sexta-feira 31 2013

Pearl Jam Twenty Trailer

Pearl Jam - Live At Pacaembu (Sao Paulo - Brazil) - 2005



Pearl Jam Last Kiss - Live Francisco 2006 - HD





Má alimentação pode fazer mal à saúde dos dentes


Frutas, legumes e verduras são os alimentos mais indicados porque promovem uma autolimpeza nos dentes. Confira!

Má alimentação pode fazer mal à saúde dos dentes / Foto: Thinkstock
Má alimentação pode fazer mal à saúde dos dentes / Foto: Thinkstock






























Por REDAÇÃO
Com a correria do dia a dia, as pessoas cada vez mais se alimentam mal com refeições pouco saudáveis e, muitas vezes, sem mastigar os alimentos como deveria. E a alimentação inadequada pode fazer mal para a saúde dos dentes. Para a dentista da Odontoclinic, Renata Martins, a má alimentação traz problemas para a higiene oral.
"Os alimentos têm o potencial de destruir desde os dentes naturais, já que o ambiente da cavidade oral é contaminado e suscetível a transformações de acordo com a presença de determinados alimentos, até prejudicar técnicas de clareamento, facetas de porcelana e aparelhos ortodônticos", afirma a dentista. Renata explica que uma dieta saudável precisa conter vitaminas, sais minerais e fibras encontradas no arroz, no feijão, no peixe, no leite e nos ovos, alimentos imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. "Vale lembrar que a má nutrição e deficiências vitamínicas provocam a diminuição no fluxo salivar, gengivite e outras alterações na gengiva", adverte a dentista.
Alimentos adesivos, ácidos ou detergentes?
A especialista explica que os alimentos costumam ser classificados como alimentos 'adesivos', 'ácidos' e 'detergentes'. A classificação, segundo a dentista, poderá ajudar na escolha de alimentos para nossa dieta alimentar.
Os alimentos adesivos tendem a aderir aos dentes e são os responsáveis pela cárie. Desse grupo fazem parte os biscoitos, bolachas, doces e balas, por exemplo. Já os alimentos ácidos como abacaxi, laranja, limão, kiwi e cítricos, em geral (sucos, bebidas de frutas e refrigerantes), favorecem a erosão ácida, que se manifesta sob a forma de desgaste da estrutura do dente e na região próxima à gengiva, mesmo em bocas bem higienizadas.
Já os alimentos detergentes são os mais indicados para manter uma boa higiene oral porque eliminam resíduos de outros alimentos que se aderem à superfície dental. Nessa categoria estão as frutas, os legumes e as verduras, de modo geral, preferencialmente crus ou cozidos no vapor. "Esses alimentos necessitam de um maior tempo de mastigação, o que promove uma autolimpeza pelo atrito do alimento com o dente. Além disso, não provocam cáries e nem mau hálito, sendo importantes aliados na manutenção da higiene oral juntamente com a ingestão de dez copos de água por dia", destaca Renata.

The Doors - Touch Me (Live)