sábado 11 2012

Suco de beterraba melhora perfomance de atletas em Londres



ASSUNTOS: Boa forma

bebida feita com cereja pode tratar dor muscular pós-treino

Imagem ilustrativa / reprodução SXC
Por Renata Demôro

Atletas de elite precisam testam os limites do corpo diariamente. Para subir ao pódio, eles contam com segredos que podem ser adaptados à nossa rotina. Na lista de alimentos que melhoram a performance estão os sucos de frutas, que poderiam dar mais disposição aos não atletas que frequentam a academia. A beterraba é o mais popular entre os sucos que turbinam o desempenho. Estudo feito com ciclistas na Universidade de Exeter, na Inglaterra, apontou que o consumo da bebida pode aumentar em 16% a distância percorrida pelos atletas.

Bebida faz parte da rotina de medalhistas
O suco de beterraba já faz parte da rotina de atletas britânicos de atletismo nos Jogos Olímpicos de Londres, incluindo Mo Farah, que ganhou a medalha de ouro esta semana no atlerismo, na prova dos 10.000m. Nadadores e jogadores de futebol dos Estados Unidos também se declararam fãs da bebida que melhora a perfomace. Para os não atletas, os cientistas recomendam começar a consumir o suco de beterraba cerca de seis dias antes de uma corrida de rua, por exemplo. Não existem evidências de que o consumo da bebida apenas no dia da prova possa melhorar o desempenho. O ideal é beber meio litro do suco, todos os dias.

Para chegar a esses resultados, os cientistas fizeram com que cicilistas bebessem meio litro de suco de betrraba antes do treino, durante seis dias. Ao final desse período, os atletas estavam percorrendo distâncias 16% maiores e produzindo mais energia a cada pedalada quando comparados aqueles que não ingeriram a bebida.

Suco é mais eficaz em atividades de curta duração
Ainda não está claro para os cientistas como o suco de beterraba pode melhorar o desempenho em atividades físicas, mas eles acreditam que a bebida seja capaz de melhorar o fluxo de sangue e oxigênio para os músculos. O suco também exigiria que os músculos utilizassem o oxigênio disponível de forma mais eficiente. Outro estudo, na Universidade de Maastricht, na Holanda, aponta que a ingestão do suco de beterraba pode ser mais eficaz em atividades intensas e de curta duração. A cereja também começa a se tornar queridinha dos atletas de alta performace. De acordo com estudos do Lenox Hill Hospital, em Manhattan, o suco da fruta é capaz de reduzir a dor muscular e a fraqueza após treinamentos intensos. 

Aretha Franklin - I Say A Little Prayer

Arrebentando na Prisão (Dublado) Filme Completo

Uma Linda Mulher -- Dublado

The Doors - Touch Me (Live)