TudoSobreTudo

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Dicas para uma reeducação alimentar efetiva

dicas-para-reeducação-alimentar
verão está chegando e com ele vem também à loucura das dietas que não fazem bem nenhum à saúde. Todo mundo quer entrar em forma e isto é ótimo! Mas é importante pensar na sua saúde, emagrecer comendo certo, fazendo atividades físicas, buscando um estilo de vida mais equilibrado, isto é o ideal.
Por que mais difícil do que perder alguns quilinhos é manter estes quilinhos perdidos bem longe. Nossa nova consultora Maiara Fidalgo dá dicas preciosas para quem quer comer com mais saúde e equilíbrio! Que tal trocar a dieta restritiva por umareeducação alimentar inteligente? Vejas as dicas de Maiara!

Reeducação alimentar é tudo de melhor!

Nossa consultora Maiara Fidalgo, nutricionista e especialista em reeducação alimentar e nutrição comportamental, preparou uma série de dicas simples que vai ajudar você a mudar a alimentação, deixando o seu menu mais saudável! Veja as dicas da Maiara!
Evite o jejum prolongado. Nada de ficar muitas horas sem comer, faça lanches intermediários entre as principais refeições comendo pequenas porções que misturem frutas, nozes, castanhas e até iogurte natural.
Beba água o suficiente, cerca de 2 l ao dia. Às vezes, a gente confunde sede com fome, fique atenta. Mas se você não gosta de água pura, a dica da nossa consultora é preparar água aromatizada, é fácil: 3 ramos de hortelã, 3 paus de canela, 10 cravos, 5 rodelas de limão, em 2 litros de água bem gelada!
Dê preferência aos alimentos integrais, eles são ricos em fibras que ajudam a melhorar o funcionamento do intestino e dão sensação de saciedade.
Não abra mão da sobremesa, apenas escolha bem! O ideal é comer uma fruta como sobremesa: melancia, melão, laranja, tangerina, a variedade de opções é grande e vai garantir aquele sabor doce que, muitas vezes, a gente quer sentir depois do almoço.
O prato deve ser colorido. Quer coisa mais fácil? Você precisa apenas escolher alimentos de diferentes cores para levar ao seu prato uma boa diversidade de nutrientes.
Prefira os alimentos assados ou cozidos. A fritura é cheia de gordura, calorias e tem baixo valor nutricional. Já os pratos assados ou cozidos, além de mais saudáveis, são mais leves e facilitam a digestão.
Nada de pular refeições. Emagrecer de verdade é mudar hábitos de alimentação, adotar costumes saudáveis e ficar muito tempo sem comer, faz com que você sinta fome e coma mais nas próximas refeições.
Os temperos naturais são os ideais. Dão mais sabor e aroma aos pratos, são ricos em nutrientes e compostos bioativos que trazem diversos benefícios à saúde.
Evite ao máximo os alimentos industrializados/processados. Eles possuem uma grande quantidade de sódio e gordura e, ainda por cima, são pobres em nutrientes. Sem falar que são cheios de aditivos químicos que podem ser prejudiciais à saúde.
Varie o menu. Diversifique os ingredientes do seu menu, procure variar os legumes, frutas e as fontes de carboidratos e proteínas. Isto facilita manter a sua reeducação alimentar, porque o seu menu não vai cai na monotonia!
Coma sem pressa. Mastigue bem os alimentos, aproveite a refeição para ter um momento de prazer e relaxamento, isto ajuda até na digestão, pois o cérebro envia um sinal de saciedade, fazendo com que você coma menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário