quarta-feira 11 2013

Hackers brasileiros se confundem e derrubam site da NASA

Por Felipe Ventura-- Gizmodo
Hackers brasileiros se confundem e derrubam site da NASA. Erro foi divulgado em redes sociais e virou motivo de piada para algumas pessoas.


Reprodução
Reprodução






O escândalo de espionagem americana no Brasil está longe de acabar: descobrimos que grandes alvos no país, como a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras, foram monitorados pela NSA (Agência Nacional de Segurança).
Alguns hacktivistas resolveram mostrar seu repúdio a essa prática dos EUA, mas parece que erraram o alvo. O grupo BMPoC, composto por três hackers, fez defacing no site da NASA e deixou uma mensagem para eles: “parem de nos espionar”.
Hoje de manhã, 14 subdomínios foram afetados, envolvendo áreas específicas da agência espacial – como o Instituto de Ciência Lunar, Academia Ames de Exploração Espacial, e Astrobiologia virtual – mas não prejudicou o domínio nasa.gov por inteiro.
Junto a uma imagem do Oriente Médio no plano de fundo, e ao logotipo da NASA estampado no meio da página, estava a mensagem em um inglês meio estranho. O original está no fim do post; a tradução vem a seguir:
"Parem de nos espionar. A população brasileira não apoia sua atitude! Os Illuminati agora estão agindo visivelmente! Obama sem coração! Desumano! Você não tem família? O objetivo de toda a população global é apoiar vocês. NINGUÉM! Nós não queremos guerra, nós queremos paz!!!"
Só que a NASA não está envolvida com o escândalo de espionagem. Ela é uma agência espacial que faz coisas incríveis, como o rover Curiosity que está explorando Marte, planetas que podem ter vida, e impressoras 3D que funcionam fora da Terra. A NASA vem sofrendo cortes de orçamento o longo do governo Obama, com o objetivo de reduzir o déficit fiscal – é por isso que o programa Space Shuttle de ônibus espaciais foi interrompido.
A NSA, por outro lado, está recebendo mais dinheiro do que nunca: US$ 11 bilhões só este ano. Ela está envolvida com espionagem na União Europeia, na ONU, e até mesmo de políticos e empresas de toda a América Latina, onde o Brasil é alvo prioritário. Ou seja, são duas entidades completamente diferentes.
No entanto, não é a primeira vez que o grupo ataca domínios da NASA. Em abril, o BMPoC fez o mesmo, deixando apenas uma imagem onde estava escrito “NASA HACKED!”. E o Hack-DB, “arquivo de hacktivismo e cibercrime”, diz que subdomínios da NASA sofreram defacing em janeiro deste ano.
Por que eles igualaram NASA a NSA? E por que os constantes ataques às páginas da agência espacial? Não sabemos, porém outros membros do Anonymous estão repassando o feito:
Reprodução
Parece que nossos hackers continuam precisando de uma dose de jornalismo.
Próximo
Reprodução


Em sua conta @OpsAnonBrazil, o grupo diz fazer parte do coletivo Anonymous. Eles fazem apenas uma referência ao ataque, retuitando uma notícia do HackRead, e também notam que, com o ataque, se opõem à intervenção dos EUA na Síria, suspeita de ter lançado armas químicas contra manifestantes.





Reprodução
Não resta dúvida de que o BMPoC é um grupo brasileiro. Em sua página no Facebook, há uma bandeira do Brasil na foto de perfil, e a frase “Não existe segurança! Ainda mais num país como este” na descrição.





Reprodução
O site do BMPoC está em português, e dá a entender que a sigla se refere a “Baader-Meinhof”, grupo alemão de extrema-esquerda fundado em 1970, que faziam atos de guerrilha urbana comunista e anti-imperialista.
Reprodução

Além disso, dos três componentes do grupo, um deles muito provavelmente é brasileiro. A conta do YouTube do MMxM tem textos e imagem em português: “Se gostou do video , da like , fav , comenta , e se inscreva no meu canal *-*”. Ela traz o link para o site The BlackHats, sobre (falta de) segurança na internet, também em português do Brasil. Cyclone e Ut0P|4 também fazem parte do grupo, e são creditados pelo defacing.
Na página com defacing, o grupo agradece a Xploiter Hacker e Invectus, dois paquistaneses envolvidos no defacing de diversos sites, incluindo portais de governo, bancos e outras empresas. Este último conseguiu alterar, no final do ano passado, mais de 25 sites com o domínio .il (de Israel).
Entramos em contato com o BMPoC para entender o breve ataque, mas ainda não recebemos resposta. No momento, o site da NASA funciona normalmente.

Nenhum comentário: