terça-feira 31 2020

Como manter a casa limpa: 10 dicas de organização

Aprenda maneiras simples de manter a casa limpa e organizada, sem acumular sujeira e dividindo as tarefas entre os moradores

Quarto com cama e móveis brancos com lareira

Manter a casa limpa na correria do dia a dia é uma missão praticamente impossível. Está cada vez mais complicado conciliar trabalho, família, filhos e estudos com os afazeres domésticos. Mas é possível manter a casa minimamente limpa e organizada no dia a dia.

Dicas para manter a casa limpa e organizada

Cada coisa em seu lugar

Acredite, colocar as roupas sujas no cesto e os sapatos na sapateira pode fazer toda a diferença. Crie o hábito de não deixar roupas e nem toalhas espalhadas. Lembre-se: o esforço que você faz para jogar uma toalha na cama é praticamente o mesmo do que estendê-la no local correto
Amário com roupas e sapatos organizados

Tire a poeira

Fazer uma limpeza mais pesada dá trabalho, mas é possível passar um pano nos móveis alguns dias da semana. Isso evita o acúmulo de mais sujeira e ajuda a conservar os itens da casa. Separamos dicas de como limpar a casa para quando precisar fazer uma limpeza mais pesada da casa.
Pessoa tirando poeira da bancada da cozinha

Varrer a casa

Da mesma forma que tirar o pó dos móveis ajuda na organização da casa, varrer os cômodos para remover o excesso de sujeira no chão ajuda a manter a casa limpa.
O aspirador de pó é um grande aliado para tirar pó e ajuar com a limpeza do chão. Você pode usa-lo também para limpar mais rapidamente o chão.
Tapete sendo aspirado para tirar a poeira

Lave a louça

Não deixa a louça para o outro dia! Crie o hábito de lavar a louça logo após as refeições ou, pelo menos, no mesmo dia. Isso evita aquela situação chata de não ter mais nenhum talher ou prato limpos e impede que a sujeira fique se acumulando na pia
Pessoa lavando a louça usando luvas e esponja

Usou, limpou, guardou

Essa dica vale para tudo dentro casa: pegou uma revista para folhear? Guarde-a no lugar depois de ler. Bebeu água? Lave e guarde o copo.
Assim, nada se acumula para ser limpo e mantém a casa organizada.
Armário do banheiro limpo e organizado com toalhas e frascos

Cuide dos alimentos

Fique atento à validade dos alimentos e tente não acumular produtos vencidos na dispensa. Além de causar mau cheiro, eles podem contaminar outros itens e fazer mal à saúde.
Lembre-se de que a higiene dos alimentos ajuda a manter a cozinha saudável
Comidas e temperos organizados em potes na prateleira

Arrume a cama diariamente

Há pessoas que acreditam que o dia só será produtivo se elas arrumarem a cama antes de sair de casa. Não há nenhum estudo científico que comprove isso, mas uma coisa é certa: arrumar a cama deixa a casa mais organizada!
Cama arrumada com travesseiros e almofada vermelha

Mantenha a casa arejada

Uma casa limpa é uma casa ventilada e arejada, portanto, evite manter os cômodos fechados e sem ventilação.
É importante deixar a casa arejada no inverno também para evitar mofo e bolor. Caso tenha algum problema com mofo nas paredes, veja como tirar e evitar o apareceimento do mofo.
Janela parcialmente com vista para o quintal com árvores

Cuide dos pets

Quem tem animal de estimação precisa ter um cuidado redobrado para manter a casa limpa. Escove os pelos dos pets diariamente para evitar que eles fiquem caindo pelo chão. E atente-se para limpar a caixinha de urina e os recipientes usados para ração.
Lavar a caminha do cachorro, roupas e outros itens regularmente também ajuda a maner a casa limpa e organizada.
Caminha de cachorro com osso de borracha azul e bolinha amarela



Roda Viva | Atila Iamarino fala sobre CoronaVírus | 30/03/2020





Atila Iamarino fala sobre CoronaVírus

Doutor em microbiologia pela USP, com pós-doutorado em Yale, ele entende como poucos de doenças como o coronavírus. E não tem dúvidas em afirmar: se não forem tomadas as devidas providências, o mundo vai enfrentar um cenário de apocalipse.

Fundador da maior rede de blogs de ciência do País, o Science Blogs Brasil, Iamarino alerta que o Brasil precisa parar e só devem ser mantidas as atividades essenciais.