Herzog, Drew Sease, Thomas K. Belgrey, William White, Chad Roberts, CarlosThompson, Randy Allen, Kellita A. Wooten, Charley Morgan, Clarence Key, Rory Sullivan
Produção: Steven Spielberg, Kathleen Kennedy
Roteiro: Tony Kushner, John Logan, Paul Webb, baseado na obra de Doris Kearns Goodwin
Fotografia: Janusz Kaminski
Trilha Sonora: John Williams
Duração: 153 min.
Ano: 2012
País: EUA, Índia
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Amblin Entertainment, DreamWorks SKG, Imagine Entertainment, Parkes/MacDonald Productions, Participant Media, Reliance Entertainment, The Kennedy/ Marshall Company, Twentieth Century Fox Film Corporation
Classificação: 10 anos

Guardiões da Galáxia pode ter Jim Carrey e Adam Sandler no elenco




Guardiões da Galáxia pode ter Jim Carrey e Adam Sandler no elenco























Segundo o Latino Review, a Marvel estaria interessada em Jim Carrey e Adam Sandler para estrelar a adaptação de Guardiões da Galáxia.

É isso mesmo que você leu amigo, dois comediantes podem estar no elenco do filme e um deles é Adam Sandler. Sério.

Por enquanto se trata apenas de um rumor (ainda bem), mas as informações dão conta que Carrey e Sandlerpoderiam emprestar suas vozes a personagens alienígenas como Groot e Rocket Raccoon.

Além disso, o site afirma que o estúdio ainda procura seu Peter Quill. Os atores Wes Bentley, Chris Lowell Cam Gigandet estão cotados para o papel do líder do grupo galáctico.

É sempre bom lembrar que Joseph Gordon-Levitt (Looper) também está cotado para viver o personagem, mas não tivemos mais informações sobre o assunto desde então.

O enredo do longa acompanha um piloto da Força Aérea que vai parar no espaço em meio a um conflito universal. Ele segue em fuga com um grupo futurista de ex-condenados que possui algo de seu interesse.

Os guardiões integram o lado cósmico do Universo Marvel. A primeira versão do grupo surgiu em 1969 e tinha como integrantes o Major Vance Astro, Martinex T'Naga, Capitão Charlie-27 e Yondu Udonta. As aventuras aconteciam num universo paralelo e um dos seus principais inimigos eram a irmandade reptiliana Badoon. O novato Chris McCoy trabalha atualmente na segunda versão do roteiro escrito originalmente pelo desconhecido Nicole Perlman.

Guardiões da Galáxia tem estreia prevista para agosto de 2014 e prepara terreno para Os Vingadores 2, que chega em maio de 2015.

Aliás, esses são Groot e Rocket Raccoon:

Águas de Março - Tom Jobim e Elis Regina no Fantástico



Inesquecível!

The Doors - Touch Me (Live)