quarta-feira 01 2012

Rei Juan Carlos é alvo de duras críticas por caçar elefantes

ESPANHA
Na internet um abaixo-assinado, de mais de 40.000 pessoas, pedindo que o rei deixe o posto de presidente de honra da filial espanhola da ONG WWF

O rei Juan Carlos de Espanha vinha sendo alvo, nesta segunda-feira (16), de duras críticas, por parte dos que o acusam de caçar elefantes em Botsuana, no momento em que seu país atravessa uma grave crise econômica.
O monarca, de 74 anos, teve que ser levado com emergência e submetido, neste final de semana, a uma cirurgia no quadril, em consequência de uma queda, e se recuperava num hospital de Madri.
O interesse por seu estado de saúde foi ofuscado pela críticas, após informações de que estava caçando elefantes.
A Casa Real não confirmou que o rei estivesse em Botsuana quando ocorreu o acidente. A informação foi divulgada pelas autoridades do governo.
"Tinha licença para caçar elefantes", declarou à AFP o porta-voz do governo, Jeff Ramsay. "Entendo que sofreu a queda quando já estava num chalé, não no terreno", acrescentou.
Uma foto de Juan Carlos de 2006, posando, com a escopeta na mão, diante de um elefante morto nesse país da África e publicada em vários jornais espanhóis no domingo contribuiu para alimentar o escândalo.
A atriz francesa, conhecida por seu trabalho de defesa dos animais, Brigitte Bardot, escreveu uma carta aberta ao rei fustigando a caça de elefantes. "É um ato indecente, repugnante e fico indignada por ser com uma pessoa de sua posição", afirmou. "O senhor não vale mais que os caçadores ilegais que pilham e saqueiam a natureza, é a vergonha da Espanha", acrescentou.
"Não desejo ao senhor um pronto restabelecimento, porque isso o levaria a prosseguir com suas estadas mortíferas na África ou em outro local", inflamou-se ela.
A organização espanhola Pacma considerou "inaceitável que Juan Carlos vá à África caçar elefantes enquanto o governo impõe duras medidas de austeridade e faz cortes no orçamento que tornam a vida dos cidadãos cada vez mais difícil".
A aventura representa uma despesa "de sete a 20.000 euros para cada animal abatido", acrescentando que "o custo médio de um safári é de 35.000 euros".
O fórum social europeu Actuable divulgou na internet um abaixo-assinado, de mais de 40.000 pessoas, pedindo que o rei deixe imediatamente o posto de presidente de honra da filial espanhola da ONG World Wildlife Fund (WWF).
A WWF anunciou, por sua vez, no twitter, que "fará chegar à Casa Real os comentários, além de reiterar seu compromisso com a proteção dos elefantes".
Alguns chegaram até a evocar a possibilidade de demissão, e talvez abdicação, de um rei que vinha sendo até aqui quase intocável, encarnando a transição democrática após o fim da ditadura do general Franco, em 1975.
Tomás Gómez, líder dos socialistas madrilenos, somou-se às críticas emitidas por grupos políticos de esquerda na reprovação feita pela imprensa espanhola.
"Chegou o momento de a Casa Real escolher entre as obrigações e as sujeições das responsabilidades públicas e a abdicação, que lhe permita desfrutar de uma vida diferente", afirmou.
"Esse comportamento não é o que nós, espanhóis, esperávamos da Casa Real em momentos de crise. É pouco edificante", acrescentou.
Outras duas ONGs de defesa dos animais, 'Igualdad Animal y Equanimal', pediram, num comunicado, manifestações nesta terça-feira diante do hospital San José de Madrid, onde o rei convalesce.
A família real espanhola vem sendo objeto de críticas e escândalos há alguns meses, marcados por um suposto caso de corrupção que envolve um dos genros do rei, o duque de Palma e ex-campeão olímpico de handebol Iñaki Urdangarín.
A cirurgia de sábado foi a quarta submetida pelo rei, em dois anos.
O médico, Angel Villamor, afirmou que poderá receber alta nesta semana, uma vez que "já consegue caminhar e sentar-se sozinho".
Em 2009, um tribunal decidiu arquivar as acusações contra os autores de uma caricatura que representava Juan Carlos numa caçada na Rússia, onde teria matado um urso de circo, depois de beber vodka.

Legião Urbana - Acústico MTV (Completo com Legenda)

LEGIÃO URBANA-hoje a noite não tem luar / sereníssima.(DVD)

Legião Urbana - Teatro dos Vampiros - Acústico MTV 1999

Legião Urbana - Tempo Perdido (ao vivo) Especial

IRA! - Dias de Luta

James Morrison - I Won't Let You Go

The Doors - Touch Me (Live)