segunda-feira 12 2015

Benefícios do quiabo

benefícios-do-quiabo
quiabo é um vegetal de origem africana que foi trazido para o Brasil pelos escravos, e está presente em pratos típicos e também na singela comida caseira do dia a dia. Estamos falando do frango com quiabocaruruquiabo ao forno, godó de banana,quiabo refogado, etc.
Tem sabor suave e agrada muitos paladares, exceto pela baba característica que desgosta alguns. Vamos ver quais são os benefícios do quiabo e, para quem quer, como diminuir a baba. Vem comigo!

O que que o quiabo tem

Tem vitamina A, C, E , K e as do complexo B, além de cálcio, fósforo, potássio, ferro e cobre.
Não podemos nos esquecer da alta concentração de fibras e da baixa caloria: cada 100gr tem apenas cerca de 35 calorias!

Os benefícios do quiabo

quiabo é um aliado do bom funcionamento do organismo. É rico em antioxidantesque combatem os radicais livres, prevenindo doenças relacionadas com o processo oxidativo do corpo, além do envelhecimento precoce.
Acredita-se que seu consumo contribua para a saúde óssea, da visão, da pele e docoração, bem como fortaleça o sistema imunológico, previna a hipertensão e ajude a reduzir o colesterol e o açúcar no sangue.

Cuidado com o excesso

O quiabo apresenta grande concentração de oxalatos, o consumo excessivo pode contribuir para problemas nos rinsvesícula e formação de cálculos renais.

Quiabo para diabetes?

O quiabo tem sido associado ao controle da diabete, acredita-se que a água de quiabo, que consiste em deixar 4 quiabos cortados ao meio dentro de 1 copo com água durante a noite e tomada pela manhã, ajude a reduzir os níveis de glicose no sangue.
Sociedade Brasileira de Diabetes alerta que ainda não existe pesquisa que assegure a eficácia do quiabo como remédio natural. A orientação é que o paciente nunca deixe de tomar a medicação e seguir as prescrições médicas. Como coadjuvante no tratamento, entretanto, o método parece não apresentar contra indicações.

Como reduzir a baba do seu quiabo

Para reduzir a baba, coloque algumas gotinhas de limão ou vinagre quando estiver refogando ou cozinhando. Prepará-lo assado também diminui consideravelmente a baba do seu quiabo!
Na hora da compra, escolha os de cor vibrante e consistência firme (não dura), a dica é dobrar a pontinha, se ela quebrar, está bom, se dobrar, está murcho.
Conhece o canal do Lar Natural no Youtube? Lá temos vídeos de alguns artigos publicados no site, todos originais feitos exclusivamente para você.

Nenhum comentário: