segunda-feira 05 2018

12 dicas para se manter motivada na academia


Nem sempre é fácil manter a rotina de exercícios e, por isso, estímulos nunca são demais

Resultado de imagem para 12 dicas para se manter motivada na academia
Praticar exercício físico é, mais que uma opção, uma necessidade para quem pretende manter o organismo funcionando corretamente. Aliadas a uma alimentação balanceada, as atividades físicas são fonte de um estilo de vida mais saudável, ajudando a evitar problemas de saúde. Mas quem disser que é fácil manter o estímulo para essas atividades estará mentindo. Por isso, fique de olho nessas 25 maneiras de se manter motivada na academia.

1 – Pare de reclamar

Para Tracy Anderson, personal trainer da atriz Gwyneth Paltrow, concentrar-se no seu envelhecimento ou na maneira como seu corpo está reagindo ao que você come é a melhor maneira de entender por que você precisa, de fato, continuar se exercitando.

2 – Avalie-se de forma crítica

Se você se observar sem roupas em frente ao espelho, conseguirá ter a dimensão exata da necessidade dos exercícios. Caso não tenha efeito, dê pulinhos em frente ao mesmo espelho – o quanto seu corpo “balança” é um sinal da flacidez que possui.

3 – Mantenha o bom humor

É claro que há dias mais complicados que outros para se animar mas, se você cuidar do bom humor, tudo será mais simples. Procure espantar sentimentos como a tristeza e o desânimo, se quiser mesmo seguir uma rotina de exercícios.

4 – Faça amigos na academia

Construir relações sociais no ambiente da academia te ajuda a não faltar. Essa conexão com outras pessoas faz com que você se sinta mais estimulada a comparecer, mesmo que seja “para encontrar com os amigos”.

5 – Publique seus avanços

A internet, quem diria, pode ser uma grande aliada na prática de exercícios físicos. Montar um blog, por exemplo, que conte a outras pessoas como você está se exercitando, pode ser um grande motivador pessoal. Será como um desafio aplicado a você mesma.

6 – Fique em casa

Se seu problema é sair de casa para ir à academia, procure inverter essa lógica. Permanecer em casa e realizar os exercícios nos horários mais adequados à sua rotina pode ser interessante. Tente praticar com DVDs ou tutoriais da própria internet.

7 – Deixe a música te levar

Trilha sonora é fundamental para a atividade física. Descubra que tipo de música te estimula melhor e tenha sempre um CD ou MP3 à mão na hora de se mexer.

8 – Faça um pacto com alguns amigos

Pode ser a galera do escritório ou mesmo sua turma de amigos de fim de semana. O importante é que, quando se tem uma “equipe”, é mais difícil desanimar, porque um estimula o outro. Além disso, sempre há um pouco de competição entre as pessoas, o que favorece ainda mais a rotina.

9 – Faça um pacto com seu namorado

Além de amigos e colegas de trabalho, ter seu namorado como companheiro pode ser de grande ajuda. Assim, um poderá cobrar resultados do outro e vocês poderão comparara quanto cada um evoluiu.

10 – Tome café

Uma xícara de café pela manhã pode ser o estímulo ideal para seu organismo. Cuidado apenas para não exagerar: doses muito altas de cafeína também prejudicam o mesmo organismo.

11 – Desafie-se

Para aumentar o tempo de exercícios ou a velocidade com a qual você os pratica, desafie a si mesma. Nada como propor uma quebra de recorde pessoal.

