segunda-feira 05 2013

O que os consultores de Dilma estão aconselhando para a presidente recuperar popularidade — com o olho em 2014


Estratégia para eleição de 2014: se colar, colou (Foto: VEJA.com)
Estratégia para eleição de 2014: se colar, colou (Foto: VEJA.com)
Do blog Política & Economia Na Real, do jornalista José Márcio Mendonça e do economista Francisco Petros
TESES ELEITORAIS – I
Já estão visíveis algumas das teses com as quais os consultores de Dilma pretendem recuperar o prestígio da presidente e reconquistar os votos que estariam sendo perdidos agora por ela na corrida de 2014:
1. Os problemas brasileiros não são brasileiros, são internacionais. Nós somos vítimas da má condução da política econômica por outros países, principalmente os ricos.
2. A inflação de agora não é nada, inflação perigosa era a do tempo de FHC. Não dá para comparar uma com a outra e a oposição não tem autoridade moral para falar sobre esse assunto.
3. A insatisfação popular, que explodiu nos movimentos de junho, é consequência da política de inclusão social e de incentivo ao consumo do governo Lula, continuadas pela administração Dilma.
Parece a história dos “recursos não contabilizados” do mensalão.
Se colar, colou.
Teses eleitorais – II
Até agora, a oposição só tem um tema de campanha: falar mal do governo. Por mais que Dilma esteja tropeçando, é muito pouco. Não há perigo de colar.
Teses eleitorais – III
Por essas e outras, o que não é “político” [de política tradicional] está tão em alta nas pesquisas. Quanto menos identificado com a “política” dos políticos, mais prestígio.

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