sábado 06 2013

Pesquisadora bebe água com mais de 1,5 bilhão de anos

Geologia

"É viscosa e muito mais salgada do que água do mar", afirma pesquisadora que experimentou a água encontrada em Ontário, no Canadá

Descoberta de uma fonte de água de mais de 1,5 bilhões de anos no Canadá
Fonte de água de mais de 1,5 bilhões de anos no Canadá: a água é viscosa e adquire cor alaranjada quando entra em contato com o ar (J Telling/Divulgação)
No mês passado, a revista Nature publicou um estudo descrevendo a descoberta de um depósito subterrâneo com a amostra mais antiga de água já encontrada no planeta. Ela estava isolada, sem interagir com a atmosfera, há pelo menos 1,5 bilhão de anos e foi encontrada em uma mina, a 2,4 quilômetros de profundidade, em Ontário, no Canadá.
No estudo, os autores descreveram a composição química da água. A análise mostrou que a amostra é rica em gases dissolvidos, como hidrogênio e metano, capazes de sustentar a vida microscópica não exposta ao sol por bilhões de anos — como no leito do oceano.
O que não se sabia, porém, era que um tipo menos usual de teste havia sido feito no decorrer do estudo: Barbara Sherwood Lollar, integrante do grupo de pesquisadores, contou ao jornalLos Angeles Times que experimentou a água. E achou o gosto terrível.
Barbara, que é professora de Ciências da Terra da Universidade de Toronto, no Canadá, disse que a água é muito mais salgada do que água do mar. "Nós estamos interessados nas águas mais salgadas porque são as mais antigas, e prová-las é o jeito mais prático de descobrir qual é a mais salgada", explicou a pesquisadora, que não teve uma experiência das mais agradáveis. "O gosto é terrível. Você com certeza não iria querer beber aquilo", completa.
A salinidade da água é importante porque decorre da interação com as rochas ao redor. Quanto mais tempo a água passa em contato com os minerais, mais salgada fica, e o acúmulo de certos isótopos pode servir para que os cientistas estimem sua idade.
Ainda segundo Barbara, a água de 1,5 bilhão de anos é viscosa (tem a consistência de um xarope) e não tem cor quando chega à superfície – mas fica alaranjada assim que entra e contato com o oxigênio, devido à reação de certos elementos químicos, especialmente o ferro.
Antes dessa descoberta, a mais antiga amostra de água conhecida havia sido encontrada em uma mina de ouro na África do Sul e tinha "apenas" dezenas de milhares de anos.
O estudo da água já mostrou que essa amostra de água descoberta no Canadá pode abrigar vida. O que ainda não se sabe é se existe, de fato, vida nela. Os pesquisadores vão procurar amostras de DNA, mas os resultados devem levar ainda um ano.

EUA aprovam pílula diária única contra a aids

HIV

Chamado de Stribild, novo comprimido simplifica tratamento pos libera pacientes de tomar outras medicações para combater o vírus HIV

Pílula do medicamento Truvada
Pílula do medicamento Truvada, que compõe o novo comprimido Stribild (Jeff Chiu/AP)
Uma nova pílula para combater a aids foi aprovada para uso adulto nesta segunda-feira pela agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos. O medicamento combina duas drogas já autorizadas, deve ser usado uma vez ao dia e proporciona um tratamento completo contra a aids, liberando os pacientes de tomar outras medicações para combater o vírus HIV. 
Chamado de Stribild, o comprimido faz parte de opções cada vez mais simples contra o HIV, destacou a Administração de Drogas e Alimentos (FDA, na sigla em inglês). "Através da pesquisa continuada e do desenvolvimento de medicamentos, o tratamento para os infectados com o HIV tem evoluído de múltiplas pílulas para apenas um comprimido" diário, destacou Edward Cox, diretor do Bureau de Produtos Antimicrobiais da FDA para avaliação de medicamentos.
O novo remédio, fabricado pela companhia Gilead Sciences no estado da Califórnia, foi testado em mais de 1.400 pacientes em dois testes clínicos e os resultados mostraram que ele é tão eficaz ou mais que outras duas combinações de tratamentos, reduzindo o HIV a níveis indetectáveis em nove entre dez pacientes após 48 semanas de ingestão.
Composição – O Stribild combina quatro remédios: Truvada, primeira pílula de prevenção à aids, Elvitegravir, substância que combate uma enzima, Cobicistat, que potencializa seus efeitos, e o Tenofovir. O medicamento foi testado em pacientes adultos não previamente tratados. A FDA afirma que serão necessários mais estudos para determinar a segurança entre crianças e mulheres e se há interação com outras substâncias.
O Stribild tem alguns efeitos colaterais, que incluem problemas no fígado e nos rins, acúmulo de ácido láctico no sangue e enfraquecimento dos ossos, mas a Gilead afirma que durante os testes "a maioria dos efeitos adversos foi leve ou moderada". Além disso, o medicamento provoca enjôos e diarreia entre os pacientes.
"As terapias que atendem às necessidades individuais dos pacientes são fundamentais para melhorar a manutenção do tratamento e seu potencial de sucesso", declarou o presidente do laboratório, John Martin.
Para que o medicamento chegue aos pacientes com HIV em países com menos recursos, onde milhões de pessoas não têm opções efetivas de tratamento, estão sendo desenvolvidos genéricos com autorização e ajuda da Gilead. A companhia estabeleceu uma parceria com várias empresas indianas e com a Medicines Patent Pool, organização sem fins lucrativos que promove a fabricação de medicamentos genéricos.

França testa tratamento preventivo contra o HIV

Aids

Medicamento é prescrito para antes e depois de relações homossexuais

Modelo tridimensional do vírus da aids
Modelo tridimensional do vírus da aids: França fará testes de tratamento para prevenção da aids (Centro Nacional de Biotecnología (CSIC) / Comunicación CSIC)
Cientistas franceses estão experimentando um medicamento para prevenir a contaminação pelo vírus da aids em homens homossexuais, anunciou nesta quarta-feira, em Paris, o coordenador do estudo, Jean-Michel Molina. O teste, iniciado pela Agência Nacional de Pesquisas sobre Aids (ANRS), reúne 300 voluntários soronegativos.

Saiba mais

ANTIRRETROVIRAL
São os medicamentos utilizados no tratamento de pessoas com aids. Mas nem todas as pessoas infectadas pelo vírus HIV recebem o tratamento. Ele é introduzido quando há uma quantidade determinada de vírus e de células de defesa no sangue do paciente. Eles inibem a reprodução do vírus, diminuem a carga viral, mas não são capazes de curar o paciente infectado pelo HIV.
SORONEGATIVOS
São pessoas não infectadas pelo vírus HIV.
PLACEBO
Substância neutra, sem produtos farmacológicos, utilizada em pesquisas e que não provoca efeitos no organismo.
Metade receberá um placebo e outra metade um antirretroviral oral comumente utilizado no tratamento de pessoas com aids, o Truvada, que combina dois produtos (Tenofovir + FTC).

Os voluntários terão de ingerir dois comprimidos antes do período de atividade sexual (logo antes do fim de semana, por exemplo), dois comprimidos durante o período, e um comprimido depois.

Os voluntários, porém, não deverão deixar de lado outros métodos de prevenção. Todos terão acesso a preservativos e farão exames frequentes para detectar infecções sexualmente transmissíveis.

Se essa etapa for bem sucedida, uma segunda fase será iniciada, com 1.900 participantes (incluindo os 300 pioneiros).

Desde 1994, os tratamentos antirretrovirais (ARV) permitem, por exemplo, limitar a contaminação de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Esses medicamentos são também utilizados como tratamento de urgência após uma relação não protegida que apresenta riscos.
Eficácia - Um outro estudo sobre a eficácia de medicamento a ser tomado antes e depois das relações sexuais, por homens homossexuais soronegativos, foi realizado na América do Sul e na Tailândia. No Brasil, uma primeira fase dos estudos envolvendo o Truvada mostrou eficácia de 44%.
"O medicamento permite que o vírus entre no organismo do paciente, mas inibe a ação da uma enzima fundamental para o HIV se multiplicar. No estudo, avaliamos que a medicação é segura, e os principais efeitos colaterais são as náuseas e a ausência do ganho normal de peso", explica Vivian Avelino da Silva, médica infectologista e pesquisadora do Hospital das Clínicas. 
Segundo ela, a dificuldade nesse tipo de tratamento está no uso correto da medicação.
(Com agência France-Presse)

Antirretrovirais reduzem risco de infecção pelo HIV

Aids

Queda é de cerca de 44%, aponta pesquisa americana

A combinação de antirretrovirais orais reduz em 44% o risco de infecção pelo HIV (vírus da imunodeficiência humana) entre os homossexuais masculinos, revelou um teste clínico publicado nesta terça-feira pelo New England Journal of Medicine. "Os resultados deste teste são extremamente importantes e proporcionam uma prova sólida de que a profilaxia antes da exposição ao HIV pode reduzir o risco de infecção em um grupo da sociedade atingido de maneira desproporcional pela soropositividade e a aids", enfatizou Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional americano de Alergias e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês).
Os homens que mantêm relações homossexuais formam um dos grupos de maior incidência do HIV. Nos Estados Unidos, eles representam 53% das novas infecções. O estudo clínico foi realizado com 2.499 homens, entre os quais 29 mulheres transexuais, não infectados, com idades entre 18 e 67 anos e que mantiveram relações homossexuais regulares.
A pesquisa foi realizada entre julho de 2007 e dezembro de 2009 em seis países: África do Sul, Tailândia, Peru, Equador, Brasil e Estados Unidos. Para a realização do estudo, os participantes foram selecionados aleatoriamente para que tomassem diariamente um antirretroviral chamado Truvada - combinação de emtricitabine (200 mg) e de tenofovir (300 mg) - ou um placebo. Durante o experimento, todos usufruíram de serviços de prevenção, entre os quais orientação médica, preservativos e cuidados para o tratamento de doenças venéreas.
Foram registrados cem casos de infecção pelo HIV entre os participantes durante os quase três anos de testes. Dessas, 36 foram constatadas entre os 1.251 pacientes tratados com o Truvada e 64 entre os 1.248 do grupo submetidos ao placebo, demonstrando que uma dose cotidiana do antirretroviral reduz o risco de infecção em 43,8%.
Os efeitos colaterais do uso da medicação, leves e pouco frequentes, principalmente náuseas, foram observados no início do tratamento. Contudo, foram se dissipando semanas depois, segundo o estudo, que não revelou qualquer caso de resistência aos retrovirais entre os participantes. O Niaid financiou a maior parte do teste clínico, que também recebeu fundos da Fundação Bill e Melinda Gates.O laboratório americano Gilead Sciences, que comercializa o Truvada, proporcionou o medicamento de forma gratuita.
Os resultados animadores do teste são o terceiro avanço nos últimos 18 meses nos esforços de prevenção contra o HIV. Em julho, um estudo demonstrou que as mulheres na África que utilizam um gel vaginal microbicida reduziram em 39% os riscos de infecção. Em 2009, um teste clínico de uma vacina experimental na Tailândia mostrou um efeito positivo modesto contra a infecção.
A cada ano, 2,7 milhões de pessoas se infectam com o HIV em todo o mundo, a maioria na África.

(Com Reuters)

Brasil testará tratamento preventivo contra o HIV

Aids

Pesquisadores darão remédios para homens com alto risco de infecção

Vírus HIV
Vírus HIV: A partir de agosto, pesquisadores brasileiros vão recrutar 500 homens para testar tratamento preventivo(Thinkstock)
O uso de medicamentos antirretrovirais para prevenir a infecção por HIV — a chamada terapia pré-exposição — será testado no Brasil. Um estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz, com participação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Referência e Treinamento DST-Aids, da Secretaria de Saúde de São Paulo, acompanhará, durante um ano, 500 voluntários homens que fazem sexo com homens e travestis.
Os antirretrovirais são medicamentos usados para controlar a infecção pelo HIV em pessoas contaminadas. A combinação desses medicamentos é dada a pessoas logo após o contato com o vírus para tentar evitar que a infecção aconteça. A ideia de uma terapia preventiva contra o HIV é orientar os indivíduos com alto risco de contaminação a tomar antirretrovirais diariamente. Assim, caso haja o contato com o vírus da aids, as drogas conseguem suprimi-lo.
A eficácia da profilaxia antes da exposição ao HIV já foi comprovada por vários estudos. Um deles teve participação de pesquisadores da Fiocruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade de São Paulo. Segundo os trabalhos, grupos que seguiram a terapia não se infectaram com o HIV.
“O nosso estudo avaliará como colocar em prática essa estratégia: a melhor forma de acompanhar a população que usa o medicamento, como preparar as equipes de saúde”, diz Beatriz Grinsztejn, coordenadora da pesquisa. Os resultados podem ajudar a dar mais elementos para o governo avaliar a adoção da terapia preventiva no país.
O recrutamento dos voluntários começará em agosto. Cartazes com “Um comprimido por dia pode prevenir HIV/Aids” serão espalhados por locais frequentados pela comunidade gay. O medicamento usado, uma combinação de antirretrovirais, não é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Peixes oleosos, como o salmão, podem reduzir risco de câncer de mama

Prevenção

Pesquisadores chineses mostram que consumir de uma a duas porções de peixe toda semana reduz em 5% o risco de desenvolver a doença

Salmão
O hábito de comer duas porções de salmão por semana ajuda na prevenção do câncer de mama (Thinkstock)
CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Intake of fish and marine n-3 polyunsaturated fatty acids and risk of breast cancer: meta-analysis of data from 21 independent prospective cohort studies

Onde foi divulgada: periódico British Medical Journal

Quem fez: Ju-Sheng Zheng, Xiao-Jie Hu, Yi-Min Zhao, Jing Yang, Duo Li

Instituição: Universidade de Zhejiang e Centro de Nutrição e Segurança Alimentar, em Hangzhou, ambos na China

Dados de amostragem: 26 trabalhos realizados nos Estados Unidos, Europa e Ásia

Resultado: Os pesquisadores mostraram que os ácidos graxos poli-insaturados provenientes de peixes oleosos podem auxiliar na prevenção do câncer de mama
Comer duas porções de atum, salmão ou sardinha por semana pode ajudar a reduzir as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama. Essa é a conclusão de uma revisão de estudos publicada no periódicoBritish Medical Journal (BMJ). A explicação deve-se ao fato de que esses peixes contêm gordura insaturada, que, ao contrário da gordura saturada, faz bem à saúde.

Saiba mais

GORDURA INSATURADA
Diferente das saturadas, ajuda a reduzir os triglicerídeos, um tipo de gordura que em alta concentração é prejudicial, e a pressão arterial. Pode ser monoinsaturada ou poli-insaturada. Essa última pode ser, por exemplo, Ômega 3 e 6, que são os chamados ácidos graxos essenciais e são as gorduras encontradas em peixes, linhaça, castanhas e azeite.
"A gordura desses peixes, ao contrário de uma gordura animal qualquer, é benéfica", explica o oncologista Ricardo Marques, do Centro de Oncologia do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. "Esse tipo de gordura poli-insaturada encontrada nos peixes marinhos substitui a gordura que leva a pessoa a engordar. Então, ao consumir peixes oleosos, é como se estivéssemos trocando uma gordura ruim por uma boa."
O trabalho, realizado por pesquisadores da Universidade de Zhejiang, na China, analisou os resultados de 26 estudos feitos nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia, envolvendo 883.585 participantes e 20.905 casos de câncer de mama. Após a análise, os cientistas concluíram que consumir de uma a duas porções de peixes oleosos (no Brasil, as opções mais comuns são atum, salmão ou sardinha) por semana leva a uma ingestão de gorduras poli-insaturadas marinhas que é suficiente para reduzir em 5% o risco de desenvolver a doença.
Os grupos que apresentaram as menores chances de desenvolver câncer de mama foram os de mulheres asiáticas. Segundo os autores do estudo, isso aconteceu porque nos países da Ásia o consumo de peixe é maior do que nos países ocidentais. 
Perda de peso — Para Ricardo Marques, há duas razões que podem explicar por que a gordura insaturada dos peixes pode ajudar a evitar o câncer de mama. Uma está ligada ao fato de que esse tipo de gordura auxilia na perda de peso: "ao engordar, a mulher passa a produzir mais hormônios, e essa maior produção de hormônios aumenta sua chance de ter câncer. Logo, se a gordura encontrada nos peixes ajuda a não engordar, ela também diminui o risco de câncer", esclarece. A outra está relacionada à melhora do sistema imune, o que também favorece a prevenção do câncer. 
O câncer de mama foi responsável por 14% das mortes de mulheres por câncer no mundo inteiro durante o ano de 2008, segundo informações da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC, sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde. Para se prevenir da doença por meio da ingestão dos peixes oleosos, porém, é preciso fazer desse consumo um hábito. "O estudo simplesmente analisou pessoas que comeram esse tipo de peixe ao longo da vida. A prevenção só vai funcionar se a pessoa criar o hábito de comer as duas porções semanais de peixe", afirma Marques.

Chico Buarque faz programa musical com a filha


O cantor acompanhou de perto lançamento do CD da namorada, Thais Gulin
QUEM ONLINE; FOTOS ONOFRE VERAS/AGNEWS
Onofre Veras/AgNews
Silva Buarque e o pai, Chico Buarque, se divertiram em um show, na quinta-feira (4)
Chico Buarque fez programa musical com a filha Silva Buarque. A dupla se reuniu no teatro Rival BR, no Rio de Janeiro, para acompanhar de perto o show de lançamento do segundo CD da namorada, Thais Gulin. Animado, Chico deu boas risadas enquanto acompanhava a apresentação, na noite de quinta-feira (4).
Luiz Henrique Nogueira acompanhou os dois. A atriz de “Aline” Maria Flor, a cantora Ana Carolina e Frejat também estiveram na plateia.
Onofre Veras/AgNews
Luiz Henrique Nogueira (ao centro) acompanhou os dois

Boeing sofre acidente ao pousar no aeroporto de San Francisco, nos EUA


Um avião modelo Boeing 777, operado pela companhia sul-coreana Asiana Airlines, sofreu um acidente ao fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de San Francisco, nos Estados Unidos, por volta de 15h30 (horário de Brasília, 11h30 na hora local) deste sábado (6), segundo as redes norte-americanas CNN e NBC, que citam informações da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).
O voo, número 214, teve origem em Seul, na Coreia do Sul, com destino a São Francisco. Segundo a imprensa norte-americana, a aeronave bateu no solo assim que pousou. Neste momento, sai muita fumaça do avião. Ainda não há informações sobre vítimas.
Uma testemunha informou à televisão KTVU, afiliada da Fox em San Francisco, que a aeronave estava no solo quando a cauda teria se partido. Após cerca de um minuto de oscilações, diz a testemunha, o avião parou fora da pista, mas muita fumaça começou a sair dele.
Minutos depois, bombeiros chegaram ao local e dispararam uma fumaça branca para conter o incêndio. A KTVU informa que bombeiros afirmaram que alguns passageiros foram queimados e encaminhados para hospitais da região.
Um passageiro postou uma foto do avião, após o acidente, na rede social Path. Ele também relatou que a cauda do avião rompeu após o pouso e disse que a maioria dos passageiros aparentava estar bem.
San Francisco é a segunda maior cidade da Califórnia, o Estado mais populoso dos EUA, e recebe muitos voos oriundos da Ásia.

Chico Buarque - Uma Palavra (2006)



Chico Buarque: 10 músicas essenciais


Por Julia Bezerra | Yahoo! Contributor Network – qua, 22 de mai de 2013 15:28 BRT
Chico BuarqueFilho do historiador Sérgio Buarque de Hollanda, Chico Buarque nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1944. Aos 21 anos, lançou seu primeiro compacto, contendo duas faixas: "Pedro Pedreiro" e "Sonho de um Carnaval". O lançamento do primeiro disco, em 1966, e sua estreia nos festivais de música brasileira bastaram para que o compositor se tornasse um sucesso absoluto. Passados 48 anos, Chico Buarque acumula 33 discos, quatro peças teatrais e quatro romances literários no currículo. Confira a seguir 10 obras essenciais da carreira do artista.
A Banda (1966)
O ano de 1966 foi decisivo na carreira de Chico Buarque. Ele acabara de lançar seu primeiro disco, e escolheu "A Banda" para representá-lo no II Festival da Música Brasileira, promovido pela TV Record. A marcha, interpretada por Chico e Nara Leão, foi um sucesso absoluto. Empatou com "Disparada", de Geraldo Vandré, na primeira colocação. Foi também em 1966 que Chico Buarque estreou sua carreira literária, com a publicação do conto "Ulisses", e que o artista se mudou de volta para o Rio de Janeiro, cidade protagonista de muitas de suas composições.
Com açúcar, com afeto (1966)
Uma das marcas registradas de Chico Buarque é conseguir compor no feminino. A primeira canção do tipo veio em 1966. A pedido de Nara Leão, Chico escreveu "Com açúcar, com afeto", cuja letra relata as aflições de uma mulher submissa que prepara doces para o marido enquanto este se entrega à boemia ("Fiz seu doce predileto pra você parar em casa..."). Nara Leão foi peça essencial na carreira de Chico. Por causa das gravações que ela fez de suas canções, Chico desistiu do curso de Arquitetura para se dedicar à carreira musical.
Construção (1971)
"Construção" é uma das obras primas da carreira de Chico Buarque. O título refere-se tanto ao contexto da letra quanto à construção estrutural da canção. Os 41 versos alexandrinos (dodecassílabos) terminados em proparoxítonas narram, em três diferentes pontos de vista, o último dia de um operário suicida. A gravadora de Chico Buarque utilizou um blefe para driblar a censura, que pegava pesado na época: aconselhou os oficiais a proibirem a música. Eles, só de birra, liberaram a versão sem cortes. "Construção" foi eleita a melhor música brasileira de todos os tempos pela revista Rolling Stone, em 2009.
Cálice (1973)
A música é uma marca da briga de Chico Buarque com a censura imposta pela ditadura militar. "Cálice", uma parceria dele com Gilberto Gil, foi integralmente barrada pelos oficiais. Chico não se deixou intimidar. Ele e Gil desobedeceram a censura e interpretaram a música em um show no Palácio das Convenções do Anhembi, em São Paulo, em 1973. Os censores estavam a postos, e acabaram desligando o microfone de Chico. A letra de "Cálice" é, de fato, uma provocação à ditadura. O som da palavra "cálice" pode ser entendido como "cale-se", dando nova interpretação à canção, que só foi liberada para gravação em 1978.
Acorda, amor (1974)
Ainda na tentativa de burlar a censura da ditadura militar, Chico Buarque compôs três músicas sob o pseudônimo de Julinho da Adelaide. Isso porque, só de olhar o nome de Chico Buarque na composição, os censores vetavam as canções. A estratégia deu certo: todas as músicas de Julinho foram aprovadas, mesmo tendo letras bem irônicas e provocativas. "Acorda, amor" conta a saga de um homem perseguido pelos agentes da polícia. Em entrevista ao jornal "Última Hora", em 1974, Julinho da Adelaide chegou a dizer que Chico Buarque era um aproveitador, pois estava faturando em cima de suas músicas.
João e Maria (1977)
Um dos maiores sucessos da carreira de Chico Buarque, "João e Maria" foi composta por Sivuca em 1947, quando Chico ainda era uma criança de três anos de idade. Trinta anos depois, Chico Buarque fez a letra, inspirado na inocência da infância. Tanto a construção ("Agora eu era...") quanto seu conteúdo ("Era o bedel e era também juiz...") remetem ao universo fantasioso da mente infantil. Mais tarde, Chico Buarque descobriu que a música de Sivuca já tinha sido letrada, na década de 1950, por Rui de Moraes e Silva. A versão que prevaleceu, no entanto, é, incontestavelmente, a de Chico Buarque.
Deixa a menina (1980)
Chico Buarque já compôs diversos sambas em sua carreira. "Deixa a menina" é memorável, por ser uma bela resposta ao samba "Sem compromisso", de Geraldo Pereira, que Chico também gravou. A letra de "Sem compromisso" versa sobre um homem ciumento que leva sua mulher ao baile, mas reclama de ela dançar com outros homens. Em "Deixa a menina", Chico aconselha o personagem de Geraldo Pereira a "deixar a menina sambar em paz". Em shows, Chico costuma cantar uma música seguida da outra. Uma versão conhecida é o dueto feito com Martnália, na gravação do DVD da cantora em Berlim (Alemanha), em 2009.
Beatriz (1982)
Edu Lobo é o mais constante parceiro de Chico Buarque. Juntos, eles já compuseram 43 músicas. "Beatriz", uma das canções da dupla, ficou conhecida na voz de Milton Nascimento. A música faz parte da trilha sonora da peça "O Grande Circo Místico". Há muita especulação em torno da musa inspiradora de "Beatriz". Há quem diga que a canção é uma homenagem à atriz Marieta Severo, então esposa do compositor ("be atriz" corresponderia a algo como "ser atriz"). Chico Buarque, no entanto, não confirma a suposição. Ele diz que se inspirou na musa de Dante Alighieri, Beatriz Portinari. A construção da canção é genial: a nota mais baixa corresponde à palavra "chão" e a mais aguda, a "céu".
Vai passar (1984)
Um dos maiores sucessos da carreira de Chico Buarque é o samba-enredo "Vai Passar". A magistral - e irônica - letra sobre o passado colonial do Brasil foi composta momentos antes de Chico entrar no estúdio de gravação. Essa, por sinal, é uma situação comum na carreira do compositor: muitas de suas músicas foram feitas sob pressão. A melodia de "Vai Passar" já tinha surgido dois anos antes, quando ele trabalhava com Edu Lobo na composição do samba "Dr. Getúlio".
Piano na Mangueira (1993)
Não poderia faltar nesta lista uma parceria de Chico Buarque com Tom Jobim. E é também essencial falar de uma das grandes paixões do compositor, homenageada em muitas de suas canções: a Estação Primeira de Mangueira. "Piano na Mangueira" cumpre ambos os quesitos. Tom Jobim era um perfeccionista: sempre implicava com algum detalhe das letras feitas por Chico. Em "Piano na Mangueira", não gostou da frase "Já mandei subir o piano pra Mangueira". Por causa da entonação, ele dizia que "mandei" parecia-se com "monday", segunda-feira em inglês. Chico nem ligou: deixou a letra como estava e aguentou as reclamações do maestro toda vez que ouvia o trecho. Em 1998, a verde e rosa homenageou Chico Buarque com o samba-enredo "Chico Buarque da Mangueira". A escola se sagrou campeã do Grupo Especial do Carnaval carioca.

Boeing 777 sofre acidente no aeroporto de São Francisco, nos EUA


DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Atualizado às 16h32.
Um Boeing 777 da companhia aérea sul-coreana Asiana Airlines acaba de sofrer um acidente no aeroporto de São Francisco, na Califórnia, nos EUA.
De acordo com a rede CNN, o avião, proveniente de Seul, na Coreia do Sul, estava pousando no momento do acidente.
Bombeiros atuam contra o fogo na aeronave. Ainda não há informações sobre feridos.

