quinta-feira 02 2015

Cândido Portinari






Foi um dos pintores brasileiros mais famosos. Este grande artista nasceu na cidade de Brodowski (interior do estado de São Paulo), em 29 de dezembro de 1903. Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Durante sua trajetória, ele estudou na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro; visitou muitos países, entre eles, a Espanha, a França e a Itália, onde finalizou seus estudos.
No ano de 1935 ele recebeu uma premiação em Nova Iorque por sua obra "Café". Deste momento em diante, sua obra passou a ser mundialmente conhecida.
Dentre suas obras, destacam-se: "A Primeira Missa no Brasil", "São Francisco de Assis" e Tiradentes". Seus retratos mais famosos são: seu auto-retrato, o retrato de sua mãe e o do famoso escritor brasileiro Mário de Andrade.

No dia seis de fevereiro de 1962, o Brasil perdeu um de seus maiores artistas plásticos e aquele que, com sua obra de arte, muito contribuiu para que o Brasil fosse reconhecido entre outros países. A morte de Cândido Portinari teve como causa aparente uma intoxicação causada por elementos químicos presentes em certas tintas.

Relação das principais obras de Portinari:

Meio ambiente 
Colhedores de café 
Mestiço 
Favelas 
O Lavrador de Café 
O sapateiro de Brodósqui 
Meninos e piões 
Lavadeiras 
Grupos de meninas brincando
Menino com carneiro 
Cena rural 
A primeira missa no Brasil 
São Francisco de Assis 
Os Retirantes

http://atitudestart.blogspot.com.br/2011/04/grandes-pintores-brasileiros.html

Nenhum comentário: