quarta-feira 26 2012

Aonde Quer Que Eu Vá - Os Paralamas do Sucesso

:)

John Denver Placido Domingo - Perhaps Love 1980

:)

Sete grandes varejistas da 'Black Friday' são notificadas pelo Procon-SP



PATRÍCIA BASILIO
FILIPE OLIVEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 19h22.
Devido à quantidade de reclamações dos consumidores em relação aos preços dos produtos vendidos na 'Black Friday' brasileira, que reúne liquidações de lojas virtuais e algumas físicas, o Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) notificou o Extra, Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Wal-Mart, Saraiva e Fast Shop.
Segundo a entidade, as notificações foram originadas por "indícios de maquiagem nos descontos, com base em denúncias que chegaram dos consumidores nos tradicionais canais de atendimento e redes sociais do órgão". Elas têm até sexta-feira (30) para as respostas.
Consumidores em loja do 'Extra' em SP que abriu com promoções na madrugada; 'Black Friday' brasileira dá descontos de até 75%



A empresa organizadora do evento, a Busca Descontos, também será notificada para apresentar explicações sobre o problema que os internautas tiveram para acessar os linkes de ofertas e sites de lojas.
Em nota, o Ponto Frio (loja virtual) e o Extra (lojas físicas e virtual) afirmam que as ofertas divulgadas são legítimas e estão sendo praticadas conforme anunciadas, sem qualquer manipulação de valores.
A Americanas.com e o Submarino informam que apresentarão a documentação solicitada no prazo e que os preços praticados hoje são promocionais e criados especialmente para o evento.
O Walmart afirma que não foi notificado oficialmente, mas ressalta que não recebeu nenhuma reclamação dos consumidores.
Em nota, a Saraiva diz que ainda não foi notificada e, por isso, não poderia comentar o caso. O texto também diz que a Saraiva respeita os direitos do consumidor e a legislação repudiando qualquer afirmação em sentido contrário.
A Fast Shop disse que entregará documentação que comprova os descontos questionados nos produtos no prazo determinado pelo Procon.
BLOQUEIO
Segundo informações obtidas com exclusividade pela Folha, o Busca Descontos, empresa organizadora do evento, bloqueou hoje 500 ofertas de diversas lojas que "inflaram" os preços dos produtos. Ou seja, aumentaram os valores antes da data para depois venderem por um preço menor ou simplesmente não ofereceram os descontos prometidos. A lista das empresas será divulgada à tarde.
"É lamentável que algumas lojas ainda insistam em fazer maquiagem de preço. Contamos com a ajuda dos consumidores nesse momento para que denunciem as ofertas falsas", afirma Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos. A denúncia pode ser feita no própriosite do evento, no campo "Denuncie".
A indisponibilidade do site, segundo os organizadores, foi causada pela grande quantidade de acessos. Nos primeiros minutos da promoção, foram registrados 75 mil acessos simultâneos, o que ultrapassou a capacidade máxima do servidor. O acesso, afirma o Busca Descontos, "já foi normalizado".
Entre as principais reclamações dos consumidores nas redes sociais estão preços "inflados", descontos inferiores aos prometidos, sites fora do ar, produtos esgotados e pouca variedade de artigos em promoção.
RECORDE
As vendas no evento hoje superaram em 12 horas o valor registrado em toda a edição do evento no ano passado, segundo dados da companhia ClearSale, especializada em autenticação de compras virtuais. A empresa não informa o valor negociado.
A companhia faz um cálculo próprio com base na movimentação de compras realizadas em lojas que usam a sua base de autenticação de operações.
Entre os clientes da ClearSale estão Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, TAM Viagens, Carrefour, entre outras.

Procon alerta para 'armadilhas' em descontos pós-Natal


DE SÃO PAULO

folha.com
O Procon-SP alerta os consumidores para "armadilhas" que possam ocorrer durante as liquidações promovidas nos dias depois do Natal.
De hoje até sábado (29), um saldão de Natal chamado "Boxing Week" prometedescontos de até 70% em lojas virtuais.
Brasileiro gasta menos com cada presente de Natal, diz Alshop
O órgão estimula os consumidores que se depararem com problemas --como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes do "Saldão", ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita via internet-- a fazer denúncias com a hashtag #falsodesconto no Twitter (@proconspoficial) e no Facebook (www.facebook.com/proconsp) do Procon e enviar o print da página com o problema.
"Todos os casos serão analisados pela Diretoria de Fiscalização do Procon-SP para possível abertura de processo administrativo", afirma.
Ainda segundo o órgão, moradores do Estado de São Paulo que tiverem dificuldade em concretizar a compra pela internet por indisponibilidade do produto ofertado com preço promocional podem encaminhar o caso ao atendimento eletrônico no site do Procon-SP.
Em novembro, o Procon-SP notificou diversas empresas que participaram da "Black Friday" por indícios de maquiagem nos descontos.
VEJA DICAS DO PROCON
- Compare os preços, inclusive com empresas que não participam da promoção
- No caso de maquiagem de preço --quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de fornecer o desconto--, o consumidor tem direito de obter o desconto pelo preço real, que era usualmente praticado antes da promoção
- Mercadorias entregues posteriormente devem ser conferidas no momento do recebimento. Se houver alguma irregularidade, devolva o produto com especificação do problema na nota de entrega e entre em contato com o estabelecimento para solucionar a questão
- Verificar as formas de pagamento oferecidas pelo site. Evite os que aceitam somente boleto bancário
- Opte por comprar à vista para não comprometer seu orçamento a longo prazo. Se for parcelar, fique atento aos juros
- Nas compras feitas por internet, telefone, catálogo ou qualquer outra forma fora do estabelecimento comercial, o consumidor pode desistir em até sete dias contados a partir da confirmação da compra ou do recebimento da mercadoria. Se for o caso de uma contratação de serviço, a data conta a partir da contratação
- Formalize, por escrito, a desistência e, se for o caso, a devolução do produto recebido. O consumidor tem direito da devolução integral de qualquer valor que tenha sido pago (inclusive frete e taxa de postagem)
- Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.)
- Só faça compras em computadores com antivírus e firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) atualizados
- Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos

Renda per capita dos brasileiros cai com 'pibinho' de 2012


folha.com

ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO


A renda dos brasileiros medida em dólares deverá sofrer o maior recuo em uma década em 2012 provocada pela expansão fraca do PIB (Produto Interno Bruto) e pela desvalorização do real.
O cenário de longo prazo do PIB per capita também mostra uma piora relativa a outros países porque as expectativas de expansão da economia caíram.
Defasagem do poder de compra do Brasil em relação aos EUA é maior do que em 1980
Novo salário mínimo será de R$ 678 a partir de janeiro
Dados compilados pela consultoria Consensus Forecast mostram que as projeções médias para o crescimento do PIB brasileiro no longo prazo recuaram de 4,5% para 3,9%, entre abril de 2010 e outubro deste ano.
A maior parte dos países teve revisões para baixo. Houve reduções grandes para China, zona do euro e Japão.
Mas, de forma geral, as quedas nas revisões foram menos significativas que a brasileira. Há também casos, como México e Alemanha, para os quais o cenário econômico melhorou um pouco.
Como resultado dessas e de outras tendências, o Brasil deve recuar, entre 2012 e 2022, do 38º para o 39º lugar (entre 52 países) no ranking de renda per capita elaborado pela Consensus Forecast (que coleta projeções de bancos e consultorias estrangeiros e nacionais).
Além da crise externa, "no Brasil há uma questão mais séria que é a incerteza regulatória. Isso tem afetado as decisões de investimento", afirma o economista Marcelo Moura, do Insper.
QUEDA EM 2012
A contração dos investimentos é a principal causa do desempenho fraco da economia brasileira neste ano.
Economistas estimam que o PIB crescerá entre 0,8% e 1,2% em 2012 como um todo.
Como essa expansão da economia teve ritmo próximo ao do crescimento da população, a renda per capita ficará estagnada em reais. Mas recuará em dólares, já que a moeda brasileira se desvalorizou nesse período.
Segundo cálculos feitos pela consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) a pedido daFolha, o PIB per capita em dólares deverá sofrer uma contração de cerca de 9% este ano, para US$ 11.670.
Será a queda mais forte desde 2002, quando houve recuo de 9,6%. Em 2009, o PIB per capita em dólares também caiu (2,9%) com uma recessão que, no entanto, foi parcialmente compensada por uma valorização do real.
A estimativa feita pela EIU para 2012 considera crescimento de 1% da economia e depreciação cambial média de cerca de 14% da moeda.
Segundo Robert Wood, analista da EIU, a queda do poder aquisitivo em dólares tem consequências de curto prazo relacionadas à capacidade de comprar bens importados, que ficam mais caros, e de viajar para o exterior.
No caso das empresas, o custo mais alto de importar máquinas e equipamentos é um dos fatores que causa queda dos investimentos.
Mas, segundo Wood e outros economistas, o movimento do PIB per capita em apenas um ano pode não revelar uma fotografia adequada do avanço da riqueza média da população.
"Um histórico longo fornece uma ideia melhor do progresso do país", diz Wood.
Moura, do Insper, ressalta que a renda per capita do Brasil cresceu a uma média baixa, de 2,4% ao ano, entre 1964 e 2012. Segundo cálculos do economista, essa taxa saltou para 3,4% entre 2006 e 2010 --período de expansão mais forte da economia.
"O problema é que esse ritmo mais forte não se manteve e há dúvidas de que o país possa retomá-lo de forma sustentável", diz Moura.
Alex Argozino/Editoria de Arte/Folhapress

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1206375-renda-per-capita-dos-brasileiros-cai-com-pibinho-de-2012.shtml

SP banca pensão vitalícia a 266 na Assembleia


Política

Governo do estado gasta anualmente 33 milhões de reais com os 148 dependentes e 118 ex-deputados que recebem benefício

Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do estado de São Paulo
Governo do estado gasta 33 milhões ao ano com pensões de ex-parlamentares (Frederic Jean/VEJA)
Dois ex-ministros, um ex-governador, um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma viúva de governador, a madrasta de um senador e até o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estão entre os 266 ex-deputados ou dependentes que recebem pensão vitalícia relativa à extinta carteira previdenciária dos deputados paulistas. Instituída em 1976, a carteira foi encerrada em 1991, mas aqueles que contribuíam com ela tiveram seus direitos preservados.
O governo do estado, que atualmente é quem banca as pensões, gasta anualmente cerca de 33 milhões de reais com os 148 dependentes e 118 ex-deputados que recebem o benefício – são 125 na lista, mas sete cumprem mandato e atualmente não ganham. A lista dos beneficiários foi repassada à reportagem pela Secretaria da Fazenda após pedido com base na Lei de Acesso à Informação. Até a vigência da lei, a secretaria informava o número de pensionistas e o valor total gasto, mas preservava o sigilo da identificação deles.
Os vencimentos variam de 10 021 a 18 725 reais no caso de ex-deputados, e de 7 515 a 18 725 reais no caso de dependentes. Como o teto do funcionalismo subirá em janeiro porque o salário do governador Geraldo Alckmin será reajustado, o teto das pensões chegará ao dos salários dos deputados: 20 042 reais.
Os dois ex-ministros que recebem pensão da Assembleia são Wagner Rossi, que chefiou a Agricultura no governo Dilma Rousseff, e Almir Pazzianotto, responsável pelo Trabalho no governo José Sarney. Ambos cumpriram dois mandatos na Assembleia e recebem, mensalmente, 10 021 reais, metade do salário de um deputado estadual.
A lei que instituiu a carteira previa que com oito anos de contribuição o parlamentar poderia requerer metade da pensão. Daí, proporcionalmente, em até 20 anos de contribuição, poderia receber o valor total.
Beneficiados – Rossi não respondeu os contatos da reportagem. Pazzianotto, que acumula a pensão da assembleia com a do Tribunal Superior do Trabalho, afirmou que, quando entrou no Legislativo, a contribuição com a carteira era compulsória. "E não me pareceu justo deixar de receber depois de ter contribuído. Se eu morresse, minha família não receberia nada." Ele disse também que contribuiu por mais de 20 anos com a Previdência Social e não recebe nada porque se aposentou no serviço público.
Outro que recebe por ter cumprido dois mandatos é o ex-governador e vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, que ganha 12 025 reais mensais. Ele foi deputado entre 1971 e 1979. Goldman não quis comentar sobre a moralidade do benefício. "Nem discuto essa questão."
O presidente da CBF, José Maria Marin, que ganha salário de 160 000 reais na confederação e 110 000 reais no Comitê Organizador da Copa, ganha 16 033 reais de pensão por dois mandatos cumpridos na Casa. A assessoria de Marin informou que ele está em viagem e não poderia comentar.
A madrasta do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP), Roseli Fátima Gonzales, recebe 7 515 reais todo mês por ter se casado com o pai do senador, também chamado Aloysio Nunes Ferreira, que foi deputado estadual durante dois mandatos na Assembleia. Detalhe: ele trabalhou no Legislativo paulista de 1954 a 1962, antes, portanto, da criação da carteira, que só seria instituída mais de uma década depois, em 1976. A reportagem não conseguiu localizar Roseli Fátima.
Candidato à Presidência da República pelo PSOL em 2010, Plínio de Arruda Sampaio também figura entre os pensionistas, embora nunca em seus 82 anos de vida tenha sido deputado estadual. Plínio foi deputado federal e foi incluído na carteira porque esta compreendia todos os parlamentares de São Paulo, estaduais e federais. Ele recebe 10 021 reais mensais. O ex-candidato diz que chegou a abrir mão da pensão, mas sustenta que o governo do estado lhe afirmou que não podia por se tratar de uma "verba familiar" e, portanto, compulsória. Ele diz que durante algum tempo não mexeu no dinheiro depositado, até que um filho o convenceu a receber a pensão e sugeriu que ela custeasse sua militância política.
Plínio afirma que a verba hoje ajuda a pagar um jornal de esquerda que edita. "Esse dinheiro vai inteirinho para custear o Correio da Cidadania. Ele não entra na minha fazenda pessoal."
Também é pensionista Florinda Gomes Covas, a dona Lila, viúva do ex-governador Mário Covas. Covas, assim como Plínio, nunca cumpriu mandato na Assembleia Legislativa, mas foi deputado federal durante três legislaturas. Ela não foi localizada para comentar o assunto.
O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado desde a gestão Mário Covas, Robson Marinho acumula a pensão de 10 021 reais mensais a que tem direito por ter exercido dois mandatos como deputado na Assembleia Legislativa com os cerca de 20 000 reais líquidos que ganha no tribunal. Ele argumenta dizendo que "não há incompatibilidade" no recebimento de salário no TCE com a pensão parlamentar. "São coisas distintas", afirmou.
Por ser viúva do ex-deputado estadual Nabi Abi Chedid, que exerceu mandato durante 40 anos na Assembleia Legislativa – de 1963 a 2003 –, Beth Chedid recebe 15 031 reais todos os meses como pensão pela contribuição compulsória de Nabi com a extinta carteira dos parlamentares paulistas. Beth também recebe salário por trabalhar como assessora jurídica no gabinete do deputado Campos Machado e acumula 6 192 reais por mês por ser vereadora em Bragança Paulista. Ela se defende dizendo que é um dinheiro legal. "Por lei, a pensão não tem nada a ver com salário, não entra no computo de teto. É uma coisa absolutamente legal", argumentou.
(Com Estadão Conteúdo)

'50 Tons de Cinza' ganha versão pornô ilegal


Literatura

A produtora de filmes eróticos Smash Pictures é processada pelos estúdios Universal e a autora E.L. James por adaptação não-oficial do romance sadomasoquista

Erika Mitche, autora de 'Cinquenta Tons de Cinza'
Erika L James, autora de Cinquenta Tons de Cinza (Divulgação)
A autora da trilogia Cinquenta Tons de Cinza E. L. James e os estúdios Universal, detentores dos direitos para adaptar o livro ao cinema, processam uma produtora de filmes eróticos, nos Estados Unidos. A companhia Smash Pictures lançou uma adaptação do romance que virou best-seller sem autorização.
De acordo com o jornal The New York Post, a versão pornô da história de Anastasia e Christian Grey reproduz exatamente diálogos e ações contidas na trilogia. 
No processo, a Universal afirma que a Smash Pictures tem planos de lançar mais duas adaptações de Cinquenta Tons de Cinza, além de ter firmado parceria com uma marca de brinquedos eróticos para vender objetos mostrados nos filmes. 

Autora se diz envergonhada de ver homens lendo '50 Tons'


Literatura

E. L. James afirmou que, por eles fazerem parte de suas fantasias, ela fica incomodada em saber que eles também estão o lendo o famoso livro erótico

Devaneios delirantes - Apaixonada pela saga Crepúsculo, a inglesa E.L. James começou
a escrever apenas como passatempo: 25% do mercado literário americano e direitos vendidos para o cinema por 5 milhões de dólares
Devaneios delirantes - Apaixonada pela saga Crepúsculo, a inglesa E.L. James começou a escrever apenas como passatempo: 25% do mercado literário americano e direitos vendidos para o cinema por 5 milhões de dólares (Ni Sindication/ Other Images)
A autora britânica da trilogia erótica 50 Tons de Cinza, E. L. James, afirmou nesta sexta-feira que se sente envergonhada ao ver os homens lendo seus romances, já que, segundo a própria escritora, eles fazem parte de suas fantasias e, portanto, ela teme ver suas reações.
Em entrevista à rede inglesa BBC, a escritora britânica afirmou que o êxito do livro entre o gênero masculino a incomoda. "Me sinto envergonhada em saber que os homens lêem meus livros. Eles são parte das minhas fantasias e nunca pensei que isso pudesse ocorrer", disse.
A autora não revelou se os personagens de sua trilogia, a doce Anastasia Steele e o poderoso empresário Christian Grey, são inspirados em pessoas reais, embora tenha admitido que ambos possuem "traços" de pessoas conhecidas.
Erika, seu primeiro nome, também reclamou do assédio sofrido por causa do sucesso. "Precisei ter muito senso de humor. A publicidade não é nada divertida. Odeio aparecer na televisão. É muita exposição midiática. Escrevi meus livros por diversão e não para fazer tudo isto", afirmou a autora, que não quis confirmar se já tem contrato para escrever um novo livro.
Cinquenta Tons de Cinza se transformou em um grande êxito literário no mundo todo, com mais de 60 milhões de exemplares vendidos. A adaptação cinematográfica, que ainda não tem protagonistas confirmados, será dirigida pela britânica Kelly Marcel, uma das criadoras e roteirista da série de ficção científica Terra Nova.
(Com agência EFE)

Contribuição do Brasil à ONU vai aumentar 80%


Economia

País dará cerca de 157 milhões de dólares ao órgão, permitindo que nações como Grã-Bretanha, Alemanha, França e Japão reduzam ajuda

Prédio da ONU em Nova York, em 14 de abril de 2005
(Stan Honda/AFP)
Brasil, China, Índia e outros países emergentes aceitaram aumentar suas contribuições à Organização das Nações Unidas (ONU) no âmbito de um novo acordo orçamentário para evitar que o organismo mundial caia em seu próprio abismo fiscal. A medida permitirá que nações europeias, como Grã-Bretanha, Alemanha e França, além de Japão, reduzam suas próprias contribuições.
Embora as quantidades não sejam muito significativas em comparação com os padrões globais – o orçamento da ONU para o período 2012-2013 é de 5,4 bilhões de dólares –, diplomatas estimam que a nova divisão é representativa das mudanças que estão ocorrendo na economia mundial. O Brasil aceitou aumentar em 81% sua contribuição, fazendo com que sua parcela no orçamento global do organismo salte de 1,6% a 2,9%.
A China fornecerá 59% adicionais, elevando sua parte no orçamento de 3,2% a 5,1%, superando o Canadá e a Itália para se converter no sexto maior contribuinte da ONU. Os pagamentos da Índia, por sua vez, crescerão 32%, de 0,5% para 0,66% do orçamento global, enquanto os da Rússia subirão 52%.
A ONU manteve até agora peculiaridades, como o fato de que a Grécia, que vive uma profunda depressão que a colocou à beira do default, fornece mais dinheiro ao orçamento do organismo que a Índia, que busca conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos permanecem como o maior contribuinte ao financiamento da ONU, embora sua ajuda tenha sido estabelecida em 22% do orçamento total quando seu PIB representa 24% do PIB mundial.
(Com agência AFP)

The Doors - Touch Me (Live)