Senado engaveta projeto sobre troca de aposentadoria


FERNANDA BRIGATTI
DO "AGORA"
O Senado praticamente engavetou o projeto que discute se o aposentado do INSS que continuou trabalhando pode ter um novo benefício, incluindo no cálculo todas as contribuições pagas.
O plenário aprovou um pedido do senador José Pimentel (PT-CE) para reunir nove projetos que tratam de mudanças nas regras das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
São oito propostas que estavam em andamento no Senado, e uma iniciada na Câmara.
Uma delas, apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), está há quase dez anos em andamento.
O projeto 464 foi apresentado em novembro de 2003 e pretende ampliar os direitos do aposentado que continuou na atividade, como a concessão de benefícios por acidente de trabalho e a possibilidade de converter a aposentadoria comum em uma por invalidez relacionada a acidente de trabalho.
Os senadores também aprovaram que o pacote de projetos sobre a aposentadoria passe por quatro comissões: de Agricultura e Reforma Agrária, de Constituição, Justiça e Cidadania, de Assuntos Econômicos e de Assuntos Sociais.
A decisão foi publicada no "Diário do Senado Federal" no dia 28 de junho.
A primeira comissão a analisar o pacote será a de Agricultura e Reforma Agrária, pois um dos projetos altera regras da aposentadoria dos trabalhadores rurais.
O presidente da comissão, Benedito de Lira (PP-AL), ainda precisa escolher um relator. Com a união das propostas, elas passarão por todas as comissões e, por último, pela de Assuntos Sociais, de onde sairá um único relatório sobre todo o pacote.
Em abril, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou a troca de aposentadoria de modo terminativo. Na prática, isso queria dizer que o projeto seguiria direito à Câmara, mas o andamento foi contido por uma manobra do governo.
Editoria de Arte/Folhapress

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/07/1306716-senado-engaveta-projeto-sobre-troca-de-aposentadoria.shtml

Chico Buarque - Roda Viva (2006)



Chico Buarque - Vai Passar (2005 )



Chico Buarque - Vai Passar



Por favor, assinem...Quantos Trabalhadores com Câncer de Pele...

Por favor, assinem...Quantos Trabalhadores com Câncer de Pele... Isso Poderia se Evitado Se Todos os Empregadores Tivessem Consciência e Boa Vontade Com o Bem Estar de Seus Colaboradores.

http://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/minist%C3%A9rio-do-trabalho-e-senado-protetor-solar-para-trabalhadores-da-constru%C3%A7%C3%A3o-civil-e-lavoura

Todas as Normas de Segurança Para o Trabalhador, deve Ser Levado Muito a Sério! Dentro Destas Normas, Ainda Falta o Obrigatoriedade do Protetor Solar. Isso Evitaria Os Inúmeros Casos de Câncer de Pele em Trabalhadores da Construção Civil e Lavoura!



(Vânia)


VALDO CRUZ
RENATA AGOSTINI
DE BRASÍLIA
Num momento em que cresce o descontentamento dos empresários com a gestão da presidente Dilma Rousseff, soma-se à lista de reivindicações do setor privado um pleito bilionário: modificar as mais recentes alterações feitas nas regras de segurança de equipamentos e máquinas usados no país.
Nas contas do empresariado, seriam necessários investimentos de mais de R$ 100 bilhões para que todos os segmentos se adaptassem à nova legislação, que começou a entrar em vigor gradualmente do final de 2010 para cá.
O cálculo, feito pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), chegou às mãos da presidente Dilma Rousseff em junho. O relatório afirma que a norma atual traz inúmeras exigências, mas conta com recomendações vagas, tornando "impossível para as empresas ter clareza e segurança do que realmente deve ser feito".
A chamada Norma Reguladora 12, do Ministério do Trabalho, estabelece critérios de proteção que devem ser adotados no uso de qualquer maquinário no país, do chão de fábrica de grandes indústrias a pequenos estabelecimentos, como borracharias e padarias.
O texto da norma foi revisado em dezembro de 2010, passando de cinco páginas para mais de cem. Os empresários dizem que tantas exigências tornaram o cumprimento da inviável. Os últimos prazos venceram este ano e boa parte do maquinário está "ilegal".
As normas obrigam os empresários, por exemplo, a criarem sistemas de proteção no entorno das máquinas para evitar acidentes. Os modelos novos já têm essas proteções, mas os antigos, não.
A CNI diz ser a favor das normas de proteção, mas que é preciso adotar um mecanismo de transição. Segundo o setor empresarial, as novas regras não podem ser aplicadas a certas máquinas antigas, tornando obrigatória a sua troca.
A entidade propõe criar uma data de corte a ser negociada com o governo. Antes dela, as máquinas não seriam obrigadas a seguir as novas normas.
Editoria de arte/Folhapress
EFEITOS
Dados do Sistema Federal de Inspeção do Trabalho mostram que a mudança já está afetando o setor. No ano passado, foram interditados 6.534 estabelecimentos no país, mais que o dobro de 2010.
O prejuízo, alegam empresários, será generalizado se norma não for modificada. Padarias, por exemplo, teriam de gastar em média R$ 130 mil para ficar dentro da nova lei.
Desde o início do ano, ministros vêm sendo alertados. Segundo apurou a Folha, correspondências enviadas pelos presidentes da Firjan, Eduardo Eugênio Vieira, e da Fiesp, Paulo Skaf, foram remetidas, em fevereiro, à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e ao então ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola.
Há dois meses, o atual ministro da pasta, Manoel Dias, recebeu um relatório da CNI.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, a norma está em revisão desde 2011, mas não há previsão de publicação de novos ajustes.
A pasta afirmou, contudo, que reduzir as exigências "implicaria expor os trabalhadores a riscos ora combatidos, representando inegável retrocesso no âmbito da segurança dos trabalhadores brasileiros que lidam, diariamente, com máquinas e equipamentos capazes de provocar mutilações e mortes".

Cresce a adesão à manifestação das centrais marcada para dia 11

CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO

País em protesto


Ao menos 27 categorias profissionais ligadas a oito centrais sindicais já informaram que vão participar das manifestações, greves e paralisações marcadas para a próxima quinta-feira, dia 11.
Apesar de o número de trabalhadores que devem participar de passeatas e paralisações (parciais ou previstas para durar 24 horas) não ser estimado pelas entidades, alguns sindicalistas comentam nos bastidores que esperam mais de 300 mil nas ruas.
Motoristas de ônibus, metroviários e motoboys são categorias do setor de transporte que prometem parar em vários Estados do país.
No setor industrial, metalúrgicos, químicos, trabalhadores da alimentação, têxteis, costureiras, operários da construção civil, entre outros, já realizaram assembleias em várias cidades para cruzar os braços na mesma data.
Em São Paulo, no ABC e em São José dos Campos, os metalúrgicos também preparam manifestações nas rodovias Dutra e Anchieta que devem reunir operários de montadoras dessas localidades.
"As adesões crescem com a proximidade do dia 11. Empregados da Ceagesp, do setor de asseio e conservação e os terceirizados são algumas das categorias que decidiram parar", diz Ricardo Patah, presidente da UGT.
Entre os sindicatos ligados à CSP-Conlutas (PSTU, PSOL e outros), os de petroleiros de Sergipe e Alagoas, funcionários dos Correios de Pernambuco e operários da construção pesada do Pará (de obras como as da Usina Hidrelétrica de Belo Monte) também prometem adesão às greves.
Chamado de Dia Nacional de Luta, o protesto já causa reação do empresariado. Em carta aberta aos associados, o Sindimaq, que reúne as indústrias de máquinas do país, classifica o movimento como "absurdo" e "inoportuno".
"Querem parar o Brasil, parar a produção, parar hospitais e serviços essenciais, parar portos e aeroportos, sem se preocupar com o enorme preço que pagaremos se essa ideia vingar", diz a publicação "A voz do emprego".
Para a entidade, a greve é um direito legítimo dos trabalhadores, "mas que precisa ser usado com responsabilidade". No comunicado, o sindicato patronal destaca que "uma greve geral é ilegal, incomoda todo o mundo, interrompe as atividades produtivas, é prejudicial ao Brasil. Não entre nessa".

Governo estuda divulgar dados sobre uso de aviões da FAB

Política

Nesta semana, foram revelados três casos envolvendo autoridades que usaram aeronaves oficiais para eventos particulares

Marcela Mattos, de Brasília
Jorge Hage, ministro da CGU
Jorge Hage, ministro da Controladoria Geral da União (DL Photo)
O governo federal estuda tornar públicas as informações sobre o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades. Nesta sexta-feira, o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, reuniu-se com o titular da Defesa, Celso Amorim, para definir de que forma será feita a divulgação dos dados. 
De acordo com a assessoria de imprensa da CGU, Hage teve “total receptividade” quanto às medidas de transparência sobre o uso de aviões da FAB. A CGU informou ainda que, no encontro, ficou acertado que as informações serão divulgadas na página de acesso à informação do Comando da Aeronáutica. 
Está prevista para as próximas semanas a realização de outras reuniões técnicas entre os órgãos para definir o formato da divulgação dos dados. O Ministério da Defesa ressaltou que os encontros servirão para desenhar todo o sistema – desde a data de implantação até os tipos de dados que poderão ser informados, como a data e o horário das viagens.  
A iniciativa foi tomada após três casos envolvendo o uso de aviões oficiais para eventos particulares. O primeiro foi protagonizado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que foi ao Rio de Janeiro assistir ao jogo da seleção em aeronave da FAB. Ele ainda levou outras sete pessoas, entre amigos e familiares. Alves devolveu 9 700 reais à União. 
Em seguida, o jornal Folha de S.Paulo revelou que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) também viajou em em um jato da FAB, no último dia 15, para ir ao casamento da filha do senador Eduardo Braga (PMDB-AM). Nesta sexta-feira ele decidiu devolver 32 000 reais aos cofres públicos.  
Nesta sexta-feira, mais um episódio: o ministro da Previdência, Garibaldi Alves (PMDB-RN), requisitou a aeronave oficial para ir a um jogo da Copa das Confederações. Alves usou o avião no dia 28 de junho, quando cumpria agenda no Ceará. Em vez de retornar para Brasília ou viajar para Natal – seu local de residência –, o ministro pediu ao piloto que seguisse para o Rio de Janeiro.

MPF investiga voo de Henrique Alves em jatinho da FAB

Passe livre aéreo

Apuração preliminar de procurador em Brasília pode resultar de ação civil pública contra presidente da Câmara dos Deputados