12 – Pense no que já foi feito

Quando pensar em desistir dos exercícios, pense sobre quanto tempo você passou praticando-os e em como estaria jogando todo esse trabalho fora, caso realmente abrisse mão das atividades.
Essa lista foi parcialmente editada a partir de um artigo da Revista Allure.
https://www.dicasdemulher.com.br/12-dicas-para-se-manter-motivada-na-academia/

7 benefícios do HIIT que vão te convencer a começar essa atividade


FOTO: ISTOCK
Praticar atividades físicas faz bem ao corpo e à saúde. Por isso cada pessoa, à sua maneira e dentro dos seus limites, deve se exercitar. Mas nem sempre é possível, especialmente pela falta de tempo, o que faz com que muitos acabem no sedentarismo.
Uma modalidade que pode ser interessante para quem tem uma vida mais corrida e ocupada é o sistema HIIT (sigla em inglês para o “Treinamento intervalado de alta intensidade”), que oferece muitos benefícios em pouco tempo de prática.
Como o próprio nome sugere, o HIIT se caracteriza por exercícios de alta intensidade praticados em períodos bem curtos, intercalados por momentos de repouso e recuperação. As sequências são repetidas por cerca de 20 a 30 minutos.
Além de ser útil para quem tem pouco tempo para se exercitar, os treinos HIIT são uma das melhores formas de atividade cardiovascular. Conheça os demais benefícios deste tipo de treino:

1. Queima gordura mesmo quando você para de treinar

Isto acontece devido ao excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, que, no caso do HIIT, faz a queima ser até nove vezes mais rápida. A forma como essa prática aumenta o metabolismo faz queimar até 50% mais de gordura do que um treino cardio regular, mesmo que os exercícios sejam feitos por longos períodos de tempo.

2. Desenvolve mais músculos e mantém a massa muscular melhor


Ao mesmo tempo que estimulam a queima e o uso de gorduras e calorias, os exercícios HIIT também produzem hormônios de construção muscular, ajudando a desenvolver massa magra. Esses exercícios são melhores para isso do que os regulares, pois exercícios prolongados podem acabar “queimando músculo” para ser usado pelo corpo como combustível.

3. Melhora a circulações do sangue e sintomas de diabetes tipo 2


Estudos demonstraram que treinamentos intensos com intervalos, como o HIIT, ajudam o fluxo sanguíneo e a dilatação dos vasos sanguíneos. Os efeitos foram ainda melhores com pessoas que sofrem com diabetes tipo 2. Os pesquisadores perceberam que os que fazem treinos HIIT têm melhores níveis de glicose que os sedentários e também que os que fazem outros tipos de exercícios.

4. Fortalece a atividade cardiovascular e aumentar a resistência


Ao trabalhar a frequência cardíaca e o consumo de oxigênio durante os treinos HIIT, ocorre um fortalecimento do coração e uma melhoria da atividade cardiovascular e da ingestão de oxigênio. Isso aumenta a resistência geral e a capacidade de treino, fazendo com que, ao longo do tempo, seja necessário menos tempo de recuperação.

5. Previne o envelhecimento e fará você viver mais tempo


Pesquisas recentes sugeriram que os exercícios HIIT podem reverter sinais de envelhecimento celular, o que acontece através da melhoria na produção e síntese de proteínas que, por sua vez, também ajudam a combater sinais de envelhecimento.

6. Melhora as tensões do Parkinson


Estudos da Universidade do Alabama mostraram que o HIIT pode melhorar as funções motoras, a qualidade de vida e o humor dos portadores de Parkinson. Isso ainda precisa ser pesquisado de forma mais profunda, mas já foi possível notar melhorias no controle, equilíbrio e sensação de bem-estar dos pacientes, em comparação com pacientes de idade similar que não realizaram treinamento de alta intensidade.

7. Expande seus limites


Cada vez que você se exercita com um treino HIIT, você está aumentando seu limite físico, mesmo que por apenas alguns momentos. Por causa disso, seus exercícios nunca ficam cansativos ou chatos e, sem perceber, irá aumentar sua resistência e melhorar sua saúde em pouco tempo.
O mais importante antes de começar a praticar é consultar um médico, especialmente se você nunca fez nenhum treinamento de alta intensidade antes. Se estiver liberado, busque um personal para te orientar, pois alguns exercícios são complicados e não devem ser feitos sem acompanhamento profissional.