Deputado federal e líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves
Presidente da Câmara, deputado federal Henrique Alves (PMDB) (Beto Barata/AE)
A Procuradoria da República no Distrito Federal (PR-DF) abriu nesta sexta-feira uma investigação preliminar a fim de analisar se houve irregularidade na viagem que o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), fez com familiares em avião oficial da Força Aérea Brasileira (FAB) para ver a final da Copa das Confederações no domingo passado, no Maracanã. A apuração ficará a cargo do procurador Frederico de Carvalho Paiva, do 1º Ofício do Patrimônio Público.
O procurador do Ministério Público Federal (MPF) terá 90 dias, prorrogáveis por igual período, para decidir se abre um inquérito civil público. A investigação preliminar, tecnicamente chamada de procedimento preparatório, foi iniciada depois de um pedido de apuração enviado por uma pessoa que teve a identidade legalmente preservada.
Nesta sexta-feira à noite, a assessoria de imprensa do órgão informou não saber se Paiva já tinha determinado alguma diligência para investigar o caso. Procuradores da República disseram que, se comprovadas eventuais irregularidades, a apuração poderá resultar em ressarcimento ao erário. Um integrante do MPF observou, no entanto, que a legislação do assunto é 'vaga' e que pedidos anteriores de punição por improbidade administrativa de autoridades - motivadas por viagens semelhantes, que poderia resultar até em perda de direitos políticos, não tem prosperado na Justiça.
Passe Livre - A Procuradoria da República também recebeu um pedido de apuração contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), mas uma decisão sobre eventual abertura de investigação preliminar deverá ser tomada na próxima semana. Renan também usou um jatinho da FAB, no dia 15 de junho, para fim particular: foi ao casamento da filha do colega de Senado e de partido Eduardo Braga (PMDB-AM) em Trancoso, na Bahia. Depois de defender o uso da aeronave, Renan decidiu devolver 32.000 reais aos cofres públicos - seguindo exemplo do correligionário Henrique Alves, que devolvera 9.700 reais pelo voo com a família.
Esplanada - Também peemedebista, o ministro da Previdência, Garibaldi Alves,protagonizou o mais recente episódio com uso particular de aviões oficiais. Pegou um voo e deu carona a um empresário para assistir à vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Espanha na final da Copa das Confederações. Assim como Renan, Garibaldi disse não ver nada errado no passeio com aeronave da Aeronáutico, mas depois disse que vai pagar pelo voo entre Fortaleza e Rio.
(Com Estadão Conteúdo)

Presidente da Câmara devolve R$ 9.700 à União após dar carona a parentes em avião da FAB

Estão Sendo Obrigados a Devolver!!

Henrique Alves levou sete pessoas de Natal ao Rio de Janeiro para final das Confederações 
Alves deu carona a familiares em avião da FAB, mas ressarciu UniãoAntonio Cruz/03.07.2013/ABr
O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), depositou R$ 9.700 para a União nesta quarta-feira (3). O montante corresponde à carona que ofereceu a sete familiares para uma viagem de Natal (RN) para o Rio de Janeiro (RJ) no último fim de semana, informou a assessoria de imprensa do parlamentar.
O deputado e os sete passageiros assistiram à final da Copa das Confederações, entre Brasil e Espanha, no estádio do Maracanã, no último domingo (30). Cada viajante custou R$ 1.385 para o bolso do parlamentar e os ingressos, segundo a assessoria, foram comprados com meios próprios. Ainda de acordo com assessores, Alves e os parentes assistiram à partida das cadeiras do Maracanã — e não nos camarotes do estádio.
Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo de hoje afirma que o deputado e seus convidados viajaram em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), na última sexta-feira (28), da capital do Rio Grande do Norte para a capital fluminense e voltaram no domingo. O voo de ida partiu por volta das 19h30 e o de volta, às 23h.  
A reportagem do R7 simulou, nas duas maiores empresas aéreas brasileiras, uma viagem de ida e volta entre Natal (RN) e o Rio de Janeiro (RJ), com partida na próxima sexta-feira (5) e a volta no domingo (7) — em horários próximos ao da viagem do parlamentar.
Na Gol, a viagem para um passageiro adulto sai R$ 1.549, incluíndo as taxas de embarque. O total representa R$ 163 a mais por passageiro ou R$ 1.141 a mais para todos os sete viajantes. Já na TAM, o preço sai ainda mais salgado. Uma viagem de ida e volta de Natal ao Rio de Janeiro, nos horários em que o avião da FAB decolou, não sai por menos de R$ 3.873 por pessoa. 
Em nota, Alves afirmou que viajou para um encontro oficial com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e admitiu que errou ao oferecer a carona aos familiares.
— O meu erro, reconheço, foi ter permitido que pessoas me acompanhassem, pegando carona nesse voo para o Rio de Janeiro. Já mandei ressarcir o valor de cada passagem correspondente.
Leia abaixo a nota oficial divulgada pela assessoria do parlamentar:
"Nota de esclarecimento do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves
O deputado Henrique Eduardo Alves ordenou ao seu gabinete parlamentar que fizesse o imediato recolhimento aos cofres públicos dos valores correspondentes às passagens Natal-Rio-Natal, relativos à carona oferecida em avião da FAB, por disponibilidade de assentos, a familiares, dias 28 e 30 de junho.
O deputado Henrique Eduardo Alves esteve no Rio de Janeiro cumprindo agenda previamente acertada com o prefeito da cidade, Eduardo Paes. No sábado, 29, os dois participaram de uma reunião almoço, na residência oficial, na Gávea Pequena.
O presidente reconhece que a concessão da carona foi um equívoco e que, por dever, imediatamente, o corrige."

Renan Calheiros também usou aeronave da FAB para fins particulares, segundo jornal


Presidente do Congresso teria requisitado avião para ir a um casamento, diz Folha
O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), também usou aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para fins privados,assim como o colega parlamentar Henrique Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados.
Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o político requisitou um avião para ir de Maceió (AL) a Porto Seguro (BA) para participar do casamento da filha mais velha de Eduardo Braga (PMDB-AM), líder do governo no Senado.
A aeronave de modelo C-99 saiu da capital de Alagoas às 15h do dia 15 de junho, um sábado, e retornado da Bahia às 3h do domingo seguinte. O jornal confirma as informações com a FAB.
A legislação brasileira determina que aviões só podem ser solicitados por autoridades em casos de segurança e emergência médica, viagens a serviço ou deslocamento para o local de residência permanente.http://noticias.r7.com/brasil/renan-calheiros-tambem-usou-aeronave-da-fab-para-fins-particulares-segundo-jornal-04072013

The Doors - Touch Me (Live)